Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.


Painel
titleColor#FFB200
titleBGColor#2C004B
titleSumário
Índice
stylecircle
printablefalse

1 Conceito

A Vibra Energia apresenta o BR Mania App, uma plataforma e-commerce para venda de produtos de conveniência via delivery, através do site e aplicativo. Com um design limpo e simplificado, a plataforma facilita a procura por produtos e agiliza o processo de compra. Com este manual apresentaremos as fases da integração entre o BR Mania App e o PDV Linx Postos POS. 

2 Pré-requisito

Para o funcionamento da integração com i BR Mania App será necessário atender aos seguintes requisitos:

  • O módulo "Integração Packk" deve estar ativo no CNPJ do estabelecimento na Intranet Linx;

3 Configurações no Seller Web

Abaixo serão apresentadas as configurações necessárias no sistema de backoffice. 

3.1 Comunicação com o Delivery

Para que o sistema da retaguarda faça a comunicação entre os pedidos realizados nas plataformas delivery com o PDV Linx Postos POS, é necessário acessar o menu Cadastros > Estabelecimento > Máquinas e selecionar a máquina a qual fará a comunicação com o delivery e pressionar o botão Alterar Image Modified

Image Modified

Na sequência, selecione a opção Comunica com Delivery e pressione o botão Salvar Image Modified localizado na lateral direita da tela.

Aviso
titleExecução do serviço Delivery

O sistema de retaguarda Seller validará apenas um PDV que poderá utilizar essa configuração para executar o serviço delivery. Caso mais de um PDV executar essa configuração, o Seller obedecerá as regras da flag cadastrada anteriormente e não permitirá salvar as alterações.


3.2 Configuração Delivery

Acesse o menu Cadastros > Estabelecimento > Estabelecimento guia Conf. Delivery e na sequencia guia Packk para efetuar a configuração da forma de pagamento padrão para realizar a baixa no PDV. Nesta tela deverá ser inserido o Token da Loja e também o Id da Loja. 

Image Modified

Os demais campos, Código Produto Adicional e Regra de formação de preço sugerido, não devem ser informados. 

3.3 Ativação do Módulo

Para realizar a ativação do módulo de integração Packk com a retaguarda, acessar Cadastros> Sistema> Configurações Sistema, selecionar o estabelecimento e clicar em Configuração dos parâmetros iniciais.

Image Modified

Selecionar a opção Integração com Packk e verificar se está ativa, conforme a legenda e imagem abaixo:

  • 0= Não possui integração com Packk
  • 1= Possui integração com Packk

Image Modified

3.4 Taxa de Entrega

A taxa de entrega será disponibilizada pela própria Vem Conveniência, não sendo necessário o cadastro via retaguarda. 

Aviso

A incidência do frete no cupom dependerá apenas do responsável pelo frete na integração do pedido, ou seja, o próprio Lojista ou Marketplace responsável pelo serviço de logística da entrega. No momento e por padrão o frete não incide no cupom para lojistas da VEM CONVENIENCIA. 

3.5 Forma de Pagamento BR Mania App

A forma de pagamento pode ser configurada na Conf. Delivery conforme já apresentado no item 3.2 ou em Cadastros> Financeiro> Formas de Pagamento. 


Image Modified

Para mais informações sobre as configurações na retaguarda Seller Web, clique aqui

4 Preparação dos produtos para venda no Seller Web

Todos os produtos listados na categoria de cardápio padrão serão determinados pela Vem Conveniência e poderão ser verificados na retaguarda Seller em Cadastros> Produtos> Delivery. Nesta categoria a única alteração disponível será a de inativar ou ativar um produto, clicando sobre as bolinhas verdes destacadas abaixo. 

Image Modified


Para as categorias incluídas diretamente pelo menu de delivery, continuará sendo permitido aos usuários realizarem inclusões, exclusões e alterações. 

Image Modified


Para saber um pouco mais sobre os cardápios, clique aqui.

5 Preparação dos produtos para venda no BR Mania App

A manutenção do cardápio padrão será realizada de forma automatizada pelo pré-cardápio construído na Vem Conveniência.


Aviso

Não é aconselhado alterações do cardápio diretamente no Portal do Lojista (Packk).  


6 BR Mania App

A forma de realizar pedidos pelo delivery da BR Mania será através de app ou site, como veremos a seguir. 


6.1 Tela inicial

Na tela inicial, após o cliente realizar o login, será exibida a Vitrine onde serão apresentadas as lojas disponíveis na região. 

...


Image Added

Image Added


Acessando uma das lojas, os produtos serão apresentados por categorias, conforme

...

as imagens abaixo:

...


Image Added

Image Added

Image Added

6.2 Realizando pedidos 

Após realizar o login e informar o endereço, será possível iniciar um pedido. A navegação pelos produtos é feito através de categorias, onde o cliente pode inserir qualquer produto apresentado na tela

...

no carrinho, apenas

...

pressionando Image Added.

...


Image Added


Para inserir mais produtos ou diminuir a quantidade do produto no carrinho, pode ser utilizado os botões de - ou +

...

Image Added ao lado do item.


Image Added


Ao selecionar o botão

...

Ver itens, todos os itens que foram inseridos no carrinho serão apresentados. 

...

  • Nesta tela

...

  • Aumentar e diminuir quantidade: botão Image Removed que, assim como as demais janelas, permite aumentar ou diminuir a quantidade do produto já no carrinho;
  • Fechar Carrinho: este botão permite realizar o fechamento do pedido;
  • Esvaziar Este Carrinho: ao clicar neste botão o carrinho será esvaziado e o cliente será redirecionado à Vitrine do site; 
  • Esvaziar Todo o Carrinho: este botão esvazia o carrinho e retorna para a tela da loja;
  • Ir para Vitrine: ao clicar redireciona o cliente para a Vitrine do site.

Ao clicar no botão Fechar Carrinho, a tela abaixo será exibida:

Image Removed

...

  • será possível adicionar ou retirar algum dos produtos escolhidos do carrinho;
  • Para voltar para as categorias de produto, basta pressionar o botão Adicionar mais produtos;
  • Para ir para a tela de pagamento, pressionar o botão Ir para o pagamento.

Image Added

Ao pressionar o botão Ir para o pagamento, será apresentada a tela abaixo, onde o cliente poderá optar pelo Delivery ou Retirada em loja.


Image Added



Para o delivery, será possível realizar a troca de endereço clicando em Image ModifiedAlterar Endereço.

...


Image Added


Na sequência escolher a forma de pagamento

...

Image Removed

Para selecionar a forma de pagamento deverá clicar sobre ela e aparecerá como selecionada Image Removed.

...

pressionando o botão Forma de pagamento, na sequência serão exibidas as formas de pagamento disponíveis.

  • A seleção da forma de pagamento será feita apenas pressionando a linha com a opção desejada.

Image Added


Na sequencia oImage Addedde seleção será apresentado e a aplicação retornará para a tela de finalização.

Será possível alterar a forma de pagamento

...

pressionando o botão

...

Image Added.

...

Image Added


Também é permitido inserir o CPF na nota através do botão CPF na nota

...

Image Added


Campo com o CPF informado:

...

Image Added


Botão de

...

Cupom para inserir cupom de descontos quando houver:

...

Image Added


Mais abaixo é detalhado as informações do pedido para conferência como:

...

subtotal, valor da entrega e total. 

Image Removed

...

Image Added

E para finalizar, pressionar o botão Confirmar Pagamento para realizar o pedido. 

Na sequência será apresentada a tela de confirmação de pedido, contendo o número do pedido

...

e

...

o horário em que foi enviado para a loja:

...

Image Added



7 Plataforma para aceite do pedido

Para realizar o aceite de um pedido realizado no site ou aplicativo, será necessário acessar o portal do lojista e selecionar o botão Pedidos

Image Modified


O portal do lojista (Packk) faz o gerenciamento do cardápio e dos pedidos realizados na plataforma BR Mania App. Assim que o cliente confirma o pedido no site ou app, o portal do lojista recebe o pedido na guia Pedidos, conforme a imagem abaixo:

...

Image Added


Ao selecionar o pedido, na parte direita da tela será apresentada as informações sobre o pedido e mais abaixo as opções de Editar Pedido, o controle de Tempo de preparo, o botão Confirmar e Cancelar o pedido selecionado. 

...

Image Added

Esta parte da janela apresenta os seguintes botões:

  • Editar Pedidos: permite editar o pedido aumentando ou diminuindo a quantidade de cada item;

    Aviso

    Após a Confirmação do pedido o mesmo não deverá ser editado por este botão, pois o pedido não será entregue ao PDV com as alterações realizadas. 


  • Informe o tempo de preparo: permite que seja informado o tempo de preparo do produto, que pode ser de 0 (zero) a 120 minutos;
  • Confirmar: ao clicar, aprova o pedido e envia para o PDV Linx Postos POS;
  • Cancelar: permite recusar o pedido indicando uma justificativa já pré-definida, conforme abaixo:

    Image Modified

Para aprovar o recebimento do pedido, clicar em Image Modified. No topo da tela será apresentado um pop-up de que o pedido foi aprovado com sucesso. 

...


Image Added


8 Integração com o PDV Linx Postos POS

Ao iniciar o PDV, o serviço Linx Postos POS Delivery começará a ser executado na máquina e poderá ser verificado na bandeja do Windows, conforme a imagem abaixo:


Image Modified

8.1 Integração Delivery - Impressora e Notificações


Para configurar a  impressora que fará a impressão das ordens de produção dos pedidos realizados via Delivery, acesse o Menu> Cadastros> Estabelecimentos> Comandas> Regras de Impressão, clicar no botãoImage Modified e preencher os campos listados.

Image Modified


Quadro Dados Gerais:

  • Nome da Regra: descrever o nome que essa regra terá.

Quadro Regras:

  • Impressora: selecionar uma impressora já previamente cadastrada;
  • Lotes de Comandas: informar se houverem lotes cadastrados (campo opcional);
  • Máquina: selecionar o terminal que tem vínculo com o serviço de delivery. 

E em Cadastros> Estabelecimento> Periféricos, na aba Periféricos cadastrar a impressora que fará a impressão e comunicação com a regra acima. 

Image Modified

Notificações no PDV 

No PDV em Configurações> Integração Delivery será exibida a flag Exibir Notificação de Novos Pedidos para seleção. Ao selecionar essa opção, assim que novos pedidos chegarem ao PDV Linx Empório POS para baixa, o operador receberá em tela uma notificação e alertas sonoros.


Image Modified


Pressione Salvar Configurações para finalizar a ativação.

8.2 Integração Delivery - Guia Delivery

O PDV Linx Postos POS apresentará a guia Delivery, onde o operador de caixa do estabelecimento poderá visualizar os pedidos realizados pelas lojas da Vem Conveniência.

...


Image Added


Caso seja selecionada a opção de notificação para cada novo pedido no PDV conforme demonstrado no tópico 8.1, o seguinte aviso de novos pedidos será exibido na tela do PDV Linx Postos POS.

Image Modified


Dica

Esse aviso de novos pedidos deixará de ser apresentado assim que o operador acessar a guia Delivery.


Ao selecionar um pedido para a baixa, a seguinte tela será apresentada: 

...

Image Added

Essa tela apresenta os seguintes campos:

  • Número: apresenta o número do pedido (número atribuído automaticamente pelos aplicativos Delivery);
  • Forma de Entrega: exibe a forma de entrega do pedido selecionado pelo cliente. No exemplo acima, o cliente optou pela entrega em casa (delivery) do seu pedido.
  • Forma de Pagamento: apresenta a forma de pagamento escolhida pelo cliente;
  • Cliente: exibe o nome do cliente que realizou o pedido;
  • CPF: exibe o CPF informado pelo cliente para a geração da nota;
  • Data: data em que o pedido foi realizado;
  • Troco p/: caso a opção de pagamento escolhida pelo cliente tenha sido Dinheiro, é possível indicar, no caso de entrega do pedido, se o cliente necessitará de troco. Caso o cliente tenha informado um valor de troco a receber, será apresentado nesse campo;
  • Observação: nesse campo serão apresentadas as observações referentes ao pedido ou entrega que o cliente tenha inserido no momento do pedido.


A lista com os produtos selecionados para o pedido também será apresentada nessa tela além das observações, quantidade, valor unitário, descontos (caso houver), e valor total.

Importante observar a taxa de entrega, que por ser disponibilizada pela própria Vem Conveniência, será apresentada no campo Acréscimos.

...


Image Added

Aviso

Quando no pedido houver um valor de desconto igual ou maior que a taxa de entrega, a mesma não será apresentada em Acréscimos, sendo necessária a conferência via Portal do lojista. 


Logo abaixo serão apresentados os botões:

  • Fechar: fecha a consulta do pedido realizado através de plataformas Delivery;
  • Conferência: possibilita mostrar em tela para o consumidor final a listagem de produtos, quantidades e valores para conferência;
  • Ordem de Produção: caso houver sido configurada a impressora de ordem de produção conforme apresentado no tópico 8.1, quando o pedido chegar ao PDV Linx Postos POS e o serviço de ordem de produção estiver sendo executado, será impressa a ordem de produção onde essa impressora estiver conectada (caixa, cozinha), para que o operador tome conhecimento de que há um novo pedido. Esse procedimento também poderá ser feito de forma manual ao clicar no botão Ordem Produção. 

    Image Modified
  • Cancelar: realiza o cancelamento da venda, emitindo o comprovante de cancelamento e excluindo o pedido do PDV;
  • Baixar: realiza a baixa de uma venda no PDV.

8.3 Realizando a baixa da venda no PDV

Após selecionar o pedido a ser finalizado no PDV, basta pressionar o botão Baixar localizado na lateral direita da tela para finalizar a venda. 

...

Image Added


Os itens serão apresentados no PDV como uma venda em curso, bastando selecionar a opção de pagamento BR MANIA APP e finalizar a venda.

...

Image Added


O comprovante de venda emitido no PDV mostrará no rodapé o número do pedido realizado na plataforma BR Mania App, conforme exemplo abaixo. 

...


Image Added