...
title | Assista o DicaLinx de como Efetuar a Atualização de Preços pelo Guia da Farmácia |
---|
...
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
Extrair | ||||
---|---|---|---|---|
|
...
Figura 01 - Atualizador de Preços
Agora com esse novo modelo step by step será possível efetuar a atualização/restauração de forma rápida e prática.
...
titleColor | #ffffff |
---|---|
titleBGColor | #2c004b |
title | Se sua versão é 3.0.1.6 ou anterior... |
...
Nessa versão, para atualização de preços do Guia da Farmácia o usuário precisará ter baixado o arquivo de preços no site do Guia Digital e estar armazenado na máquina local.
PASSO 01 - SELECIONAR LISTA
...
Para atualizar os preços do Guia da Farmácia clique no check box como mostra figura abaixo e clique no botão .
Figura 02 - Seleção da Lista
Nota |
---|
Se a lista selecionada for a ABCFarma verifique como utilizá-la através do artigo Atualização de Preços no Linx Big Farma - ABCFarma. |
...
Figura 03 - Atualização de Preço
Informações |
---|
O assinante da revista que estiver na versão 3.0.1.6 ou anterior deve entrar em contato com o guia da farmácia através do telefone (11) 50822-2200 ou WhatsApp (11) 99272-9432 e solicitar o envio do arquivo farmacias.zip para seu email. |
Após ter baixado o arquivo e salvo na máquina local clique em para encontrar o arquivo como mostra Figura acima.
Nota |
---|
O arquivo pode ser salvo com o formatos .zip e .txt. |
Figura 04 - Escolha do Arquivo
Após ter selecionado o arquivo clique em .
Figura 05 - Leitura dos Arquivos
Para prosseguir com os passos da atualização clique aqui.
...
titleColor | #ffffff |
---|---|
titleBGColor | #2c004b |
title | Se sua versão é 3.0.1.7 ou superior... |
...
title | Clique aqui para expandir |
---|
Nas versões 3.0.1.7 ou superiores a funcionalidade de alteração de preços passou por uma mudança, onde o arquivo é baixado automaticamente mediante informação do CNPJ e SENHA no guia da farmácia.
Ao selecionar a lista do guia da farmácia, será necessário digitar o CNPJ, E-mail e Senha, disponibilizados pelo Guia da Farmácia.
Figura 06 - Identificação de Dados
Informações |
---|
O assinante da revista que estiver na versão 3.0.1.6 ou superior deve preencher o campo com CNPJ e a senha repassada pela revista para ter acesso a lista com os preços atualizados. |
Atualização dos Preços
Expandir | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Âncora | | Atualizacao | Atualizacao |
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
PASSO 01 - SELEÇÃO DA LISTA
Abra o Linx Big Farma e vá até o menu Utilitários > Atualizar... > Atualização de preços e escolha a opção Atualizar preços e clique no botão .
Figura 01 - Atualizador de Preços
Selecione a opção Guia da Farmácia e clique novamente em .
Figura 02 - Atualização Guia da Farmácia
Depois de selecionar o tipo de lista Guia da Farmácia, informe o CNPJ e a senha de acesso.
Figura 03 - Informar Dados
Dica |
---|
Os dados de acesso são obtidos através do cadastro na própria ABCFarma. |
Figura 04 - Atualização
PASSO 02 - ASSOCIAÇÃO DE PRODUTOS
Nessa tela é possível verificar a quantidade dos produtos constantes na lista escolhida lista escolhida (ABCFarma ou Guia da Farmácia) e também a quantidade de produtos associados com a base de dados do cliente cliente.
Figura 01 05 - Produtos Associados
Caso seja necessário é possível consultar (visualizar) os produtos associados ou então associar manualmente os produtos que ainda não foram associados.
Para isso basta
clicar no botão .Figura 02 06 - Visualizar/Associar Produtos
A tela virá como padrão sem informações, e pode ser utilizado filtro para visualização.
- - Efetuará a associação do item selecionado.
- - Altera a quantidade de unidades por caixa do produto selecionado.
- - Limpa o código associado do produto, liberando para nova associação.
Terminado o processo de associação
clique no botão ou pela tecla de atalho ESC.Selecione o botão
para ir ao próximo passo.PASSO 03 -
DEFINIR MARGEMEssa margem deve ser obtida pelos órgãos responsáveis, por exemplo, o governo informa um aumento nos medicamentos de 10% (dez por cento), então a margem deve ser informada com essa porcentagem, para que a verificação seja realizada.
Com essa informação ao montar a lista do que foi alterado, será considerado dentro da margem tudo que acusar um aumento de até 10% (dez por cento).
Figura 03 - Definir Margem
Selecione o botão para ir ao próximo passo.
PASSO 04 - PRODUTOS "DENTRO" DA MARGEM
Os produtos que foram encontrados dentro da margem estabelecida no passo anterior serão agrupados nessa tela e também será possível visualizar/marcar esses produtos .
Figura 04 - Produtos Dentro da Margem
Ao clicar no botão será exibida a tela com os produtos marcados para alteração que estão dentro da margem estabelecida, e portanto, com uma maior segurança para atualização dos preços.
Figura 05 - Lista dos Preços que Serão Atualizados Dentro da Margem
Nota |
---|
Nessa tela os produtos já estarão marcados, portanto, o processo é invertido agora, se não quiser que algum dos produtos não seja atualizado deve-se desmarcá-lo com as teclas de seleção padrão, ou então, se quiser olhar um a um é só desmarcar todos os produtos e marcar somente os produtos desejados. |
É possível escolher o tipo de preço de compra do cadastro para comparação .
Se tudo estiver correto feche a tela e clique no botão .
PASSO 05 - PRODUTOS "FORA" DA MARGEM
Ao contrário do passo anterior, os produtos que estão fora da margem definida não virão marcados por padrão , pois os mesmos necessitam de uma análise para definir se realmente está correta a alteração, ou se houve algum tipo de problema, como por exemplo, unidades de caixas errada, código diferente, etc...
Figura 06 - Produtos Fora da Margem
A representação da quantidade de produtos FORA da margem poderá ser visualizada na tela, e para verificar os produtos basta clicar no botão .
Da mesma forma que na Figura 05 serão visualizados os produtos, porém sem nenhuma marcação, deixando a cargo do responsável pela atualização a análise detalhada de cada item, para posteriormente ser marcado produto a produto.
Depois de tudo conferido e realizado as devidas correções (com todos os produtos desejados marcados para alteração) feche a tela, e será retornado a tela da Figura 06 porém com a quantidade de produtos marcados não mais zerada .
Em seguida clique no botão .
PASSO 06TIPO DE PREÇO DA ATUALIZAÇÃO
Defina onde serão aplicadas as alterações dos preços, se no cadastro de produtos apenas, se apenas nos preços filiais ou em ambos os registros do produto.
Figura 07 - Opções de Atualização
PASSO 04 - OPÇÕES DE ATUALIZAÇÃO
Neste passo será necessário definir as opções de atualização.
Figura 07 Figura 08 - Opções de Atualização
Na opção de atualizar preço promoção deve-se levar em consideração que ao escolher SIM os preços promocionais serão alterados e assim deverão ser consideradas a troca das etiquetas desses produtos alterados, bem como como esses produtos serão alterados, se por margem ou por desconto.
Aviso |
---|
Se escolher a opção Não, não será necessário marcar nenhuma das opções na seção "Como deseja atualizar?", pois o sistema ignorará essa configuração, ou seja, não será atualizado o preço de promoção. |
- Se optar por Margem, então o percentual da margem será mantido e o percentual do desconto será ajustado para que o Preço Promocional seja atingido;
→ Será realizado a atualização do preço de promoção com base na Margem de promoção atual. Neste caso o valor da Margem de promoção será mantido e os valores de Preço de Promoção e Desconto de promoção serão atualizados.
Dica | ||
---|---|---|
| ||
Preço de Promoção = Preco de Compra * (1 + (Margem de Promocao / 100)) Desconto Promoção = (1 - (Preco de Promocao / Preco de Venda)) * 100 |
- Se optar por Desconto então o cálculo do preço promocional manterá o percentual de desconto estabelecido no cadastro e será feito um ajuste na margem do desconto promoção.
→ Será realizado a atualização do preço de promoção com base no Desconto de promoção atual. Neste caso o valor do desconto de promoção será mantido e os valores de Preço de Promoção e Margegm de promoção serão atualizados.
PASSO 08Dica | ||
---|---|---|
|
PASSO 07 - TIPO DE PREÇOS DA ATUALIZAÇÃO
Defina onde serão aplicadas as alterações dos preços, se no cadastro de produtos apenas, se apenas nos preços filiais ou em ambos os registros do produto.
Figura 08 - Tipo de Preço da Atualização
Preço de Promoção = Preco de Venda - (Preco de Venda * Percentual do Desconto Promocao / 100) Margem de Promoção = ((Preco de Promocao / Preco de Compra) - 1) * 100 |
PASSO 05 - PRODUTOS PARA ATUALIZAÇÃO
Neste passo é possível selecionar os produtos que estão sujeitos a alteração de preço.
Figura 09 - Tipo de Preço da Atualização
Clique no botão .
Figura 10 - Produtos para Alteração de Preço
Selecione os produtos de acordo com o desejo ou necessidade.
Nota |
---|
A partir da versão 3.32.0.0 foi implementada a coluna Percentual de ICMS para que seja mais fácil diferenciar as alíquotas normais das alíquotas ALC (Área de Livre Comércio). Para saber mais sobre o parâmetro para permitir atualizar preços do ABC Farma e Guia da Farmácia em área de livre comércio para filiais específicas, clique aqui! |
Após selecionar os produtos, retorne para a tela de atualização.
PASSO 06 - RESUMO DA ATUALIZAÇÃO
Neste passo será repassado todas as escolhas feitas nos passos anteriores, apresentando um resumo do que será realizado a seguir.
Figura 09 11 - Resumo da Atualização
Caso seja necessário alterar qualquer informação apresentada até o momento basta clicar no botão .
PASSO
0907 - PROCESSAMENTO
A partir desse passo a atualização será realizada dentro dos parâmetros informados nos passos anteriores, basta apenas aguardar o término do processo.
Figura 10 - Atualização
PASSO
1008 - CONCLUSÃO
O processo foi concluído e os preços foram alterados.
Figura 11 - Conclusão
Restaurar Preços (Avançado)
Expandir | ||
---|---|---|
| ||
|
|
|
Atualização de Preços por Grupos
Expandir | ||
---|---|---|
| ||
|
|
|