Dica |
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Inclusão de trecho |
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| FARMA:#DicaLinx Big - Gerenciador do Buscador de Boletos DDAFARMA: |
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| #DicaLinx Big - Gerenciador do Buscador de Boletos DDA |
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nopanel | true |
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Depois de ativado o buscador de boletos, ele estará disponível no contas a pagar. Vá até o menu Financeiro > Contas a Pagar.
Figura 07 - Contas a Pagar
De acordo com as configurações realizadas na Figura 06 acima, a sugestão de novos boletos será visualizada acima (conforme destaque) e já realiza a busca automática de todos os boletos disponíveis para o CNPJ associado à ativação do buscador de boletos (Figura 03 acima). O mesmo processo pode ser feito de forma manual clicando no botão .
Figura 08 - Gerenciador de Buscador de Boletos
Nessa tela de manutenção, será possível realizar vários filtros para pesquisa. Dentre eles: - Período do Vencimento - Possível selecionar por período ou então escolher os filtros pré-definidos (Hoje, Ontem, Semana atual, Mês anterior, Este mês);
- Filtros - Defina a Filial e a Conta Digital (essa última é obrigatória, sem ela não é possível buscar os boletos);
- Opções de Filtros - Nessa seção existem algumas possibilidades de filtros para melhorar a busca:
- - Possibilidade de seleção entre pagável e impagável;
- - Seleção entre não encontrado, encontrado, parcial, inconsistência ou recusado;
- - Marcação em sim ou não.
Nessa tela existe a Legenda onde será especificado cada condição dos boletos da pesquisa, uma breve explicação será visualizado ao passar o mouse sobre a condição, como segue abaixo: → Encontrado - Essa condição representa que encontramos uma única ocorrência de registro no contas a pagar que possa ser relacionada com o título apresentado no DDA; → Não Encontrado - Ocorre quando o sistema não localiza o registro no contas a pagar correspondente ao DDA; → Encontrado Parcial - Essa condição representa que encontramos mais de uma ocorrência de registro no contas a pagar que possa ser relacionada com o título apresentado no DDA; → Inconsistência - Ocorre quando não conseguimos identificar o fornecedor cadastrado no sistema ou quando o plano de contas não foi informado no registro do DDA; → Recusado - Ocorre quando há uma recusa do título DDA realizada de forma manual pelo usuário, essa recusa servirá apenas para tratamento do sistema, não é comunicada em qualquer meio a recusa realizada.
Aviso |
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Os requisitos exigidos no sistema para que seja considerado como encontrado são: - Filial
- Fornecedor
- Data de Vencimento
- Valor
Ou seja, se o sistema conseguir encontrar um registro no contas a pagar que atendem a esses 4 requisitos a condição será marcada como encontrado. Para a condição encontrado parcial significa que o sistema encontrou mais de um título no contas a pagar com esses requisitos, ou seja, mais de um título possui o mesmo fornecedor, vencimento e valor. |
Para realizar a busca, basta clicar no botão e será populada a tela com os boletos emitidos contra o CNPJ da Filial.
Nota |
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Se não for inserido período de vencimento, ao buscar os boletos (manualmente), será realizado a consulta dos boletos com vencimento a partir da data atual. A busca automática irá buscar boletos a partir da data atual de vencimento que foram emitidos contra o CNPJ. |
Dica |
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Para os boletos em condição "Inconsistência" será possível verificar o motivo da inconsistência na coluna de mesmo nome na grade, basta ir com a seta para direita do teclado até essa coluna e clicar 2x sobre o registro e será apresentada a mensagem da inconsistência. |
- - Realiza a verificação do fornecedor existente e cadastra esse fornecedor no banco de dados;
- - Abre o cadastro do fornecedor;
- - Remove a associação do contas a pagar do boleto selecionado (através das teclas de seleção padrão do sistema);
- - Recusa o boleto selecionado (um a um), essa recusa está condicionada a configuração de incluir motivo da recusa conforme Figura 06 acima;
- - Realiza a associação do plano de contas do fornecedor (se este não existir);
- - Associa um boleto ao registro do contas a pagar, e essa associação deve ser realizada ao boleto com condição "Encontrado" e "Encontrado Parcial";
- - Realiza a inclusão e associação de vários registros selecionados ao contas a pagar, desde que esses boletos estejam com a condição "Encontrado" e "Não Encontrado".
Após realizar a Inclusão/Associação dos boletos, se a configuração na Figura 06 acima estiver marcada como "Permitir efetuar agendamento do boleto", o sistema já realizará a sugestão dos boletos para agendamento.
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