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Para emissão das notas fiscais de venda, Consignação e Comodato é necessário habilitar no ambientes as configurações gerais para emissão de notas automáticas. Acessar o menu Cadastros > Sistemas > Configurações Gerais, acessar a Guia Pedido e Comodato.

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As configurações gerais de Pedidos e Comodato são separadas em Gerais, Configurações para notas de Consignação, Notas de Remessa de Comodato, Notas de Retorno de Consignação, Notas de Retorno de Comodato e Notas  , Notas de Venda de Mercadoria em Consignação, Notas de Saída em Bonificação e Notas de Remessa de Locação e Notas de Retorno de Locação.

2.2.1 Gerais

Nesta opção devem ser configuradas as informações padrões para  preenchimento da série da notas fiscais, multa contratual de comodato e classificações fiscais para emissões automáticas das notas de faturamentos dos pedidos conforme segue:

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Para permitir a emissão de notas fiscais de venda de mercadorias em consignação é necessário configurar apenas o CFOP que será utilizado nas notas de saída, as demais configurações fiscais (alíquotas de ICMS, PIS, Cofins, NCM e Cest) são baseados nas configurações  na guia fiscal do produto.Image Removed

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Em casos de dúvidas relacionadas as classificações fiscais que devem ser utilizadas no estabelecimento deve-se solicitado apoio da equipe contábil do estabelecimento
Dica
titleIMPORTANTE

IMPORTANTE: As notas fiscais de vendas relacionadas ao pedido utilizam a classificação fiscal cadastradas no produto, seguindo o mesmo padrão que é utilizado para as vendas automáticas que são realizadas pelos PDV. Baseando se então no que o estabelecimento configurou na guia fiscal do produto e no menu CFOP por Operação.

3. Funcionalidades

Para cadastrar ou consultar pedidos é necessário acessar o menu: OPERAÇÕES -> Consignado /Comodato.  Na tela inicial são disponibilizadas ao usuários as funcionalidade de inclusão de Novo Pedido, Integração Vtex e Aplicar filtro para pesquisa de pedidos.

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A visualização de pedidos está dividida em Modo Pedidos e Modo itens do Pedido:

  • Modo Pedidos: Permite visualizar de forma individual os pedidos, exibindo os detalhes de endereço do cliente e datas relacionado ao pedido, permitindo também expandir o pedido para visualização dos detalhes:

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  • Modo itens do pedido: Permite visualizar e imprimir relatórios em Excel e PDF dos itens de que estão vinculados ao pedidos após aplicação de filtros.

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Com a combinação dos filtros desejados é possível obter a exportação dos itens que estão vinculados aos pedidos e prever as quantidades de itens que são necessários para os pedidos futuros.

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IMPORTANTE: Atualmente somente o modo de itens do pedido permite a exportação em EXCEL e PDF dos resultados obtidos.

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3.1 Filtros para pesquisa de pedidos

Serão disponibilizados filtros de pesquisa dos pedidos já cadastrados, que permitem localizar produtos por:

  • Número do Pedido: Permite localizar os pedidos pelo número registrado na Retaguarda ou pelo número de integração do Pedido no site do Chopp Brahma Express 
  • Origem do Pedido:  Permite a seleção da origem do pedido, exibindo as opções para indicar através de qual canal de comunicação o pedido foi recebido: Balcão, Site, Delivery.
  • Data do Pedido de / até: Exibem dois campos para seleção de datas inicial e final para busca dos pedidos, podendo ser informado somente o valor de ou o valor até:

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  • Data do Evento de e até - Hora : Exibem campos para seleção de datas inicial e final para busca por data e Hora do evento, podendo ser informado somente o valor de e/ou o valor até e/ou hora. 

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  • Data da Entrega/Retirada  de e até: Exibem dois campos para seleção de datas inicial e final para busca dos pedidos, podendo ser informado somente o valor de ou o valor até: 

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  • Data de Recolha/Devolução de e até: Exibem dois campos para seleção de datas inicial e final para busca dos pedidos, podendo ser informado somente o valor de ou o valor até:

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  • Status: Exibe todos os status que pode ser atribuído em um pedido: Em Aberto, Confirmado, Carregado, Entregue, Recolhido, Recolhido Parcial, Cancelado e Fechado. 

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 Filtros Consignado, Comodato e Saldo em Aberto: Devem ser utilizados quando deseja-se localizar pedidos que possuam venda de itens em consignado, comodato ou saldo em aberto:Image Removed

A consulta de Saldo em Aberto permitirá filtrar pedidos que ainda não possuem pagamento em aberto ou possuem pagamento que ainda não foi recebido, conforme exemplos abaixo:

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Exemplo de pedido pendente de recebimento:

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3.2 Cadastro de Novo Pedido

O Cadastro de novo pedido deve ser realizado através do botão <novo pedido+>

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A inserção de um novo pedido é dividida em 4 etapas: Dados do pedido, Produtos, Pagamento, Faturamento, os campos obrigatório serão sinalizados ao usuário em cada etapa:

3.1.1 Dados do Pedido:

Nessa etapa o usuário irá informar as informar os dados base do pedido que deseja inserir na retaguarda, os campos de preenchimento obrigatório possuem indicativo * para orientar o usuário sobre sua obrigatoriedade  de preenchimento, o que irá permitir  <SALVAR> o pedido.

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Orientações para preenchimentos dos campos:

  • Cliente: Deve ser informado o nome ou CPF/CNPJ para o sistema realizar a busca de clientes previamente cadastrados;
  • Endereço de Entrega: Após a seleção do cliente será listado todos os endereços vinculados ao cadastro. Por padrão para incluir um novo cliente no sistema é obrigatório informar endereço, sendo que caso necessário é possível vincular ao cliente diversos endereços de Entrega. Caso o cliente possua mais de um endereço cadastrado será exibido uma listagem com todos os endereços para escolha do usuário;
  • Entrega/Retirada:  Calendário para indicar a data que os itens devem ser recolhidos no cliente ou devolvidos.
    • Hora de e Até: O usuário pode informar intervalos de horário para Retirada/Entrega;
  • Data do Evento: Calendário para indicar a data do Evento;
    • Hora de e Até: campo para indicar a hora do Evento;
  • Recolha/Devolução: Calendário para indicar a data que os itens devem ser recolhidos no cliente ou devolvidos. O usuário pode informar intervalos de horário para  através dos campos Hora de " e Até:
    • Hora de e Até: O usuário pode informar intervalos de horário para Recolha/Devolução;
    • Dias: Campo utilizado para informar em dias o período entre a data de Entrega/Retirada e a Recolha/Devolução;
  • Origem: Exibe as opções para indicar através de qual canal de comunicação o pedido foi recebido: Balcão, Site, Delivery.
  • Status: Exibe todos os status que pode ser atribuído em um pedido: Em Aberto, Confirmado, Carregado, Entregue, Recolhido, Recolhido Parcial, Cancelado e Fechado. Os status inicial é em aberto.;
  • Representante: Nome do usuário/funcionário que está cadastrado na retaguarda inserindo o pedido ou nome do funcionário que integrou o Pedido;;
  • Tipo de Frete:  Campo de seleção para indicar como o pedido será transportado:
    • Terceiros: Deve ser utilizado quando o estabelecimento contrata empresas terceiras para realização do transporte até o destinatário (cliente), podendo ocorrer cobrança de valor de frete;
    • Transporte Próprio por conta do Remetente: Quando o estabelecimento se responsabiliza pela entrega do  pedido, podendo ocorrer cobrança de valor de frete.
    • Transporte Próprio por conta do Destinatário: Quando o cliente que solicitou o pedido será responsável pelo transporte dos produtos, neste caso não ocorrendo cobrança de frete.
    • Sem ocorrência de Transporte: Quando não é necessário informar como o pedido será transportado;
  • Valor do Frete: quando selecionado a modalidade Terceiros ou Transporte Próprio por conta do Remetente o sistema permite informar valor do frete;
  • Transportadora: Exibe listagem para seleção das empresas Terceiras previamente cadastradas como transportadora no estabelecimento. O estabelecimento também deve ser cadastrado como transportadora e deve ser selecionado nos pedidos que possuem frete por conta do remetente.
  • Observações: Campo de livre digitação para preenchimento de informações adicionais do Pedido, podem ser informados até 400 caracteres nesse campo .

3.1.2 Produtos:

Nessa etapa o usuário irá informar as produtos que estão vinculados no pedido que deseja inserir na retaguarda:

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Aviso

IMPORTANTE: Em um pedido podem ser adicionados itens do tipo VENDA, CONSIGNADO E COMODATO. Os produtos do tipo VENDA e CONSIGNADO são as mercadorias para revenda do estabelecimento que são comercializados, e os produtos do tipo COMODATO são os produtos do tipo ativo imobilizado, não será possível selecionar produtos do tipo mercadoria para revenda quando for selecionado a tabela de preço COMODATO.

Após a seleção do tipo de item em tabela de preço que será inserido no pedido é necessário digitar a descrição, Ean ou Código rápido do produto:

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Será carregado o valor do produto selecionado e será necessário preencher a quantidade desejada:

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A quantidade padrão constará como 1, no entanto o usuário pode alterar para a quantidade desejada e a retaguarda irá aplicar o cálculo do novo Preço Total para o item:

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Para inserir o item no pedido deve ser utilizado o botão <+>:

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Os totais do Pedido serão atualizados após a inserção de cada item de venda no pedido, conforme exemplos:

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Adição do segundo item de venda: 

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Deve ser adicionado todos os itens no Pedido e realizado o preenchimento do campos obrigatórios para a função salvar ser liberada:

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Para salvar um pedido não é necessário informar as informações de pagamento, podendo o usuário escolher entre <SALVAR> o pedido em edição ou utilizar a função <PRÓXIMO>para preencher os dados da guia Pagamentos.

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Durante a edição ou visualização de um pedido é possível navegar entre as opções de Dados de Pedido, Produtos e Pagamento através das guias no topo da tela ou utilização as funções PRÓXIMO ou VOLTAR.

3.1.3 Pagamentos:

Nessa etapa deve ser informada as formas de pagamento para os itens de venda vinculado ao Pedido. 

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A tela de pagamento permite ao usuário adicionar valores de acréscimos ou descontos ao total do pedido e a seleção das formas de pagamento já previamente cadastradas para o estabelecimento.

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Após a seleção da forma de pagamento a tela apresentará preenchida o valor A RECEBER pendente de lançamento:

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É possível adicionar ao pedido uma ou mais formas de pagamento para totalizar o valor geral do Pedido.

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Para informar um valor recebido no Pedido deve ser utilizado as ações da forma de pagamento desejada:

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Ação de Receber o pedido atualiza os totais do pedido indicando ao usuário o valor já recebido:

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Após o preenchimento dos campos do pedido o pedido poderá ser salvo na retaguarda. 

Dica

IMPORTANTE: Nos totais do Pedido são sumarizados apenas os valores referente aos itens de venda pois itens consignados ou ativos vinculados ao Comodato não realizam movimentação financeira. Enquanto o Pedido não constar com notas fiscais vinculadas é liberado a edição ao usuário de todos os dados do pedido.

3.1.4 Faturamento:

O Faturamento do Pedido realiza a emissão das notas relacionado ao pedido, caso no pedido constem itens de VENDA, CONSIGNADO e COMODATO será liberado em ações <FATURAR> para cada item.

Caso o faturamento do item ocorra com sucesso será exibido alerta ao usuário indicando que o faturamento foi realizados com sucesso.

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Deve ser realizado o faturamento dos demais itens do pedido, e após processo finalizado o botão <FATURAR> não será mais exibido ao usuário. Durante o processo de aprovação das notas será exibido o status Gerando NFe mas já será possível visualizar as numerações de cada nota emitida. Após aprovação das notas o status de faturamento das notas será autorizado conforme situação na Sefaz.

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O Download do arquivo PDF das notas constará disponível dentro do Pedido ou no menu Nfe-> Monitoramento . Em ambos os locais são disponibilizados a opção de dowlnload do arquivo.

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IMPORTANTE: Pedidos faturados não permitem exclusão de itens ou inclusão de novos produtos, somente durante a edição do pedido a ação de excluir, na guia produtos constará liberada para utilização.

3.3 Integração Vtex

Para ambientes devidamente configurados e integrados com a VTEX é possível receber pedidos através do botão<Integração Vtex>.  Para cadastrar ou receber pedidos integrados ao site de Vtex é necessário acessar o menu Operações -> Consignado e comodato

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Caso o produto vinculado ao Pedido não conste devidamente cadastrado na retaguarda será exibido mensagem de alerta ao usuário:

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Deve ser realizado o cadastro do produto indicado, em Cadastros → Produtos → Produtos utilizando o código Ean/Gtin do produto.

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Após o cadastro a retaguarda irá vincular o produto recebido da Integração com o Produto cadastrado pelo estabelecimento, desta forma basta realizar novamente o procedimento de <Integração Vtex>, e o pedido será integrado.

Nos dados do pedido, guia produtos será exibido o a quantidade de itens, preço de venda e desconto conforme pedido realizado no site do e-commerce choppbrahmaexpress.com.br.

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Dica
Importante o código apresentado na mensagem de alerta deve ser utilizado caso o estabelecimento precise informar a sua franqueadora ou ao time de suporte qual produto apresentou falha de integração.

3.4 Impressão de Pedido

Após salvo o pedido na retaguarda, será liberado acesso a função de Impressão do Pedido, no topo da tela:

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Na impressão do Pedido constará todos os detalhes do pedido, o conteúdo preenchido no campo Observações e orientações para equipe de entrega do pedido, assim como o Check List de Montagem:

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As informações da lateral do pedido e do Check List de montagem devem ser preenchidas de acordo com montagem realizada:

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Informações

IMPORTANTE: Caso o estabelecimento não conste com a bandeira CBE configurado não será apresentado informações do CheckList de montagem e dados na lateral do pedido.

3.5 Impressão de Contrato

Após realizado o faturamento do pedido, será liberado acesso a função de Impressão do Contrato no topo da tela:

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O sistema direciona o usuário para impressão em PDF do Contrato, no contrato será listado os dados da Comodatária e todos os itens do tipo COMODATO.

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O valor da multa e multa por extenso preenchida inicialmente nas configurações gerais será exibido no corpo do contrato. 

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3.5 Impressão de Recibo de Recolhimento de Consignado/Comodato

Após realizado o faturamento de pedidos que possuam Consignação ou Comodato, será liberado acesso a função Recibo. Implementação liberada na versão 11.01.0000

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O Recibo de Recolhimento de Consignado/Comodato é disponibilizado em duas vias: LOJA e CLIENTE, e pode ser utilizado para controle do recolhimento dos itens de Consignado e itens de Comodato:

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Será detalhado na impressão do recibo nas duas vias: Loja e Cliente todos os produtos de consignado ou Comodato vinculados ao pedido. Na primeira via deve ser coletado os dados e assinatura do cliente, e o campo observações pode ser utilizado para preenchimento manual de informações referente a retorno dos produtos.

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A segunda via é destinada ao cliente, e deve ser assinada pelo entregador/responsável pela recolha/devolução no estabelecimento e o campo observações pode ser utilizado para preenchimento manual de informações referente a retorno dos produtos.

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Informações

Os campos de Observações e Itens extras constam disponíveis para preenchimento manual de acordo com a necessidade do estabelecimento.

3.6 Retorno de Comodato

A retaguarda através do menu de Consignado/Comodato irá contemplar também as operações de Notas Fiscais de retorno de Comodato. O Comodato  é Ativo imobilizado do estabelecimento, que fica em posse do destinatário por um determinado período conforme indicado no pedido e no contrato, sendo necessário fazer um retorno assim que o remetente devolver os itens.Image Removed

No retorno de Comodato o estabelecimento poderá realizar o retorno de todos os ativos ou realizar a recolha parcial. Deve ser preenchido a quantidade a retornar dos itens que o estabelecimento está recebendo.

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Caso no retorno de comado o usuário informe quantidade menor que a quantidade de ativos vinculado ao pedido no campo Quantidade a retornar, após o usuário retornar o comodato a tela seguirá permitindo que sejam efetuados novos retornos de comodato dos itens pendentes e o pedido ficará com o status de Recolhido Parcialmente.

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3.7 Retorno de Consignado

O retorno de Consignado é a devolução simbólica que ocorre quando a mercadoria anteriormente enviada em consignação for efetivamente vendida pelo consignatário ou devolvida ao estabelecimento.

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A tela de retorno de consignado permite ao estabelecimento efetivar em uma nova operação a venda de mercadoria remetida em consignação, desta forma deve ser informado a quantidade que foi vendida e informar uma forma de pagamento para emissão da nova venda.

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Podem ser informados mais de uma forma de pagamento para finalizar a emissão de uma nova venda até o valor total a pagar, pois ara o sistema realizar a emissão da nota de devolução da mercadoria em consignação e a nota de venda de mercadoria em consignação devem ser informados o valor total para os itens vendidos:

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Após o usuário <Retornar> será exibido o alerta indicando o retorno do consignado e a emissão de nota de venda:

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Dentro do pedido ficaram vinculadas as novas notas emitidas para acobertar a Devolução de mercadoria em consignação e a nova operação de venda.

Caso ocorra a devolução total do consignado basta zerar informar campo quantidade vendida, desta forma não será solicitado forma de pagamento pois não haverá emissão de nota fiscal de venda de mercadoria em consignação.

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Dica

Listamos aqui nesse espaço alguns guias rápidos referente a cadastros de produtos, clientes e configurações de Boleto Bancário :

Cadastros de produtos integrados com o cadastro padrão

Em casos de dúvidas relacionadas as classificações fiscais que devem ser utilizadas no estabelecimento deve-se solicitado apoio da equipe contábil do estabelecimento

2.2.7 Configurações para Notas de Saída em Bonificação

Para permitir o faturamento de pedidos somente com itens de Bonificação  é necessário revisar as configurações fiscais para emissão automática.

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Caso a UF do estabelecimento determine que nas emissões de notas de Saída em Bonificação deve ser utilizado a tributação ICMS definida no cadastro de produtos, basta o usuário selecionar o checkBox: Utilizar a tributação de ICMS definida no cadastro de produto. 

2.2.8 Configurações para Notas de Remessa de Locação

Para permitir o faturamento da nota de Remessa de Locação  é necessário revisar as configurações fiscais para emissão automática.

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Caso a UF do estabelecimento determine que nas emissões de notas de Remessa de Locação deve ser utilizado a tributação ICMS definida no cadastro de produtos, basta o usuário selecionar o checkBox: Utilizar a tributação de ICMS definida no cadastro de produto. 

2.2.9 Configurações para Notas de Retorno de Locação

Para permitir o faturamento da nota de entrada de Retorno de Locação é necessário revisar as configurações fiscais para emissão automática.

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Caso a UF do estabelecimento determine que nas emissões a nota de Retorno de Locação deve ser utilizado a tributação ICMS definida no cadastro de produtos, basta o usuário selecionar o checkBox: Utilizar a tributação de ICMS definida no cadastro de produto. 

3. Funcionalidades

Para cadastrar ou consultar pedidos é necessário acessar o menu: OPERAÇÕES -> Consignado /Comodato.  Na tela inicial são disponibilizadas ao usuários as funcionalidade de inclusão de Novo Pedido, Integração Vtex e Aplicar filtro para pesquisa de pedidos.

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A visualização de pedidos está dividida em Modo Pedidos e Modo itens do Pedido:

  • Modo Pedidos: Permite visualizar de forma individual os pedidos, exibindo os detalhes de endereço do cliente e datas relacionados ao pedido, permitindo também expandir o pedido para visualização dos detalhes:

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Após aplicados os filtros desejados e possível realizar a exportação em planilha de Excel, conforme a organização dos filtros aplicados:

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Exemplo de exportação dos resultados:

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  • Modo itens do pedido: Permite visualizar e imprimir relatórios em Excel e PDF dos itens de que estão vinculados ao pedidos após aplicação de filtros.

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Com a combinação dos filtros desejados é possível obter a exportação dos itens que estão vinculados aos pedidos e prever as quantidades de itens que são necessários para os pedidos futuros.

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O modo de itens do pedido permite a exportação em EXCEL e PDF dos resultados obtidos.

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3.1 Filtros para pesquisa de pedidos

Serão disponibilizados filtros de pesquisa dos pedidos já cadastrados, que permitem localizar produtos por:

  • Número do Pedido: Permite localizar os pedidos pelo número registrado na Retaguarda ou pelo número de integração do Pedido no site do Chopp Brahma Express 
  • Origem do Pedido:  Permite a seleção da origem do pedido, exibindo as opções para indicar através de qual canal de comunicação o pedido foi recebido, ou utilizado durante a inclusão do pedido.
  • NF-e: Permite a seleção do pedido utilizando como critério o número da nota fiscal;
  • Nome/CNPJ/CPF do cliente :  Permite a seleção com base em um dos dados do cliente, podendo ser utilizado o nome/razão social parcial do cliente ou CPF e CNPJ.

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  • Data do Pedido de / até: Exibem dois campos para seleção de datas inicial e final para busca dos pedidos, podendo ser informado somente o valor de ou o valor até:

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  • Data do Evento de e até - Hora : Exibem campos para seleção de datas inicial e final para busca por data e Hora do evento, podendo ser informado somente o valor de e/ou o valor até e/ou hora. 

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  • Data da Entrega/Retirada de e até, Hora de até: Exibem dois campos para seleção de datas inicial e final para busca dos pedidos, podendo ser informado somente o valor de ou o valor até, combinado com a informação de hora de até: 

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  • Data de Recolha/Devolução de e até, Hora de até:: Exibem dois campos para seleção de datas inicial e final para busca dos pedidos, podendo ser informado somente o valor de ou o valor até, combinado com a informação de hora de até: :

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  • Status: Exibe todos os status que pode ser atribuído em um pedido: Em Aberto, Confirmado, Carregado, Entregue, Recolhido, Recolhido Parcial, Cancelado e Fechado. 

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  • Filtro Escolha os tipos de pedidos Permite selecionar os pedidos pelo tipo de pedido:

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Ao utilizar essa opção é possível selecionar um ou mais tipos existentes: VENDA, CONSINADO, COMODATO, RETORNO DE  CONSIGNADO, RETORNO DE COMODATO, VENDA EM CONSIGNAÇÃO, VENDA EM BONIFICAÇÃO e LOCAÇÃO. Com esse filtro aplicado a consulta retornará os pedidos que possuem pela menos uma das operações selecionadas.

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  • Saldo em aberto, Pendente de consignado, Pendente Comodato, Pendente  de Locação.

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A consulta de Saldo em Aberto permitirá filtrar pedidos  em ABERTO que ainda não possuem pagamento ou possuem forma de pagamento que ainda não foi recebido, conforme exemplos abaixo:

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Exemplo de pedido pendente de recebimento:

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Informações
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IMPORTANTE: Quando não é aplicado nenhum filtro de seleção mas aplicado a pesquisa será filtrado por data do pedido recebidos ou cadastrados nos últimos 7 dias. 

Os filtros aplicados são listados antes do resultado da pesquisa e podem a critério do cliente combinar com todas as opções disponíveis:

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3.1.1 Mais Filtros

A opção Mais filtros quando habilitada exibe filtros adicionais que podem ser aplicados para obtenção da consulta de pedidos:Image Added

Opções disponíveis:

  • Busca por Descrição, EAN ou código rápido do produto: Lista na pesquisa pedidos que possuem o item selecionado;
  • Formas de pagamento vinculado ao pedido: Lista todas as formas de pagamento ativas para buscar pedidos vinculados nessa forma de pagamento;
  • Data de faturamento: de - até combinado com hora de - até: Pesquisa pelas datas de emissão de notas fiscais vinculados ao pedido

3.2 Ações de turno

3.2.1 Abertura de turno

O processo de abertura de turno de pedido pode ser realizado através do menu de Consignado/Comodato na funcionalidade <Abrir Turno>.

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Caso o usuário que acessou o sistema já possua um turno em aberto na data atual será listado os dados de horário de abertura do turno nome do operador.

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Após o turno aberto constará a opção de Ações do turno, que permitirá ao Operador inclusão de sangria, suprimentos e  realizar o fechamento do turno:

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IMPORTANTE: Somente o dono do turno possui visualização das informações do turno, caso seja realizado acesso ao menu de pedidos com outro usuário o sistema não irá exibir os turnos abertos anteriormente. Nesse cenário cenário será listado a opção de  Abrir Turno para o usuário atual.

3.2.2  Fechamento de turno

O usuário poderá a qualquer momento realizar o fechamento do turno vinculado ao seu usuário através do botão fechamento.

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Após o fechamento de um turno ou a sua conferência,  é possível realizar a abertura de novos turnos com o mesmo operador.

3.2.3 Inclusão de Sangria Cega

Na versão 11.21.0000 da retaguarda foi implementada a funcionalidade de inclusão de Sangrias em dinheiro no turno de pedidos. Para incluir a Sangria basta o usuário acessar a funcionalidade de ações do turno e selecionar a opção de SANGRIA.

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Deve ser preenchido o campo valor Sangria e o campo opcional Observações, após clicar em <Adicionar>

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As sangrias incluídas no turno podem ser visualizadas somente dentro do turno vigente.

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3.2.4 Inclusão de Suprimento

Na versão 11.21.0000 da retaguarda foi implementada a funcionalidade de inclusão de Suprimento em dinheiro no turno de pedidos. Para incluir o suprimento basta o usuário acessar a funcionalidade de ações do turno e selecionar a opção de SUPRIMENTO.

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Após informado o valor do suprimento pode ser informado uma observação opcional e <adicionar>o suprimento no turno.

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Através das configurações gerais do sistema é possível definir um valor automático de Suprimento inicial para os turnos de pedidos, assim como para os turnos de pdv.

Durante todo o turno é possível realizar o lançamento de novos valores de suprimento dentro do turno de pedido.

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Dentro dos pedidos já recebidos é possível visualizar o nome do operador que efetuou o recebimento do pedido e em qual turno foi recebido o valor:

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No Pedido após recebimento do pagamento os status do turno podem constar como:

  • Turno em Aberto: Turno vigente que não foi fechado manualmente ou consta dentro do mesmo dia fiscal.
  • Turno Fechado : O movimento do turno já consta fechado, mas não foi realizado a conferência dos valores. Esse status permite remoção da forma de pagamento através do menu de pedidos, guia Pagamentos OU alteração de forma de pagamento pelo menu de conferência de turno
  • Turno Conferido: Turno já consta conferido e não permite remoção da forma de pagamento do pedido, também não permite

3.3 Cadastro de Novo Pedido

O Cadastro de novo pedido deve ser realizado através do botão <novo pedido+>

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A inserção de um novo pedido é dividida em 4 etapas: Dados do pedido, Produtos, Pagamento, Faturamento, os campos obrigatório serão sinalizados ao usuário em cada etapa:

3.1.1 Dados do Pedido:

Nessa etapa o usuário irá informar as informar os dados base do pedido que deseja inserir na retaguarda, os campos de preenchimento obrigatório possuem indicativo * para orientar o usuário sobre sua obrigatoriedade  de preenchimento, o que irá permitir  <SALVAR> o pedido.

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Orientações para preenchimentos dos campos:

  • Cliente: Deve ser informado o nome ou CPF/CNPJ para o sistema realizar a busca de clientes previamente cadastrados;
  • Endereço de Entrega: Após a seleção do cliente será listado todos os endereços vinculados ao cadastro. Por padrão para incluir um novo cliente no sistema é obrigatório informar endereço, sendo que caso necessário é possível vincular ao cliente diversos endereços de Entrega. Caso o cliente possua mais de um endereço cadastrado será exibido uma listagem com todos os endereços para escolha do usuário;
  • Entrega/Retirada:  Calendário para indicar a data que os itens devem ser recolhidos no cliente ou devolvidos.
    • Hora de e Até: O usuário pode informar intervalos de horário para Retirada/Entrega;
  • Data do Evento: Calendário para indicar a data do Evento;
    • Hora de e Até: campo para indicar a hora do Evento;
  • Recolha/Devolução: Calendário para indicar a data que os itens devem ser recolhidos no cliente ou devolvidos. O usuário pode informar intervalos de horário para  através dos campos Hora de " e Até:
    • Hora de e Até: O usuário pode informar intervalos de horário para Recolha/Devolução;
    • Dias: Campo utilizado para informar em dias o período entre a data de Entrega/Retirada e a Recolha/Devolução;
  • Origem: Exibe as opções para indicar através de qual canal de comunicação o pedido foi recebido: Balcão, Site, Delivery.
  • Status: Exibe todos os status que pode ser atribuído em um pedido: Em Aberto, Confirmado, Carregado, Entregue, Recolhido, Recolhido Parcial, Cancelado e Fechado. Os status inicial é em aberto.;
  • Representante: Nome do usuário/funcionário que está cadastrado na retaguarda inserindo o pedido ou nome do funcionário que integrou o Pedido;;
  • Tipo de Frete:  Campo de seleção para indicar como o pedido será transportado:
    • Entrega Terceiros: Deve ser utilizado quando o estabelecimento contrata empresas terceiras para realização do transporte até o destinatário (cliente), podendo ocorrer cobrança de valor de frete;
    • Entrega da Loja: Quando o estabelecimento se responsabiliza pela entrega do  pedido, podendo ocorrer cobrança de valor de frete.
    • Cliente Retira: Quando o cliente que solicitou o pedido será responsável pelo transporte dos produtos, neste caso não ocorrendo cobrança de frete.
    • Sem Transporte: Quando não é necessário informar como o pedido será transportado;
  • Valor do Frete: quando selecionado a modalidade Terceiros ou Transporte Próprio por conta do Remetente o sistema permite informar valor do frete;
  • Transportadora: Exibe listagem para seleção das empresas Terceiras previamente cadastradas como transportadora no estabelecimento. O estabelecimento também deve ser cadastrado como transportadora e deve ser selecionado nos pedidos que possuem frete por conta do remetente (Entrega da Loja).
  • Observações: Campo de livre digitação para preenchimento de informações adicionais do Pedido, podem ser informados até 400 caracteres nesse campo .

3.1.2 Produtos:

Nessa etapa o usuário irá informar as produtos que estão vinculados no pedido que deseja inserir na retaguarda:


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Aviso

IMPORTANTE: Em um pedido podem ser adicionados itens do tipo VENDA, CONSIGNADO E COMODATO, VENDA EM BONIFIÇÃO E LOCAÇÃO. Os produtos do tipo VENDA, CONSIGNADO E BONIFICAÇÃO são as mercadorias para revenda do estabelecimento que são comercializados, e os produtos do tipo COMODATO E LOCAÇÃO são os produtos do tipo ativo imobilizado, não será possível selecionar produtos do tipo mercadoria para revenda quando for selecionado a tabela de preço COMODATO E LOCAÇÃO.


Após a seleção do tipo de item em tabela de preço que será inserido no pedido é necessário digitar a descrição, Ean ou Código rápido do produto:

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Será carregado o valor do produto selecionado e será necessário preencher a quantidade desejada:

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A quantidade padrão constará como 1, no entanto o usuário pode alterar para a quantidade desejada e a retaguarda irá aplicar o cálculo do novo Preço Total para o item:


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Para inserir o item no pedido deve ser utilizado o botão <+>:

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Os totais do Pedido serão atualizados após a inserção de cada item de venda no pedido, conforme exemplos:

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Adição do segundo item de venda: 

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Deve ser adicionado todos os itens no Pedido e realizado o preenchimento do campos obrigatórios para a função salvar ser liberada:

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Para salvar um pedido não é necessário informar as informações de pagamento, podendo o usuário escolher entre <SALVAR> o pedido em edição ou utilizar a função <PRÓXIMO>para preencher os dados da guia Pagamentos.

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Durante a edição ou visualização de um pedido é possível navegar entre as opções de Dados de Pedido, Produtos e Pagamento através das guias no topo da tela ou utilização as funções PRÓXIMO ou VOLTAR. Para sair do pedido deve-se utilizar o botão <CANCELAR>.

3.1.3 Pagamentos:

Nessa etapa deve ser informada as formas de pagamento para os itens de venda vinculado ao Pedido. 

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A tela de pagamento permite ao usuário adicionar valores de acréscimos ou descontos ao total do pedido e a seleção das formas de pagamento já previamente cadastradas para o estabelecimento.

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Após a seleção da forma de pagamento a tela apresentará preenchida o valor A RECEBER pendente de lançamento:

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É possível adicionar ao pedido uma ou mais formas de pagamento para totalizar o valor geral do Pedido.

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Para informar um valor recebido no Pedido deve ser utilizado as ações da forma de pagamento desejada:

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Ação de Receber o pedido atualiza os totais do pedido indicando ao usuário o valor já recebido:

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Quando o usuário clicar em RECEBER na guia de pagamento, caso não conste um turno aberto será realizado nova abertura de turno  para o usuário logado.

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Quando utilizado a forma de pagamento de CRÉDITO ou DÉBITO será necessário realizar a seleção de REDE, Bandeira, Produto Rede e NSU:

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Os campos são de preenchimento obrigatório, exceto o NSU, caso o cliente não deseje realizar o controle de rede e bandeira basta selecionar as opções: Outros.

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Após o preenchimento dos campos do pedido o pedido poderá ser salvo na retaguarda. 

Dica

IMPORTANTE:  A forma de pagamento A faturar só pode ser utilizado nos pedidos caso o cliente possua no cadastro de cliente a configuração de utiliza fatura e limite disponível para essa venda:

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Nos casos onde o cliente não possuir saldo disponível ou não estiver configurado para Utilizar fatura será apresentado mensagem de erro para o operador. Sendo necessário ajustar o cadastro do produto para permitir utilizar a forma de pagamento A faturar. 

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3.1.4 Faturamento:

O Faturamento do Pedido realiza a emissão das notas relacionado ao pedido, caso no pedido constem itens de VENDA, CONSIGNADO e COMODATO será liberado em ações <FATURAR> para cada item.

Caso o faturamento do item ocorra com sucesso será exibido alerta ao usuário indicando que o faturamento foi realizados com sucesso.

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Deve ser realizado o faturamento dos demais itens do pedido, e após processo finalizado o botão <FATURAR> não será mais exibido ao usuário. Durante o processo de aprovação das notas será exibido o status Gerando NFe mas já será possível visualizar as numerações de cada nota emitida. Após aprovação das notas o status de faturamento das notas será autorizado conforme situação na Sefaz.

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Informações
titleIMPORTANTE

Pedidos faturados não permitem exclusão de itens ou inclusão de novos produtos, somente durante a edição do pedido a ação de excluir, na guia produtos constará liberada para utilização.

 

Nos pedidos faturados e com as notas autorizadas é liberado ao usuário o baixar o arquivo PDF da nota, opção disponível na guia Faturamento, após a autorização da Nota Fiscal.

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Pelo menu Nfe-> Monitoramento também é possível consultar todas as notas emitidas. Em ambos os locais são disponibilizados a opção de Download do arquivo, no entanto pelo menu de Monitoramento é possível selecionar diversas notas para realizar a impressão em lote dos arquivos PDFs.

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3.3 Integração Vtex

Para ambientes devidamente configurados e integrados com a VTEX é possível receber pedidos através do botão<Integração Vtex>.  Para cadastrar ou receber pedidos integrados ao site de Vtex é necessário acessar o menu Operações -> Consignado e comodato . Caso o cliente vinculado ao pedido não conste cadastrado na retaguarda a integração Vtex irá realizar o cadastro do Cliente junto ao recebimento do pedido.


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Nos pedidos que constem dados de uma pessoa jurídica (CNPJ) e  pessoa física (CPF )  será realizado o cadastro dos dois clientes na retaguarda e o usuário precisará escolher manter no pedido o CNPJ ou CPF desejado:

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A opção <Resolver Depois> permite ao usuário que visualizou a mensagem não realizar uma escolha no momento e aplicar ajustes no pedido, inserção de itens e não resolver a pendência. No entanto enquanto não for selecionado um cliente o sistema irá bloquear o faturamento da venda:

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Dica

O padrão no recebimento de pedidos com dados de CNPJ e CPF é realizar a integração do pedido incialmente com o CNPJ, e na resolução de pendência o estabelecimento decide se deseja alterar para o CPF. Caso o estabelecimento queria mudar o pedido para outro cliente será necessário primeiro cadastrar o outro cliente desejado e após esse procedimento mudar manualmente o cliente do pedido.

Caso o produto vinculado ao Pedido não conste devidamente cadastrado na retaguarda será exibido mensagem de alerta ao usuário:


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Deve ser realizado o cadastro do produto indicado, em Cadastros → Produtos → Produtos utilizando o código Ean/Gtin do produto.

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Após o cadastro a retaguarda irá vincular o produto recebido da Integração com o Produto cadastrado pelo estabelecimento, desta forma basta realizar novamente o procedimento de <Integração Vtex>, e o pedido será integrado. Nos dados do pedido, guia produtos será exibido o a quantidade de itens, preço de venda e desconto conforme pedido realizado no site do e-commerce choppbrahmaexpress.com.br.

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Para pedidos origem SITE e recebidos via integração Vtex após autorização da nota fiscal o usuário deve enviar o faturamento do pedido através da ação <FATURAR NA VTEX>. Essa  função garante o envio para a Vtex do número da nota fiscal autorizada e irá mudar o status do pedido na e-commerce para FATURADO.

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Dica
Importante o código apresentado na mensagem de alerta deve ser utilizado para o estabelecimento informar a sua franqueadora ou ao time de suporte qual produto apresentou falha de integração.

3.4 Impressão de Pedido

Após salvo o pedido na retaguarda, será liberado acesso a função de Impressão do Pedido, no topo da tela:

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Na impressão do Pedido constará todos os detalhes do pedido, o conteúdo preenchido no campo Observações e orientações para equipe de entrega do pedido, assim como o Check List de Montagem:

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As informações da lateral do pedido e do Check List de montagem devem ser preenchidas de acordo com montagem realizada:

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Informações

IMPORTANTE: Caso o estabelecimento não conste com a bandeira CBE configurado não será apresentado informações do CheckList de montagem e dados na lateral do pedido.

3.5 Impressão de Contrato

Após realizado o faturamento do pedido, será liberado acesso a função de Impressão do Contrato no topo da tela:

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O sistema direciona o usuário para impressão em PDF do Contrato, no contrato será listado os dados da Comodatária e todos os itens do tipo COMODATO.

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O valor da multa e multa por extenso preenchida inicialmente nas configurações gerais será exibido no corpo do contrato. 

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Aviso

A impressão do contrato consta disponível apenas após faturamento da nota de comodato, nos pedidos que não constem COMODATO não é liberado acesso a contrato.


3.5 Impressão de Recibo de Recolhimento de Consignado/Comodato

Após realizado o faturamento de pedidos que possuam Consignação ou Comodato, será liberado acesso a função Recibo. Implementação liberada na versão 11.01.0000

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O Recibo de Recolhimento de Consignado/Comodato é disponibilizado em duas vias: LOJA e CLIENTE, e pode ser utilizado para controle do recolhimento dos itens de Consignado e itens de Comodato:

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Será detalhado na impressão do recibo nas duas vias: Loja e Cliente todos os produtos de consignado ou Comodato vinculados ao pedido. Na primeira via deve ser coletado os dados e assinatura do cliente, e o campo observações pode ser utilizado para preenchimento manual de informações referente a retorno dos produtos.

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A segunda via é destinada ao cliente, e deve ser assinada pelo entregador/responsável pela recolha/devolução no estabelecimento e o campo observações pode ser utilizado para preenchimento manual de informações referente a retorno dos produtos.

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Informações

Os campos de Observações e Itens extras constam disponíveis para preenchimento manual de acordo com a necessidade do estabelecimento.

3.6 Retorno de Comodato

A retaguarda através do menu de Consignado/Comodato irá contemplar também as operações de Notas Fiscais de retorno de Comodato. O Comodato  é Ativo imobilizado do estabelecimento, que fica em posse do destinatário por um determinado período conforme indicado no pedido e no contrato, sendo necessário fazer um retorno assim que o remetente devolver os itens.

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No retorno de Comodato o estabelecimento poderá realizar o retorno de todos os ativos ou realizar a recolha parcial. Deve ser preenchido a quantidade a retornar dos itens que o estabelecimento está recebendo. Nos casos de recolha total dos ativos basta ao usuário clicar em Retornar.

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Caso o usuário informe o total de produtos emitidos em comodato após clicar em <retornar> o sistema irá emitir uma nova nota de Entrada de Retorno de Comodato o irá bloquear a geração de novos retornos nesse pedido. Após a emissão da nota o status do pedido será alterado para RECOLHIDO.

3.6.1 Retorno de Comodato Parcial

Nos retornos de Comodato parcial, quando a quantidade recolhida é  menor que a quantidade de ativos vinculado ao pedido no campo Recolher,  o usuário deve preencher a quantidade que deseja retornar de cada item. Desta forma será atualizar as informações de Recolhendo e Pendente conforme quantidade informada pelo usuário e o pedido após atualizado ficará com o status de Recolhido Parcialmente.

Na tela de Retorno de Comodato será listado todos os ativos vinculados ao pedido, juntamente com sua descrição, código do Produto e status de retorno: Recolhido, Recolhendo e Pendente.

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Regras para o RETORNO de COMODATO:

  • Se  o ATIVO IMOBILIZADO não possui vinculo com número de série o usuário precisa preencher em Recolher a quantidade recolhida, por padrão a tela inicia com a quantidade total de itens. Após preenchimento a tela de edição do retorno irá atualizar a coluna RECOLHENDO.
  • Se  o ATIVO IMOBILIZADO possui vinculo com número de série o usuário precisa utilizar a listagem de número de séries para marcar no checkbox NO CLIENTE qual equipamento está sendo recolhido, desta forma  a quantidade recolhida será atualizada em Recolhendo e Recolher.


Dica

Saiba mais sobre Controle de número de série de produtos do tipo Ativo Imobilizado em  https://share.linx.com.br/x/9nNCG


No exemplo abaixo temos o preenchimento do campo RECOLHER informando que  no item Barril de 30 litros está sendo recolhido a quantidade Zero.

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Após finalizar o preenchimento dos campos de recolha o usuário deve clicar em RETORNAR para confirmar a Operação. Pedidos recolhidos parcialmente ficaram disponíveis para novos retornos de comodato do itens pendentes:

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3.7 Retorno de Consignado

O retorno de Consignado é a devolução simbólica que ocorre quando a mercadoria anteriormente enviada em consignação for efetivamente vendida (parcial ou total)  ou devolvida ao estabelecimento.


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A tela de retorno de consignado permite ao estabelecimento efetivar em uma nova operação a venda de mercadoria remetida em consignação, desta forma deve ser informado a quantidade que foi vendida e informar uma forma de pagamento para emissão da nova venda.

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Após ajuste da quantidade vendida pelo usuário e utilizado a função <RETORNAR> a nota de retorno de consignado será gerada e transmitida para a Sefaz mas para emissão da nota de VENDA em CONSIGNAÇÃO o usuário precisará preencher a forma de pagamento da nova operação de venda, conforme exemplos abaixo:

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IMPORTANTE:

  • A forma de pagamento só será contabilizado no turno após o usuário clicar em receber, caso esteja sendo utilizado o novo turno de pedidos.
  • Através da aba PAGAMENTOS na opção de forma de pagamento (VENDA EM CONSIGNAÇÃO) é possível adicionar todas as formas de pagamento. No entanto caso o usuário deseje utilizar a forma de pagamento BOLETO, após inserido a forma será necessário clicar na ação Gerar Boleto para que ocorra a geração do PDF do boleto bancário.

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Após adicionado a forma de pagamento na venda em consignação o usuário deve realizar o faturamento da nota de venda em consignação na GUIA FATURAMENTO.

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Os totais do Consignado, Retorno do Consignado e Venda em Consignação serão atualizados na guia Produtos e na lateral direita do pedido após finalizado o processo de retorno de consignado.


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Dentro do pedido ficaram vinculadas as novas notas emitidas para acobertar a Devolução de mercadoria em consignação e a nova operação de venda.

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Caso ocorra a devolução total do consignado basta zerar informar campo quantidade vendida, desta forma não será solicitado forma de pagamento e não haverá emissão de nota fiscal de venda de mercadoria em consignação.

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3.8 Emissão de pedidos de bonificação

A emissão de bonificação permite acobertar fiscalmente as operação de saída de mercadorias em bonificação, doação ou Brinde.

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A nota de bonificação por ser uma emissão sem cobrança para o cliente do valor dos itens não necessita de inserção de forma de pagamento

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3.9 Emissão de pedidos de Locação 

A nota de Locação deve ser utilizada para os estabelecimentos que realizem aluguel de seus ATIVOS. O documento fiscal emitido servirá para acobertar há circulação de mercadorias sem o objetivo de venda, garantindo a não incidência de impostos. No campo VALOR deve ser informado o preço unitário do item que está sendo enviando em LOCAÇÃO

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Nas emissões de locação será necessário adicionar a forma de pagamento especifica para o pedido de locação, sendo que o valor de recebimento irá considerar desconto, acréscimos ou frete existente no pedido:

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Pedidos que possuem itens de venda e locação será necessário informar individualmente a forma de pagamento:

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Caso no pedido conste cobrança de valor de frete o valor é considerado no pedido de venda:

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4.0 Retorno de Locação

O retorno de Locação é a devolução simbólica que ocorre quando a mercadoria anteriormente enviada em aluguel for devolvida/retornada ao estabelecimento, o fluxo de retorno de locação é o mesmo realizado para emissões de notas de retorno de comodato.

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4.1 Bloquear faturamento de produtos sem estoque

Na versão 11.02.000 foi implementada a funcionalidade de permitir bloquear faturamento de pedidos de produtos que não possuam saldo suficiente em estoque para atender o pedido, no entanto com essa opção habilitada só será liberado o faturamento após ajuste de estoque ou entradas de notas de compra

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O bloqueio é habilitado conforme solicitação do estabelecimento, caso deseje bloquear o faturamento de pedidos sem estoque disponível entre em contato com nosso time de suporte.

5 Guias uteis

Listamos aqui nesse espaço alguns guias referente a cadastros de produtos, clientes, configurações de Boleto Bancário e Relatórios que você também pode se interessar :

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