No módulo de campanhas, existe a opção de benefícios de cashback, para que o cliente possa resgatar em compras futuras. Quando o cliente recebe um cashback da campanha, caso ela seja uma campanha não opcional, a campanha será ativada e esse valor será inserido como um desconto na venda. Caso a campanha seja opcional, tanto para que o cashback seja gerado, quanto para ser utilizado, a campanha deve ser selecionada de forma manual no PDV. Na campanha com benefício de cashback, as telas de Dados Gerais e Regras devem ser preenchidas, conforme a regra de negócio de cada campanha, na tela de benefícios devemos selecionar a opção de cashback. E os seguintes parâmetros, são apresentados:
Image Added
- Data inicial e data final: Nesses dois campos, deve ser informado o período para resgate do benefício de cashback.
- Exemplo: Uma campanha com benefício de cashback onde a data inicial e final do benefício seja 02/07 a 12/09, o cliente poderá resgatar o seu cashback dentro desse período.
- Tipo do cashback: Pode ser selecionado entre, valor em reais (R$) e valor em porcentagem (%)
- Valor do cashback: Informar o valor que será concedido de cashback, esse valor será em reais (R$) ou em porcentagem (%), conforme a escolha do campo de tipo de cashback.
- Limite de uso (em dias): Opção utilizada, para informar quantos dias o cliente tem disponível para utilizar o cashback, Exemplo: Cliente realizou a compra no dia 12/07, e esse campo está configurado com 30 dias, nesse caso cliente tem até o dia 13/08, para utilização do cashback.
- Valor mínimo para resgate: Nesse campo é possível, definir um valor mínimo de cashback para ser resgatado. Exemplo: O campo está preenchido com o valor de R$ 10,00 reais, nesse caso o cliente só consegue resgatar cashback no valor de R$ 10,00 reais ou acima.
- Aplicar benefício cashback em: Nesse campo, temos a opção de selecionar se o benefício do cashback será aplicado na venda ou no item.
- Acumular benefício a cada atingimento da regra: Campo habilitado, somente quando na opção de aplicar benefício cashback, tenha selecionado item, quando esse campo seja marcado como sim, e na regra de produtos exista uma quantidade mínima de itens que devem ser comprados pelo cliente para ativar a campanha de cashback, ele vai acumular o benefício. Exemplo: Se o cliente necessita de comprar no mínimo dois produtos, no caso dele comprar quatro produtos, o benefício será acumulado para todos os quatro produtos ou somente para dois itens.
- Dias para iniciar o resgate: Nesse campo pode ser informado, a quantidade de dias após o cliente receber o cashback, ele pode resgatado. Exemplo: Cliente recebeu o cashback no dia 01/07, caso o campo esteja configurado com o valor 1, o cliente só consegue resgatar no dia seguinte, ou seja, dia 02/07.
- Limite de resgate (% da venda): Nesse campo, pode ser informado um valor em percentual que o cliente pode resgatar, baseado no valor da compra onde o cashback está sendo resgatado.
- Quantidade limite de acúmulo: Esse campo só fica visível, no caso de ser selecionado item na opção de “Aplicar benefício cashback em”, quando informo um valor nesse campo, ele vai utilizar para saber, quantas vezes o cliente pode acumular o benefício de cashback no item. Exemplo: Informei que a quantidade limite de acúmulo é 2, se a campanha ativa com a quantidade mínima de itens com dois itens, caso o cliente compre quatro itens vai acumular uma vez, se ele comprar seis itens, acumula o benefício duas vezes, mas se ele comprar oito itens, o benefício só acumula nos seis primeiros.
- Utilizar preço médio dos itens: Esse campo só fica visível, no caso de ser selecionado venda na opção de “Aplicar benefício cashback em”, caso esteja configurado como sim, o sistema vai calcular o preço médio dos produtos na venda, para aplicar o benefício.
Image Added
- O benefício pode ser resgatado acumuladamente: Opção que pode ser utilizada, caso for permitido o cliente realizar o resgate de cashback de forma acumulada. Exemplo: Cliente realizou duas compras no mesmo dia em horários diferentes e ganhou dois cashbacks, foi definido que o cashback só pode ser utilizado a partir do dia seguinte, nesse caso quando ele retornar para uma futura compra, ele pode utilizar o cashback acumulado.
- Utilizar os valores da ativação para os cálculos percentuais: Quando utilizado o cashback como percentual, essa opção deve ser configurada, quando ativada indica que o valor do percentual definido, será calculado sobre o valor da primeira compra, quando desmarcada o percentual do cashback será calculado sobre o valor da segunda compra. Exemplo: Com a opção ativada, caso o cliente realize uma compra de R$ 100,00 reais, e o percentual de cashback seja de 10%, o cliente vai receber um cashback de R$ 10,00 reais, para ser utilizado na compra futura.
Com a opção desmarcada, caso o cliente realize uma compra de R$ 100,00 reais, a campanha será ativada concedendo o cashback ao cliente, quando o cliente retornar e realizar uma segunda compra no valor de R$ 200,00 por exemplo, ele vai receber R$ 20,00 reais de cashback. Observação: Se atentar bem a utilização dessa opção, caso a campanha dispare SMS de confirmação de valor de cashback, caso ela esteja desmarcada o cliente, recebe um SMS com o valor de cashback zerado, devido ao cálculo ser realizado na segunda compra, nesse caso pode ser configurada uma mensagem no módulo do Boomerang, que não apresente o valor e sim apenas informe que o cliente recebeu um cashback de 10%, que será ativado sobre o valor da segunda compra. - O benefício só pode ser utilizado na loja de origem: Opção utilizada, quando o cashback só pode ser resgatado na mesma loja onde foi gerado.
- O benefício só pode ser utilizado em loja diferente da origem: Opção utilizada, quando o cashback só pode ser resgatado em uma loja diferente da loja onde foi gerado.
- Não efetuar resgate em vendas com troca: Opção utilizada, quando o resgate não pode ser efetuado, caso exista uma troca na venda.
- Não permite acumular benefício com resgate pendente: Se houver no histórico de fidelidade do cliente, um resgate incompleto, ou seja, pendente, não ocorrerá o acúmulo de benefício.
- Expirar benefício na não utilização (próxima compra): Quando essa opção é utilizada, caso o cliente não realize o resgate na compra seguinte, o cashback será expirado, não podendo ser utilizado.
- Habilita envio de SMS: Opção utilizada, quando a campanha de cashback deve enviar um SMS de confirmação de recebimento de cashback. Para que o SMS seja enviado, o módulo do Boomerang deve ser configurado com a regra de “Campanha – Confirmação de Crédito de Cashback”.
- Liberar geração de novo crédito quando houver resgate: Opção utilizada, quando o cliente ao resgatar o cashback, pode ganhar um novo cashback, baseado no valor líquido da segunda compra, caso essa opção esteja desmarcada, ao resgatar o cliente não ganha um novo crédito, esse crédito só será gerado nas compras que não houver resgate.
Image Added
- Lojas em que se pode resgatar o cashback gerado: Opção utilizada, para selecionar em quais as lojas o cliente pode resgatar o cashback, temos a opção de:
Todas as lojas: O cliente pode resgatar em todas as lojas, desde que o parâmetro de “O benefício só pode ser utilizado na loja de origem”, esteja habilitado. - Determinadas lojas: Podem ser selecionadas, quais lojas devem participar, essa seleção é manual.
- Grupo de lojas: Posso escolher um agrupamento de lojas, esse agrupamento é criado em Gestão > Campanhas > Agrupamentos.
|