Configuração Expandir |
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No Itec Suíte foi criada a tela para realizar a configuração da Integração Super Troco, onde será possível realizar configurações distintas por filial ou ainda de forma padrão, que deixará deixarão todas as filiais com a mesma configuração do Super Troco. Nesta tela é possível observar as abas "Cadastro", "Filial" e "Auditoria", para acessar a tela, siga o caminho: Itec Suíte > Movimentação > Integração > Super Troco |
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Figura 01 - Cadastro
Na tela acima, na aba "Cadastro", podemos observar os seguintes campos e botão: - Campo "Código": Ao preencher o campo com o código da Integração Super Troco, o sistema trará as informações correspondentes à configuração deste código. Caso seja inserido um código inexistente, abrirá ama tela onde será possível realizar a pesquisa do código configurado.
- Botão "Consultar": Ao clicar no botão Image Removed " Image Added Consultar", será possível realizar a consulta das configurações realizadas referente a Integração Super Troco.
- Campo "Descrição": Neste campo, será possível informar ou nomear a configuração a ser realizada para Integração Super Troco.
- Campo "Status": Por padrão este campo está como "Ativado", ao clicar sobre este campo, será possível "Inativar" a a configuração Super Troco anteriormente realizada, uma vez a configuração sendo inativada, o sistema não ativará a integração para as filiais vinculadas.
Nota |
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Cada cliente recebe um usuário e senha para autenticação. |
Nos campos abaixo, serão apresentadas informações que a própria Super Troco irá repassar para serem utilizados nos processos de comunicação: - Usuário Super Troco: Este campo apresentará a identificação do usuário/filial.
- Campo Senha Super Troco: Campo com a senha para acesso Super Troco.
- Campo URL Comunicação Super Troco: Campo para informar a URL de comunicação Super Troco.
- Campo PIN Controle: Código PIN de controle repassado pelo time da Super Troco.
No campo abaixo, será utilizado para controle interno: - Campo Fornecedor para Vinculo Super Troco: Campo para vincular um fornecedor cadastrado no ITEC para registro de valores, onde haverá um valor direcionado para Super Troco, o sistema irá vincular esse valor ao fornecedor para acesso a relatórios, conferência e poder controlar valores gerados pela Super troco..
Para realizar a configuração é possível observar no campo "Configuração" as seguintes opções: - Habilita o Super troco: ao selecionar esta opção, a Integração Super Troco é ativada na loja.
- Aceitar/Rejeitar a oferta no PinPad: esta opção ao ser selecionada, a oferta do Super Troco será encaminhada para o PinPad, disponibilizando para escolha por parte do cliente.
- Operação de Troco: através desta opção, o Super Troco poderá ser utilizado na modalidade de pagamento em dinheiro quando houver troco na venda.
- Outas opções de meios de pagamento: através desta opção o Super Troco poderá ser usado em outros meios de pagamentos (Cartão - QrLinx - Pix). Para esses casos a Super Troco sugere um acréscimo (arredondamento para mais) ao valor que o cliente está pagando, para que o cliente possa investir esse valor, na aquisição de um número para poder participar das premiações da Super Troco.
- Alerta Cancelamento: ao selecionar esta opção, será ativado o alerta para processo de cancelamento de venda, tendo em vista que um cancelamento para vendas integradas ao Super Troco, deve ocorrer no mesmo dia (porque se o sorteio ocorrer no dia seguinte, o cliente for ou não sorteado ele não poderá solicitar cancelamento para venda, por que ele já participou do sorteio). O cliente deverá ser orientado referente ao cancelamento da venda somente poder ocorrer no mesmo dia, caso ele faça parte do programa Super Troco.
- Timeout gateway: está opção será informado o tempo em segundos da conexão que ficará aguardando o retorno.
Nesta mesma tela, ainda será possível observar os botões: - Limpar tela: ao clicar será removido todas as informações dos campos.
- Salvar: irá salvar as informações dos campos que foram preenchidas.
Na tela de configuração Super Troco, pode-se observar aba "Filial" que possibilita a seleção de filiais, é possível vincular uma ou mais filiais ao Super Troco, as filiais selecionadas deverão estar ligadas à configuração Super Troco.
Figura 02 - Filial
Na tela acima, na aba "Filial", é possível realizar a pesquisa para seleção das filiais, serão apresentadas na grid informações como " Código", "UF", "Nome Fantasia", ainda será possível a opção para marcar a filial caso o usuário queira deletar filial da configuração. Uma filial pode estar vinculada a somente uma configuração Super Troco ativa. Ao inativar uma configuração Super Troco, desvincular todas as filiais desta configuração. Será possível também adicionar filiais à configuração Super Troco, para isso clique sobre o botão (como pode ser observado na Figura 2), será aberta uma tela padrão de seleção de filiais, após seleção as mesmas aparecerão na grid.
Figura 03 - Adicionar Vínculo Filial a Super Troco
Na tela de configuração Super Troco, pode-se observar aba "Auditoria", nesta aba serão apresentadas as regras de filtros com resultado em grid para que o usuário possa validar as movimentações realizadas via integração, como mostra imagem abaixo.
Figura 04 - Auditoria
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Vendas no PDV com a Integração Super Troco Expandir |
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Se a filial estiver com as configurações "Habilitar o Super Troco" e "Operação de Troco" ativadas e o valor do troco na venda for maior do que R$ 0,10 (dez centavos), ao finalizar a venda, será realizada a comunicação com Super Troco para validação e apresentação do programa para o cliente. Este processo ocorrerá quando usuário fechar a venda (F2 na tela de recebimento). Quando a venda for na modalidade "Pagamento em Cartão", e para filial estiver com as configurações "Habilitar o Super Troco" e "Outras opções de meio de pagamento" ativadas, será realizada a comunicação com Super Troco para validação e apresentação do programa para o cliente. Este processo ocorrerá quando usuário clicar em na opção "F5-Cartão" e a tela de recebimento em cartão será aberta. Dessa forma, ao realizar a venda, será mostrada a tela de mensagem no PinPad conforme os valores da mesma:
Figura 05 - Mensagem para Conversão de Troco
Caso cliente opte por converter os pontos (SIM), será apresentado o valor selecionado como Super Troco na tela de recebimento. Aguarde o cliente seguir para o processo de finalização da venda (F2). Caso o cliente opte por NÃO converter os pontos, o fluxo da venda seguirá normalmente, sem a integração com o Super Troco. Se o cliente optar por OUTRAS, será apresentada na tela as demais opções de planos para o Super Troco, conforme imagem abaixo:
Figura 06 - Outras Opções.
Após o cliente selecionar uma das opções e clicar no botão SIM, será apresentado o valor selecionado como Super Troco na tela de recebimento (Figura 08). Aguarde o cliente seguir para o processo de finalização da venda (F2). Ao selecionar a opção NÃO, o fluxo da venda seguirá normalmente, sem a integração com o Super Troco. Após cliente optar em seguir com a Super Troco, caso a opção 'Alerta Cancelamento' esteja ativada na tela de configuração (Figura 01), será apresentada uma mensagem ao usuário informando que o cancelamento de uma venda junto à Super Troco só pode ocorrer no mesmo dia da venda:
Figura 07 - Mensagem.
Clicando em Seguir, o processo de venda integrada com a Super Troco segue normalmente. Clicando em Abortar, o processo de venda segue normalmente, mas sem a integração com Super Troco.
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Fechamento de Vendas com a Integração Super Troco Expandir |
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Uma vez obtido o retorno e o cliente tenha optado em fazer parte do projeto Super Troco, o valor será abatido do troco (no caso do valor que o cliente optou não seja o valor integral) e o mesmo será presentado no campo 'Super Troco', conforme imagem abaixo:
Figura 08 - Recebimentos
Nota |
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Quando a modalidade for Cartão, será apresentado o valor de troco escolhido no campo 'SuperTroco' e este valor deve ser somado ao valor da venda. Mesmo processo hoje utilizado para doação. |
Figura 09 - Recebimento em Cartão
Ao final da venda, será encaminhada a confirmação do processo de venda ao Super Troco. Nota |
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Se na venda forem utilizadas duas formas de pagamento, a integração com Super Troco deve acontecer na ultima forma utilizada. |
Uma vez que usuário optou em seguir com o programa Super Troco, é necessário captar o CPF do cliente. Esta captura deve ser feita no PIN-PAD do PDV assim que cliente seguir com fechamento da venda na tela de recebimento (Confirma (F2)). Na tela de Recebimento em Cartão (Figura 09), a captura do CPF do cliente deve ser feita logo ao clicar em 'Iniciar Pagamento'. Dica |
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Se o cliente já for identificado no sistema (CRM ou Cliente Cadastrado), é possível utilizar o CPF já cadastrado para apresentar no PIN-PAD. Porém, caso o cliente queira trocar o CPF, também será possível. |
Aviso |
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Caso farmácia não tenha PIN-PAD, será aberto um Pop-up para a digitação do CPF do cliente. |
Uma vez aprovada a transação, será apresentada uma mensagem em tela para a impressão de um comprovante não fiscal.
Figura 10 - Impressão do Comprovante
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Cancelamento de uma Venda Super Troco Expandir |
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Figura 11 - Mensagem de cancelamento.
Aviso |
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É importante ressaltar que uma venda com integração junto ao programa Super Troco só pode ser cancelada no mesmo dia e no mesmo caixa de de forma integral. Passando este dia, pode-se fazer a devolução do produto pelo processo do retaguarda. |
Para o processo de devolução (F11) no PDV, é preciso executar a chamada de cancelamento. A transação de cancelamento e idêntica à de desfazimento, mudando apenas a informação na tag [generico] para informar o motivo real da transação, que pode ser um cancelamento após uma venda ou um desfazimento por falha. Exemplo:- <generico:=CANCELAMENTO> refere-se a um cancelamento posterior a uma venda já finalizada. Utilizar este caso cliente queira cancelar a venda, mas já tem cupom impresso;
- <generico:=DESFAZIMENTO> refere-se a um desfazimento ocorrido por falha em algum dos processos. Utilizar este quando cupom fiscal não estiver sido impresso;
Caso o retorno no campo seja diferente de 'VENDA CANCELADA', apresentada uma mensagem em tela com a opção do usuário tentar novamente ou abortar o cancelamento da venda. Uma vez aprovada a transação, será apresentada uma mensagem para a impressão de um comprovante não fiscal. Abaixo segue instruções para impressão.
Figura 12 - Comprovante de cancelamento.
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Relatório Super Troco Expandir |
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Foi criado um novo relatório no Módulo Financeiro para possibilitar a visualização das interações realizadas junto ao Super Troco.
Image RemovedImage Added Figura 13 - Relatório Super Troco
Dica |
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As mesmas informações estão disponíveis no módulo Itec Suite, na tela de Configuração > aba Auditoria. |
Para gerar o relatório, foi acrescentado na tela o filtro de Data Inicio e Data Fim. Com estas datas, é possível filtrar o período da venda. Nessa tela existe também o campo para seleção de Filiais, e botão para filtro de filiais. Após selecionar os filtros acima, será apresentada a grade contendo as seguintes informações: - Filial: Filial a qual fez a venda integrada ao Super Troco;
- Nr. COO: Número/código da venda;
- Caixa: Caixa que fez a venda;
- Data Venda: Data da venda;
- Valor Total: Valor total da venda;
- Valor SuperTrocoSuper Troco: Valor destinado à integração Super Troco;
- Usuário: Usuário PDV no ato da venda;
Acima da grade está disponível o botão. Abaixo da grade existem dois campos contendo totalizadores de valores de venda e valores integrados ao Super Troco.
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Fechamento de Caixa Expandir |
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Na tela de PDV-Fechamento de caixa, do módulo Financeiro, acessado pelo atalho Fechamento de Caixa > Venda/Fechamento > Fechamento de Caixa > Fechamento de Caixa, foram acrescentadas informações de valores que fizeram parte do projeto/integração Super Troco e somar estes valores junto à informação apresentada no campo 'Recebimentos Diversos em Dinheiro', conforme o exemplo abaixo:
Figura 14 - Fechamento de Caixa
Ao clicar no botão , o sistema gera o relatório contendo informações sobre os recebimentos, incluindo as informações sobre o Super Troco.
Figura 15 - Resumo dos Recebimentos - Super Troco
Na tela de PDV - Boletim de Caixa por Operador, do módulo Financeiro, acessado pelo atalho Fechamento de Caixa > Venda/Fechamento > Fechamento de Caixa > Impressões > Boletim de Caixa por Operador. Ao gerar o boletim, são incluídas as informações sobre o Super Troco.
Figura 16 Boletim de Caixa por Operador
- Em Recebimentos Diversos, foi incluída uma linha com o nome Super Troco, totalizando o valor;
- No campo Valor Dinheiro Recbto. Diversos, é somado o valor do Super Troco;
- Em Acerto com Tesouraria, é somado o valor do Super Troco no campo Dinheiro Recbto. DIV;
- É somado o valor de Super Troco no campo RECEBIMENTO DIVERSOS NÃO FISCAL;
Também foram incluídas informações sobre o Super Troco na tela de Consulta vendas por operador de caixa, do módulo PDV, acessado pelo atalho Movimentação > Consulta vendas por operador de caixa, conforme o exemplo abaixo:
Figura 17 - Consulta por Operador
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