Versões comparadas

Chave

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Âncora
inicio
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Informações

Essa integração está disponível a partir da versão 2.3.3.8

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Nota

A partir da versão 3.26.0.0 foram incluídas novas funcionalidades na Integração Marka, como:

  • Possibilidade de consultar o cadastro do cliente e registrar no Linx Big Farma automaticamente;
  • Permitir enviar os dados de cliente ao Marka para atualizar/cadastrar no parceiro;
  • Permitir utilizar a funcionalidade de emitir o Ticket de Ofertas para o cliente na venda;
  • Permitir visualizar o Saldo do cliente;

A Marka é especialista no setor de marketing de fidelização e relacionamento.

Através da integração com o cartão Fidelidade Marka CashBack, onde Cashback é gerado um crédito que pode ser recuperado em vendas futuras, . Para cada cliente do fidelidade Marka existem regras de resgate diferenciadas para cada cliente do fidelidade Marka.Marka é especialista no setor de marketing de fidelização e relacionamento..

Dica

Para saber mais sobre o programa de Fidelização Marka

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Cashback, visite o site:http://www.markafidelizacao.com.br

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Para consultar o painel WEB do Marka e realizar operações como consultar movimentações, cancelamentos, dentre outros, acesse o link:http://www2.cartaofidelidade.com/default.aspx

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Configurações e Cadastros no Linx Big Farma

Para utilizar a integração, é necessário realizar algumas configurações no Sistema Big.

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titleConfiguração de Filiais

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Configurações de Filiais 
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filiais
filiais

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Para realizar a configuração da Integração, vá até o menu Configurações > Filiais > Integrações e preencha os campos.


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Figura 01 - Configurações Filiais Aba Integrações

Campos:

  • Utiliza Fidelidade Marka: Possui 3 opções, escolha a terceira opção:
        • Não
        • Sim, via Linker - (programa instalado separadamente)
        • Sim, via Webservice - (Marka CashBack)

 


No campo Utiliza Fidelidade Marka selecione a opção Sim, via Webservice.

O Endereço WebService é fornecido pela Marka e o campo virá preenchido ao habilitar a integração.

O Endereço do WebService (novo) é responsável por contemplar a funcionalidade de Ticket de Ofertas. A URL é fornecida pela Marka e o campo virá preenchido ao habilitar a integração.

Os campos Login, Senha, Cod. Loja e Cod. Cliente

: Fornecidos

são fornecidos pela Marka ao se cadastrar.

O campo Imprimir Relatório Gerencial

: Possui 4

possui quatro opções:

  • Sim, Comprovante e Resgate:
  •  Imprime
  • Imprime o comprovante com o saldo e também um comprovante com o resgate
  • .
  • ;
  • Sim, Somente Resgate:  Imprime somente o comprovante constando o resgate
  • .
  • ;
  • Sim, Somente Comprovante:
  •  Imprime
  • Imprime somente o comprovante com o saldo atual
  • .
  • ;
  • Não:
  •  Não
  • Não imprime nenhum tipo de relatório gerencial
  • .
  • ;

Em Envio das vendas, selecione entre as opções: 

  • Enviar todas as vendas: Envia todas as vendas efetuadas.;
  • Enviar apenas vendas com cartão fidelidadeidentificado: Envia somente as vendas efetuadas com o Marka CashBack.
 
  • Cashback;

É possível escrever ou editar uma mensagem a ser impressa no relatório gerencial de acordo com o desejo ou necessidade. A escrita não é obrigatória. 

O campo Tipo de pagamento para aplicar o bônus recuperado

:Necessita o

necessita do cadastramento de uma forma de pagamento

vinculado como 

vinculada como "Bonificação".

Informe um valor mínimo para resgateda Fidelidade Marka.

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titleCadastro de Tipo de Pagamentos

Cadastro de tipos de pagamentos

Entre no menu 

Informe o percentual máximo permitido para resgate da Fidelidade Marka.

Selecione os checkboxes de acordo com o desejo ou necessidade:

  • Exibir saldo em tela após a venda;
  • Exibir ticket de ofertas automaticamente; 

Após realizar a configuração da integração, salve as informações Image Added clicando no botão Image Added.


Image Added

Cadastro de Tipos de Pagamentos 
Âncora
pagamento
pagamento

title
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Para configurar a Integração, é necessário cadastrar de uma forma de pagamento vinculada como "Bonificação".

Para isso, vá até o menu Cadastros > Tipos e Formas de Pagamento > Tipos de Pagamento para associar .

Escolha um tipo de pagamento como Bonificadojá cadastrado ou inclua um novo registro Image Added clicando no botão Image Added.


Image RemovedImage Added

Figura 02 - Cadastro de Tipos de Pagamento 


No campo Tipo de Pagto. selecione a opção Bonificação.

Esse cadastro é utilizado na Configuração da Integração (Figura 01 acima preenchendo a opção ), no campo "Tipo de pagamento para aplicar o bônus recuperado".  

Nota

Este tipo de pagamento deve ser vinculado na à impressora fiscal, caso contrário, apresentará erro ao término da venda, impossibilitando o encerramento da mesma.

Salve as informações Image Added clicando no botão Image Added.

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Image Added

Configuração de

...

Configuração de PBM

...

PBM 
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pbm
pbm

titleEsse


Na seção Cartão Marka:

  • No campo Diretório, direcione para a pasta c:\linker\;
  • O campo Tempo (segundos) pode ser configurado de acordo com o desejo ou necessidade;


Na seção Cartão Marka (Cash Back):

  • O Código Terminal é fornecido pelo
Marka CashBack. 
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É necessário verificar se a Configuração do PBM está correta.

Vá até o menu Configurações > Configurações de PBM, cartões e convênios na aba Outros em Cartões MARKA direcionar para a pasta c:\linker.configuracoespbm.pngImage Removedconvênios, localize a aba Outros selecione a opção Cartão Marka


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Figura 03 - Configurações  PBM's

Nota

Procedimento na Tela de Vendas

  • Marka Cashback;
  • checkbox Abrir endereço promocional é opcional;


Após preencher os campos corretamente Image Added clique no botão Image Added.


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Cadastro de Clientes 
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clientes
clientes

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Na tela de Cadastro de Clientes é possível visualizar o número do Cartão Marka vinculado àquele cliente.

Para isso, vá até o menu Cadastros > Clientes. Selecione o cliente desejado e na aba Edição Image Added clique na subaba Dados.


Image Added

Figura 04 -  Cadastro de Clientes


No canto inferior direito da tela, na seção Outras Informações, é possível consultar o número do Cartão Marka para ser utilizado nas vendas.


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Procedimentos na Tela de Vendas

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A partir da versão 3.26.0.0 foram incluídas novas funcionalidades na fidelização de clientes Marka.

Tela de Vendas - Fidelizar Cliente 
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fidelizar
fidelizar

Quando a venda for uma entrega em hipótese alguma poderá ser alterada, tendo assim que ser a entrega cancelada e refeita com as alterações necessárias. 

06 - Fidelização Consumidor Marka


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Na tela de vendas, digite o código do usuário, empresa e cliente (para vendas a vista utilize empresa = 0 e cliente = 0), insira o produto e a quantidade, tecle ESC para a finalização da cesta e digite o número da mesma, e será exibida a tela do Integração Marka CashBack para digitar o número do cartão do cliente.

É possível fidelizar o cliente caso o mesmo não esteja fidelizado ainda.


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Figura 05 - Fidelizar Cliente Marka 


Para isso, basta Image Added clicar com o botão direito do mouse no ícone Image Addede selecionar a opção Image Added.


Image Modified

Figura 04 - Tela de Vendas Balcão - Número do Cartão Fidelidade Marka

Digite o número do cartão do cliente no programa de Fidelidade Marka e Image Removed clique no botão Image Removed ou então pela tecla de atalho F3, e será exibida a tela para digitação do valor a ser resgatado da compra.

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Figura 05 - Resgatar Créditos do Fidelidade Marka

Nesta tela constam o Pagamento total da venda, que refere-se ao valor total da venda e os Créditos acumulados, que mostram a quantidade de créditos constantes no cartão selecionado, e por ultimo o Valor de bônus a ser recuperado, que é utilizado para abater no valor a pagar, ou seja, será descontado dos créditos o valor escolhido e será abatido do valor a pagar da venda finalizada.

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titleProcedimentos na Tela de Vendas - Caixa

Procedimentos na tela de vendas - caixa

Abra a tela de vendas do caixa normalmente, coloque o usuário e de enter até chegar ao campo de produtos, e tecle F2 para que seja aberto a tela de cestas abertas.

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Figura 06 - Busca Cesta

Pode-se ter 2 (duas) situações ao inserir o valor do bônus a ser recuperado (Figura 05 acima).

Situação 01

Ao inserir o valor total da venda no valor do bônus, ou seja, no caso do exemplo da Figura 05 acima, se o Valor de bônus a ser recuperado for 1,48 (valor total da venda).

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Figura 07 - Pagamentos da Venda Total

Neste caso o cupom será impresso com Valor Total R$ = 1,48 e forma de pagamento Outro = 1,48, ou seja, a forma de pagamento Outro é a forma vinculada na impressora como bonificação.

Image Removed

 Figura 08 - Cupom Fiscal - Valor Resgatado Integral

Image RemovedImage Removed

Figura 09 - Relatório Gerencial

Situação 02

Ao inserir um valor parcial no valor do bônus, ou seja no caso do exemplo da Figura 05 acima, se o Valor de bônus a ser recuperado for 1,00 (valor parcial da venda).

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Figura 10 - Forma de Pagamento na Venda

Nesta tela é possível escolher a forma de pagamento para o valor restante, como no destaque acima, o valor de R$ 1,00 por crédito do Marka Fidelidade e o restante fica por conta do cliente, no caso R$ 0,48.

No relatório gerencial será exibido.

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Figura 11 - Cupom Fiscal - Valor Resgatado Parcial

Image Removed Image Removed

Figura 12 - Relatório Gerencial

Nota

Os itens podem ser alterados no módulo do caixa, porém serão exibida as configurações do Fidelidade Marka novamente sendo solicitados o número do cartão e o valor do resgate. 

Aviso
Aviso

Caso o cliente selecionado na venda seja Consumidor (Empresa 0 / Cliente 0), não será possível realizar o cadastro.

Na tela Fidelização Consumidor Marka são mostrados os seguintes campos para preenchimento:

CPF do Consumidor para informar o CPF do cliente cadastrado que será fidelizado.

Nota

O campo Tipo de Atualização estará desabilitado durante o processo para fidelizar o cliente.

Só será possível selecionar um tipo de atualização ao realizar uma atualização de cadastro de clientes já fidelizados (Figura 12).

Abaixo serão mostradas as informações do cliente cadastrado: Nome, Data de Nascimento, CPF, Cartão, Sexo, Celular e E-mail.

Após validar as informações, Image Added clique em Image Added e será mostrada a mensagem de sucesso na fidelização do cliente.


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Figura 07 - Consumidor Fidelizado com Sucesso


Após fidelizar o cliente, o ícone da Fidelidade Marka será alterado para Image Added na tela de vendas conforme a imagem abaixo:


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Figura 08 - Cliente Fidelizado


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Tela de Vendas - Opções Para Clientes Fidelizados 
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opcoes
opcoes

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Após habilitar a Integração e fidelizar o cliente, na tela de vendas, digite o código do usuário, empresa e cliente.

Ao Image Added clicar com o botão direito do mouse no ícone Image Added serão mostradas as opções conforme a imagem abaixo:


Image Added

Figura 09 - Opções Fidelidade Marka


Ao Image Added clicar no botão Image Added será exibida a página na web mostrando as ofertas disponíveis para o cliente fidelizado:


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Figura 10 - Ticket de Ofertas


Nota

Caso o parâmetro Exibir ticket de ofertas automaticamente (Figura 01) esteja marcado, será exibida esta tela (Figura 10) automaticamente.

Ao Image Added clicar no botão Image Added será exibida a página na web mostrando o saldo atual disponível para o cliente fidelizado:


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Figura 11 - Consultar Saldo Disponível


Na página serão exibidos os valores de Saldo atual, Total Ganho, Total Resgatado, A liberar e Expirar 30 dias.

Ao Image Added clicar no botão Image Added será exibida a tela para Atualizar Cadastro do Consumidor Marka:


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Figura 12 - Atualizar Cadastro Consumidor Marka


No campo Tipo Atualização estão disponibilizadas as opções Atualizar Cadastro Marka (Exportar) e Atualizar Cadastro Big (Importar).

Ao selecionar o tipo de atualização de acordo com a sua necessidade, serão apresentados os seguintes campos:

  • CPF do Consumidor -  Já virá preenchido com o CPF do cliente inserido na venda, pois a tela foi aberta a partir da consulta do cliente já existente e fidelizado.
  • Informações do Cliente - Campo para visualização dos dados a serem exportados: Nome, CPF, Sexo, Data de Nascimento, Celular e E-mail. É possível editar os dados em tela para ajuste se necessário. Caso haja alteração, o cadastro do Sistema também será atualizado.

Após validar as informações, Image Added clique no botão Image Added.


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Tela de Vendas - Realizar Vendas 
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vendas
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O fluxo de vendas permanece o mesmo tanto para caixa quanto para balcão.

Digite o código de usuário, empresa, cliente Marka, condição de pagamento e insira o produto na cesta.


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Figura 13 - Busca Cesta


Selecione a tecla Esc e Image Added clique na opção Image Added.

Após selecionar o botão para a finalização da venda, será exibida a tela para informar o número do cartão Marka.


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Figura 14 - Informar o Número do Cartão Marka


Ao Image Added clicar no botão Image Added será exibida a tela para gerenciar a consulta e resgate de créditos do Fidelidade Marka.


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Figura 15 - Resgatar Créditos do Fidelidade Marka


Após resgatar os valores de acordo com o desejo, Image Added clique no botão Image Added para prosseguir para a tela de pagamento da venda.


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Figura 16 - Pagamento da Venda


Finalize a venda Image Added clicando no botão Image Added.


Nota

Ao finalizar a venda junto ao Marka, caso o parâmetro Exibir saldo em tela após a venda (Figura 01) esteja marcado, será exibida a tela de Saldo restante atualizada.


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