Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Informações

Super Troco é uma plataforma que permite aos clientes acumular valores, seja parte de forma parcial ou integral do valor do troco ou o total, convertendo-os em entradas para sorteios e a possibilidade de concorrer a prêmios em dinheiro.

Esse projeto tem como objetivo realizar a integração com sistema Super Troco.

Pré-requisitos

Aplicação

Versão

Itec Suíte4.11.10.01
Financeiro4.11.10.03
PDV4.11.10.04

Integração Super Troco

Extrair

Configuração 
Âncora
config
config

Expandir

No Itec Suíte foi criada a tela para realizar a configuração da Integração Super Troco, onde será possível realizar configurações distintas por filial ou ainda de forma padrão, que deixará deixarão todas as filiais com a mesma configuração do Super Troco.

Nesta tela é possível observar as abas "Cadastro", "Filial" e "Auditoria", para acessar a tela, siga o caminho:

Itec Suíte > Movimentação > Integração > Super Troco


Figura 01 - Cadastro


Na tela acima, na aba "Cadastro", podemos observar os seguintes campos e botão:

  • Campo "Código": Ao preencher o campo com o código da Integração Super Troco, o sistema trará as informações correspondentes à configuração deste código. Caso seja inserido um código inexistente, abrirá ama tela onde será possível realizar a pesquisa do código configurado.
  • Botão "Consultar": Ao clicar no botão image-2024-4-11_16-29-3.pngImage Removed " Image Added Consultar", será possível realizar a consulta das configurações realizadas referente a Integração Super Troco.
  • Campo "Descrição": Neste campo, será possível informar ou nomear a configuração a ser realizada para Integração Super Troco.
  • Campo "Status": Por padrão este campo está como "Ativado", ao clicar sobre este campo, será possível "Inativar" a  a configuração Super Troco anteriormente realizada, uma vez a configuração sendo inativada, o sistema não ativará a integração para as filiais vinculadas.


Nota

Cada cliente recebe um usuário e senha para autenticação.


Nos campos abaixo, serão apresentadas informações que a própria Super Troco irá repassar para serem utilizados nos processos de comunicação:

  • Usuário Super Troco: Este campo apresentará a identificação do usuário/filial.
  • Campo Senha Super Troco: Campo com a senha para acesso Super Troco.
  • Campo URL Comunicação Super Troco: Campo para informar a URL de comunicação Super Troco.
  • Campo PIN Controle: Código PIN de controle repassado pelo time da Super Troco.


No campo abaixo, será utilizado para controle interno:

  • Campo Fornecedor para Vinculo Super Troco: Campo para vincular um fornecedor cadastrado no ITEC para registro de valores, onde haverá um valor direcionado para Super Troco, o sistema irá vincular esse valor ao fornecedor para acesso a relatórios, conferência e poder controlar valores gerados pela Super troco..


Para realizar a configuração é possível observar no campo "Configuração" as seguintes opções:

  • Habilita o Super troco: ao selecionar esta opção, a Integração Super Troco é ativada na loja.
  • Aceitar/Rejeitar a oferta no PinPad: esta opção ao ser selecionada, a oferta do Super Troco será encaminhada para o PinPad, disponibilizando para escolha por parte do cliente.
  • Operação de Troco: através desta opção, o Super Troco poderá ser utilizado na modalidade de pagamento em dinheiro quando houver troco na venda.
  • Outas opções de meios de pagamento: através desta opção o Super Troco poderá ser usado em outros meios de pagamentos (Cartão - QrLinx - Pix). Para esses casos a Super Troco sugere um acréscimo (arredondamento para mais) ao valor que o cliente está pagando, para que o cliente possa investir esse valor, na aquisição de um número para poder participar das premiações da Super Troco.
  • Alerta Cancelamento: ao selecionar esta opção, será ativado o alerta para processo de cancelamento de venda, tendo em vista que um cancelamento para vendas integradas ao Super Troco, deve ocorrer no mesmo dia (porque se o sorteio ocorrer no dia seguinte, o cliente for ou não sorteado ele não poderá solicitar cancelamento para venda, por que ele já participou do sorteio). O cliente deverá ser orientado referente ao cancelamento da venda somente poder ocorrer no mesmo dia, caso ele faça parte do programa Super Troco.
  • Timeout gatewayestá opção será informado o tempo em segundos da conexão que ficará aguardando o retorno.

Nesta mesma tela, ainda será possível observar os botões:

  • Limpar tela: ao clicar será removido todas as informações dos campos.
  • Salvar: irá salvar as informações dos campos que foram preenchidas.


Na tela de configuração Super Troco, pode-se observar aba "Filial" que possibilita a seleção de filiais, é possível vincular uma ou mais filiais ao Super Troco, as filiais selecionadas deverão estar ligadas à configuração Super Troco.


Figura 02 - Filial


Na tela acima, na aba "Filial", é possível realizar a pesquisa para seleção das filiais, serão apresentadas na grid informações como " Código", "UF", "Nome Fantasia", ainda será possível a opção para marcar a filial caso o usuário queira deletar filial da configuração.

Uma filial pode estar vinculada a somente uma configuração Super Troco ativa.

Ao inativar uma configuração Super Troco, desvincular todas as filiais desta configuração.

Será possível também adicionar filiais à configuração Super Troco, para isso clique sobre o botão (como pode ser observado na Figura 2), será aberta uma tela padrão de seleção de filiais, após seleção as mesmas aparecerão na grid.

Figura 03 - Adicionar Vínculo Filial a Super Troco


Na tela de configuração Super Troco, pode-se observar aba "Auditoria"nesta aba serão apresentadas as regras de filtros com resultado em grid para que o usuário possa validar as movimentações realizadas via integração, como mostra imagem abaixo.

Figura 04 - Auditoria


Vendas no PDV com a Integração Super Troco 
Âncora
vendas
vendas

Expandir

Se a filial estiver com as configurações "Habilitar o Super Troco" e "Operação de Troco" ativadas e o valor do troco na venda for maior do que R$ 0,10 (dez centavos), ao finalizar a venda, será realizada a comunicação com Super Troco para validação e apresentação do programa para o cliente.

Este processo ocorrerá quando usuário fechar a venda (F2 na tela de recebimento).

Quando a venda for na modalidade "Pagamento em Cartão", e para filial estiver com as configurações "Habilitar o Super Troco" e "Outras opções de meio de pagamento" ativadas, será realizada a comunicação com Super Troco para validação e apresentação do programa para o cliente. Este processo ocorrerá quando usuário clicar em na opção "F5-Cartão" e a tela de recebimento em cartão será aberta.

Dessa forma, ao realizar a venda, será mostrada a tela de mensagem no PinPad conforme os valores da mesma:


Figura 05 - Mensagem para Conversão de Troco


Caso cliente opte por converter os pontos (SIM), será apresentado o valor selecionado como Super Troco na tela de recebimento.

Aguarde o cliente seguir para o processo de finalização da venda (F2).

Caso o cliente opte por NÃO converter os pontos, o fluxo da venda seguirá normalmente, sem a integração com o Super Troco.

Se o cliente optar por OUTRAS, será apresentada na tela as demais opções de planos para o Super Troco, conforme imagem abaixo:


Figura 06 - Outras Opções.


Após o cliente selecionar uma das opções e clicar no botão SIM, será apresentado o valor selecionado como Super Troco na tela de recebimento (Figura 08).

Aguarde o cliente seguir para o processo de finalização da venda (F2).

Ao selecionar a opção NÃO, o fluxo da venda seguirá normalmente, sem a integração com o Super Troco.

Após cliente optar em seguir com a Super Troco, caso a opção 'Alerta Cancelamento' esteja ativada na tela de configuração (Figura 01), será apresentada uma mensagem ao usuário informando que o cancelamento de uma venda junto à Super Troco só pode ocorrer no mesmo dia da venda:


Figura 07 - Mensagem.


Clicando em Seguir, o processo de venda integrada com a Super Troco segue normalmente.

Clicando em Abortar, o processo de venda segue normalmente, mas sem a integração com Super Troco.


Fechamento de Vendas com a Integração Super Troco 
Âncora
fechamento
fechamento

Expandir

Uma vez obtido o retorno e o cliente tenha optado em fazer parte do projeto Super Troco, o valor será abatido do troco (no caso do valor que o cliente optou não seja o valor integral) e o mesmo será presentado no campo 'Super Troco', conforme imagem abaixo:


Figura 08 - Recebimentos


Nota

Quando a modalidade for Cartão, será apresentado o valor de troco escolhido no campo 'SuperTroco' e este valor deve ser somado ao valor da venda. Mesmo processo hoje utilizado para doação.


Figura 09 - Recebimento em Cartão


Ao final da venda, será encaminhada a confirmação do processo de venda ao Super Troco.

Nota

Se na venda forem utilizadas duas formas de pagamento, a integração com Super Troco deve acontecer na ultima forma utilizada.

Uma vez que usuário optou em seguir com o programa Super Troco, é necessário captar o CPF do cliente.

Esta captura deve ser feita no PIN-PAD do PDV assim que cliente seguir com fechamento da venda na tela de recebimento (Confirma (F2)).

Na tela de Recebimento em Cartão (Figura 09), a captura do CPF do cliente deve ser feita logo ao clicar em 'Iniciar Pagamento'.

Dica

Se o cliente já for identificado no sistema (CRM ou Cliente Cadastrado), é possível utilizar o CPF já cadastrado para apresentar no PIN-PAD. Porém, caso o cliente queira trocar o CPF, também será possível.


Aviso

Caso farmácia não tenha PIN-PAD, será aberto um Pop-up para a digitação do CPF do cliente.

Uma vez aprovada a transação, será apresentada uma mensagem em tela para a impressão de um comprovante não fiscal.



Figura 10 - Impressão do Comprovante


Cancelamento de uma Venda Super Troco
Âncora
cancela
cancela

Expandir

Figura 11 - Mensagem de cancelamento.


Aviso

É importante ressaltar que uma venda com integração junto ao programa Super Troco só pode ser cancelada no mesmo dia e no mesmo caixa de de forma integral.

Passando este dia, pode-se fazer a devolução do produto pelo processo do retaguarda.

Para o processo de devolução (F11) no PDV,  é preciso executar a chamada de cancelamento.

A transação de cancelamento e idêntica à de desfazimento, mudando apenas a informação na tag [generico] para informar o motivo real da transação, que pode ser um cancelamento após uma venda ou um desfazimento por falha.

Exemplo:

  • <generico:=CANCELAMENTO> refere-se a um cancelamento posterior a uma venda já finalizada. Utilizar este caso cliente queira cancelar a venda, mas já tem cupom impresso;
  • <generico:=DESFAZIMENTO> refere-se a um desfazimento ocorrido por falha em algum dos processos. Utilizar este quando cupom fiscal não estiver sido impresso;


Caso o retorno no campo seja diferente de 'VENDA CANCELADA', apresentada uma mensagem em tela com a opção do usuário tentar novamente ou abortar o cancelamento da venda.

Uma vez aprovada a transação, será apresentada uma mensagem para a impressão de um comprovante não fiscal. Abaixo segue instruções para impressão.

Figura 12 - Comprovante de cancelamento.



Relatório Super Troco 
Âncora
relatorio
relatorio

Expandir

Foi criado um novo relatório no Módulo Financeiro para possibilitar a visualização das interações realizadas junto ao Super Troco.


Image RemovedImage Added

Figura 13 - Relatório Super Troco


Dica

As mesmas informações estão disponíveis no módulo Itec Suite, na tela de Configuração > aba Auditoria.

Para gerar o relatório, foi acrescentado na tela o filtro de Data Inicio e Data Fim. Com estas datas, é possível filtrar o período da venda.

Nessa tela existe também o campo para seleção de Filiais, e botão para filtro de filiais. 

Após selecionar os filtros acima, será apresentada a grade contendo as seguintes informações:

  • Filial: Filial a qual fez a venda integrada ao Super Troco;
  • Nr. COO: Número/código da venda;
  • Caixa: Caixa que fez a venda;
  • Data Venda: Data da venda;
  • Valor Total: Valor total da venda;
  • Valor SuperTrocoSuper Troco: Valor destinado à integração Super Troco;
  • Usuário: Usuário PDV no ato da venda;


Acima da grade está disponível o botão.

Abaixo da grade existem dois campos contendo totalizadores de valores de venda e valores integrados ao Super Troco.


Fechamento de Caixa 
Âncora
fechamento
fechamento

Expandir

Na tela de PDV-Fechamento de caixa, do módulo Financeiro, acessado pelo atalho Fechamento de Caixa > Venda/Fechamento > Fechamento de Caixa > Fechamento de Caixa, foram acrescentadas informações de valores que fizeram parte do projeto/integração Super Troco e somar estes valores junto à informação apresentada no campo 'Recebimentos Diversos em Dinheiro', conforme o exemplo abaixo:


Figura 14 - Fechamento de Caixa


Ao clicar no botão , o sistema gera o relatório contendo informações sobre os recebimentos, incluindo as informações sobre o Super Troco.


Figura 15 - Resumo dos Recebimentos - Super Troco


Na tela de PDV - Boletim de Caixa por Operador, do módulo Financeiro, acessado pelo atalho Fechamento de Caixa > Venda/Fechamento > Fechamento de Caixa > Impressões > Boletim de Caixa por Operador. Ao gerar o boletim, são incluídas as informações sobre o Super Troco.


Figura 16 Boletim de Caixa por Operador


  • Em Recebimentos Diversos, foi incluída uma linha com o nome Super Troco, totalizando o valor;
  • No campo Valor Dinheiro Recbto. Diversos, é somado o valor do Super Troco;
  • Em Acerto com Tesouraria, é somado o valor do Super Troco no campo Dinheiro Recbto. DIV;
  • É somado o valor de Super Troco no campo RECEBIMENTO DIVERSOS NÃO FISCAL;


Também foram incluídas informações sobre o Super Troco na tela de Consulta vendas por operador de caixa, do módulo PDV, acessado pelo atalho Movimentação > Consulta vendas por operador de caixa, conforme o exemplo abaixo:


Figura 17 - Consulta por Operador



...