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Painel
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A

página de pagamento é dividida em dois grupos Itens e Pagamento.

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Pagamento

Parte 1 - Itens

Nesta parte são especificados os valores que compõem o total da nota e outros valores como impostos destacados que não fazem parte do total da nota.

Image RemovedItens

Grupo Descontos e Acréscimos

Neste grupo, ao acessar o ícone Image Removed é possível informar um valor para Descontos, Seguro, Outras Despesas e Frete.

Desconto

 O valor de Desconto não deve ultrapassar o valor total dos itens. 

Image RemovedDesconto

Caso o usuário tenha um limite de desconto definido, ao ultrapassar este limite ele será alertado e o desconto não será aplicado.

Image RemovedDesconto

Após a confirmação do desconto, o sistema passará a considerar esse valor na base de cálculo dos impostos contidos na nota. Caso o usuário esteja editando os valores, mas por algum motivo deseja voltar a configuração anterior, basta clicar sobre o "X" disponibilizado no canto superior direito. 

Frete

Ao informar um valor para o frete será apresentado um campo para que seja informado o tipo de frete praticado, os tipos de fretes exibidos serão os configurados em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamentos-Gerais > Grupo Frete > "Tipo de frete disponível". Caso não haja nenhum tipo de frete disponível não será possível definir um valor. Após a confirmação do valor das outras despesas, o sistema deve passar a considerar esse valor na base de cálculo dos impostos contidos na nota. 

Quando o valor e o tipo de frete não forem informados, no XML, DANFE e Documento Interno , constará a descrição "Sem cobrança".

Descontos e Acréscimos Financeiros

Quando o plano de pagamento selecionado possuir acréscimo ou desconto será apresentada a linha "Descontos Financeiros" ou "Acréscimos Financeiros" apresentando os seus respectivos valores. Estas linhas não poderão ser editadas, pois apenas demonstrarão o que está cadastrado no plano de pagamento.

Image RemovedAcréscimos e descontos do plano

Dica
titleDica

Após selecionar um plano de pagamento, os valores deste grupo não poderão ser editados.

Nota
titleNota

Todas as informações de acréscimos e descontos serão apresentados no DANFE ao realizar a impressão.

Grupo Impostos que Somam na Nota

Quando incidir sobre a nota algum imposto que faça parte de seu valor total, por exemplo IPI, ICMS-ST e FCP-ST, estes valores serão apresentados neste grupo, eles não poderão ser editados e caso a nota não possua nenhum destes impostos o o grupo não será exibido.

  • IPI

Base de Cálculo do IPI = Valor Unitário + Frete + Seguro + Despesas – Desconto

Valor do IPI = Base de Cálculo do IPI * Alíquota do IPI

Observações: O desconto sempre irá compor a base de cálculo do IPI, mas será possível definir se os itens de frete, seguro e despesas comporão ou não a base de cálculo do IPI, para isso é necessário entrar em contado com o Suporte Técnico Linx.

Aviso
titleSuporte Técnico

INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX

Para definir se o frete, seguro e despesas irão compor ou não a base de cálculo do IPI é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento e configurar os parâmetros "Soma frete à base para IPI em NF", "Soma seguro à base para IPI em NF" e "Soma despesas à base para IPI em NF".

  • ICMS-ST

Base de cálculo do ICMS-ST= ( (Valor Unitário + Frete + Seguro + Despesas + IPI – Desconto ) * (1 + (Margem/100))) * (1- (Percentual de redução do ICMS-ST/100))

Valor do ICMS-ST = (Base de cálculo do ICMS-ST * Aliquota ICMS- ST) - Valor do ICMS próprio

Se no detalhamento da configuração tributária do item houver alíquota de ICMS-ST e a CST/CSOSN não for compatível com a substituição tributária, então o item não será tributado pelo ICMS-ST;

  • CST compatível com a substituição tributária termina em: x.10, x.30, x.70 e x.90;
  • CSOSN compatível com a substituição tributária termina em x.201, x.202, x.203.
Dica
titleDica

O Diferencial de Alíquota para Consumidor Final não Contribuinte também é um imposto que soma na nota, para mais informações clique aqui.

O FCP-ST soma na nota, para mais informações clique aqui.

Grupo Impostos que Não Somam na Nota

Quando incidir sobre a nota algum imposto que não faça parte do seu valor total, por exemplo ICMS, PIS e COFINS, estes valores serão apresentados neste grupo. Esses valores não poderão ser editados e caso a nota não possua nenhum destes impostos o o grupo não será exibido.

  • ICMS

Base de Cálculo do ICMS = (Valor Unitário + Frete + Seguro + Despesas + IPI – Desconto ) * (1- (Percentual de redução/100))

Valor do ICMS = Base de Cálculo do ICMS * Alíquota do ICMS

Observação: os valores de frete, seguro, despesas e desconto sempre deverão compor a base de cálculo do ICMS. O IPI só compõe a base de cálculo quando a venda for realizada para um consumidor final (pessoa física ou pessoa jurídica não contribuinte). Se o parâmetro " Natureza de Operação estiver marcado, então o IPI irá compor a base de cálculo. Quando a operação for entre contribuintes, e o item for destinado à industrialização ou à comercialização, então o IPI não irá compor a base de cálculo do ICMS.

Empresa com o sistema de tributação "Lucro Real" ou "Presumido" e no detalhamento da configuração tributária do item possuir alíquota de ICMS, então o sistema realizará o cálculo do ICMS, indiferente do Regime tributário da empresa.

Empresa com o sistema de tributação "Simples" e o Regime tributário "(2) - Simples Nacional - excesso de sublimite de receita bruta", e no detalhamento da configuração tributária do item possuir alíquota de ICMS, então o sistema realizará o cálculo do ICMS.

Empresa com o sistema de tributação Igual a "Simples Nacional' e o Regime tributário não for o "(2) - Simples Nacional - excesso de sublimite de receita bruta", então o sistema não realizará o cálculo do ICMS, mesmo que na configuração tributária exista alíquota de ICMS configurada.

  • PIS e COFINS

Base de Cálculo PIS = (Valor Unitário * Quantidade) + Frete + Seguro +Despesas Acessórias + IPI (depende de regra) - Desconto

Valor do PIS = Base de Cálculo PIS * Alíquota de PIS

Base de Cálculo COFINS = (Valor Unitário * Quantidade) + Frete + Seguro +Despesas Acessórias + IPI (depende de regra) - Desconto

Valor do COFINS = Base de Cálculo COFINS * Alíquota de COFINS

O PIS e COFINS somente será calculado se as alíquotas estiverem definidas na configuração tributária. Se a empresa for do Simples Nacional, então não será calculado PIS e COFINS.

Grupo Sub-total

Este grupo representa a soma do valor total dos produtos, mais frete, seguro, outras despesas e acréscimos provenientes de planos de pagamento e impostos que somam no total da nota menos todos os descontos, esse campo não pode ser editado.

Parte 2 - Pagamento

Image RemovedPagamento

  • Formas de pagamento: estarão disponíveis apenas as formas de pagamento Dinheiro, Crediário, Cartão de Crédito e Cartão de Débito.
  • Plano de Pagamento: estarão disponíveis neste campo os planos de pagamento configurados para a forma de pagamento escolhida e que o "Tipo de Plano" seja igual a "Venda". Quando a soma dos planos de pagamento totalizar o valor da nota o sistema não permitirá a seleção de mais um plano.

Se o plano de pagamento estiver configurado com um valor mínimo para parcela o sistema emitirá um alerta. O valor mínimo para parcelas geradas pelo plano é configurado no cadastro/alteração de plano de pagamento no campo "Valor mínimo parcelar", em Faturamento > Cadastros Auxiliares > Planos de Pagamento.

Image RemovedValor mínimo para parcela

Quando o parâmetro "Bloquear crédito p/ crediário" (disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-Gerais, grupo "Nota fiscal") estiver configurado como "Sim" e houver limite de crédito definido no cadastro do cliente em: CRM > Aba "Comercial" > campo "Limite de crédito", ao selecionar um Plano de Pagamento em crediário e a nota possuir um valor superior ao limite disponível, então a operação será bloqueada e o sistema emitirá um alerta. Se o parâmetro "Bloquear crédito p/ crediário" estiver configurado como "Não", então não será realizada nenhuma validação de limite de crédito para crediário.

Image RemovedLimite de crédito

Quando o parâmetro "Faturamento liberado" estiver configurado como "Não" no cadastro/alteração do cliente em: CRM > Aba "Comercial" o usuário não poderá selecionar Planos de Pagamentos vinculados a Forma de Pagamento: Crediário e o sistema emitirá um alerta. Este bloqueio não tem relação com os parâmetros "Limite de Crédito" e "Bloquear crédito p/ crediário" citados anteriormente.

Image RemovedBloqueio de faturamento

  • Valor: poderá ser informado um valor inferior ao total da nota, desta forma será necessário informar mais de um plano de pagamento. No entanto, o valor inserido não poderá ultrapassar o total da nota, caso isso ocorra o sistema apresentará um alerta.

Image RemovedValor ultrapassou o total da nota

Na listagem dos planos de pagamentos selecionados poderão ser visualizadas as informações referente ao plano, como:

  • Plano: apresentará a descrição do plano;
  • Parcelas: apresentará o número de parcelas geradas por aquele plano;
  • Acréscimos/Descontos: apresentará em valor os acréscimos ou descontos referente ao plano de pagamento;
  • Subtotal;
Além disso, após adicionar o plano de pagamento, a exclusão pode ser realizada através do ícone Image Removed

etapa de pagamento do Venda Fácil disponibiliza diversas funcionalidades para auxiliar no recebimento de valores das vendas de produtos e serviços. 

Image AddedAo acessar a tela é possível:

  • Selecionar a forma de pagamento: são disponibilizadas as seguintes formas de pagamento: Dinheiro, Cartão de Crédito, Cartão de Débito, Crediário, Cheque a Vista, Cheque a Prazo, Vale, Vale Presente, Voucher, QR Linx e Cupom. Sendo possível adicionar mais de uma forma de pagamento na venda;
  • Selecionar o Plano de pagamento: neste campo os planos de pagamento configurados para a forma de pagamento escolhida e que oTipo de Plano seja igual a Venda. Quando a soma dos planos de pagamento totalizar o valor da nota o sistema não permitirá a seleção de mais um plano.
    • Se o plano de pagamento estiver configurado com um valor mínimo para parcela o sistema emitirá um alerta. O valor mínimo para parcelas geradas pelo plano é configurado no cadastro/alteração de plano de pagamento no campo Valor mínimo parcelar, em Faturamento > Cadastro auxiliares > Planos de Pagamento;
  • Informar Outros valores: nesse campo é possível informar o valor e tipo de frete, seguros e outras despesas. Além disso, são apresentados para conferência os valores dos impostos que refletem na nota fiscal, bem como os valores que somam ou não;
  • Verificar o valor total, restante e o troco da venda: o valor do troco será apresentado somente se a forma de pagamento adicionada ser em dinheiro.


Nota
titleNota

Caso o tipo de venda seja NF-e, não será possível prosseguir para o pagamento se o cliente selecionado não tenha CEP informado no cadastro. Será exibido um alerta com duas opções disponíveis:

  • Configuração: é redirecionado para a tela de configurações do venda fácil para alterar o tipo de emissão;
  • Cadastro do cliente: é redirecionado ao cadastro do cliente selecionado para informar o CEP;


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titleSobre a rotina


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titlePagamento com Crediário

Ao selecionar o pagamento com crediário, caso o parâmetro de Análise de Crédito esteja habilitado e o cliente da venda tenha um crédito aprovado, será exibido as informações detalhadas.

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Através das informações de análise de crédito do cliente, poderá selecionar um plano de pagamento disponível. Em seguida deve ser definido o valor e data de vencimento das parcelas.

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Caso o valor da venda seja maior que o valor máximo de crédito do cliente, será alertado.


Nota
titleNota

No pagamento com crediário também poderá definir um valor limite de crédito extra a ser concedido em uma venda. O valor pode ser definido em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo Crediário Fácil. Este valor pode ser do tipo percentual ou monetário.


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Assim, se o valor da compra exceder o limite de crédito liberado para o cliente, o usuário poderá autorizar a venda de acordo com o limite de crédito extra que poderá ser concedido.


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Após definir o plano e as parcelas, o pagamento será inserido entre as formas de pagamento.

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Caso não tenha a análise de crédito habilitada, ao acrescentar o crediário como forma de pagamento, o usuário terá a opção de gerar um boleto Stone.


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Para gerar o boleto será necessário do valor mínimo de R$20,00 na venda ou pré-venda. Ao finalizar a venda ou pré-venda, poderá ter acesso ao boleto na opção "Boleto Stone".


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Selecionando o boleto, será possível enviar por e-mail para o cliente ou realizar o download.

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Importante lembrar que para gerar o boleto stone, é necessário que possua uma conta stone criada. Para saber mais sobre a abertura de conta Stone, acesse o manual clicando aqui.


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Nota
titleNota
  • Ao cancelar uma venda, o boleto também será cancelado;
  • Na rotina de Lançamento de Faturas poderá gerar um arquivo em PDF do boleto;
  • Quando houver uma fatura vinculada a uma pré-venda, será possível faturar a pré-venda normalmente;



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titlePagamento com Vale ou Vale Presente

Para realizar o pagamento com o Vale, é necessário que tenha no mínimo um vale troca com saldo relacionado ao cliente da venda.

Para saber sobre o pagamento utilizando Vale Presente, clique aqui e saiba mais.
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No campo Vales Disponíveis serão exibidos todos os vales cadastrados e ativos em nome do cliente selecionado. Também é possível encontrar um vale manualmente, clicando sobre o íconeImage Addede inserindo o número do vale.

Nota
titleNota
  • Caso o vale esteja com o valor zerado, o sistema não permitirá vinculá-lo a venda;
  • Quando a venda for efetuada para Consumidor Final, os vales não serão listados, porém será possível pesquisá-los manualmente;
  • Para pré-vendas não será possível utilizar o vale como forma de pagamento;
  • É possível usar mais de uma vez o mesmo vale no pagamento, contanto que tenha saldo disponível.
  • Para realizar o pagamento com vale-troca, é necessário que permissão "Permite utilizar vale troca como pagamento" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo Troca Fácil esteja marcada

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Caso o usuário não tenha permissão, será necessário realizar a liberação inserindo o Usuário, Senha e uma Justificativa. A liberação poderá ser feita por outro usuário que tenha a permissão ou um supervisor.


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Caso o valor do vale seja inferior ao valor total da venda, será necessário inserir outras formas de pagamento até fechar o valor total. Do contrário, caso o valor da vale seja superior ao da venda, será exibido somente o valor da venda ao selecionar o vale.

O cliente poderá realizar o pagamento utilizando o vale e outras formas de pagamento na mesma venda.

Pagamento com Crédito 

A partir do momento em que foi realizada uma devolução ou desfazimento de negócio de uma venda, é possível gerar um crédito ao cliente, que futuramente ele poderá utilizar como forma de pagamento em uma outra venda. Caso o cliente tenha crédito com saldo, na opção de Vale será exibido, basta pesquisá-lo para vincular a venda.

O pagamento poderá ser realizado utilizando o crédito juntamente com outras formas de pagamento na mesma venda.

Nota
titleNota
  • Caso a venda for oriunda de um pedido, o valor do Crédito será apresentado selecionado quando possuir saldo disponível. Isso ocorrerá somente se o valor em dinheiro for superior ao valor do crédito disponível;
  • Se o valor em dinheiro for inferior ao saldo de crédito disponível, então o plano em dinheiro será selecionado normalmente. E caso o usuário queira utilizar um crédito, deverá excluir o plano e inserir o crédito manualmente.



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titlePagamento com Cupom

Será possível adicionar cupons de desconto à venda em questão. Para inseri-lo, basta adicionar o código.

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Regras:

  • O código inserido deve ser exatamente igual ao cadastrado;
  • O cupom deve estar disponível, vinculado à empresa em que a venda está sendo feita e dentro do período de vigência;
  • A quantidade de aplicações do cupom não pode ultrapassar o limite configurado;
  • O cupom poderá ser aplicado independente de ações promocionais ou campanhas que incidam sobre a venda;
  • O valor do desconto oriundo do cupom somará ao valor total de desconto aplicado à venda;
  • O valor de desconto do cupom será aplicado ao valor total da venda antes dos pagamentos, desconsiderando índices dos planos de pagamento;
  • Caso o valor de desconto do cupom ultrapasse o valor restante dos pagamentos, o sistema pedirá confirmação do usuário e a venda vai sair no valor de R$0,01
  • Caso necessário, o cupom poderá ser removido da venda;
  • Caso o cupom seja incluído e após isso, a venda seja alterada, ele será removido e deverá ser adicionado novamente;
  • Caso a venda para a qual o cupom foi aplicado seja cancelada, a quantidade utilizada será estornada.
  • Caso o cupom inserido esteja descrito incorretamente, não esteja disponível, não faça parte da empresa na qual a venda está sendo gerada ou esteja fora do prazo de vigência, será exibido o alerta informando;
  • Caso o o cupom tenha atingido a quantidade de aplicações disponíveis, será exibido o alerta informando. 


Dica
titleDica

Para mais informações sobre o cadastro de cuponsclique aqui.



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titleCampos NSU/Cód. Autorização

Caso nas configurações de venda o parâmetro Obrigar preenchimento do NSU e Código de autorização em operações não TEF estiver marcado e a venda estiver sendo efetuada com cartão de crédito ou débito não TEF será obrigatório informar os dois campos na tela de pagamento.

Image AddedSe for selecionado mais de um plano de pagamento com cartão não TEF, será necessário preencher os campos em todas as seleções. Clicando sobre o link para edição, será exibida uma janela para digitá-los.

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Não será possível finalizar a venda sem inserir o NSU e o Código de Autorização, portanto, ao tentar prosseguir será apresentado um alerta.

Dica
titleDica
  • As formas de pagamento Cheque à Vista, Cheque a Prazo e Convênio não estarão disponíveis para utilização;
  • A rotina de Venda Fácil não valida o parâmetro
"
  • Utiliza múltiplos planos de pagamento
"
  • , ou seja, independente do parâmetro estar marcado ou não poderão ser utilizados múltiplos planos de pagamento
.
  • ;
  • Mais informações sobre o cálculo do Limite de crédito podem ser encontradas
clicando
.
  • ;
  • Mais informações sobre acréscimo e desconto do plano de pagamento podem ser encontradas clicando aqui
, no tópico "Índice".

Barra de Rodapé

  • Total Pago: será exibido o valor já adicionado no pagamento;
  • Restante: será exibido o valor que resta pagar caso sejam selecionadas mais de uma forma de pagamento;
  • Botão Finalizar: após selecionar a forma de pagamento, basta acionar o botão de "Finalizar".

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    Rodapé da tela de pagamento

    MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ROTINA

    Caso os parâmetros  "Ativar validação de GTIN""Ativar validação de NCM" e "Ativar validação de CEST"
    • .



    Expandir
    titleCampo Outros Valores

    Ao clicar na opção Outros valores na tela de pagamento, será possível visualizar as seguintes informações:

    Image AddedITENS

    Nesta parte são especificados os valores que compõem o total da nota fiscal e outros valores como impostos destacados que não fazem parte do total da nota. 

    GRUPO ACRÉSCIMOS E DESCONTOS

    Neste grupo, ao acessar o íconeImage Addedé possível informar um valor para Seguro, Outras Despesas e Frete.

    Desconto

    Serão apresentados os descontos aplicados anteriormente na inclusão dos itens (total e por item). Não será possível alterar esses descontos na tela de pagamento, para isso será necessário clicar em Voltar e reajustar os valores na tela de inclusão de itens.

    Frete e Tipo de Frete

    São apresentados dois campos para preenchimento, sendo o valor e tipo de frete praticado. Os tipos de fretes exibidos serão os configurados em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamentos-Gerais > Grupo Frete > "Tipo de frete disponível". Após salvar as alterações, o sistema passa a considerar o valor do frete na base de cálculo dos impostos contidos na nota. Quando o valor e o tipo de frete não forem informados, no XML, DANFE e Documento Interno , constará a descrição Sem cobrança.

    Descontos e Acréscimos Financeiros

    Quando o plano de pagamento selecionado possuir acréscimo ou desconto será apresentada a linha "Descontos Financeiros" ou "Acréscimos Financeiros" apresentando os seus respectivos valores. Estas linhas não poderão ser editadas, pois apenas demonstrarão o que está cadastrado no plano de pagamento.

    Dica
    titleDica

    Após selecionar um plano de pagamento, os valores deste grupo não poderão ser editados. Para editar novamente, é preciso remover o plano de pagamento.


    Nota
    titleNota

    Todas as informações de acréscimos e descontos serão apresentados no DANFE ao realizar a impressão.

    GRUPO IMPOSTOS QUE REFLETEM NO TOTAL

    Quando algum dos produtos inseridos na venda possuir valor de ICMS Desonerado, ICMS-ST, IPI, FCP-ST quando houverem, e o parâmetro Deduz o valor do ICMS Desonerado do Total da Nota Fiscal estiver marcado no detalhamento da Config. Tributária, ele será apresentado neste grupo.

    GRUPO TOTAL

    Este grupo representa a soma do valor total dos produtos, mais frete, seguro, outras despesas e acréscimos provenientes de planos de pagamento e impostos que somam no total da nota menos todos os descontos, esse campo não pode ser editado.


    Expandir
    titleInformações adicionais sobre a rotina

    Caso os parâmetros  Ativar validação de GTINAtivar validação de NCM e Ativar validação de CEST estiverem habilitados em Empresa > Parâmetros Globais > Grupo Obrigações Fiscais > Subgrupo Classificação dos Produtos ao inserir os itens e clicar em

    "Prosseguir"

    prosseguir será realizada uma validação para verificar se os dados referentes a CEST, NCM e código de barras, anteriormente configurados no produto, foram inseridos corretamente. Se existir divergência nos dados será exibida uma mensagem de alerta. Ao clicar em

    "

    Não, obrigado!

    "

    ela será fechada, caso contrário, ao clicar em

    "

    Sim, desejo!

    "

    o campo que foi informado incorretamente será destacado para que os dados sejam corrigidos. 

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    Mensagem de alerta


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    Ao passar o mouse sobre o ícone de alerta será exibida uma mensagem contendo informações referentes as inconsistências do produto, sugestões para correções e links de acordo com as inconsistências do produto que direcionarão o usuário para as rotinas nas quais devem ser realizadas as correções.

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    Mensagem de informação através do ícone de alerta "Image Removed"

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    Informações
    titleInformações

    Caso você esteja procurando sobre as formas de pagamento que utilizam o Link de Pagamento, Ações Promocionais, QR Linx, D-TEF, Cheque ou Vale Presente, abaixo disponibilizamos as documentações detalhadas sobre essas rotinas.

    - Vale Presente

    - Ações Promocionais

    - Pagamento com D-TEF

    - Pagamento com QR Linx

    - Pagamento com Cheque

    - Link de Pagamento - Linx Pay



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    Âncora
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