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Como configuro e utilizo o QR Linx + PIX?


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titleIntrodução

Sabendo mais sobre o QR Linx.

O comportamento do consumidor muda cada vez mais rapidamente. Para ter sucesso nesse cenário, é preciso que a sua empresa esteja atenta e se adapte aos novos hábitos. Dentre as muitas ações e estratégias a serem adotadas, oferecer uma melhor experiência de compra para seu cliente final é uma preocupação indispensável. Os pagamentos via QR Code, portanto, podem ser mais uma ferramenta muito útil.

A solução QR Linx + PIX oferece experiência de pagamento simples para os consumidores e lojistas, viabilizando ao consumidor a realização de pagamentos via QR Code das principais carteiras digitais do mercado e também o PIX com um único display integrado ao seu PDV. Além disso, a solução QR Linx aceita a carteira digital favorita (AME, PIC PAY, PAG SEGURO entre outras como também o PIX), protagonizando a mudança de hábito dos consumidores e a organização de espaços disponíveis no balcão dos varejistas.


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titleFluxo de Funcionamento

Leiaute de Funcionamento



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titleConfigurações Basicas


Dica
titleImportante

Para utilizar a nova funcionalidade do QR Linx é necessário o PDV estar na versão 7.2.0 ou acima .

Para seguir com as configurações básicas é necessário que o técnico já tenha realizado as configurações no PDV para utilizar o QR Linx

e possuir o item fiscal LICENCA INTEGRACAO QR LINX no CRM.

No PDV foi criada uma nova guia de configuração 2.32 - QR Linx como mostra a imagem abaixo:

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Os parâmetros para serem configurados são:

2.32.1 - Habilitar integração com QR Linx: Define se deve ativar a integração com o sistema QR Linx.

2.32.2 - Tipo de QR Code a ser gerado no pagamento: Define se deve ser gerado um novo QR Code a cada operação (Dinâmico) ou se deve ser utilizado o QR Code deste terminal (Estático).

2.32.3 - Tipo de exibição do QR Code: Define se o QR Code gerado deve ser impresso, exibido em tela ou ambos.

2.32.4 - Intervalo de tempo (em segundos) entre as verificações de confirmação de pagamento: Define de quanto em quanto tempo (segundos) o PDV deve verificar se o pagamento foi confirmado. Aceita valores entre 1 e 60.

2.32.5 - Timeout de comunicação com o Wallet Hub: Define o tempo de espera por resposta no processo de comunicação com o Wallet Hub. Aceita valores entre 5 e 300.

2.32.6 - Imprimir comprovante d transação QR Linx: Define se deve imprimir o comprovante de transação do QR Linx.


Informações
titleDuvidas

Em caso de duvida sobre o serviço entre em contato com o Comercial da Linx.

Em caso de duvida da parte técnica entrar em contato com o Suporte.


Informações
titleImportante

Importante salientar que para o funcionamento do QR Linx é necessário o parâmetro do TEF estar selecionado no PDV:

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titleAtivação do QR Linx

Cadastro do Cartão na Retaguarda

É necessário realizar o cadastro de um cartão vinculando ao Gerenciador TEF: 19 - Integração QR Linx, para que o PDV identifique a forma de pagamento QR Linx, o cadastro deve ser realizado assim como mostra a imagem abaixo:Image Removed

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No campo Bandeiras já possuem as discrição dos aplicativos da Wallet para este tipo de pagamentos digital (PICPAY, AME, PIX, entre outros). No campo Rede Administradora seleciona a LINX PAY HUB.

Requisito mínimo de versão do Postofácil Retaguarda 14.2.0


Dica
titleBandeira e Rede Administradora

Nos campos Bandeiras e Rede Administradora já possuem as discrição dos aplicativos da Wallet para este tipo de pagamentos digital.


Controle de Ativação no PDV


A ativação do PDV deve ser realizada após a configuração dos parâmetros.

Foi criado no menu "Inicio" do PDV a opção "Integração QR Linx" com as opções de Ativação do PDV, assim como mostra a imagem abaixo:



Para realizar a Ativação no PDV possuem duas opções, "Ativação Rápida" ou "Ativação Via RG". Ativação Rápida é exclusivo para quem utiliza o QR Code dinâmico (para cada operação/venda é gerado um QR Code) nessa opção a vinculação do PDV é realizada de forma automática. Ativação Via RG é exclusivo para quem utiliza o QR Code estático (para cada operação/venda é utilizado o mesmo QR Code) nessa opção é necessário inserir a Identificação do PDV (numero RG) informado pelo comercial.


Ativação Rápida


Ativação Via RG


Após a realização da Ativação do PDV é possível consultar os dados da ativação clicando na opção "Consulta Dados da Ativação", é exibido uma tela com os seguintes dados: Identificação do PDV, ID POS e a Data de Ativação.


Consulta Dados Ativação


A contratação do serviço do QR LInx, como a Ativação é realizado por PDV, portanto caso não tenha o serviço contratado para todos PDV's e queria mudar a funcionalidade de um PDV para outro, é possível realizando a sua desativação e ativação do desejado. Para realizar a desativação basta clicar na opção "Desativação Via RG" para desvincular o PDV.

Desativação Via RG

E a ultima opção da Integração QR Linx "Exibir QR Code Padrão" que é a impressão do QR Code padrão exclusivamente para o uso do QR Code estático, que pode ser utilizado em caso necessite imprimir o QR Code padrão para deixar exposto.

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titleFuncionalidade

Os pagamentos via QR Linx são realizados a partir da leitura de um QR Code, o QR Code pode ser gerado após ter sido selecionado um produto ou combustível para venda, através dos seguintes menus no PDV. 

Tela Pagamento Rápido - QR Linx


Tela Formas de Pagamentos - QR Linx


Pagamentos TEF - QR Linx


Ao ser selecionado uma das opções acima o PDV exibi exibe o QR Code em tela, imprimi ou ambos, dependendo como foi configurado o parâmetro.


Visualização do QR Code

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Após ser gerado o QR Code, o cliente deve realizar a leitura através do aplicativo  e efetuar o pagamento.


Cancelamento da venda

Os pagamentos realizados via QR Linx podem ser cancelados, porém é obrigatório informar os dados de um usuário supervisor cadastrado no PDV.

O cancelamento de um pagamento via QR Linx, também efetua automaticamente o cancelamento da venda/documento fiscal (CF-e / NFC-e).

Ao desfazer ou cancelar o pagamento, é realizado o estorno do pagamento desse pagamento.


Aviso
titlePagamentos Pendentes

Caso ocorra algum problema na venda entre o momento em que o pagamento é efetuado e o momento em que o PDV recebe esta informação, impossibilitando o sistema de imprimir o comprovante do pagamento e o documento fiscal.
Na inicialização o PDV tentará tratar a pendência gerada, caso não seja possível tratar a pendencia o PDV irá desfazer o pagamento realizado. 


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titlePerguntas Frequentes

Pergunta: É possível dividir uma venda, efetuando parte do pagamento via QR Linx e o restante utilizando outra forma de pagamento? Ex: Cartões, dinheiro, QR Linx e etc.

Resposta: Sim é possível, basta informar o valor que será pago via QR Linx efetuando o pagamento e o restante basta selecionar a forma de pagamento desejada.


Pergunta: Os pagamentos via QR Linx serão conciliados?

Resposta: Sim, a conciliação dos pagamentos via QR Linx são realizados através do transactionid que é o código de autorização da venda.


Pergunta: É possível realizar o cancelamento de vendas realizadas através do QR Linx?

Resposta: Sim, é possível realizar o cancelamento da venda, o prazo segue de acordo com o cancelamento do documento fiscal.


Pergunta: Caso ocorram erros inesperados na venda que interrompa o PDV, como será tratado?

Resposta: A pendencia será tratada com o mesmo fluxo de vendas retidas, ou seja, a primeira tentativa será cancelada sendo necessário instanciar outro pagamento via QR Linx.


Pergunta: O pagamento é confirmado a partir de qual momento?

Resposta: O pagamento é confirmado após a impressão do comprovante do pagamento e documento fiscal.


Pergunta: É possível consultar as vendas realizadas através do QR Linx?

Resposta: Sim, o cliente terá acesso ao portal do D-TEF e o suporte também terá acesso a um portal exclusivo do QR Linx.

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