Versões comparadas

Chave

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Nesta rotina será possível visualizar o relatório de turmas para início do período vigente, realizar alterações e configurações de acordo com a turma.

Configurações da Rotina 

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Ambiente

O acesso a rotina Turmas para Iniciar pode ser realizado através do ambiente Unidade. 

Permissão de Usuário

  • Para consultar a rotina Turmas para Iniciar é necessário que o usuário esteja logado com o perfil de  Administrador, Administrativo, Consultor de Vendas, Gerente Financeiro, OP ou Professor;
  • Para acessar esta rotina é necessário que a permissão Turmas para Iniciar esteja habilitada em Menu Usuários > Consultar Usuários > Pesquisar o usuário > Link do cadastro de usuário;


Aviso
titleSuporte Técnico

Somente o perfil de Administrador possui acesso a rotina de usuários.

Executando a Rotina

Para utilizar a rotina acesse menu Pendências > Turmas para Iniciar. Ao abrir a rotina será apresentada uma listagem com as turmas disponíveis para iniciar com as atividades.

  • Selecionar Todos: marcando esta opção serão selecionadas todas as turmas apresentadas na listagem para iniciá-las;
  • Mostrar X registros: permite indicar quantos registros serão exibidos por página;
  • Buscar: permite buscar por uma turma inserindo o código, nome ou curso-estágio;
  • Código: será exibido o código da turma;
  • Nome: será exibido o nome da turma;
  • Curso-Estágio: será exibido o curso-estágio da turma;
  • Modalidade: será apresentada a modalidade da turma;
  • Data de Início de Vigência: será exibida a data de início para as rotinas da turma.


Listagem de turmas para iniciar


Para iniciar uma turma basta selecioná-la e em seguida clicar em "Iniciar Turmas Selecionadas".


Painel
borderStylesolid

Ao clicar sobre o link do nome da turma, são exibidas as seguintes rotinas:


Rotinas da turma


Expandir
titleCadastro de Turma

Dados da Turma

  • Gerar novos códigos e nome para esta turma: marcando esta opção, o código e o nome da turma será gerado automaticamente ao finalizar o cadastro;
  • Código: deverá ser inserido o código da turma;
  • Sala: poderá ser selecionada a sala da turma;
  • Nome: deverá ser inserido o nome da turma;
  • Limite de Vagas: deverá ser inserido o limite máximo de vagas na turma;
  • Curso - Estágio: será exibido o curso ou estágio selecionado para o planejamento da turma;
  • Tipo: deverá ser selecionado o tipo da turma;
  • Modalidade: deverá ser selecionada a modalidade do curso/estágio;
  • Situação: deverá ser selecionada a situação atual da turma;
  • Professor: permite selecionar o professor da turma;
  • Observações: permite adicionar observações sobre os dados da turma.


Dados da turma



Período de Vigência

  • Início: permite definir a data de início do período de duração da turma;
  • Término: permite definir a data de término do período de duração da turma.


Período de vigência



Periodicidade

Neste grupo devem ser informados os dias da semana e horários que serão lecionadas as aulas.

  • Dia da Semana: devem ser selecionados os dias da semana que as aulas serão aplicadas;
  • Horário: deve ser selecionado o horário de início das aulas;
  • Carga Horária: deve ser definido o tempo de duração de cada aula;


O botão de "Adicionar outro" permite adicionar mais um dia para incluir na periodicidade. Para excluir algum dos dias basta clicar sobre o ícone .


Periodicidade


Situação Pedagógica

Neste grupo será possível visualizar a situação pedagógica de cada aluno incluso na turma.

  • Regras utilizadas para identificação da situação pedagógica de um aluno: clicando sobre este link, será possível visualizar mais detalhes sobre cada uma das situações pedagógicas e como elas funcionam;


Situação pedagógica do aluno


Após definir todas as configurações do planejamento da turma, basta clicar em "Gravar" para salvar ou em "Imprimir" para realizar a impressão. Clicando em "Voltar", será redirecionado para a rotina de "Pesquisa de Turmas".


Expandir
titleAlterar Período de Vigência

Alteração do Período de Vigência da Turma

Será exibido o período de vigência da turma selecionada.

Planejamento

Serão exibidos os planejamentos cadastrados da turma.

Etapas

Serão exibidas as etapas cadastradas da turma.

Alterar período de vigência


Novo Período de Vigência

  • Início: permite definir a nova data de início da vigência da turma;
  • Término: permite definir a nova data do término da vigência da turma;


Definir novo período


Periodicidade

Neste grupo devem ser informados os dias da semana e horários que serão dadas as aulas.

  • Dia da Semana: devem ser selecionados os dias da semana que as aulas serão aplicadas;
  • Horário: deve ser selecionado o horário de início das aulas;
  • Carga Horária: deve ser definido o tempo de duração de cada aula.

O botão de "Adicionar outro" permite adicionar mais um dia para incluir na periodicidade. Para excluir algum dos dias basta clicar sobre o ícone .


Definir periodicidade


Dados da Turma

  • Professor: permite definir o professor da turma;

  • Sala: permite definir a sala da turma.

Alunos da Turma

Serão apresentados os alunos vigentes da turma em questão.

Dados da turma


Após definir as alterações, clique em "Gravar" para salvá-las.


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titleAlunos Matrículados

Será apresentada uma nova janela que listará todos os alunos matriculados na turma em questão. Serão exibidas as informações de cada aluno e ao selecionar um ou mais, será possível enviá-los um e-mail ou encerrar a participação na turma.

  • Selecionar Todos: marcando esta opção todos os alunos da listagem serão selecionados para realizar uma das ações disponíveis;
  • Buscar: será permitido buscar por um aluno inserindo o nome, idade ou ID Inscrição;


Alunos matriculados


Selecionando a opção enviar o e-mail, será exibida uma nova janela para inserir as informações.

Envio de E-mails

  • De: já será apresentado remetente do e-mail;
  • E-mail: deve ser inserido o e-mail de destinatário;
  • Assunto: deve ser inserido o assunto do e-mail.


Mensagem

Deve ser redigido o conteúdo do e-mail, podendo editar e inserir outros detalhes necessários.


Selecione quem deverá receber o e-mail

Das opções apresentadas, devem ser indicados os demais grupos que receberão o e-mail.


Informações do e-mail


Clicando sobre o link do nome do aluno, a rotina será redirecionada para o cadastro do aluno no qual será possível realizar alterações. Para mais informações sobre o cadastro de alunos, clique aqui.


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titleAvaliação

Serão apresentadas as etapas das aulas da turma que receberão avaliações.

  • Etapa: será exibida a etapa planejada;
  • Material Inicial: será exibido o material inicial que será avaliado, com a possibilidade de alteração;
  • Material Final: será exibido o material final que será avaliado, com a possibilidade de alteração;
  • Data Inicial: será exibida a data inicial da etapa, com a possibilidade de alteração;
  • Data Final: será exibida a data final da etapa, com a possibilidade de alteração.


Avaliação da turma


Após definir as informações das etapas, clique em "Gerar Planilha de Notas". Será exibida a planilha com as notas atribuídas que poderá ser exportada para um arquivo de Excel ou imprimida.


Planilha de notas


Clicando em "Avaliar Aluno", será possível atribuir uma nota. Selecionando o campo "Etapa", serão exibidas as opções:

  • Mostrar somente ativos: marcando esta opção serão exibidos somente os alunos ativos;
  • O sistema deve selecionar as mensagens para os boletins automaticamente de acordo com a média do aluno: marcando esta opção o sistema irá selecionar automaticamente as mensagens dos boletins de acordo com a média que o aluno tirou na avaliação.


Avaliar alunos


Após selecionar a etapa, será apresentado um novo grupo no qual será possível inserir a avaliação de cada aluno.


Inserir avaliação


Clicando sobre o link "Mensagem para boletim", será exibida uma nova janela na qual pode ser inseridas as informações de:


Nova mensagem para boletim


  • Aluno: nome do aluno que receberá a mensagem no boletim;
  • Mensagem pré definida: caso já tenha sido gravada uma mensagem anteriormente, ela poderá ser selecionada neste campo;
  • Nova Mensagem: clicando no link, será exibido uma nova janela para gravar uma nova mensagem que ficará salva e poderá ser selecionada nas próximas mensagens de boletim;


Gravar mensagem


    • Mensagem selecionada pelo sistema de acordo com a média do aluno: ao marcar esta opção, a mensagem já será selecionada pelo sistema de acordo com a média da avaliação do aluno;
    • Inativo: marcando esta opção a mensagem ficará como inativa.
  • Mensagem personalizada: poderá escrever uma mensagem que não ficará salva no sistema, será inserida somente no dado momento;


Observações

Será permitido inserir as observações da avaliação.


Observações


Enviar Boletins dos Alunos Selecionados

Ao selecionar um dos alunos e clicar sobre esta opção, será apresentada uma nova janela para inserir algumas informações.

  • De: será exibido o remetente do e-mail;
  • E-mail: deverá inserir o e-mail de destinatário;
  • Assunto: deve ser informado o assunto do e-mail;
  • Mensagem: será exibida a mensagem que será enviada junto do boletim;
  • Cópia Para: permite selecionar as pessoas que receberão uma cópia do envio do boletim.


Envio do boletim


Por fim basta clicar em "Enviar".


Imprimir Boletins dos Alunos Selecionados

Ao selecionar os alunos e clicar sobre esta opção, será possível fazer a impressão dos boletins.


Boletim para impressão


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titleLista de Assinaturas

Serão apresentadas as assinaturas feitas pelos alunos da turma em questão.


Lista de assinaturas


Através do botão "Imprimir" será possível imprimir a lista com as assinaturas.


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titleDiário de Classe

Será apresentado o diário de classe e a lista de chamada da turma para a impressão.



Lista de chamada



Âncora
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