Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.


Painel
titleColor#FFF
titleBGColor#411E5A
titleControle do Documento


Data da Release

Produto

 Totem de Autoatendimento

Versão1.0.0.33
Fiscal Flow Client 2.0 Homologado2.9.4.1
D-POS Homologado8.22.15.0124
AutoSystem Homologado3.3.1.168




Painel
titleColor#FFF
titleBGColor#411E5A
titleDownload da Versão

Faça o download da versão atualizada do Totem de Autoatendimento clicando aqui



Painel
titleColor#FFF
titleBGColor#411E5A
titleDownload do Instalador

Faça o download do instalador do Totem de Autoatendimento clicando aqui



Painel
titleColor#FFF
titleBGColor#411E5A
titleFiscal Flow Client Homologado

Faça o download da versão homologada do Fiscal Flow Client 2.0 clicando aqui (página de download)



Painel
titleColor#FFF
titleBGColor#411E5A
titleD-POS (D-TEF)

Faça o download da versão homologada do D-POS clicando aqui (anexo)



Painel
titleColor#FFF
titleBGColor#411E5A
titleAutoSystem

Faça o download da versão homologada e verifique o Release Notes do AutoSystem clicando aqui (página de download)


Implementações / Melhorias Liberadas



Painel
titleColor#FFF
titleBGColor#2C004B

POSTOSPOS-14092 - Alteração no fluxo da inserção de CPF no Totem

  •  AutoSystem
  •  Seller / Empório

Módulo / Rotina: Adição de produtos no Totem > Pagamentos > O novo fluxo será apresentado

Benefício / Descrição: a partir desta versão, realizamos uma alteração no sistema referente ao fluxo para informar o CPF/CNPJ em uma venda, onde fizemos a remoção da tela de questionamento. Agora, o Totem passa a apresentar diretamente o campo Digite seu CPF/CNPJ, para que o usuário possa inserir esses dados. Porém, frisamos que: a inserção do CPF/CNPJ continua seguindo de forma opcional, ou seja, o usuário decide se ele quer, ou não, informar esses dados.

Abaixo, veja uma imagem de exemplo do campo Digite seu CPF/CNPJ:

Image Removedimage-2024-06-10-11-01-52-297.pngImage Added

Além disso, também alteramos o fluxo para pontuação em programas de fidelidade. Com isso, a tela de questionamento após o pagamento deixa de existir, sendo substituída pelo checkbox (caixa de seleção) Utilizar este CPF para pontuar, onde basta o usuário marcar a opção para pontuar.

Veja uma imagem de exemplo da pontuação da Bandeira Petrobrás:


Veja uma imagem de exemplo da pontuação da Bandeira Ipiranga:


Essa alteração nos fluxos traz uma melhor otimização no tempo de operação, onde o usuário poupa cliques na tela e faz os procedimentos com mais rapidez e agilidade.



Painel
titleColor#FFF
titleBGColor#2C004B

POSTOSPOS-13173 - Melhoria de performance da sincronia entre PDV e AutoSystem

  •  AutoSystem
  •  Seller / Empório

Módulo / Rotina: Sincronia entre PDV x AutoSystem

Benefício / Descrição: a partir desta versão, realizamos um ajuste no sistema para melhorar a performance da sincronia entre o PDV e o AutoSystem, tornando a performance até cinco vezes mais rápida. Com isso, o sincronismo pendente de tabelas passa a ser mais rápido, sem esperar uma tabela finalizar a sincronia para começar a sincronizar outra.

Caso desejado, pode-se adicionar variáveis para aumentar o número de requests feitos durante a sincronia:

  • LXMULTIREQUEST=1
  • LXMULTIREQUESTNUMBERS = 5 ou 10
  • ASMULTIREQUEST =1
  • ASMULTIREQUESTNUMBERS = 5 ou 10



Painel
titleColor#FFF
titleBGColor#2C004B

POSTOSPOS-13205 - Tratamento no Totem para sincronia do parâmetro "Ler código de barras"

  •  AutoSystem          
  •  Seller / Empório

Módulo / Rotina: Sincronia do parâmetro Ler código de barras

Benefício / Descrição: a partir desta versão, realizamos um tratamento no Totem de Autoatendimento para que ele passe a sincronizar o parâmetro Ler código de barras, presente no cadastro de máquina do sistema de Retaguarda Seller. O parâmetro Ler código de barras, por sua vez, tem como objetivo controlar a visibilidade da seção Ler código de barras no Totem com Seller/Empório. E a seção Ler código de barras, entretanto, é voltada para o Totem com Cardápio.

A configuração desse parâmetro pode ser feita no sistema de Retaguarda Seller, no menu Cadastros > Estabelecimento > Máquinas > guia Detalhes > checkbox (caixa de seleção) Ler código de barras:

  • Com o parâmetro Ler código de barras habilitado: é ativada a visibilidade da seção Ler código de barras no Totem de Autoatendimento;
  • Com o parâmetro Ler código de barras desabilitado: é desativada a visibilidade da seção Ler código de barras no Totem de Autoatendimento.

Veja uma imagem de exemplo do parâmetro:

Veja como a seção Ler código de barras é apresentada no Totem:



Painel
titleColor#FFF
titleBGColor#2C004B

POSTOSPOS-14088 - Melhoria na pesquisa de produtos no Totem

  •  AutoSystem
  •  Seller / Empório

Módulo / Rotina: Totem de Autoatendimento com Cardápio

Benefício / Descrição: a partir desta versão, realizamos uma alteração no fluxo de pesquisa de produtos no Cardápio do Totem de Autoatendimento, onde fizemos a implementação da pesquisa dinâmica, cujos produtos são apresentados na tela independentemente da seção em que o usuário está navegando. Com isso, basta o usuário digitar, no mínimo, três caracteres no campo de pesquisa que ela é iniciada de forma dinâmica, trazendo os resultados em tela conforme a digitação e em um tempo de resposta de 300 milissegundos.

Essa alteração visa melhorar ainda mais a forma de pesquisa, trazendo muito mais agilidade e fluidez na operação; e poupando o usuário de alguns cliques na tela, tornando a experiência mais prática e fácil.

Para que esta nova pesquisa possa ser utilizada no Totem, deve-se marcar o parâmetro Pesquisar por todos produtos da base dentro das seções do cardápio, que habilita e possibilita a pesquisa retornar produtos que não estão dentro da seção que o usuário está navegando. Ou seja, a pesquisa será feita de forma global dentro das seções. Caso o parâmetro esteja desativado, é feita somente a pesquisa dos produtos que estão dentro da sessão.

Nota

Atenção

Para que o parâmetro Pesquisar por todos produtos da base dentro das seções do cardápio possa ser habilitado, o parâmetro Apresentar campo para pesquisar produtos no cardápio precisa, obrigatoriamente, estar marcado.

Esses dois parâmetros podem ser configurados diretamente nas configurações do Totem de Autoatendimento, no menu Opções Administrativas > Configurações > Parâmetros do Terminal.

Além disso, removemos o botão de lupa da barra de pesquisa, onde o substituímos pelo botão X, que limpa o campo da pesquisa.

Veja a imagem de exemplo do parâmetro Pesquisar por todos produtos da base dentro das seções do cardápio:


Veja uma imagem de exemplo da pesquisa, onde o usuário está na seção de Chocolates e a pesquisa traz os resultados de Chá, conforme o pesquisado:

O Totem apresenta um limite de 50 resultados na busca. Caso o produto não seja encontrado, pode-se seguir inserindo mais caracteres para que a pesquisa seja filtrada ainda mais.



Painel
titleColor#FFF
titleBGColor#2C004B

POSTOSPOS-14078 - Melhoria no temporizador da tela final do Totem

  •  AutoSystem
  •  Seller / Empório

Módulo / Rotina: Conclusão de pagamento no Totem de Autoatendimento

Benefício / Descrição: realizamos uma melhoria no temporizador da tela final (tela de questionamento de impressão de comprovantes) do Totem de Autoatendimento. Agora, o tempo passa a ser de 15 segundos (anteriormente, era de 30 segundos).

Essa alteração visa liberar o Totem mais rapidamente (caso não haja interação com a tela) para que o próximo usuário possa utilizar. Em algumas situações, alguns usuários deixavam de utilizar o Totem quando o mesmo estava na tela final, por achar que ele estava sendo operado por outro usuário. Com essa melhoria, trazemos mais agilidade e fluidez ao estabelecimento e suas operações.



Painel
titleColor#FFF
titleBGColor#2C004B

POSTOSPOS-14029 - Impressão do comprovante do cartão junto da impressão do comprovante fiscal

  •  AutoSystem
  •  Seller / Empório

Módulo / Rotina: Impressão dos comprovantes na conclusão da venda

Benefício / Descrição: realizamos uma alteração no fluxo de impressão de comprovantes no Totem de Autoatendimento, onde removemos a configuração Perguntar se deseja realizar a impressão do comprovante TEF ao final da venda (presente no menu Configurações > Questionar impressão de via de pagamento de cartão). Com isso, a impressão do comprovante TEF foi atrelada à impressão do comprovante de DANFE. Ou seja, nesse novo fluxo, caso o usuário escolha fazer a impressão, os dois comprovantes são impressos juntos e separadamente, porém, de uma só vez.

Esse novo fluxo traz mais rapidez e praticidade na operação, tornando o passo a passo do usuário mais ágil, pois reduz cliques a mais em tela. Anteriormente, toda venda com pagamento em cartão, o sistema questionava se o usuário desejava imprimir o comprovante.

Nota

Observação

Para que a impressão dos dois comprovantes seja feita, é necessário que a configuração Perguntar se deseja realizar a impressão dos comprovantes ao final da venda esteja habilitada.




Painel
titleColor#FFF
titleBGColor#2C004B

POSTOSPOS-14073 - Alteração no sistema para não imprimir o comprovante do QRLinx com venda não concluída

  •  AutoSystem
  •  Seller / Empório

Módulo / Rotina: Cancelamento do QRLinx durante processo de pagamento

Benefício / Descrição: a partir desta versão, removemos a impressão do comprovante de cancelamento do QRLinx, em caso de desistência de pagamento. Agora, somente os pagamentos efetuados e cancelamentos de Notas realizam a impressão dessa via.

Essa alteração traz como benefício a economia de bobinas de papel das impressoras, pois além de gerar economia financeira ao estabelecimento, é evitado o desperdício de papel, prevalecendo a sustentabilidade e preservando o meio ambiente.



Painel
titleColor#FFF
titleBGColor#2C004B

POSTOSPOS-14064 - Integração com o Modo Quiosque e Modo Manutenção

  •  AutoSystem
  •  Seller / Empório

Módulo / Rotina: Menu Configurações Administrativas do Autoatendimento > guia Configurações

Benefício / Descrição: realizamos a implementação das configurações de Modo Quiosque e Modo Manutenção para usabilidade no Totem de Autoatendimento.

Veja, abaixo, mais informações.

Modo Quiosque

A configuração de Modo Quiosque consiste em tornar a aplicação do Autoatendimento a principal em execução na máquina, impedindo que o usuário que está utilizando o Totem faça o uso da função de deslizar a tela e o Totem passe a operar com o sistema operacional da máquina (Windows, por exemplo). Com isso, é evitado que a máquina seja desligada, ou que seja aberta outra aplicação que não o Autoatendimento.

Veja uma imagem de exemplo da configuração, que se dá pelo botão Habilitar o modo de Quiosque:

Nota

Atenção

Para o correto funcionamento da configuração de Modo Quiosque, torna-se necessário que a aplicação seja executada como Administrador. Após habilitar o Modo Quiosque, é preciso reiniciar a máquina para que sejam aplicadas as configurações.

Modo Manutenção

Esta configuração trata-se do Modo Manutenção que, ao ser habilitada, substitui as imagens de banner e carrossel do Autoatendimento por outras que possuem informações de que o Totem está em manutenção naquele momento. O Modo Manutenção, por sua vez, visa auxiliar a equipe de Suporte e Serviços em acessos remotos, onde os clientes seguiam utilizando o Totem mesmo durante uma intervenção técnica.

Veja uma imagem de exemplo da configuração, que se dá pelo botão Ativar manutenção do sistema:

Para que o Modo Manutenção entre em vigor, não é necessário salvar a configuração. Basta, no menu Administrativo do Totem, marcar o botão Ativar manutenção do sistema e retornar para tela inicial do Totem. Depois de ativar o Modo Manutenção, as imagens de banner e mídia do carrossel do Totem serão substituídas, informando que o Autoatendimento está em manutenção.

Veja as imagens de exemplo:


Rotinas Otimizadas



Painel
titleColor#FFF
titleBGColor#2C004B

POSTOSPOS-14382 - Erro ao fazer a ressincronização da base de dados

  •  AutoSystem
  •  Seller / Empório

Módulo / Rotina: Ressincronizar base de dados

Problema: ao fazer a ressincronização da base de dados, as seguintes tabelas ficavam com a seq=0x00:

  • cardapio
  • cardapio_composicao
  • cardapio_secao
  • cardapio_secao_imagem
  • preparo
  • produto_preparo
  • produto_complemento
  • produto_composicao

Essa situação, por sua vez, estava ocasionando erro na sincronia. Além disso, os dados retornados pelo sistema de Retaguarda Seller não estavam descendo com a ordem correta de acordo com a seq.

Solução aplicada: realizamos os seguintes ajustes no sistema:

  • fizemos um ajuste para as tabelas com problema ficarem com a seq=0;
  • ajustamos a ordenação pela seq dos dados enviados pelo sistema de Retaguarda Seller nas tabelas de cardápio.



Painel
titleColor#FFF
titleBGColor#2C004B

POSTOSPOS-14130 - Erro ao tentar iniciar o PDV ou Totem de Autoatendimento

  •  AutoSystem
  •  Seller / Empório

Módulo / Rotina: Iniciar o sistema

Problema: ao tentar iniciar o PDV ou o Totem de Autoatendimento, eles não eram abertos e a mensagem failed to execute script main era apresentada. Isso ocorria, pois o AutoSystem podia acabar enviando um valor com o tipo de dado incorreto para a tabela config_local.

Solução aplicada: realizamos um ajuste na sincronia do AutoSystem com o PDV e o Totem de Autoatendimento para que as informações sejam sincronizadas de forma correta, não ocasionando erro na abertura dos sistemas.



Painel
titleColor#FFF
titleBGColor#2C004B

POSTOSPOS-14308 - PDV e Totem não consultavam as novas tabelas de Cardápio

  •  AutoSystem
  •  Seller / Empório

Módulo / Rotina: Sincronia de dados

Problema: o PDV e o Totem de Autoatendimento não estavam consultando as novas tabelas de sincronia de Cardápio.

Solução aplicada: realizamos um ajuste no AutoSystem para não salvar as sincronias envolvendo Cardápio na tabela exchange_sync. Mas sim, salvar nas novas tabelas de Cardápio, criadas especificamente para a sincronia. Além disso, também fizemos um ajuste no PDV e no Totem de Autoatendimento para que esses sistemas consultem e busquem as modificações feitas nas novas tabelas.

Aviso

Atenção

A correção desta entrega é válida somente com a versão 168 ou superiores do AutoSystem.

Para mais informações, pode-se consultar a task

Jira
serverJira Linx
serverIdbad04498-fb0d-3942-aa33-a3f090099d0c
keyPOSTOSAS3-18488




Painel
titleColor#FFF
titleBGColor#2C004B

POSTOSPOS-14126 - Pix SiTef não atualizava o valor da venda no QRCode

  •  AutoSystem
  •  Seller / Empório

Módulo / Rotina: Pagamento com Pix SiTef

Problema: ao fazer uma venda utilizando a função Pix SiTef, caso o usuário utilizasse a opção Cancelar para desistir da venda, mas o QRCode já tivesse sido gerado na tela do Totem, ao clicar em Cancelar para voltar ao carrinho (e cancelar, também, o carrinho), na leitura da Comanda seguinte e finalização da venda atual com Pix, o Totem gerava indevidamente o QRCode com o valor antigo (no caso, o valor do QRCode anterior).

Solução aplicada: ajustamos o sistema para que, em pagamentos com Pix SiTef, o QRCode seja gerado corretamente, com o valor certo referente àquela venda.



Painel
titleColor#FFF
titleBGColor#2C004B

POSTOSPOS-14294 - Erro na abertura do Totem depois de venda pendente com voucher

  •  AutoSystem
  •  Seller / Empório

Módulo / Rotina: Abertura do Totem

Problema: ao tentar abrir o Totem de Autoatendimento depois de uma venda pendente com voucher, o erro Sequence item 0: expected str instance, NoneType found era apresentado.

Solução aplicada: realizamos um ajuste no Totem para que não seja feita a validação do voucher novamente. Além disso, também fizemos um ajuste no tratamento de mensagens de erro, para que elas sejam apresentadas de forma mais clara.



Painel
titleColor#FFF
titleBGColor#2C004B

POSTOSPOS-12625 - Erro na sincronia de informações entre o AutoSystem x Totem de Autoatendimento

  •  AutoSystem
  •  Seller / Empório

Módulo / Rotina:

  • Sincronia de informações do AutoSystem para o Totem de Autoatendimento
  • Venda no Totem de Comanda com produto composto gerado no Terminal Comanda do AutoSystem

Problema: o Totem de Autoatendimento não estava apresentando os produtos compostos lançados no Terminal de Comanda do AutoSystem. Isso ocorria, pois havia um problema na sincronia das informações da composição dos itens, onde essas informações ficavam no AutoSystem e não eram sincronizadas para o Totem.

Solução aplicada: realizamos um ajuste no Totem de Autoatendimento para que os produtos compostos, lançados no Terminal de Comanda do AutoSystem, sejam sincronizados e exibidos corretamente.

Aviso

Atenção

A correção desta entrega é válida somente com a versão 168 ou superiores do AutoSystem.

Para mais informações, pode-se consultar a task

Jira
serverJira Linx
serverIdbad04498-fb0d-3942-aa33-a3f090099d0c
keyPOSTOSAS3-18157




Painel
titleColor#FFF
titleBGColor#2C004B

POSTOSPOS-14435 - Notas duplicadas indevidamente ao fazer vendas no Totem

  •  AutoSystem
  •  Seller / Empório

Módulo / Rotina: Vendas no Totem de Autoatendimento

Problema: ao realizar uma venda no Totem de Autoatendimento, a Nota era duplicada indevidamente na tabela movto.nota_fiscal.

Solução aplicada: realizamos um ajuste no sistema para que, no caso de rejeição de MC039 ou MC020, não sejam gerados problemas de duplicidade de Notas.