Versões comparadas

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2. Premissas

  • A Retaguarda Empório PRO na versão 10.01.0100 ou superior;
  • Ambiente deve possuir o sistema PEDIDOS e COMODATO habilitado.
  • Forma de pagamento boleto bancária ativa;
  • Centro monetário configurado;
  • Possuir produtos cadastrados como mercadoria para revenda;
  • Possuir clientes do estabelecimentos cadastrados. 

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Para o sistema habilitar dentro do criação de pedidos na guia pagamentos a forma de pagamento boleto para utilização é necessário ativar a forma de pagamento através do menu Cadastros -> Financeiro -> Formas de Pagamento.

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A Forma de pagamento boleto é exclusiva para utilização da retaguarda com o módulo de emissão de pedidos. Desta forma não será integrada como forma de pagamentos para os pdvs do estabelecimento e permite ao usuário da retaguarda apenas ativar ou inativar a forma.

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Para a geração do boleto e posterior geração  arquivos de remessa e retorno é necessário parametrizar o banco que será utilizado na cobrança. As configurações devem ser realizadas através do centros monetário,  disponível em Cadastros -> Financeiro -> Centros monetários, é necessário que os dados do banco estejam devidamente cadastrados e configurados corretamente conforme orientado pela instituição.

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Para posterior utilização da forma de pagamento  boleto, dentro do menu Consignado/Comodato constaram disponíveis os centros monetários que estiverem marcados com a opção:

Aviso

Atualmente a retaguarda Empório PRO possui integração homologada com os bancos Itaú - CNAB 400 e CNAB 240 , Santander - CNAB 400 e CNAB 240,  Safra CNAB 400, Bradesco CNAB 400, Banco do Brasil e Caixa. Sicoob CNAB 240 e Sicredi CNAB 400.


Se já houver centro monetário cadastrado para o banco desejado basta alterá-lo marcando a opção Disponível para Emissão de Cobrança Bancária (Boletos, CNAB), na seção seção Centro Monetário que o sistema irá disponibilizar a seção "Informações para Boleto e Remessa/Retorno de Arquivos e " e preencher os campos: Carteira de Cobrança, Número do Convênio, Código do Cedente, Padrão Arquivo Cnab, Espécie de Documento de Cobrança e Tipo de Integração Bancária, conforme informações passadas pelo banco.

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Se não houver centro monetário cadastrado deve ser clicado na opção <incluir>. Após realizar a seleção do banco desejado, cadastre os campos obrigatórios na seção Centro Monetários e os demais campos da seção Informações para Boleto e Remessa/Retorno de Arquivos.

2.2.

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1 Compartilhamento de Centro Monetário entre estabelecimentos da rede

Após Salvar o cadastro de centro monetário é possível definir as Empresas da rede que poderão utilizar o centro monetário criado para geração de Boleto.

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Basta clicar em incluir e selecionar a  empresa desejada:

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Após preenchimento dos campos basta salvar o cadastro novamente, será exibida a mensagem: Centro monetário cadastrado com sucesso. Centro Monetário salvo com sucesso.

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Após definição dos estabelecimentos ao selecionar a forma de pagamento Boleto em um pedido será listado o centro monetário que foi compartilhado anteriormente. 


Informações
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O Sistema não permite cadastrar em dois estabelecimentos da rede os mesmos dados de conta e agência, dessa forma a configuração do centro monetário deve ser feiro no estabelecimento que possui o mesmo CNPJ da conta vinculado e compartilhado com os demais.


2.3 Configuração de geração de Boleto e Remessa/Retorno de Arquivos para o banco Santander

Caso o estabelecimento for gerar Boleto, Remessa/Retorno de Arquivos com o banco Santander, quando for escolhido a opção: CNAB 400, no campo <Padrão de Arquivo CNAB>, a conta  do centro monetário deve possuir 9 dígitos.


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Aviso

IMPORTANTE: Caso a conta tenha menos do que 9 dígitos, deve ser completado com zeros a esquerda.


Quando for realizada a configuração do Banco Santander e opção: CNAB 240 no campo Numero do convênio deve ser preenchido a combinação de Agência + Código do Cedente,  colocando 15 dígitos conforme orientação do banco e  o campo "Código do Cedente" deve manter em 8 dígitos.

2.4 Configuração de geração  de Boleto e Remessa/Retorno de Arquivos para o banco Sicredi - CNAB 400

Para gerações de Boleto, Remessa/Retorno de Arquivos com o banco SICREDI, quando for escolhido a opção: CNAB 400, no campo <Código do Cedente> deve ser preenchido o número do código do beneficiário do banco. 


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Carteira de Cobrança: Carteira fornecida pelo SICREDI, geralmente vai ser o número 1;

Número do Convênio: Número do convênio informado pelo SICREDI.

Código  do Cedente: Número do convênio informado pelo SICREDI.

Posto do Cedente: Posto da cooperativa/agência beneficiária, fornecido pelo SICREDI;

Dias de Protesto:  Dias para protesto de multa , caso preenchido será necessário utilizar a Espécie de Documento de Cobrança DUPLICATA;

% Multa: Percentual de multa ;

% Juros ao dia: Percentual de Juros ao dia;

Padrão Arquivo CNAB: Onde é definido o layout da carteira de cobrança no SICREDI, selecionar CNAB 400;

Espécie de Documento de cobrança: Permite seleciona opção OUTROS ou DUPLICATA;

Tipo de Integração Bancária: Boleto e arquivo de Remessa;

Extensão do arquivo de remessa: Selecionar .REM ou .TXT;

Demais campos de Instrução não são de preenchimento obrigatórios.


Informações

IMPORTANTE: O arquivo de remessa será gerado corretamente apenas quando número do convênio e código do cedente constarem com o mesmo valor, deve ser respeitado a informação enviada pelo Cooperativa/Agência beneficiária e informado os ZEROS a esquerda se houver necessidade.

O estabelecimento deve realizar contato com a Cooperativa/Agência beneficiária SICREDI antes de transmitir o primeiro arquivo de remessa para solicitar a parametrização do sequencial do Header, para  informar que não irá utilizar numeração sequencial de arquivos.

Devido a uma regra de negócios entre a cooperativa SICREDI e cartórios de protesto, deve ser utilizada a espécie DUPLICATA caso o Estabelecimento deseje informar no arquivo de remessa dias para protesto.

2.5 Configuração de geração de Boleto e Remessa/Retorno de Arquivos para o banco Safra- CNAB 400

Para gerações de Boleto, Remessa/Retorno de Arquivos com o banco SAFRA, deve ser preenchido o percentual de Juros ao dia. 

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3. Funcionalidades

3.1 Inclusão de pedidos com a forma de pagamento boleto

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Após selecionado a forma de pagamento será exibindo no campo Valor o total pendente de recebimento do pedido, e campos para o usuário informar selecionar a data de vencimento e centro monetário para geração do boletodo Boleto.  O Sistema permite parametrização para que os usuário opte por seleção de dias para vencimento do Boleto ou  visualização de calendário.

O Valor do boleto pode ser alterado até o valor total do pedido de venda.

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 O valor pendente de recebimento do pedido pode ser dividido em mais de uma forma de pagamento.

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Após adicionar a forma ou as formas de pagamento deve ser salvo o pedido, através da opção <SALVAR> . Após salvar o pedido será exibido a ação para geração do título de boleto.

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Após os procedimentos de adição de forma de pagamento o usuário pode seguir o fluxo de faturamento do pedido, gerar novos pedido ou acessar outras funcionalidades da retaguarda.


3.1.1 Seleção de dias de vencimento

Quando habilitada o sistema irá calcular com base na data atual o dia de vencimento do boleto considerando a seleção de dias realizada, ex: Boleto para 5 dias, 7 dias , 15 dias . Cada estabelecimento pode solicitar a inclusão de novas faixas de seleção de data para utilização em seu ambiente.

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O procedimento de inclusão de novas faixas de seleção de data e utilização dessa funcionalidade deve ser realizada pelo time de implantação ou de suporte.

Informações

IMPORTANTE: Por padrão a visualização de calendário é habilitada para todos os estabelecimentos, mas pode ser alterado se desejado.

3.1.2 Visualização de calendário

A visualização de calendário permite que o estabelecimento selecione qualquer data para vencimento do boleto bancário, sendo assim com base na seleção de data definida será adicionada a data de vencimento do boleto no pedido.

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3.1.3 Inclusão de valor de outras cobranças no Boleto para pedidos

Para estabelecimentos que desejem incluir no boleto uma valor adicional o sistema permite habilitar no centro monetário o campo de OUTRAS COBRANÇAS. 

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Quando informado um valor  em todas as emissões de boleto será apresentado uma mensagem ao usuário adicionar outras cobranças e incluir o valor adicional:

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O Valor adicional NÂO será incluído no total geral do pedido ou da forma de pagamento, será possível verificar no PDF do Boleto ou no arquivo de remessa. Sempre que incluído o valor adicional será exibido a informação automaticamente nas instruções do Boleto. Sendo que para boletos gerados após o faturamento da nota fiscal de venda também será incluído o número e série da nota fiscal de venda.

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IMPORTANTE Quando o usuário selecionar Não na mensagem de outras cobranças o boleto será gerado apenas com o valor da forma de pagamento. Para habilitar o valor de outras cobranças 

3.3 Geração do Arquivo de Remessa

A geração do arquivo de remessa é realizada através da opção " Remessa" disponível em: Financeiro -> Contas a Receber -> Gerenciamento de Arquivos -> Remessas, na guia Pedidos:

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Clique na CheckBox <Incluir> apresentada à esquerda de cada um dos boletos que deseja selecionar, ou no topo da coluna para selecionar todos os boletos. Será totalizado a quantidade dde de pedidos selecionados e o valor total.

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Após a geração, o usuário será direcionado a guia ARQUIVOS, os arquivos disponíbilização disponibilização ações para Detalhar arquivo de Remessa, Download, Registro e Cancelamento, conforme exemplificado na imagem a seguir:

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Se o arquivo for cancelado ele só será listado quando marcado a opção exibir arquivos cancelados:


Aviso
IMPORTANTE:  Somente após registro do arquivo de Remessa dos boletos no banco o cliente conseguirá efetuar o pagamento do boleto bancário, salientamos que Boleto registrado nada mais é do que um documento que precisa apresentar todos os dados lançados em um banco. Para isso, quando há uma transação, o estabelecimento responsável realiza a geração desse boleto e também deve enviar a sua remessa à instituição financeira.

3.4 Conferência de turno 

Após o faturamento de pedidos vinculadas a forma de pagamento boleto no menu Operações -> Tesouraria ->Conferência de turno será listado a forma de pagamento boleto e sumarizado todos os valores recebidos dentro do turno selecionado para essa forma de pagamento:

Aviso
IMPORTANTE: Não será possível realizar a conferência de turnos que possuem pedidos faturados pendentes de geração de boleto, desta forma caso exista alguma pendência de geração no ato da conferência de turno o sistema exibirá alerta de bloqueio ao usuário indicando o número do Pedido que possui pendência.

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3.

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4 Importação do Arquivo de Retorno 

A opção de importação do arquivo de retorno está disponível em: FINANCEIRO > CONTAS A RECEBER -> GERENCIAMENTO DE ARQUIVOS -> RETORNO.

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Aviso
titleIMPORTANTE
  • Títulos não encontrados na retaguarda serão exibidos como NÃO IDENTIFICADO, sendo ignorados na liquidação automática dos boletos na gerenciamento de títulos.
  • Deve ser realizada a importação do arquivo de retorno após a conferência de turno que o Boleto está vinculado. Não são listados no gerenciamento de títulos vendas a boleto de turnos que não constem conferidos nas retaguarda.


3.

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5 Contas a Receber - Gerenciamento de títulos 

No relatório de Contas a receber -> Gerenciamento de títulos na conta VENDA BOLETO será exibidos todos os títulos vinculados a essa forma de pagamento Boleto, após a conferência do turno.

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Na consulta dos títulos de venda a Boleto é possível visualizar Título,  N° da Nota fiscal, N° do Pedido, Emissão,  Cliente e Valor referente ao pedido.

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Exemplo de Consulta de título do tipo Conta Venda Boleto pendente de liquidação:Image Removed, dentro da visualização do títulos também é exibido o número do pedido.

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Exemplo de Consulta de título do tipo Conta: Venda Boleto -  Liquidado:

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