Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.


Dicainfo
titleAssista ao vídeo DicaLinx para saber como realizar a conferência de mercadorias pelo método novo.
Section
Inclusão de trecho
FARMA:#DicaLinx Big - Conferência de Mercadorias (Novo)FARMA:#DicaLinx Big - Conferência de Mercadorias (Novo)
nopaneltrue
Informações

A partir da versão 3.0.5.4 do Linx Big Farma possui melhorias na conferência de mercadorias.

Essa nova conferência de mercadorias possui algumas configurações que foram adicionadas, para conhecê-las siga as instruções abaixo:

Configurações

...

titleConfigurações de Filiais

...

Image Removed

Figura 01 - Cadastro e Configuração de Filiais

Para visualizar as opções é necessário habilitar a opção:

  • Habilitar a Conferência de Mercadorias - Ao habilitar essa opção de conferência serão visualizadas quatro opções:

→ Alterar quantidade manualmente - Permissão para alterar a quantidade informada manualmente, podendo limitar essa permissão por supervisor.

→ Exibir tela de Entrada/Compras na conferência - Permissão para exibir a tela de entradas ao término da conferência de mercadorias, como em todas as outras opções podendo limitar a permissão por senha de supervisor.

→ Permitir conferência por fornecedor - Habilitando essa opção será possível realizar a conferência de várias notas de um único fornecedor ao mesmo tempo, ou caso o usuário queira trabalhar da maneira antiga realizando a conferência de uma nota por vez basta desabilitar essa opção.

Habilitar controle de conferências divergentes - Ao habilitar essa opção, o usuário terá uma tela adicional de controle das conferências divergentes, essa função é opcional.

As novas opções são :

  • Permitir conferência por fornecedor e
  • Habilitar controle de conferências divergentes.
Informações

Essa opção de Permitir conferência por fornecedor, virá por padrão habilitada, caso o usuário não desejar utilizá-la, deverá desabilitá-la no Cadastro e Configurações de Filiais.

...

titleGrupos de Usuários

Será necessário liberar a permissão para exibição dos módulos de conferência e recebimento de mercadorias.

...

Image Removed

Figura 02 - Cadastro de Grupo de Usuários

Coloque "S" na coluna Liberado? e tecle a seta para cima ou para baixo do teclado.

Aviso

A opção Conferência de mercadorias deverá estar marcada como "S" para o usuário que fará a conferência das mercadorias.

Utilização

Para acessar a conferência de mercadorias, vá até o menu Operacional > Entrada / Compra > Conferência de Mercadorias.

Image Removed

Figura 03 - Menu Conferência de Mercadorias

Será aberta a tela para escolha da ação desejada.

Image Removed

Figura 04 - Conferência de Mercadorias

Nessa tela existem as opções de iniciar uma nova conferência de mercadorias, ou se houver alguma conferência em andamento, visualizar as conferências em andamento.

Image Removed Clicando em Nova conferência de mercadorias abrirá a tela para selecionar o fornecedor que irá fazer a conferência das notas.

Image Removed

Figura 05 - Fornecedor

Selecione o fornecedor e Image Removed clique em Image Removed.

Expandir
titleConferência de Mercadorias
Aviso

Serão exibidos apenas os fornecedores que possuem notas pendentes para conferência.

Na próxima tela será exibido todas as notas fiscais do fornecedor selecionado que estão pendentes de conferência.

Image Removed

Figura 06 - Seleção de Notas

A seleção pode ser feita informando a chave ou o número no campo Buscar nota fiscal por Chave ou Número e apertando a tecla enter, ou selecione a(s) nota(s) que deseja realizar a conferência e utilize as teclas de seleção padrão do sistema, e Image Removed clique em Image Removed.

Poderá selecionar quantas notas desejar.

Dica

(F5) Marcar - Seleciona apenas uma nota

(F6) Marcar todos -Seleciona todas as notas

(F7) Desmarcar todos - Desmarca todas as notas que estiverem selecionadas

Na tela seguinte serão exibidos quais os produtos constantes nas notas fiscais para conferência.

Image Removed

Figura 07 - Produtos

Informações

Nessa nova conferência de produtos, não é mais exibida a quantidade de produtos que vieram na nota.

Pode ser feita a bipagem dos produtos pelo código de barras ou se estiver habilitada a opção para conferência manual, pode ser informado a quantidade dos produtos diretamente na tela.

Aviso

Se por acaso não conseguir terminar a conferência total da nota, pode Image Removed clicar em Voltar ao início que a conferência não será perdida, ela ficará na opção Visualizar conferências em andamento.

Se houver alguma divergência na conferência será exibida uma mensagem informando que existem divergências entre a quantidade informada e a quantidade do XML da nota fiscal.

Image Removed

Figura 08 - Mensagem informativa

Image Removed Clicando em Image Removed a conferência é encerrada e as divergências poderão ser visualizadas em Controle de Divergências - Conferência de Mercadorias.

Image Removed Clicando em Image Removed as quantidades são zeradas e a tela somente com os produtos que tiveram divergências é exibida, para nova conferência.

Expandir
titleControle de Divergências - Conferência de Mercadorias

Se a opção Habilitar controle de conferências divergentes estiver marcada nas configurações do Cadastro de Configurações de Filiais como mostra a Figura 01 acima, quando uma conferência tiver divergências, essas irão para a tela Controle de Divergências - Conferência de Mercadorias, onde o supervisor poderá decidir qual ação irá tomar, podendo ser, Solicitar Recontagem ou Concluir Conferência.

Para acessar a tela de Controle de Divergências - Conferência de Mercadoriasvá até o menu Operacional>Entrada/compra>Controle de Divergências - Conferência de Mercadorias.

Image Removed

Figura 09 - Controle de Divergências - Conferência de Mercadorias

Image Removed Clicando em Controle de Divergências - Conferência de Mercadorias irá para tela com as divergências encontradas na conferência.

Nessa tela será exibido o ID da conferência, o usuário que realizou a conferência, a data/hora final da conferência, o fornecedor que foi conferido as notas, e é possível consultar as notas fiscais que foram conferidas Image Removed clicando no ícone Image Removed.

Image Removed

Figura 10 - Conferência Divergentes

Na parte de inferior da tela é exibida a quantidade que veio na nota e a quantidade divergente.

Aviso

Apenas o usuário supervisor terá acesso a essas informações.

O supervisor pode Solicitar Recontagem, nesse caso a conferência volta para a tela de conferência de mercadorias com um símbolo de recontagem solicitada.

Image Removed

Figura 11 - Solicitar Recontagem

Image Removed Clicando em Image Removed a divergência some da tela e vai para a tela de Conferência de Mercadorias

Ou o supervisor pode optar pro Concluir Conferência.

Image Removed

Figura 12 - Concluir Conferência

Image Removed Clicando em Image Removed, é exibida uma mensagem informando se deseja emitir nota de devolução das quantidades divergências ao finalizar a conferência.

Informações

Esse passo é para automatizar o processo de devolução para o fornecedor, o sistema já identifica que houve divergência e realiza automaticamente a nota de devolução do produto divergente.

Image Removed

Figura 13 - Devolução de Divergências

Se optar pelo por fazer a devolução ao Image Removed clicar em Image Removed irá para a tela das quantidades divergentes.

Image Removed

Figura 14 - Devolução de Unidades

Nessa tela será exibida a quantidade que será feita a nota de devolução

Projeto Xavier
Esse artigo já foi revitalizado pelo Projeto Xavier, para consultar via Knowledge, Clique Aqui

Descrição
Como liberar permissão de usuários para alterar quantidade manualmente, no módulo Retaguarda?
 
Solução
Para liberar permissão supervisor para alterar quantidade manualmente, realize os passos a seguir:
1. No retaguarda, acesse o menu Cadastros > Usuários > Usuários;
2. Pesquise o usuário através do campo 'Código' ou 'Nome' e clique no botão 'Pesquisar (F3)' ou pressione a tecla F3 no teclado para pesquisar o usuário desejado;
3. Selecione o usuário desejado na lista e clique na aba 'Permissões Supervisor';
4. No campo 'Pesquisar módulo', digite a opção 'PERMITIR ALTERAR QUANTIDADE LIDA MANUALMENTE - CONFERENCIA DE MERCADORIAS' e na coluna 'Liberado?', troque o 'N' pelo 'S', pressionando a tecla S e a tecla seta para baixo no teclado para registrar a alteração;
5. Clique no botão do disquete azul, no menu superior à direita da tela para salvar a configuração de permissões supervisor e tecle Esc para fechar a tela.