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titleAtalhos


Após a geração dos documentos é possível finalizá-los para concretizar a venda. Para consultar as Pré-vendas e DAVs em aberto basta acessar o Menu Gerencial do sistema e clicar em "Vendas em Aberto", definir um período de data, o tipo (Pré-venda e DAV), cliente e número de ficha. .


Vendas em aberto

Vendas em aberto


Pré-Venda 
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pré-venda
pré-venda

Ao selecionar "Pré-venda" e gerar o relatório, serão listados todos os documentos criados no período, com as informações de número da ficha, número da pré-venda, tipo, cliente, vendedor, usuário e valor. 


Listagem de Pré-venda

Listagem de pré-venda


O botão da coluna "Ficha" apresenta um resumo da Pré-Venda selecionada, com as opções de: "Alterar" que permitirá adicionar ou remover itens, e "Finalizar" que permitirá concluir a venda direcionando o usuário para escolha do plano de pagamento. 


Resumo

Resumo de pré-venda



DAV 
Anchor
dav
dav

Ao selecionar "DAV" e gerar o relatório, serão listados todos os documentos criados no período, com as informações de número da ficha, número do DAV, tipo, cliente, vendedor, usuário e valor. 


Listagem

Listagem de DAVs


O botão da coluna "Ficha" apresenta um resumo do DAV selecionado, com as opções de: "Alterar" que permitirá adicionar ou remover itens, "Imprimir" e "Finalizar" que permitirá concluir a venda. 


Resumo DAV

Resumo do DAV


Note
titleNota
Sobre a Impressão do DAV

Para os tipos de emissão NFC-e e SAT:

  • Se imprimi-lo no momento da geração, será possível alterá-lo quantas vezes for necessário desde que no mesmo dia da emissão;
  • Se imprimi-lo após 24 horas da geração, não será possível alterá-lo;
  • Se não imprimi-lo é possível alterá-lo a qualquer momento.

Para o tipo de emissão PAF-ECF:

  • Se imprimi-lo não será possível alterá-lo;
  • Se não imprimi-lo será possível alterá-lo quantas vezes necessário, porém no mesmo dia da emissão. 


Seleção de Depósito 
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depósito
depósito

Para empresas que trabalham com produtos de controle serial, ao clicar em finalizar DAV ou Pré-venda, o sistema exibirá uma mensagem solicitando a seleção do depósito que será utilizado, após a inserção do código serial. Esta verificação será realizada sempre que os parâmetros "Bloquear Produtos sem Saldo em Estoque" e "Bloquear Produtos sem Saldo em Depósito" estiverem marcados em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamentos - Gerais > Grupo "Notal Fiscal".


Seleção de Depósito

Selecionar depósito


Após selecionar o depósito, o saldo de cada item do DAV/Pré-venda será verificado. Se ao menos um item não possuir saldo, a mensagem abaixo será exibida. 


Alerta

Alerta de saldo insuficiente

Pagamento 
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pagamento
pagamento

Ao clicar em "Finalizar", em ambos os tipos de documento, o sistema redirecionará o usuário para a tela de inserção de itens, na qual será possível inserir ou remover produtos da venda, conceder descontos ou acréscimos, etc. Para o DAV, o sistema recuperará a forma de pagamento informada na geração, porém, caso necessário, para alterá-la basta informar uma nova forma de pagamento.


Finalizar DAV ou Pré-venda


Na tela de pagamento estarão disponíveis as seguintes opções:

  • Cartão;

  • Cheque;

  • Crediário;

  • Convênio;

  • Dinheiro;

  • Vale-Compras;

  • Vale-Troca;

  • Resgate de Pontos.


Note
titleNota
  • Para configurar os planos de pagamento que estarão disponíveis no Microvix POS, acesse: Empresa > Parâmetros Globais > POS > Grupos: "Dinheiro, Cheques, Crediário, Cartões e Convênio".


Para o DAV, já estarão adicionados os planos inclusos durante a gravação, no entanto, será possível selecionar outras formas de pagamento, até que o valor esteja completo.

Plano de Pagamento Cartão

Para empresas que não utilizam TEF será necessário informar os campos "Documento, Código de Autorização e NSU" nas vendas com pagamento em cartão, no entanto, para que estejam disponíveis é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > POS > Grupo Gerais e marcar o parâmetro "Informar NSU e Código de autorização em operações não TEF". 


Dados

Dados da operação


Além disso, é possível configurar o sistema para obrigar o preenchimento dos campos "Código de Autorização e NSU", basta que em Empresa > Parâmetros Globais > POS > Grupo Gerais o parâmetro "Obrigar preenchimento do NSU e Código de autorização em operações não TEF". 


Note
titleNota
  • Na finalização da venda as informações de Código de Autorização e NSU serão utilizadas posteriormente pelo Conciliador de Cartão.
  • Se o usuário logado não possuir permissão de alterar as faturas de cartão, não será possível modificar o valor e a data de vencimento das faturas geradas.
  • Se o cliente não estiver com o faturamento liberado em seu cadastro (ERP > Cadastro de clientes > Aba comercial > "Faturamento Liberado"), as vendas a prazo serão bloqueadas e uma mensagem de alerta será exibida. Este bloqueio também ocorrerá nas seguintes situações: 
    • Se o cliente possuir faturas vencidas há mais do que a quantidade de dias configurada em Parâmetros Globais > Financeiro > Campo "Bloquear Faturas vencidas há mais de x dias".
    • Se ao menos uma das seguintes opções de bloqueio de crédito estiver marcada: "Bloquear crédito p/ crediário", "Bloquear crédito p/ ch. prazo", "Bloquear crédito p/ convênio" em Parâmetros Globais > Faturamento Gerais e o total venda for superior ao limite de crédito disponível para o cliente, que pode ser consultado pelo Relatório de Extrato de Clientes, informação "Limite de crédito disponível".
  • As Notas Técnicas 2012.004 e 2015.002 estabelecem que ao realizar vendas com cartões de crédito ou débito, independentemente de utilização de TEF ou não, devem ser informados alguns dados referentes a estas operações (CNPJ da Credenciadora do Cartão, Bandeira, e caso a operação seja realizada via TEF, o número de autorização). Quando o PDV utiliza TEF, todo o processo é automático, sem necessidade de parametrização. Porém, quando o PDV não utiliza TEF, e o Estado exigir informar o CNPJ da Credenciadora do Cartão e a Bandeira, deve-se marcar o parâmetro "Informar tags de cartão no NFC-e (Sem TEF)", através de contato com o Suporte Técnico Linx.
  • A partir da versão do Linx Microvix POS 5.0.6.0, quando o plano de pagamento "Cartão" estiver configurado com a opção "Usa TEF" e o CNPJ não estiver cadastrado no SiTef, ao finalizar a venda será emitido um alerta. Desta forma, o usuário deverá entrar em contato com o Suporte Técnico Linx para a correta configuração.


Warning
titleSuporte Técnico

Informações Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx

Para informar CNPJ da Credenciadora do Cartão e a Bandeira em PDVs que não utilizam TEF, acesse: Menu > Empresa > Parâmetros Globais > ACESSO RESTRITO > NFC-e/SAT > Faturamento – NFC-e/SAT > Gerais – NFC-e > Parâmetro Informar tags de cartão no NFC-e (Sem TEF).

Plano de Pagamento Voucher

Para empresas configuradas para utilizar o servidor TEF D-TEF será possível configurar a forma de pagamento "Voucher" para receber as vendas. Para utilizá-lo, basta acessar aba "Cartão" e selecionar a bandeira configurada com operação Voucher. 


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Bandeiras de voucher


Caso a bandeira selecionada, possua mais de uma forma de pagamento vinculada, débito e voucher, por exemplo, o sistema exibirá as duas para escolha. 


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Débito e voucher vinculadas


Ao selecionar a opção voucher e confirmar o valor, o pagamento poderá ser finalizado. 


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Finalizar pagamento


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Transação TEF 


Note
titleNota
  • Para que seja possível efetuar vendas com voucher é necessário que o plano de pagamento esteja corretamente configurado, para mais informações clique aqui.
  • Para que o plano de pagamento configurado como voucher esteja disponível no POS é necessário que seja realizada uma parametrização, para mais informações clique aqui.

Plano de Pagamento Crediário

Não será possível finalizar pré-vendas para Consumidor Final utilizando a forma de pagamento crediário, ao tentar, o sistema emitirá o seguinte alerta. 


Bloqueio

Alerta de bloqueio 


Plano de Pagamento Cheque

Ao tentar finalizar um DAV ou Pré-venda com o cliente "Consumidor Final", o sistema solicitará a liberação utilizando as credenciais de um usuário supervisor. 


Liberar venda

Liberar venda para consumidor final


Liberar venda para consumidor final

Inserir credenciais


Acréscimo em Índice ou Valor

Para a forma de pagamento "Crediário" serão apresentados todos os planos que não estiverem bloqueados para o sistema. Caso algum deles possua acréscimo em índice ou valor, no campo "Valor: R$" será exibido o valor do produto somado ao acréscimo.


Acréscimo

Crediário com acréscimo em índice


Crediário

Crediário com acréscimo em valor e índice


Quando o plano estiver com o acréscimo em valor e em índice, o sistema somará os dois ao valor do produto, ou seja:


  • Venda = 67,50 + 6,75 + 10,00 = 84,25.
  • Acréscimo em índice = 6,75 (67,50 * 10,01%).
  • Acréscimo em Valor = 10,00.


O acréscimo em valor será rateado entre o valor das parcelas. Se o campo "Valor: R$" for alterado para um valor inferior ao valor do acréscimo TAC +1 centavo (neste caso o valor mínimo aceitável é R$10,01), o sistema emitirá o seguinte alerta:


Alerta

Valor inferior


Note
titleNota

Para mais informações sobre arredondamento de parcelas e configuração de acréscimo por índice e valor, consulte o tópicos Planos de Pagamento.


Acréscimo ou Desconto do Plano de Pagamento

Planos com acréscimo ou desconto, ao serem aplicados a venda exibirão os valores no campo "ACRÉSC./DESC" da tela de pagamento. O indicativo de acréscimo será acompanhado de um sinal de positivo ("+") e desconto, um sinal de negativo ("-").


Acréscimo e desconto


Para a venda de produtos promocionais é possível bloquear a concessão de desconto advindo do plano de pagamento, para tanto é necessário marcar o parâmetro "Não aplicar índice de desconto do plano de pagamento em itens promocionais" disponível em: Parâmetros Globais >  POS  > Grupo Gerais. Desta forma, ao realizar uma venda que contenha itens em promoção e itens com valor normal, ao selecionar um plano com índice de desconto, o sistema concederá abatimento somente sobre os produtos que não estejam em promoção.

 

Resgate de Pontos Fidelidade

É possível utilizar a forma de pagamento "Pontos Resgate" para clientes que possuem cadastro no Microvix ERP com cartão fidelidade configurado.  Ao clicar nesta opção será exibida a identificação do cliente, o CPF, o saldo de pontos disponíveis para resgate e a regra de conversão .


Resgate de Pontos

Resgate de pontos


Ao clicar no botão "Resgate de Pontos Fidelidade" será exibida uma mensagem informando o valor do vale troca gerado.


Resgate

Vale gerado para resgate


Ao confirmar o resgate, será apresentada uma mensagem informando que o vale troca foi adicionado a compra como pagamento e o novo saldo de pontos do cliente. 


Vale adicionado

Vale adicionado e saldo


Para que seja possível resgatar pontos, o valor da venda deve ser igual ou superior a quantidade disponível para resgate, caso contrário, o sistema apresentará o seguinte alerta.


Alerta

Alerta sobre resgate


Note
titleNota
  • A conversão de pontos em reais será aplicada conforme a definição aplicada ao parâmetro "Utilização dos Pontos em Vale-Compras", disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Cartão Fidelidade.
  • Na impressão da DANFE ou Cupom Fiscal será exibida a quantidade de pontos resgatados.
  • Para utilizar esta forma de pagamento "Resgate de Pontos" deve-se marcar o parâmetro "Realizar resgate de pontos no POS" disponível em: Empresa > Parâmetros Globais > Cartão Fidelidade.
  • O resgate de pontos está protegido pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível ao usuário que possuir a permissão "Resgate de Pontos no POS" configurada em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo CRM > Subgrupo > Permissões para Cartão Fidelidade.
  • Para mais informações sobre a rotina de Cartão Fidelidade, clique aqui.


Tabela de Preço

Caso seja selecionada para venda uma tabela que possua planos de pagamento bloqueados, ao selecionar uma forma de pagamento com planos bloqueados, o sistema apresentará uma mensagem e não será possível selecioná-lo.


Tabela de preço bloqueada


Planos de pagamento bloqueados para itens em promoção

Ao realizar uma venda que contenha produtos em promoção, caso seja selecionado um plano de pagamento que esteja configurado com a opção "Permite realizar venda de produtos promocionais" desmarcada, o sistema bloqueará a utilização do plano conforme a imagem abaixo. 


Plano de Pagamento bloqueado


Tip
titleDica
  • Ao utilizar a forma de pagamento Dinheiro, a venda poderá ocorrer normalmente;
  • Para mais informações sobre a configuração dos planos de pagamento, clique aqui.


Liberação Financeira

Durante a finalização da Pré-venda ou do DAV, caso o cliente possua faturas em atraso , o sistema exibirá um alerta informando o código da fatura, o valor, a data de vencimento e a quantidade de dias atrasados. 


Liberação de Crédito

Liberação


Na Liberação Financeira da operação de Crediário, será apresentado o limite de crédito total do cliente, as deduções referentes às faturas em aberto, o limite de crédito abatido da venda e o crédito restante, no entanto, quando este valor estiver excedido, o sistema apresentará o valor ultrapassado. 


Limite excedido

Limite excedido


Finalização 
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finalização
finalização

Após a escolha/confirmação da forma de pagamento, os sistema finalizará a venda e emitirá o DANFE (NFC-e), o CF-e (SAT) ou o Cupom Fiscal (PAF-ECF) correspondente a operação, considerando o tipo de emissão utilizada pelo usuário para o Microvix POS. 


Note
titleNota

É possível realizar a impressão dos comprovantes TEF que correspondem à empresa e o cliente de forma separada, para isso é necessário ativar o parâmetro "Cortar segunda via do comprovante de TEF", disponível: Empresa > Parâmetros Globais > POS > Grupo Gerais. Desta forma, primeiramente será impresso o comprovante TEF da empresa e logo após o comprovante do cliente. Para empresas que utilizam o PAF-ECF, não será possível realizar o cancelamento do último cupom fiscal, quando o parâmetro estiver ativo.


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titleObservações


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titleParticularidades NFC-e
  • Para empresas que trabalham com o modo de venda NFC-e Conjugada, é necessária a combinação de produtos e serviços para que seja possível a finalização da venda, caso contrário o sistema exibirá a seguinte mensagem:

Alerta

Info

Para mais informações sobre a NFC-e Conjugada, clique aqui.


  • Caso o sistema esteja sem conexão com a internet, no momento da finalização da nota, ela será autorizada em contingência. Assim que a conexão for restabelecida o sistema realizará a comunicação com a SEFAZ em segundo plano e o usuário poderá verificar as situações listando as notas através do menu NFC-e > Pesquisa de Documentos. Do mesmo modo, se o aplicativo MID-e estiver inoperante.
  • As notas geradas deverão ser enviadas à SEFAZ e autorizadas no prazo de 24h.
  • Ao finalizar uma venda, com a forma de pagamento "Cartão de crédito" ou "Cartão de débito", o comprovante originado desta transação será emitido pela impressora não fiscal.
  • Sempre que houver conexão, o sistemas ERP e POS possuirão as mesmas informações, desta forma, as notas com status "Enviadas" serão tratadas como válidas impactando estoque, financeiro e etc, e exibidas nos relatórios, sem qualquer efeito negativo sobre o fechamento de caixa.
  • Caso a venda seja rejeitada na finalização, tanto pelo MID-e quanto pela SEFAZ, o POS fará a inutilização automática da nota, apresentando-a como "Inutilizada" na listagem de NFC-es. Porém, se o POS estiver em modo contingência, a nota será inutilizada automaticamente assim que o sistema retornar ao seu modo de operação. Dependendo do retorno do MID-e, a nota ficará com status "Inutilização agendada", "Inutilizada" ou "Inutilização Rejeitada".
  • As notas com status "13 - Rejeitada após inutilização", deverão ser inutilizadas manualmente.
  • Caso o serviço de emissão de cupom fiscal eletrônico esteja indisponível, durante a finalização da venda o sistema emitirá uma mensagem e a nota será inutilizada.


Mensagem de retorno


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titleParticularidades PAF-ECF
  • A pré-venda não poderá ser impressa, portanto, após iniciar a finalização consequentemente será iniciada a emissão do cupom fiscal, desta forma, ela somente poderá ser cancelada após a conclusão da finalização da venda.
  • A Pré-Venda não concretizada até a emissão da Redução Z referente ao movimento do dia, será automaticamente emitida e cancelada através do cupom fiscal.


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titleParticularidades SAT
  • Os arquivos digitais serão transmitidos automaticamente para a SEFAZ pelo equipamento SAT desde que mantida a conectividade com a internet. O prazo para a transmissão pelo contribuinte é de até dez dias, contados da data da ocorrência da operação, após este prazo, o CF-e será considerado inválido.
  • Ao finalizar a venda, após a autorização da nota, o sistema realizará a impressão do extrato, no entanto, questionará o usuário sobre o tipo, se Completo ou Resumido. A diferença entre eles é que na versão completa serão impressos todos os itens, com valores e quantidades, e o segundo, resumido, será apresentado apenas o total do extrato.



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