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1 Conceito
O sistema Jet Oil by Linx é integrado ao sistema de retaguarda Automação Ipiranga. Desenvolvido para o negócio Jet Oil da Ipiranga, permite o cadastro de veículos e condutores nos atendimentos de manutenção e troca de óleo veicular, além de venda de produtos Jet Oil, sendo possível também a consulta do histórico de atendimentos anteriores.
2 Configurações Automação Ipiranga
Antes de começar a utilizar o Jet Oil, é necessário realizar algumas configurações na retaguarda Automação Ipiranga, e no próprio Jet Oil, que serão vistas logo mais.
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2.1
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Criação do Serviço de Sincronia
Ao instalar o Jet Oil, o serviço de sincronia é automaticamente criado, porém na Automação Ipiranga é necessário criá-lo manualmente. Desta forma, basta criar um atalho do executável "main.exe" e editar suas propriedades como mostra a imagem abaixo:
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A sincronização de usuários será feita tanto para funcionários de Troca de Óleo quanto Pista. |
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.2 Criação e Configuração do PDV
É necessário que seja criado na Automação Ipiranga, menu Cadastros > Plano de Contas, um PDV exclusivo para o Jet Oil, conforme exemplo abaixo:
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Vale lembrar que caso seja necessário estabelecer um percentual máximo de desconto no momento da venda, o valor do percentual deve ser informado no campo Percentual máximo de desconto. |
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.3 Importação do Manual Técnico
Na troca de óleo, para que o Jet Oil identifique o modelo do veículo e apresente sugestões de produtos, é necessário baixar o arquivo do manual técnico da pasta "Ipiranga", localizada no "FTP" por meio do caminho ftp://ftp.lzt.com.br/autosystem/Ipiranga/jetoil_linx/MTECNICO/, e importá-lo para a Automação Ipiranga. Para isso, acessar o menu Configurações > Módulos > Ipiranga > JetOil > Carga Inicial. Será apresentada a seguinte tela:
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Vale lembrar, que este procedimento é feito para importar o manual técnico pela primeira vez. Caso já tenha sido importado, sua atualização é feita automaticamente pelo executável "distribuidora.exe".
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.4 Cadastro da Série de Nota Fiscal
Para que seja possível realizar vendas e devoluções pelo Jet Oil, é necessário que sejam cadastradas séries de nota fiscal para vincular o PDV do Jet Oil. Este cadastro é realizado acessando o menu Cadastros > Tabelas > Séries de Notas Fiscais. Na tela de cadastro, além das informações de Local, Natureza de Operação, Modelo de Nota Fiscal, Série e Numeração, deve ser preenchida a conta PDV criada para o Jet Oil, como mostra a imagem abaixo:
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Caso seja Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e) não há necessidade de cadastrar a série. |
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.5 Vínculo das Formas de Pagamento
Como nas operações realizadas no Jet Oil são utilizadas apenas algumas formas de pagamento, para que somente estas sejam listadas, deve ser feito um vínculo de formas de pagamento, acessando o menu Configurações > Módulos > Ipiranga > Forma de Pagamento. Serão exibidas as formas de pagamento da Automação Ipiranga, conforme tela abaixo:
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Para vincular as formas de pagamento Ipiranga a serem utilizadas no Jet Oil, basta manter o botão direito do mouse pressionado sobre a forma de pagamento da Automação Ipiranga, e será apresentada uma listagem de formas de Pagamento Ipiranga, para escolha, como mostra a imagem abaixo:
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3 Configurações Jet Oil
Ao executar o arquivo "jetoil.exe", será exibida uma tela para solicitação da chave de ativação do sistema, conforme imagem abaixo:
Informar o CNPJ do posto, a senha, o nome da estação onde foi instalado o sistema, e clicar em Realizar Solicitação.
Em seguida Ao acessar o Jet Oil, será apresentada uma a tela para configuração da sincronização de dados, conforme abaixo:
Nesta tela deve ser informada a URL ou IP da máquina onde foi instalado o Jet Oil e a porta de conexão. Cabe ressaltar que o número da porta deve ser o mesmo informado no serviço de sincronização da Automação Ipiranga, visto no capítulo 2.1.1. Esta tela será exibida somente numa primeira ativação do sistema. Após o preenchimento das informações clicar em Confirmar.
Ao acessar o Jeto Oil, será apresentada a tela de login, onde deve ser informado o usuário e senha, e em seguida clicar em Entrar.
Ao iniciar login, onde deve ser informado o usuário e senha, e em seguida clicar em Entrar.
Ao iniciar o sistema será apresentada uma tela para inserir a placa e iniciar o atendimento.
No canto superior esquerdo da tela, onde está localizada a logo do Jet Oil, podem ser acessadas as configurações e outras funções, conforme abaixo:
Sincronia
Ao clicar em Sincronia, serão apresentados os dados enviados e recebidos através da sincronia:
Os dados também podem ser sincronizados manualmente clicando no botão Sincronizar.
Ajuda
xxxxxxxxxx
Sobre
xxxxxxxxx
Sair
Clicando em Sair, o usuário será desconectado Ao clicar em Ajuda, serão apresentados os dados para contato com a área de suporte e comercial. Também será possível acessar a central de ajuda e a visita virtual.
Sobre
Ao clicar em Sobre, serão apresentadas informações sobre o sistema.
Sair
Clicando em Sair, o usuário será desconectado do Jet Oil.
Logo acima da tela são exibidos o nome da Estação e número do Turno.
Também será possível efetuar a troca de usuário clicando em Trocar Usuário, onde o sistema fará o direcionamento para a tela inicial de login.
Bem abaixo da tela são exibidos indicadores dos serviços de Sincronia, Mid-e ProcessadosProcessador e Fiscal Flow. A cor verde indica que o serviço está ativo, a cor vermelha indica que está inativo.
Configurações
O detalhamento das Configurações pode ser conferido nos próximos capítulos.
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3.1 Menu Configurações
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3.
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1.1 TEF
Para realizar a venda com pagamento em cartão, é necessário selecionar um tipo de TEF. Ao clicar em TEF, será apresentada a seguinte tela:
Essa tela apresenta as opções de módulos TEF ativos.
Caso a opção escolhida for TEF Direção (D-Tef), não será apresentado nenhum campo para preenchimento das informações, sendo necessário apenas clicar em Salvar.
Ao selecionar a opção TEF Dedicado (SiTef) serão apresentados alguns campos para preenchimento. Para visualizá-los basta utilizar a barra de rolagem à direita da tela.
Informar o Endereço de servidor SiTef, ID da Loja, ID do Terminal e Endereço da Estação.
Inseridas as informações, clicar no botão Salvar alterações.
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3.1.2 Cheque
Ao acessar a opção Cheque, será apresentada a seguinte tela:
No momento da venda, para possibilitar que o pagamento seja feito com cheque de terceiros, sem a necessidade de cadastro prévio na retaguarda, marcar a opção Cheque de terceiros e em seguida clicar em Salvar alterações. 2.2
3.1.3 Servidor de E-mail
Acessando a opção Servidor de E-mail, será apresentada uma tela conforme abaixo:
Nesta tela, é possível configurar um endereço de e-mail para envio automático da ordem de serviço ao cliente após a finalização da venda. Informe o Endereço do "SMTP" (Ex.: smtp.dominio.com.br), o número da Porta do "SMTP", o Usuário (Endereço de e-mail), a Senha do "SMTP" e a Confirmação da Senha. Em seguida clicar em Salvar alterções.
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3.1.4 Documento Fiscal
Nesta opção, é feita a configuração do documento fiscal, do MID-e, da forma de comunicação e de uma impressora do sistema operacional. Ao Ao acessá-la será apresentada a seguinte tela:
Nesta tela selecionar o tipo de documento fiscal que será emitido na venda. Cabe ressaltar que serão exibidos somente os tipos de documentos liberados no módulo do estabelecimento.
Selecionando a opção Emissor de Cupom Fiscal (ECF) não será apresentado nenhum campo para preenchimento. Basta apenas clicar em Salvar alterações.
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Cabe ressaltar que inicialmente o Emissor de Cupom Fiscal (ECF) está homologado apenas para estados que não são PAF-ECF. |
Selecionando um dos demais tipos de documento fiscal, serão apresentados os mesmos campos para preenchimento das informações. Para Para visualizar os campos basta deslizar a barra de rolagem localizada à direita.
Informar o Endereço onde está instalado o MID-e e os Diretórios em que serão salvos o arquivo "XML" e "DANF-e.
Selecionar a Marca e o Modelo, informar a Porta que fará a comunicação e selecionar a Velocidade da Porta. . Pode ser feito um teste de comunicação clicando no botão Testar Comunicação.
A Velocidade da Porta pode ser coletada no Gerenciador de Dispositivos, clicando com o botão direito do mouse na porta, e selecionando a opção Propriedades. Na janela apresentada, clicar na guia Configurações de Porta. A informação da velocidade consta no campo Bits por segundo, como mostra a imagem abaixo:
Retomando a à tela de configuração de Documento Fiscal, selecionar uma impressora do sistema operacional, para os casos de contingência.
Ao marcar a opção Enviar comando de corte (guilhotina) a cada fechamento de venda, será realizado o corte do cupom caso não esteja sendo feito pela impressora.
Após inserir as informações clicar em Salvar alterações.
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3.1.5 Impressora OS
Nesta opção é configurada a impressora que fará a impressão das Ordens de Serviço. Ao clicar em Impressora OS, será apresentada a seguinte tela:
Basta selecionar a impressora desejada e clicar em Salvar alterações.
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3.
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1.6 Sincronia
Ao acessar essa opção, será apresentada a seguinte tela:
Nesta tela deve ser informado o endereço de IP onde está instalado o Jet Oil, e a porta de comunicação, que deve ser a mesma informada no item 2.1.1. Em seguida clicar em Salvar.
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3.2
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Menu Caixa
No menu lateral, acessando o item Caixa, será apresentada a seguinte tela:
Cada função será detalhada nos próximos capítulos.
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3.2.1 Cancelar a Última Venda
Ao acessar esta opção será possível cancelar a última venda efetuada. A Na tela apresentada será conforme abaixo:serão exibidas as informações da última venda efetuada.
Basta preencher o motivo do cancelamento da última venda e clicar em ConfirmarContinuar.
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3.2.2
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Vendas
Ao acessar a opção Vendas, será apresentada a tela abaixo:
Nesta tela serão exibidos todos os documentos fiscais referentes às vendas realizadas no Jet Oil.
Caso seja necessário efetuar o cancelamento de um documento fiscal, clicar no ícone de x à direita, e será apresentada a seguinte tela:
Informar o valor da retirada e uma observação que achar necessário. Em seguida clicar em Confirmar.
2.2.2.2 Suprimento
Na opção Suprimento, é registrada a entrada de valores no caixa. Ao acessá-la será apresentada a seguinte tela:
Informar o valor da entrada e uma observação, caso ache necessário. Em seguida clicar em Confirmar.
2.2.2.3 Fechamento de Turno
Por meio desta opção é feito o fechamento do turno. Ao acessá-la será apresentada a tela abaixo:
Informar o valor total de troco existente no caixa ao final do turno e clicar em Confirmar.
2.2.2.4 TEF
hhhhhh
2.2.2.5 Vendas
Ao acessar a opção Vendas, será apresentada a tela abaixo:
IMAGEM
Nesta tela serão exibidos todos os documentos fiscais referentes às vendas realizadas no Jet Oil.
Caso seja necessário efetuar o cancelamento de um documento fiscal, clicar Cancelar Nota, e será apresentada a seguinte tela:
IMAGEM
Informar o motivo de cancelamento do documento fiscal e clicar em Confirmar.
Ainda na tela de Vendas, caso seja necessário emitir uma Nota Fiscal referenciada, selecionar a NFC-e que deseja referenciar na nota, e clicar no botão Emitir NF-e.
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Cabe ressaltar que nesta função não é possível efetuar o cancelamento de documento fiscal caso este tenha sido impresso em ECF. |
2.2.4 Consulta de Produto
Por meio deste menu é possível realizar a consulta de produtos, contendo as principais informações. Ao acessá-lo, será apresentada a seguinte tela:
No campo Produto, informar o código ou código de barras do produto que deseja consultar e pressionar a tecla Enter.
2.2.5 Atendimentos Anteriores
Por meio deste menu, é possível consultar os atendimentos realizados, e também realizar a impressão da ordens de serviços. Ao acessá-lo será apresentada uma tela conforme abaixo:
Os atendimentos que estiverem destacados com a cor azul indicam que já estão finalizados, os que tiverem em vermelho estão cancelados e os verdes em andamento.
Pode ser feito um filtro pela placa do veículo ou por um período de tempo, informando data inicial e final.
Aviso |
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O botão Imprimir OS permite a reimpressão da ordem de serviço. No caso de venda bazar, será exibido o botão Reimprimir DAV, para que seja feita a reimpressão do Documento Auxiliar de Venda. |
2.2.6 Sair do Sistema
Para sair do Jet Oil deve-se clicar nesta opção de menu. A seguinte tela será apresentada:
3 Funcionalidades
No Jet Oil é possível realizar a venda de produtos Jet Oil, por meio do Bazar Jet Oil, e também a troca de óleo de um veículo, por meio do Novo Atendimento Checkup 15 Itens. O detalhamento dessas funções pode ser visto nos próximos capítulos.
3.1 Venda Bazar
Para realizar a venda de um produto Jet Oil, na tela inicial clicar no botão Ir para o Bazar, será apresentada a seguinte tela:
À direita da tela são apresentados os produtos separados por categorias. Ao escolher uma categoria, serão exibidos os produtos que a compõem, conforme abaixo:
O campo permite digitar o produto desejado ou usar o leitor de código de barras para adicionar o produto às compras. Para isso, digite o produto no campo mencionado ou clique no campo para selecioná-lo e proceda a leitura do código de barras do produto desejado.
Em seguida basta escolher o produto e a quantidade desejada, e clicar no botão Adicionar às Compras. O produto será adicionado ao carrinho de compras, localizado no campo superior direito da tela, o qual poderá ser acessado para conferir os produtos já adicionados, como mostram as imagens abaixo:
Caso seja necessário excluir um item, deve-se clicar no botão , ou clicar em Cancelar Atendimento para que toda a compra seja cancelada, sendo obrigatório informar o motivo de cancelamento do atendimento, conforme imagem abaixo:
Para seguir com a venda de produtos, na tela exibida anteriormente, deve-se clicar em Efetuar Pagamento, e será apresentada a seguinte tela:
Nesta tela é possível informar um CNPJ ou CPF para o comprovante fiscal, clicando em Inserir CNPJ/CPF na Compra. Basta preencher os campos, apresentados na imagem abaixo, e clicar em Inserir Dados.
Caso o consumidor possua alguma política comercial cadastrada, no Módulo Automação Ipiranga > Cadastros > Clientes > Guia Política Comercial, como por exemplo obrigatoriedade no preenchimento da placa ou motorista, para prosseguir com a venda essas informações deverão ser obrigatoriamente preenchidas nesta tela.
No campo Documento Fiscal é exibido automaticamente o tipo de documento fiscal utilizado pelo cliente. Caso seja necessário emitir uma Nota Fiscal Referenciada, basta marcar o campo Nota Fiscal, localizado ao lado do botão Cancelar. Desta forma, será emitida a Nota Fiscal Eletrônica, onde o número do documento fiscal estará referenciado.
Também é possível selecionar a opção Nota Fiscal. Neste caso será emitida somente a Nota Fiscal Eletrônica de venda.
A pesquisa do campo Identificação pode ser feita pelo nome, CPF ou código de cliente cadastrado no Automação Ipiranga.
Ainda na tela de itens, caso o cliente possua regra de preço com forma de pagamento cadastrada, para que esta seja aplicada, deve-se clicar em Inserir Forma de Pagamento e selecionar a forma de pagamento correspondente.
Para prosseguir com o pagamento, clicar em Efetuar Pagamento. A tela apresentada será conforme abaixo:
É possível conceder desconto no momento do pagamento, clicando em Inserir Descontos. Será apresentada uma tela para informar usuário e senha e em seguida clicar em Confirmar, como mostra a imagem abaixo:
Cabe ressaltar que também é possível definir um valor máximo de descontos por meio do campo Percentual máximo de desconto acessado no módulo Automação Ipiranga > Configurações > Parâmetros > Caixas Ponto de Venda, já visto no item 2.1.2.
Para finalizar a venda, basta escolher a forma de pagamento e clicar em Finalizar Venda. O sistema apresentará uma tela para o acúmulo de Km de Vantagens, conforme abaixo:
Basta digitar o CPF do cliente e clicar em Confirmar.
Caso seja selecionada alguma forma de pagamento em cartão, antes da tela de acúmulo de Km de Vantagens será apresentada a seguinte tela para escolha do tipo de transação:
Após a confirmação do CPF no acúmulo de Km de Vantagens, o sistema fará a finalização da venda, questionando se deseja imprimir o documento auxiliar de venda.
Clicando Sim, será impresso o documento fiscal e concluída a venda.
Para voltar à tela inicial, basta clicar em Novo Atendimento.
3.2 Troca de Óleo com Checkup de Itens
Para iniciar um atendimento de troca de óleo, basta inserir na tela inicial a placa do veículo e clicar em Começar.
Será apresentada uma tela para preenchimento das informações do Fabricante, Ano de Fabricação/Modelo, Modelo do veículo, Versão, Quilometragem Atual e Tipo de Veículo.
Caso a placa inserida já tenha sido informada em um atendimento anterior, os dados do veículo serão carregados na tela, sendo necessário informar apenas quilometragem atual e o tipo de veículo. Também será exibido o histórico da última troca de óleo, na guia Última Troca, conforme imagem abaixo:
Na guia Estoque desta Franquia, serão apresentados as categorias de produtos que possuem estoque e que estão fora de estoque, baseado no manual técnico disposto pela Ipiranga, como mostra a imagem abaixo:
Para dar andamento no atendimento, clicar em Continuar. Será apresentada uma tela para preenchimento dos dados do condutor do veículo.
Assim como acontece com os dados do veículo, os dados do condutor também ficam salvos. Num próximo atendimento, ao inserir um CPF já informado anteriormente, serão apresentados os dados do condutor. Para dar sequência ao atendimento, clicar em Continuar. Será apresentada a seguinte tela:
Nesta tela é feito o checkup de 15 itens do veículo, o qual poderá ser acompanhado por meio da barra localizada à esquerda da tela. A cada item acessado, serão apresentados os produtos recomendados pelo manual técnico da Ipiranga, conforme o modelo do carro informado no início do atendimento.
Caso seja necessário realizar a manutenção de um item, por exemplo o óleo de motor, basta selecionar o produto, a quantidade desejada, e clicar em Adicionar às Compras. Em seguida clicar no botão Item Realizado, para indicar que já foi feita a conferência. Se por ventura houver algum problema com um item e não for feita a sua conferência, deve-se clicar no botão Não Realizado, e selecionar o problema na tela que será apresentada, conforme abaixo:
Cada item terá uma lista de problemas para seleção, sendo esta definida pela Ipiranga, não sendo possível alterar. Por exemplo no caso do óleo de motor, as opção serão as seguintes:
Os itens que por ventura não possuem produtos recomendados pelo manual técnico da Ipiranga, ao clicar em Não Realizado, será apresentada uma tela conforme abaixo:
Selecionar dentre as opções Não se aplica ao veículo ou Somente na Concessionária, e Confirmar.
Após a conferência dos 15 itens a tela apresentada será conforme abaixo:
Todos os itens conferidos, ou seja, que tiverem como Item Realizado, serão apresentados com a cor verde. Já os Não Realizados, serão apresentados com a cor vermelha. Cabe ressaltar, que caso seja necessário deixar alguma observação em um dos itens, basta clicar em Inserir observação neste item do atendimento. Será exibida a seguinte tela:
Basta inserir a observação e clicar em Confirmar.
Após a última conferência, será apresentada uma tela contendo os itens adicionados ao carrinho de compras, conforme imagem abaixo:
Nesta tela é possível informar um CNPJ ou CPF para o comprovante fiscal, clicando em Inserir CNPJ/CPF na Compra. Basta preencher os campos, apresentados na imagem abaixo, e clicar em Inserir Dados.
No campo Documento Fiscal é exibido automaticamente o tipo de documento fiscal utilizado pelo cliente. Caso seja necessário emitir uma Nota Fiscal Referenciada, basta marcar o campo Nota Fiscal, localizado ao lado do botão Cancelar. Desta forma, será emitida a Nota Fiscal Eletrônica, onde o número do documento fiscal estará referenciado.
Também é possível selecionar a opção Nota Fiscal. Neste caso será emitida somente a Nota Fiscal Eletrônica venda.
A pesquisa do campo Identificação pode ser feita pelo nome, CPF ou código de cliente cadastrado no AutoSystem.
Os campos Placa, Veículo/Máquina e Quilometragem são preenchidos automaticamente conforme informações inseridas no início do atendimento.
Também é possível deixar uma observação sobre o atendimento, clicando em Inserir observação neste atendimento. Será exibida a seguinte tela:
Basta inserir a observação desejada e clicar em Confirmar.
Ainda na tela de itens, caso o consumidor possua regra de preço com forma de pagamento cadastrada, para que esta seja aplicada, deve-se clicar em Inserir Forma de Pagamento e selecionar a forma de pagamento correspondente.
Para prosseguir com o pagamento, clicar em Efetuar Pagamento. A tela apresentada será conforme abaixo:
Caso o consumidor tenha alguma regra de preço cadastrada, como por exemplo desconto, no campo Total de Desconto será apresentado o valor conforme o cadastro. Se a regra de preço for configurada para diferenciar o valor de venda, este será aplicado no campo Total da Compra e Preço por Unidade.
Cabe ressaltar que também é possível definir um valor máximo de descontos por meio do campo Percentual máximo de desconto acessado no módulo Automação Ipiranga > Configurações > Parâmetros > Caixas Ponto de Venda, já visto no item 2.1.2.
Nesta tela, basta selecionar a forma de pagamento e clicar em Finalizar Venda. Será exibida a tela de acúmulo de Km de Vantagens, conforme abaixo:
Informar o CPF em que será feito o acúmulo de quilômetros de vantagens, e clicar em Confirmar.
Caso seja selecionada alguma forma de pagamento em cartão, antes da tela de acúmulo de Km de Vantagens será apresentada uma tela para escolha do tipo de transação.
Após a confirmação do CPF no acúmulo de Km de Vantagens, o sistema fará a finalização da venda e a impressão do comprovante fiscal.
Após a finalização do atendimento, caso queira retornar à tela inicial clicar em Iniciar Novo Atendimento.Pressionar o botão Sim, confirmar. Será apresentada uma segunda tela.
Informar o motivo de cancelamento do documento fiscal e clicar em Confirmar.
Ainda na tela de Vendas, caso seja necessário emitir uma Nota Fiscal referenciada, selecionar a NFC-e que deseja referenciar na nota, e clicar no botão Emitir NF-e.
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Cabe ressaltar que nesta função não é possível efetuar o cancelamento de documento fiscal caso este tenha sido impresso em ECF. Vale lembrar que inicialmente o Emissor de Cupom Fiscal (ECF) está homologado apenas para estados que não são PAF-ECF. |
3.2.3 Sangria
Na opção Sangria, é registrada a retirada de valores do caixa. Ao acessá-la será apresentada a seguinte tela:
Informar o valor da retirada e uma observação que achar necessário. Em seguida clicar em Confirmar.
3.2.4 Suprimento
Na opção Suprimento, é registrada a entrada de valores no caixa. Ao acessá-la será apresentada a seguinte tela:
Informar o valor da entrada e uma observação, caso ache necessário. Em seguida clicar em Confirmar.
3.2.5 TEF
Ao acessar esta opção, será apresentada a opção de TEF que o estabelecimento possui: DTEF ou SITE. Na imagem abaixo foram habilitadas as duas opções como exemplo:
Clicando no TEF disponível no estabelecimento, serão apresentadas algumas opções, as quais são enviadas pelo próprio TEF. No exemplo serão apresentadas alumas opções do Sitef.
As opções mais utilizadas são as seguintes:
Ao selecionar a opção para reimpressão de comprovante, o operador deverá selecionar se deseja reimprimir um comprovante específico - fornecendo dados da venda) ou o comprovante da última venda TEF.
Após selecionar a opção e preencher as informações da venda, caso seja um comprovante específico, o operador será questionado se deseja realizar a impressão. Clicando Sim, o comprovante será reimpresso na impressora.
Selecionando a opção de cancelamento de transação, serão listadas as opções de pagamento TEF disponíveis, retornadas pelo mesmo.
O operador deverá selecionar a opção correspondente à venda efetuada (Por exemplo se a venda foi efetuada com cartão de débito, a opção selecionada deverá ser Cancelamento de Cartão de Débito), e preencher alguns dados da venda como: dados do cartão, valor, etc.
3.2.6 Fechamento de Turno
Por meio desta opção é feito o fechamento do turno. Ao acessá-la será apresentada a tela abaixo:
Informar o valor total de troco existente no caixa, ao final do turno, e clicar em Confirmar.
Será emitido um relatório contendo todas as informações do caixa, conforme exemplo abaixo:
Após o fechamento de caixa, o sistema será direcionado para a tela inicial de autenticação. Ao iniciar o sistema será apresentada a tela para abertura do turno.
Informar o valor do troco inicial e pressionar Iniciar Turno. Será apresentada uma tela para selecionar o responsável pelo turno.
Após a seleção do responsável, clicar em Confirmar. O sistema estará pronto para ser utilizado.
3.3 Produtos
Ao selecionar a opção Produtos no menu lateral, será possível efetuar a busca dos produtos cadastrados para consulta de informações.
A consulta pode ser feita tanto pela leitura do código de barras quanto pela busca manual do produto do produto, pressionando Buscar produto cadastrado.
Ao retornar o resultado da busca, serão apresentadas as informações do produto, impostos e tributações e informações do manual técnico. No canto inferior esquerdo da tela, será apresentada também a data e hora em que foi realizada a última atualização de estoque do produto.
Para sair da tela, pressionar o X localizado no canto superior direito, pressionar a tecla de atalho ESC ou pressionar o botão Fechar.
3.4 Atendimentos
O menu lateral também conta com a opção Atendimentos. Ao selecioná-la, serão exibidos os atendimentos realizados, sendo possível localizá-los pelo nome do cliente ou pela placa do veículo.
Ao pressionar o botão Detalhes, no atendimento, será apresentada a seguinte tela:
Os atendimentos que foram salvos poderão ser retomados, pressionando o botão Retomar Atendimento.
Será aberta a tela de atendimento, podendo ser adicionado mais itens ou prosseguir com a finalização do atendimento.
Todos os detalhes do atendimento serão vistos logo mais.
3.5 Venda Avulsa
Ao acessar a opção Venda Avulsa, no menu lateral, será apresentada a seguinte tela:
Alguns produtos, separados por categoria, estarão disponíveis para venda avulsa. Para ver mais categorias, basta clicar em Ver mais no campo localizado abaixo da tela.
A busca pode ser feita informando o nome do produto no campo de pesquisa ou clicando na categoria e selecionando o produto.
O campo de pesquisa conta com uma opção para filtrar o veículo do cliente; e a partir daí serão apresentados os produtos recomendados para o veículo.
Ao pressionar a opção de filtro, será apresentada a seguinte tela:
Após selecionar as opções referentes ao veículo, pressionar Adicionar filtro.
A acessar a categoria desejada, serão apresentados os produtos recomendados para o veículo filtrado.
Após localizar o produto desejado, este será apresentado à direita da tela, onde é possível excluí-lo ou adicionadas mais unidades.
Para prosseguir, pressionar Finalizar Venda. Será apresentada uma tela para confirmação dos produtos.
Caso o cliente necessite de mais algum produto, basta pressionar Adicionar mais itens e o sistema retornará à tela anterior para a escolha do item.
Através do botão Inserir forma de pagamento é possível aplicar regras de preços condicionadas à modalidades de pagamento. Basta selecionar a forma de pagamento e pressionar o botão Selecionar.
Após selecionar a forma de pagamento, pressionar o botão Selecionar.
Caso a compra tenha que ser identificada com CPF/CNPJ, pressionar o botão Inserir CPF/CNPJ na compra.
Na tela, o cliente pode ser localizado inserindo o nome ou código no campo de busca, ou clicando em Buscar cliente cadastrado.
Nesta tela serão listados os clientes cadastrados, os quais também podem ser localizados pelo código, nome e CPF/CNPJ.
Ainda nesta tela, caso o cliente queira que seja emitida a nota fiscal juntamente com o documento fiscal do atendimento, basta selecionar a opção Nota fiscal.
Após selecionar o cliente, pressionar o botão Continuar.
Na tela de confirmação dos produtos, caso o cliente desista da compra, é possível efetuar o cancelamento pressionando o X localizado no canto superior direito da tela, o qual também possibilita voltar para a tela anterior.
Ao clicar em Não, voltar, o sistema retornará à tela anterior. Ao clicar em Sim, confirmar, o atendimento será cancelado.
Ao optar por realizar o cancelamento, será necessário informar o motivo.
Em seguida pressionar Ok, confirmar.
Para prosseguir com o atendimento, pressionar o botão Efetuar pagamento.
Será apresentada à direita da tela os dados para pagamento. Também será possível Conceder desconto, caso seja necessário.
Selecionar o tipo de desconto, informar o valor e pressionar Confirmar. O desconto será aplicado na venda.
Selecionar a forma de pagamento, e caso o cliente não tenha sido informado nenhum CPF, porém o cliente queira acumular Km de vantagens, clicar no campo localizado abaixo da tela e informar o CPF.
Após informar o CPF pressionar Confirmar.
Caso a forma de pagamento selecionada seja cartão de crédito/débito, será apresentada uma tela para escolher entre a opção TEF (máquina de cartão integrada à venda) e POS (máquina de cartão individual, não integrada à venda).
Ao selecionar a opção POS, será apresentada uma tela para selecionar a forma de pagamento, a operadora de cartão do estabelecimento, a bandeira do cartão e o NSU (código apresentado no comprovante impresso na máquina de cartão, na via do estabelecimento).
Após inserir as informações, pressionar o botão Confirmar.
Para concluir a venda, na tela de pagamento pressionar o botão Finalizar compra.
Ao concluir a venda, será possível imprimir o documento auxiliar de venda, pressionando Sim, confirmar.
4 Atendimento
Para iniciar um atendimento de troca de óleo, basta inserir na tela inicial a placa do veículo e clicar em Iniciar.
Será apresentada uma tela para preenchimento das informações do veículo e do cliente.
Caso a placa inserida já tenha sido informada em um atendimento anterior, os dados do veículo serão carregados na tela, sendo necessário informar apenas a quilometragem atual. Do contrário, deve ser selecionada a Marca, o Ano/Modelo, Modelo, Versão e Km do veículo (atual).
Nos Dados do Cliente deve ser informado o número do CPF, Nome completo, número do telefone Celular e o endereço de E-mail.
Ao pressionar Ver atendimento anteriores, será apresentada uma tela apresentando os últimos atendimentos realizados para o veículo cuja placa foi informada, acompanhados da data e horário dos atendimentos.
Ao pressionar o botão Continuar sem preencher os dados do cliente, será exibida uma mensagem alertando ser importante o preenchimento para maior captação de clientes. Para fechar a mensagem, pressionar o botão OK, entendi.
Após o preenchimento dos dados, clicar em Confirmar. Será apresentada a tela para o Checkup.
Ao selecionar um item do Checkup, para efetuar a troca, à direita da tela será apresentada um listagem de produtos recomendados pelo fabricante, porém estes também podem ser localizados pela busca rápida.
Os itens de checkup possuem também um botão de informações técnicas, contendo informações estratégicas como: ferramenta correta a ser utilizada na troca, especificação retornada do manual técnico, etc., como mostra o exemplo abaixo:
Ao selecionar o produto será possível acrescentar mais unidades ou até mesmo excluí-lo.
Após definir a quantidade, pressionar Confirmar. O item onde foi realizada a troca, ficará identificado como a quantidade selecionada. À direita da tela, na relação de Itens Revisados, o item que ocorreu a troca será identificado com o desenho de uma cesta de compras.
Os itens revisados em que não houve necessidade de troca, podem ser "checados" clicando no desenho da bandeirinha.
O item ficará identificado com a bandeirinha em vermelho e na relação de Itens Revisados será identificado com o desenho da bandeirinha e como Realizado.
Após revisar todos os itens, antes de prosseguir deve ser selecionado o Checkup Obrigatório.
Ao acessá-lo será apresentada uma tela para informar a pressão dos pneus dianteiros e traseiros; e selecionar se foi oferecido o serviço de aspiração interna.
Após preencher as informações, pressionar o botão Confirmar. O Checkup Obrigatório será identificado na relação de Itens Revisados, com o desenho da bandeirinha.
Na parte inferior da tela estão localizados alguns botões.
Ao acessar o botão com a identificação do cliente, será exibido o nome do cliente e os dados do veículo
Ao acessar o botão Observações, será apresentada uma tela para inserir alguma observação referente ao atendimento. Em seguida Salvar.
Ao acessar o botão Itens Adicionais, é possível buscar algum produto a mais a ser incluído no checklist, como por exemplo um aromatizante de veículo.
Após selecionar os itens adicionais, pressionar o botão Confirmar. Na relação de Itens Revisados, a opção Itens Adicionais será identificado com o desenho de uma cesta de compras.
Ao concluir o checkup, pressionar o botão Continuar.
Caso o checkup não tenha percorrido todas as regras para adquirir o benefício de Assistência 24 horas, será apresentada a seguinte mensagem:
Para adicionar o filtro de óleo, conforme o benefício da Assistência 24 horas,pressionar o botão Cancelar. O sistema irá permanecer na tela de checkup para as adições. Do contrário, pressionar o botão Continuar sem assistência. Será apresentada a tela para Confirmação dos produtos.
Serão apresentados os produtos adquiridos assim como o valor unitário, a quantidade e o total.
Neste momento é possível efetuar a troca do Especialista Jet Oil, caso este não seja o mesmo que tenha realizado a abertura do caixa.
Também é possível Adicionar mais itens ao atendimento. Quando selecionada esta opção, o sistema retornará para a tela de Checkup para a adição dos demais itens.
Nesta tela pode ser impresso um orçamento para o cliente. Basta clicar em Imprimir Orçamento.
Esse orçamento pode ser utilizado em casos onde o cliente deixa o carro no estabelecimento para a troca de óleo e volta em outro horário buscá-lo. Como o orçamento foi feito juntamente com o cliente e possui todos os itens do Checkup, não há necessidade que o cliente fique acompanhando todo o processo, otimizando assim o seu tempo.
O orçamento impresso será apresentado conforme exemplo abaixo:
Através do botão Inserir forma de pagamento é possível aplicar regras de preços condicionadas à modalidades de pagamento. Basta selecionar a forma de pagamento e pressionar o botão Selecionar.
O atendimento também poderá ser salvo para futuras consultas, pressionando o botão Salvar atendimento.
O atendimento será salvo e o sistema retornará para a tela inicial de atendimento.
Para concluir o pagamento, pressionar o botão Efetuar pagamento.
À direita da tela serão apresentados os dados para pagamento. E assim como na venda avulsa, é possível Conceder desconto.
Selecionar o tipo de desconto, informar o valor e Confirmar. Os valores serão exibidos na tela.
O CPF informado no atendimento estará pontuando no Km de Vantagens.
Caso a forma de pagamento tenha sido pré-selecionada, esta será apresentada na tela. Do contrário serão apresentadas as opções disponíveis para seleção. Selecionar a forma de pagamento e Finalizar compra.
O atendimento será finalizado e o documento fiscal emitido.