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1 Conceito
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As rotinas de vendas com pagamento antecipado permitirão ao cliente, efetuar o pagamento ao estabelecimento, referente às mercadorias e serviços que serão consumidos posteriormente. Será concedido ao cliente um saldo determinado, e a cada venda, o saldo será debitado.
Esta operação garante maior controle das vendas e consumos, garantindo que em nenhum momento o cliente ficará com pendências com o estabelecimento.
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2 Requisitos
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Para utilizar as rotinas de venda antecipada será necessário realizar as configurações no módulo Gerencial.
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3 Configurações
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As configurações para funcionamento das rotinas de vendas antecipadas serão descritas nos capítulos a seguir.
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3.1 Plano de Contas
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Para utilizar as rotinas de venda antecipada será necessário incluir a conta Venda Antecipada ao plano de contas do sistema. Para isto, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Plano de Contas.
A tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os botões:
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Para incluir a conta Venda Antecipada, selecionar a conta Passivo > Circulante e clicar no botão Novo.
Preencher os campos:
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Habilitar as opções Aceitar lançamentos e Controlar pendências.
Utilizar a barra de rolagem localizada à direita e localizar as seguintes opções a serem habilitadasa seguinte opção a ser habilitada:
- Ativar compensação de adiantamento de clientes/fornecedores para essa conta;
- Impedir lançamentos que negativem o saldo da conta.
Após realizar as configurações, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações. A conta será apresentada na estrutura selecionada.
Após realizar o cadastro do plano de contas, é necessário efetuar o vínculo à chave correspondente à venda antecipada. Para isso, acessar o menu Configurações > Parâmetros > Plano de Contas . Localizar a Chave Venda Antecipada e no campo Conta informar a conta cadastrada anteriormente, conforme imagem abaixo:
Para concluir clicar em Salvar Informações.
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3.2 Motivos de Movimentação
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Para acessar as rotinas de venda antecipada será necessário cadastrar motivos de movimentação conforme será descrito nos capítulos a seguir. Para isto, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Motivos de Movimentação.
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Aviso |
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Para informações referentes a motivos de movimentação, acessar o Manual Cadastros Gerais. |
A tela a seguir será exibida:
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3.2.1 Pagamento Antecipado (PDV)
3.2.1pag | |
3.2.1pag |
Para registrar pagamentos antecipados no módulo Caixa, será necessário criar o motivo de movimentação de Pagamento Antecipado (PDV), para isto clicar no botão Novo. Preencher os campos conforme descrito a seguir:
Preencher os campos:
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Na guia Campos, algumas opções devem ser selecionadas:
Selecionar as opções:
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Para isto, acessar a guia ECF/TEF, conforme imagem a seguir:
Nesta tela, informar os campos:
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Após preencher os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.
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3.2.2 Pagamento Antecipado (Gerencial)
3.2.2pag | |
3.2.2pag |
Será possível também registrar pagamentos antecipados através do módulo Gerencial. Para isto será necessário criar um motivo de movimentação específico.
Ainda na funcionalidade Motivos de Movimentação, clicar no botão Novo e preencher os campos conforme descrito a seguir:
Preencher os campos:
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Na guia Campos, algumas opções devem ser selecionadas:
Selecionar as opções:
- Documento;
- Valor;
- Pessoa
- Gerar automaticamente número do documento.
Será necessário também configurar um relatório que servirá como comprovante de pagamento antecipado pelo cliente ao estabelecimento. Para isto, acessar a guia Documentos, conforme imagem a seguir:
Para poder ser selecionado na relação, o modelo do documento deverá estar inserido no diretório C:\autosystem\relatorio\modelo.
Selecionar o arquivo e clicar no botão Salvar para registrar as informações.
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3.2.3 Venda com Pagamento Antecipado
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3.2.3ven |
Para registrar as vendas no módulo Caixa, que foram pagas antecipadamente, será necessário utilizar um motivo de movimentação de Venda Com Pagamento Antecipado. Para isto, clicar no botão Novo e preencher os campos conforme descrito a seguir:
Preencher os campos:
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Na guia Campos, algumas opções devem ser selecionadas:
Selecionar as opções:
- Documento;
- Valor;
- Pessoa
- Gerar automaticamente número do documento.
Na guia subguia Informações, localizada dentro da guia Informações, é necessário configurar o tipo de pagamento para NFC-e ou CF-e dependendo da UF de utilização. Esta configuração é obrigatória para quaisquer formas de pagamento. O exemplo abaixo é para uso de NFC-e:
Será necessário também configurar um recibo que será emitido no ECF (Emissor de Cupom Fiscal) e servirá como comprovante do pagamento antecipado realizado pelo cliente no estabelecimento.
Para isto, acessar a aba ECF/TEF, conforme imagem a seguir:
Nesta tela, informar os campos:
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Após preencher os campos, definir o layout do cupom através da guia Layout do Cupom Não Fiscal Vinculado. Para mais informações referentes à guia ECF/TEF e emissão de comprovantes, acessar o manual Cadastros Gerais.
Para baixar o template, clique aqui
Após preencher os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.
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4 Funcionalidades
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As rotinas de Venda Antecipada permitirão que o cliente realize uma compra antecipada no estabelecimento e retire ou consuma os produtos posteriormente. A cada retirada, o saldo será debitado do valor pago pelo cliente.
Será possível realizar o recebimento antecipado através do módulo Caixa e através do módulo Gerencial. Além disso, será possível realizar a venda antecipada através do módulo Caixa.
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4.1 Recebimento Antecipado Módulo Caixa
4.1rec | |
4.1rec |
Para realizar o recebimento de venda antecipada através do módulo Caixa, acessar o menu Caixa > aba Entradas. A tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os botões:
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Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:
Selecionar o motivo de movimentação Pagamento Antecipado (PDV) conforme criado no capítulo 3.2.1 conforme criado, e clicar no botão Confirmar. Será exibida a tela de Lançamento de movimentação financeiro, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os campos:
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Será exibida a tela a seguir:
No campo Conta informar a conta Venda Antecipada, conforme cadastrado no capítulo 3.1.
Para mais informações referentes movimentação de contas, acessar o Manual Movimentação de Contas.
Após preencher os filtros, clicar no botão Confirmar. A tela a seguir será exibida:
Para adicionar um novo recebimento clicar no botão Novo. A tela a seguir será exibida:
Selecionar o motivo de movimentação Pagamento Antecipado (Gerencial) e clicar no botão Confirmar. A tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os campos conforme descrito no capítulo 4.1.
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4.3 Venda com Pagamento Antecipado
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Após registrar o pagamento antecipado, realizado pelo cliente, será possível vender para o mesmo. Isto poderá ser feito através do módulo Caixa, nas rotinas de vendas.
Iniciar uma venda de produtos ou combustíveis e após visualizar o cupom fiscal na tela, clicar no botão Encerrar Venda (F5). A tela a seguir será exibida:
Nesta tela será necessário preencher o campo Forma pagto com a forma de pagamento configurada para venda, conforme descrito no capítulo 3.2.3.
Para informações referentes ao fechamento de venda, acessar o Manual Caixa - Vendas.
Após preencher os campos, clicar no botão Confirmar – F5 para registrar a venda antecipada.
Caso o cliente não possua crédito disponível, o sistema exibirá a tela conforme imagem a seguir:
crédito sistema exibirá uma tela que o valor ultrapassa o crédito disponível
Caso o cliente possua crédito disponível, a venda será finalizada normalmente.
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