Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Expandir
titleQUESTÕES SOLUCIONADAS NESTE GUIA
  • Database: Shutdown
  • Sistema não carrega
  • Sistema Degust Não abre

Database Shutdown 

Método 1 

Ao abrir o sistema é apresentada a seguinte mensagem de erro:

database \DegustWin\Dados\Degust.fdb shutdown.

Image Removed

Siga os passos a seguir:

 1. Abra o prompt de comando em modo Administrador;

Image Removed

2. Acesse o diretório: C:\Program Files (x86)\Firebird\Firebird_2_5\bin 

Para versão do Firebird 2.0 basta seguir o comando da imagem a seguir:

Image Removed

Para versão do Firebird 3.0 - Windows 32 Bits basta seguir este passo:

Comando: cd C:\Program Files\Firebird\Firebird_3_0

Image Removed

Para versão do Firebird 3.0 - Windows 64 Bits basta seguir este passo:

Comando: cd C:\Program Files (x86)\Firebird\Firebird_3_0

Image Removed

Observação: Em alguns casos a pasta do Firebird pode apresentar um diretório diferente, neste caso entre no diretório correspondente.

3. Digito o comando: gfix -online C:\degustwin\Dados\degust.fdb -user SYSDBA -pass masterkey

Image Removed

4. Abra o sistema e teste.

Método 2 

1. Efetue o download do arquivo _voltar_base_online clicando aqui.

2. Descompacte o arquivo na dentro da C:\DegustWin

3. Execute o arquivo _voltar_base_online.bat como administrador:

Image Removed

Método 3

Executar a correção de dados pelo IB Expert.

Instale e configure o IB Expert, se não sabe configurar clique aqui.

1 - Fazer o backup.

Caminho: Services - Backup Database.

Image RemovedAo finalizar o IB Expert vai ficar como a imagem abaixo.

Image Removed

2 - Parar o Firebird para conseguir renomear renomear a base de dados (OBRIGATÓRIO).

3 - Renomear o arquivo Degust.FDB. 

4 - Ativar o Firebird.

5 - Restaurar a base de dados.

Caminho: Services - Restore Database.

Image Removed

Clicar no final da linha File Name, vai aparecer os 3 pontos para selecionar o arquivo Degust.GBK que foi criado na pasta C:\DegustWin\Dados.

Image Removed

Selecione o arquivo DEGUST.gbk e clique no botão "Start Restore".

Image Removed

Na próxima tela coloque a senha "masterkey" em minusculo. 

Image Removed

Na próxima tela vai aparecer a mensagem "Connection was lost to database", clique no botão "Close database".

Image Removed

Ao finalizar vai aparecer a mensagem "IBE: Restore completed", tente abrir o Degust novamente.

Image Removed

Dica

Está com alguma dúvida?

Consulte todos nossos guias na busca de nossa página principal clicando aqui.