O PBM é um plano de beneficiamento de medicamentos e é promovido pelos laboratórios aplicando descontos, benefícios ou bonificações às farmácias que possuem integração com os mesmos. Neste artigo apresentamos a integração com o PBM - Seven PDV, abordando as configurações, processo de vendas, cancelamentos e entre outros.
Configurações
O processo de autorização de vendas Para efetuar a configuração do PBM - Seven PDV é realizado via TEF, desta forma a loja deve possuir o D-TEF devidamente configurado no terminal PDV.
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deve ter instalado no terminal o aplicativo TRNCENTR, na sequência acesse a tela Configurações > PBMs e na aba SEVENPDV informe o CNPJ Comunicação, refere-se ao número do CNPJ da filial, na sequencia informe o caminho da Diretório de Escrita e de Leitura, onde serão armazenados os arquivos de envio e resposta respectivamente, ambos estão localizados no diretório de instalação do TRNCENTR e clique em salvar .
- Diretório de escrita: C:\TRNCENTR\REQ\
- Diretório de leitura: C:\TRNCENTR\RESP\
Figura 01 - Configurações PBM
Acesse o menu Configuração > Parâmetro Empresa/Filial. E no campo Empresa selecionar a opção Filial, em Filial selecionar a loja desejada, e em tipo de sistema escolher a opção Farmacloud. Na sequência pesquisar pelo parâmetro PBM_SEVENPDV e configurar como TRUE.
Vendas
O primeiro passo para uma venda PBM - Seven PDV, é o obter o código de autorização gerado pelo site Portal da Drogaria.
Com o código em mãos acesse, acesse a tela de vendas, clique em PBMs > PBMs via TEF Seven PDV.
Figura 01 02 - Acessando PBMs TEFNo campo Benefícios disponíveis selecione a opção PBM SevenPDV, e no campo:
- Número do atendimento: quando selecionada essa opção deve informar o código gerado no site Portal da Drogaria.
- Cartão/CPF: nesta opção informe o número do cartão do beneficiário ou o CPF.
Ao clicar em ,
Informe o número da autorização (NSU) e clique em
Figura 03 - Recuperar autorização
Em seguida o sistema fará a comunicação com o PBM e abrirá uma tela com o produto, quantidade e valores (desconto, valor líquido e bruto), ao confirmar a transação o mesmo será lançado na fita detalhe e finalizar a venda. Na finalização da venda Seven PDV, e em caso de sucesso retornará a tela abaixo com os valores a serem aplicados na venda:
Figura 04 - Recuperando autorização
Após clicar em os produtos serão inseridos na fita detalhe e poderá ser finalizada a venda, então serão impressos os documentos: DANFE e comprovantes de vendas PBMo comprovante da venda PBM em duas vias.
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Em caso de cancelamento de venda, o usuário deve acessar o Portal da Drogaria e cancelar manualmente o pedido autorizado.
REJEIÇÃO/DELETADA
Em caso de rejeição de nota ou venda abandonada (deletada), o usuário deve acessar o Portal da Drogaria e cancelar manualmente o pedido autorizado. necessidade é possível reimprimir os comprovantes da transação, para isso acesse a tela Autorizações PBM localizar a transação desejada e clique no botão e selecionar a opção Reimprimir.
Cancelamento
Há duas formas de cancelar a transação com o PBM:
- Cancelamento da nota: ao cancelar a nota via Monitor de Notas o cancelamento com PBM - Seven PDV é realizado automaticamente
- Estorno da transação: através da tela Autorizações PBM é possível efetuar o estorno somente da transação com o PBM, basta localizar a transação desejada e clicar no botão e selecionar a opção Estornar.
Informações |
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Ao cancelar a transação pela tela Autorizações PBM, não é efetuado o cancelamento da Nota de venda, somente da transação. |