Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Antes de gerar o arquivo é necessário entender algumas questões sobre o SPED PIS/COFINS, conforme segue abaixo.

O que é a EFD - PIS/COFINS?

Expandir

A EFD - PIS/COFINS trata-se de um arquivo digital instituído no Sistema Público de Escrituração Digital - SPED, a ser utilizado pelas pessoas jurídicas de direito privado na escrituração da Contribuição para o PIS/Pasep e da COFINS, nos regimes de apuração não-cumulativo e/ou cumulativo, com base no conjunto de documentos e operações representativos das receitas auferidas, bem como dos custos, despesas, encargos e aquisições geradores de créditos da não-cumulatividade.

Os documentos e operações da escrituração representativos de receitas auferidas e de aquisições, custos, despesas e encargos incorridos, serão relacionadas no arquivo da EFD - PIS/COFINS em relação a cada estabelecimento da pessoa jurídica.

A escrituração das contribuições sociais e dos créditos será efetuada de forma centralizada, pelo estabelecimento matriz da pessoa jurídica.

O arquivo da EFD - PIS/COFINS deverá ser validado, assinado digitalmente e transmitido, via Internet, ao ambiente SPED, até o 5º (quinto) dia útil do 2º (segundo) mês subsequente a que se refira a escrituração, inclusive nos casos extinção, incorporação, fusão e cisão total ou parcial.


Como funciona?

Expandir

A partir de sua base de dados, a pessoa jurídica deverá gerar um arquivo digital de acordo com leiaute estabelecido pela Secretaria da Receita Federal do Brasil - RFB, informando todos os documentos fiscais e demais operações com repercussão no campo de incidência das contribuições sociais e dos créditos da não-cumulatividade, referentes a cada período de apuração do PIS/Pasep e da Cofins.

Este arquivo deverá ser submetido à importação e validação pelo Programa Validador e Assinador (PVA-PIS/COFINS) fornecido pelo Sped.


Apresentação do arquivo

Expandir

A periodicidade de apresentação da Escrituração Fiscal Digital do PIS/Pasep e da Cofins

...

é mensal, devendo ser transmitido o arquivo, após a sua validação e assinatura digital, até o 5º (quinto) dia útil do segundo mês subsequente ao de referência da escrituração.

...

Nota
Nota
title

Para maiores informações consulte a fonte Site do Ministério da Fazenda. 



Procedimentos

...

no Linx

...

Big

Para gerar o arquivo vá ao menu Fiscal > Escrituração Fiscal PIS e COFINS > Geração do Arquivo EFD PIS/COFINS e será aberta a seguinte tela: 


Figura 01 - Geração do Arquivo SPED - PIS/COFINS


 
Observe que são destacados os CNPJs que possuem a mesma raiz entre todas as filiais existentes, dependerá de qual filial for escolhida.

...

Após gerar o arquivo, se desejar abri-lo para verificar alguma informação,  clique no botão Arquivos Gerados e será apresentada uma lista ordenada por data e hora de todos os arquivos já gerados anteriormente para a filial selecionada.


 

Figura 02 - Arquivos EFD Gerados Anteriormente
 


Para abrir selecione um dos registros e  clique em .

Após a geração do arquivo, o mesmo deve passar pelo Programa Validador e Assinador (PVA), que pode ser baixado pelo site:

  • http://www.receita.fazenda.gov.br/Sped/Download/SpedPisCofinsPVA/SpedFiscalPisCofinsMultiplataforma.htm+http://www.receita.fazenda.sped.rfb.gov.br/Sped/Download/SpedFiscal/ProgSpedFiscalWindows.htm.

...


Este programa fará a validação do conteúdo do arquivo gerado pelo Sistema Linx Farma Big.

Após a validação pode ser que alguns registros apresentem erros e advertências que devem ser corrigidos para que a validação possa ser feita novamente.

...