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O Linx Postos AutoSystem® fornecerá controle dos cheques troco emitidos e recebidos pelo estabelecimento, disponibilizando as rotinas de emissão, gerenciamento e devolução de cheques através do menu Financeiro do módulo Gerencial. Estas rotinas movimentarão diretamente o financeiro e deverão ser executadas corretamente.
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Para utilizar as rotinas de cheque troco será necessário configurar as permissões de acesso no módulo Gerencial.
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As configurações para funcionamento das rotinas de cheque troco devem ser realizadas no módulo Gerencial e serão descritas nos próximos capítulos.
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As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > aba Configurações. A seguir lista das permissões disponíveis:
- Cheque Troco > Permite alterar a finalidade dos lotes de cheque;
- Configurações > Aceitar cheque com CMC7 inválido;
- Configurações > Aceitar cheques de terceiros;
- Contas a Pagar > Impressão de cheques;
- Crédito > Consulta de Crédito > Lançamento para cheques devolvidos;
- Relatórios > Relatórios de cheques;
- Relatórios > Relatório de gerência de cheque troco;
- Relatórios > Relatório de posição geral de cheques;
- Relatórios > Relatório de vendas com cheque recebido.
Conforme exemplo a seguir:
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O cadastro de Bancos, juntamente com o cadastro de conta corrente, é utilizado para controlar as movimentações de cheque troco, depósitos e cobrança bancária. Após um banco ser cadastrado, este poderá ser vinculado a vários cadastros no sistema.Para cadastrar o banco ao qual os cheques troco pertencerão, acessar o menu Cadastros > Tabelas > Bancos.
Clique no botão Novo e preencha com os dados:
- Código: informar o código correto da instituição financeira. O código de cada banco poderá ser encontrado no website da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos);
- Nome: informar o nome da instituição financeira.
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Para funcionamento das rotinas de cheque troco no sistema, será necessário configurar contas específicas no plano de contas referentes a Cheques emitidos e Cheques a Pagar e serão vistos a seguir.
3.3.1 Cheques Emitidos
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O Linx Postos AutoSystem® fornecerá controle dos cheques troco emitidos e recebidos pelo estabelecimento, disponibilizando as rotinas de emissão, gerenciamento e devolução de cheques através do menu Financeiro do módulo Gerencial. Estas rotinas movimentarão diretamente o financeiro e deverão ser executadas corretamente.
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Para utilizar as rotinas de cheque troco será necessário configurar as permissões de acesso no módulo Gerencial.
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As configurações para funcionamento das rotinas de cheque troco devem ser realizadas no módulo Gerencial e serão descritas nos próximos capítulos.
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As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > aba Configurações. A seguir lista das permissões disponíveis:
- Cheque Troco > Permite alterar a finalidade dos lotes de cheque;
- Configurações > Aceitar cheque com CMC7 inválido;
- Configurações > Aceitar cheques de terceiros;
- Contas a Pagar > Impressão de cheques;
- Crédito > Consulta de Crédito > Lançamento para cheques devolvidos;
- Relatórios > Relatórios de cheques;
- Relatórios > Relatório de gerência de cheque troco;
- Relatórios > Relatório de posição geral de cheques;
- Relatórios > Relatório de vendas com cheque recebido.
Conforme exemplo a seguir:
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O cadastro de Bancos, juntamente com o cadastro de conta corrente, é utilizado para controlar as movimentações de cheque troco, depósitos e cobrança bancária. Após um banco ser cadastrado, este poderá ser vinculado a vários cadastros no sistema.Para cadastrar o banco ao qual os cheques troco pertencerão, acessar o menu Cadastros > Tabelas > Bancos.
Clique no botão Novo e preencha com os dados:
- Código: informar o código correto da instituição financeira. O código de cada banco poderá ser encontrado no website da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos);
- Nome: informar o nome da instituição financeira.
Para informações referentes ao cadastro de bancos no sistema, acessar o manual Cadastros- Tabelas, capítulo Bancos.
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Para funcionamento das rotinas de cheque troco no sistema, será necessário configurar contas específicas no plano de contas referentes a Cheques emitidos e Cheques a Pagar e serão vistos a seguir.
3.3.1 Cheques Emitidos
Estas contas possuirão a numeração 1.9 e serão criadas dentro da opção Ativo. As contas de cheques devem ser criadas para cada banco cadastrado no sistema. Poderão ser cadastradas também para cada conta corrente.
- 1.9 – Cheques emitidos: conta pai dos cheques que serão controlados pelo Caixa Administrativo;
- 1.9.1 – Cheques emitidos: cheques emitidos que estão em posse do posto ou da rede de postos, ou seja, que não foram dados a clientes e não são considerados como débito na conta do banco;
Acessar o menu Cadastros > Plano de Contas clicar em Novo, preencher os dados referentes à conta e Confirmar. Após o cadastro, a conta irá compor o plano de contas e será apresentada conforme a seguir:
Para informações referentes a essas contas, acessar o manual Caixa Administrativo.
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Estas contas possuirão a numeração 2.1.5 e serão criadas dentro da opção Passivo. As contas de cheques a pagar devem ser criadas para cada banco cadastrado no sistema . Poderão e poderão ser cadastradas também para cada conta corrente.
Aviso |
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Os números das contas acima citadas para Cheque Emitidos (1.9 |
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Acessar o menu Cadastros > Plano de Contas clicar em Novo, preencher os dados referentes à conta e Confirmar. Após o cadastro, a conta irá compor o plano de contas e será apresentada conforme a seguir:
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Para informações referentes a essas contas, acessar o manual Caixa Administrativo.
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Estas contas possuirão a numeração 2.1.5 e serão criadas dentro da opção Passivo. As contas de cheques a pagar devem ser criadas para cada banco cadastrado no sistema e poderão ser cadastradas também para cada conta corrente.
Aviso |
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Os números das contas acima citadas para Cheque Emitidos (1.9) e Cheques a Pagar (2.1.5) poderão variar. |
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Será possível cadastrar contas correntes utilizadas pelo estabelecimento através do menu Cadastros > Tabelas > Contas Correntes. Será exibida a tela a seguir:
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Para funcionamento das rotinas de cheque troco será necessário cadastrar motivos de movimentação no sistema. Acessar o menu Cadastros > Motivos de movimentação.
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) e Cheques a Pagar (2.1.5) poderão variar. |
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Será possível cadastrar contas correntes utilizadas pelo estabelecimento através do menu Cadastros > Tabelas > Contas Correntes. Será exibida a tela a seguir:
Para informações referentes às configurações de conta corrente, acessar o manual Cadastros - Tabelas, capítulo Contas Correntes.
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Para funcionamento das rotinas de cheque troco será necessário cadastrar motivos de movimentação no sistema. Acessar o menu Cadastros > Motivos de movimentação.
Será exibida a tela a seguir:
Para mais informações sobre motivos de movimentação, acessar o manual Cadastros, capítulo Motivos de movimentação.
Para informações referentes às formas de pagamentos de cheques, acessar o manual Controle de Cheques, capítulo Motivos de Movimentação.
Aviso |
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Para todo motivo de movimentação de forma de pagamento criado no sistema, será necessário criar seu motivo de movimentação de forma de baixa. |
A seguir serão descritos os motivos de movimentação a serem criados.
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Para executar as rotinas de cheque troco será necessário criar o motivo de movimentação Cheque Troco. Ao clicar no botão Novo, será exibida a tela a seguir:
Para mais informações sobre motivos de movimentação, acessar o manual Cadastros, capítulo Motivos de movimentação.
Para informações referentes às formas de pagamentos de cheques, acessar o manual Controle de Cheques, capítulo Motivos de Movimentação.
Aviso |
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Para todo motivo de movimentação de forma de pagamento criado no sistema, será necessário criar seu motivo de movimentação de forma de baixa. |
A seguir serão descritos os motivos de movimentação a serem criados.
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Para executar as rotinas de cheque troco será necessário criar o motivo de movimentação Cheque Troco. Ao clicar no botão Novo, será
Preencher os campos:
- Conta debitar: informar uma conta Caixa (PDV);
- Conta creditar: informar a conta Cheques a Pagar.
No filtro Tipo movto selecionar a opção Forma de Troco. Na Opção Tipo movto marcar a opção Forma Troco.
Na aba Informações, no filtro Informações adicionais, selecionar a opção Cheque Troco, conforme imagem a seguir:
Após, clicar no botão Salvar para registrar as configurações.
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Geralmente o responsável pelos cheques emitidos no estabelecimento é o gerente do posto. Portanto, será necessário criar o cargo em questão e vinculá-lo ao funcionário.
Acessar o menu Cadastros > Tabelas > Geral > Cargos. Será exibida a tela a seguir:
Preencher os campos:
- Conta debitar: informar uma conta Caixa (PDV);
- Conta creditar: informar a conta Cheques a Pagar.
No filtro Tipo movto selecionar a opção Forma de Troco. Na Opção Tipo movto marcar a opção Forma Troco.
Na aba Informações, no filtro Informações adicionais, selecionar a opção Cheque Troco
Para informações referentes às configurações de cargos, acessar o manual Cadastros Tabelas, capítulo Cargos.
Após incluir o cargo, acessar o menu Cadastro > Funcionários. Selecionar o funcionário desejado e preencher o campo Cargo com o cargo criado, conforme imagem a seguir:
Após, clicar Clicar no botão Salvar para registrar as configuraçõesalterações.
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Geralmente o responsável pelos cheques emitidos no estabelecimento é o gerente do posto. Portanto, será necessário criar o cargo em questão e vinculá-lo ao funcionário.
Acessar o menu Cadastros > Tabelas > Cargos. Será exibida a tela a seguir:
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Para informações referentes às configurações de cargos, acessar o manual Cadastros Tabelas, capítulo Cargos.
Após incluir o cargo, acessar o menu Cadastro > Funcionários. Selecionar o funcionário desejado e preencher o campo Cargo com o cargo criado, conforme imagem a seguir:
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Clicar no botão Salvar para registrar as alterações.
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Para cada conta de caixa ADM, será necessário associar à sua respectiva conta cheque. Para isso, acessar a rotina Configurações > Parâmetros > Caixas ADM, e realizar a associação da conta gerente com a conta cheque. A janela possui os seguinte os campos:
- Conta: selecionar a conta caixa ADM do posto;
- Conta Che.: selecionar a conta cheque do gerente para a conta caixa ADM;
- Responsável: selecionar o gerente responsável pela conta cheque.Essa configuração deve ser realizada para cada conta caixa ADM da rede de empresas, ou seja, cada filial deve ter vinculado a sua conta caixa ADM uma conta cheque e um gerente responsável.
Para funcionamento das rotinas de Recebimento de Lotes será necessário realizar algumas configurações no caixa ADM do estabelecimento. Para isso, acessar o menu Configurações > Parâmetros > Caixa ADM.
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- Novo: permitirá adicionar configurações;
- Editar: permitirá editar as configurações;
- Excluir: permitirá excluir configurações;
- Fechar: permitirá fechar a tela.
Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:
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Para informações referentes à configuração do Caixa ADM, acessar o manual Caixa Administrativo, capítulo Caixas ADM.
Aviso |
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Será necessário vincular o gerente do posto na guia Responsáveis para poder realizar a rotina de Recebimento de Lotes. |
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Para funcionamento das rotinas de Entregar Cheque Troco Para Operador de Caixa será necessário realizar uma configuração nos parâmetros do PDV. Para isso, acessar o menu Configurações > Parâmetros > Caixas Pontos de Venda. Será exibida a tela a seguir:
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Aviso |
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Ao vincular a conta cheque na configuração de caixa a mesma somente irá aparecer se a mesma estiver vinculada nas contas da configuração de empresa. |
Para mais informações referentes aos parâmetros do Caixa Ponto de Venda, acessar o manual Caixa – Visão Geral, capítulo Configurações do Caixa.
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As rotinas do menu Cheques Emitidos permitirão a emissão e gerenciamento de cheques no sistema. Estas rotinas movimentarão diretamente o financeiro do estabelecimento e deverão ser executadas corretamente.
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7 Caixa ADM
Para cada conta de caixa ADM, será necessário associar à sua respectiva conta cheque. Para isso, acessar a rotina Configurações > Parâmetros > Caixas ADM, e realizar a associação da conta gerente com a conta cheque. A janela possui os seguinte os campos:
- Conta: selecionar a conta caixa ADM do posto;
- Conta Che.: selecionar a conta cheque do gerente para a conta caixa ADM;
- Responsável: selecionar o gerente responsável pela conta cheque. Essa configuração deve ser realizada para cada conta caixa ADM da rede de empresas, ou seja, cada filial deve ter vinculado a sua conta caixa ADM uma conta cheque e um gerente responsável.
Para funcionamento das rotinas de Recebimento de Lotes será necessário realizar algumas configurações no caixa ADM do estabelecimento. Para isso, acessar o menu Configurações > Parâmetros > Caixa ADM.
Esta tela possui os botões:
- Novo: permitirá adicionar configurações;
- Editar: permitirá editar as configurações;
- Excluir: permitirá excluir configurações;
- Fechar: permitirá fechar a tela.
Ao clicar no botão Novo, a tela a seguir será exibida:
Para informações referentes à configuração do Caixa ADM, acessar o manual Caixa Administrativo, capítulo Caixas ADM.
Aviso |
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Será necessário vincular o gerente do posto na guia Responsáveis para poder realizar a rotina de Recebimento de Lotes. |
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Para funcionamento das rotinas de Entregar Cheque Troco Para Operador de Caixa será necessário realizar uma configuração nos parâmetros do PDV. Para isso, acessar o menu Configurações > Parâmetros > Caixas Pontos de Venda. Será exibida a tela a seguir:
Selecionar a conta PDV desejada e clicar no botão Editar. A tela a seguir será exibida:
Na aba Configurações, será necessário preencher o campo Conta cheque com a conta de Cheques PDV criada no plano de contas anteriormente (no exemplo acima 1.9.5.1 CHEQUE PDV).
Aviso |
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Ao vincular a conta cheque na configuração de caixa a mesma somente irá aparecer se a mesma estiver vinculada nas contas da configuração de empresa. |
Para mais informações referentes aos parâmetros do Caixa Ponto de Venda, acessar o manual Caixa – Visão Geral, capítulo Configurações do Caixa.
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As rotinas do menu Cheques Emitidos permitirão a emissão e gerenciamento de cheques no sistema. Estas rotinas movimentarão diretamente o financeiro do estabelecimento e deverão ser executadas corretamente.
Para executá-la, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Cheques > Cheques Emitidos. Contempla as rotinas de emissão de cheques, cheque troco, recebimento de lotes, recolhimento do caixa e conciliação de cheques. Serão detalhadas nos capítulos a seguir as rotinas relacionadas a cheque troco.
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Após realizar as configurações, o sistema permitirá lançar cheques troco através do menu Financeiro. Para isso, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Cheques > Cheques Emitidos . Contempla as rotinas de emissão de cheques, cheque troco, recebimento de lotes, recolhimento do caixa e conciliação de cheques. Serão detalhadas nos capítulos a seguir as rotinas relacionadas a cheque troco.
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Após realizar as configurações, o sistema permitirá lançar cheques troco através do menu Financeiro. Para isso, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Cheques > Cheques Emitidos > Emissão de Cheque Troco.
Será exibida a tela a seguir:
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Esta tela possui os campos:
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> Emissão de Cheque Troco.
Será exibida a tela a seguir:
Esta tela possui os campos:
- Conta corrente: informar a conta corrente que será utilizada para a emissão do cheque troco;
- Data emissão: informar a data de emissão do cheque troco;
- Número: informar o número do cheque troco;
- Valor: informar o valor do cheque troco;
- Quantidade: informar a quantidade de cheques a serem emitidos;
- Nominal a: informar a quem o cheque troco será entregue.
Após cadastrar o cheque, clicar no botão Salvar. Ao registrar o último cheque, clicar no botão Fechar para que a tela com a relação dos cheques a serem impressos seja exibida, conforme imagem a seguir:
Informar a conta corrente, selecionar os cheques e clicar no botão Imprimir frente – F10. Caso seja necessário imprimir o verso do cheque, clicar no botão Imprimir verso – F11.
Ao clicar no botão Fechar - ESC o sistema questionará se deseja enviar os cheques para o gerente, conforme imagem abaixo:
Selecionar a opção desejada para encerrar a rotina. Caso seja selecionada a opção Sim, seguir os passos do próximo capítulo.
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Ao registrar um cheque troco será possível entregá-lo ao gerente do posto. Para realizar essa entrega, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Cheques > Cheques Emitidos > Entrega de Cheque Troco para gerente.
Será exibida a tela a seguir:
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- Número inicial: informar o número do cheque que iniciará a consulta;
- Número final: informar o número do cheque que finalizará a consulta;
- Conta corrente: informar a conta corrente utilizada na emissão dos cheques troco.
Ao informar os filtros, clicar no botão Confirmar e então a tela a seguir será exibida:
Após o passo 4.1 o sistema apresentará a imagem abaixo:
Nesta tela será possível visualizar os cheques de acordo com os filtros informados.
Esta tela possui os botões:
- Adicionar: permitirá adicionar cheques troco à relação exibida;
- Excluir: permitirá excluir os cheques troco selecionados da relação exibida;
- Limpar: permitirá remover todos os cheques troco da relação exibida;
- Selecionar: permitirá selecionar todos os cheques troco, nenhum ou inverter a seleção atual.
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Após informar os campos, clicar no botão Confirmar e a seguinte mensagem será exibida:
Ao confirmar a mensagem, o sistema exibirá a mensagem a seguir:
Selecionar a opção desejada e a rotina será finalizada.
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Será possível gerenciar as informações relacionadas aos cheques troco, além de ser possível editar, excluir, entregar ao gerente e incluir cheques troco. Para utilizar esta rotina acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Cheques > Cheques Emitidos > Gerenciamento de Cheque Troco.
Será exibida a tela a seguir:
A guia Parâmetros para exibição dos cheques possui os seguintes filtros:
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- Fechar: permitirá fechar a tela de gerenciamento de cheques troco.
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O responsável pelo cheque troco deverá registrar seu recebimento. Para realizar esse recebimento, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Cheques > Cheques Emitidos > Recebimento de Lote.
Será exibida a tela a seguir:
Esta tela possui os campos:
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Após preencher os filtros, clicar no botão Confirmar.
Caso o lote informado não for destinado ao usuário atual do sistema, será exibida a questão a seguir:Caso não desejar continuar com o recebimento do lote, clicar no botão Não. Caso desejar recebê-lo, clicar no botão Sim.
Ao clicar no botão Sim, será exibida a tela a seguir:
Esta tela possui os botões:
- Adicionar: permitirá adicionar cheques troco ao lote;
- Excluir: permitirá excluir cheques troco selecionados;
- Limpar: permitirá remover todos os cheques troco da relação exibida.
Após configurar os cheques troco, clicar no botão Confirmar. O sistema exibirá a tela a seguir:
Para confirmar, clicar no botão Sim. Será exibido o seguinte aviso:
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O responsável pelo cheque troco deverá realizar sua entrega para o caixa. Para realizar essa entrega, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Cheques > Cheques Emitidos > Entrega de Cheque Troco para Operador de caixa.
Será exibida a tela a seguir:
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Para imprimir o comprovante de entrega, clicar no botão Sim. Clicar no botão Não encerrará a rotina sem efetuar a impressão.
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O gerente do estabelecimento poderá realizar a devolução dos cheques troco para o financeiro. Para realizar a devolução, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Cheques > Cheques Emitidos > Devolução para o Financeiro.
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Confirmar a mensagem para que o sistema realize a impressão do comprovante de devolução de cheque troco para o financeiro.
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Para realizar o recolhimento dos cheques troco do caixa, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Cheques > Cheques Emitidos > Recolhimento do caixa. Será exibida a tela a seguir:
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Clicar no botão Sim para confirmar o recolhimento dos cheques troco do caixa. O sistema exibirá a seguinte mensagem:
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Será possível gerenciar as informações relacionadas aos lotes de cheques através do módulo Gerencial > Financeiro > Cheques > Cheques Emitidos > Gerenciamento de Lote de Cheque.
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Clicar no botão Sim. O sistema exibirá a seguinte mensagem:
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A rotina Conciliação de Cheques tem como objetivo processar o extrato da conta corrente, registrar automaticamente a compensação dos cheques que foram entregues a clientes e verificar se as informações de compensação do cheque estão de acordo com as suas informações de emissão. Para utilizar essa rotina, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Cheques > Cheques Emitidos > Conciliação de Cheques.
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Ao clicar no botão Sim, o arquivo será processado e ao finalizar será exibido um relatório com as informações do processamento, conforme imagem a seguir:
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Os relatórios são uma importante ferramenta para a tomada de decisões. O Linx Postos AutoSystem® possui alguns relatórios que auxiliarão no controle de cheques troco emitidos. Nos próximos tópicos serão detalhados os relatórios disponíveis para essas rotinas.
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O relatório de Gerência de cheque troco exibirá as informações referentes à emissão e situação de cheques troco no sistema.
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Após preencher os filtros, clicar no botão Visualizar. O relatório será exibido conforme imagem a seguir:
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O relatório de Posição geral de cheques exibirá a localização e valores dos cheques troco emitidos pelo sistema.
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Após preencher os filtros, clicar no botão Visualizar. O relatório será exibido conforme a imagem a seguir:
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O relatório de Relação de cheques apresentará as informações referentes aos cheques recebidos ou emitidos para a conta selecionada.
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