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Para realizar o cadastro da maquineta do POS, será necessário realizar liberar a permissão no cadastro de grupo de usuários. Vá até o menu Cadastros > Usuários > Grupo de Usuários. na aba Módulos no campo de pesquisa digite POS, e serão localizadas as 2 opções que necessitam ser liberadas, conforme Figura abaixo: Figura 01 - Cadastro Grupo de Usuários Troque o"N" pelo "S" e seta para cima ou para baixo para registrar a alteração. |
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Após realizar o cadastro das maquinetas, e ter o serviço liberado, basta ir ao menu Configurações > Filiais > Integraçõesna aba POS Connect (Invoice Layer - Stone) para realizar a configuração da integração. Figura 03 - Configuração Filiais - Integração POS Connect Dentro dessa aba foram criados os seguintes campos:
Abaixo dessas configurações, foram incluídas três sub abas chamadas de Terminais POS, Tipos de Pagamento e Bandeiras .Terminais POSEssa aba abriga os POS cadastrados e ativos que podem ser utilizados na integração com o POS Connect. Pode ser localizado através do filtro na grade por descrição e também através do botão acessando o cadastro de POS (Maquineta).Abaixo do filtro e botão, existe a grade que possui três colunas que são elas:
Será permitido marcar mais de um POS a ser utilizado para a entrega no Controle de entregas através do botão de atalho Ctrl + F5, isso é o usuário poderá realizar a marcação de 1 ou mais POS cadastrados, e essa lista de pedidos será replicada para todos e com isso essas identificações irão através do WS para entregar a lista de pedidos feitas para a entrega.
Tipos de PagamentoFigura 04 - Aba Tipos de Pagamento Nessa aba exibirá a identificação de tipos de pagamento a serem considerados quando uma venda efetuada pelo POS Connect for finalizada pelo Controle de Entregas, isso é, será identificado um tipo de pagamento que será considerado quando o WS fizer o retorno das informações e consequentemente identificado será feito a baixa dessa venda, poderão ser configurados os tipos de pagamentos que serão utilizados pelo sistema quando uma entrega for recebida em um meio/modalidade de pagamento diferente daquela que foi informada no momento em que a entrega foi registrada no sistema.
BandeirasFigura 05 - Aba Bandeiras Essa aba tem como finalidade fazer a finalidade de permitir que seja feita a associação de bandeiras que o POS Connect aceita , juntamente com as bandeiras que estão cadastradas no ERP Linx Big Farma., que já virão pré-cadastradas e prontas para uso de acordo com a tabela a seguir:
Na grade será possível adicionar novas bandeiras através do botão e também excluir bandeirasexcluí-las. Não será permitido a inclusão de bandeiras POS com a mesma descrição. Após preencher as informações necessárias e obrigatórias é necessário que o usuário , salve as informações dessa aba para que dê início à integração.
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Alterações no Controle de Entregas
Âncora | ||||
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No controle de entregas foram adicionadas novas opções para o envio, e gerenciamento dessa lista de pedidos. Figura 06 - Atalhos Controle de Entregas → Enviar para POS (Ctrl + J) se: : Esta opção somente estará habilitada
O sistema verifica se:
→ Atualizar situação POS (Ctrl + L) : Nessa opção o sistema verifica:
A situação atualizada será exibida na coluna Situação POS da grade principal do Controle de entregas.Nessa coluna serão visualizados apresentados os status devalores: Pendente, Recebido, Recebido com divergências. E também foi adicionado o filtro de status Situação POS no botão . → Gerenciador POS (Ctrl + M) : Esta opção será habilitada apenas:
Ao ser acionada, o Linx Big Farma vai apresentar a tela manutenção Gerenciador POS Connect que também poderá ser acessada através do menu Utilitários > Integrações > Gerenciador POS Connect (Invoice Layer - Stone). |
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Marque as entregas com as teclas de seleção padrão do sistema e selecione a opção Enviar para POS (Ctrl + J) (destaque da Figura 06 acima).O sistema filtra somente as entregas que estão associadas a um tipo de pagamento cartão ou PIX. Se não existir registros que atendam as condições de filtro, o sistema notificará o usuário com a mensagem abaixo e abortará a operação. Figura 07 - Mensagem POS
O sistema vai identificar qual o POS que receberá as entregas. Apenas estarão aptos para receber as entregas os POS que estão configurados e ativos na configuração da integração como definido na Figura 03 acima. Figura 08 - Seleção de POS
A lista de entregas à serem recebidas em cartão, serão listadas no terminal POS na opção Pagamento. O POS permite o recebimento em Débito, Créditoe PIX.Figura 09 - POS Após selecionar o lançamento no POS e realizar o recebimento, o mesmo ficará listado em tela como PAGO. O Linx Big Farma irá receber automaticamente as informações e ajustar o status POS no controle de entregas como Recebido. | ||||||
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No Controle de EntregasAo ser realizado o pagamento através da maquineta POS no cliente, a entrega será identificada como Pago (na maquineta)e na tela do Controle de Entregas a coluna Status POS (destaque na Figura 06 acima) será identificado como Recebido ou Recebido com Divergências.É necessário que a entrega seja finalizada no controle de entregas como já é feita atualmente, ou seja, através da opção Finalizar entrega (F3). Ao finalizar uma entrega, o sistema poderá identificar eventuais diferenças entre os tipos/modalidades/valores de pagamento existentes na entrega, e os tipos/modalidades/valores de recebimento registrados no POS.
A identificação dessas diferenças é essencial, pois ela dará origem a redefinição dos tipos de pagamento da entrega. Exemplo de Divergências no Pagamento e da Redefinição Section | Column | Painel | | |||
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Id | Descrição | |||||
1 | Débito A | |||||
2 | Crédito B | 3 | Crédito
Âncora | ||||
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No Controle de EntregasAo ser realizado o pagamento através da maquineta POS no cliente, a entrega será identificada como Pago (na maquineta)e na tela do Controle de Entregas a coluna Status POS (destaque na Figura 06 acima) será identificado como Recebido ou Recebido com Divergências. É necessário que a entrega seja finalizada no controle de entregas como já é feita atualmente, ou seja, através da opção Finalizar entrega (F3). Ao finalizar uma entrega, o sistema poderá identificar eventuais diferenças entre os tipos/modalidades/valores de pagamento existentes na entrega, e os tipos/modalidades/valores de recebimento registrados no POS.
A identificação dessas diferenças é essencial, pois ela dará origem a redefinição dos tipos de pagamento da entrega. Exemplo de Divergências no Pagamento e da Redefinição
Figura 10 09 - Exemplo de Divergências No exemplo da imagem acima as colunas:
Os Tipos de pagamento que aparecem na coluna Fechamento entrega são aqueles que devem ter um valor associado na tela de Pagamento da venda que é exibida no momento do fechamento da entrega. Figura 11 10 - Tipo de Pagamento na Finalização da Entrega Ao clicar no botão , o sistema verifica se o pagamento é igual a soma dos valores recebidos no POS também agrupada por tipo e modalidade de pagamento.Se as somas forem iguais, o sistema grava automaticamente as transações de cartão, independentemente da existência de configurações para que sejam informados tais dados, preenchendo automaticamente dados como NSU, Bandeira, etc. Agora se as somas forem diferentes, o sistema descarta os dados das transações e, obedecendo as configurações vigentes, exigir exige ou não a entrada manual dessas informações por parte do usuário. Por fim, sempre que uma entrega que está associada a um POS for finalizada, o sistema fechará o pedido referente a ela para que este pedido seja retirado do POS. Existem duas formas de fechamento: → O pedido referente à entrega foi recebido (com ou sem divergências) no POS: neste caso, o sistema executa as ações de baixa, apenas ajustando a observação para "LANÇAMENTO BAIXADO ATRAVÉS DA FINALIZAÇÃO DA ENTREGA - [DATA/HORA] [USUÁRIO]". → O pedido referente à entrega não foi recebido no POS: neste caso, o sistema executa as ações de cancelamento, apenas ajustando a observação para "LANÇAMENTO CANCELADO ATRAVÉS DA FINALIZAÇÃO DA ENTREGA - [DATA/HORA] [USUÁRIO]".
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O gerenciador POS Connect (
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Gerenciador POS Connect Âncora gerenciador gerenciador
gerenciador | |
gerenciador |
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O gerenciador POS Connect (Invoice Layer - Stone), foi criado para ser acessado em 2 lugares. Tanto pelo retaguarda através do atalho Utilitários > Integrações > Gerenciador POS Connect (Invoice Layer - Stone), quanto pela Tela de vendas no controle de entregas através do atalho Gerenciador POS (Ctrl+M) (Figura 06 acima).Figura 12 11 - Gerenciador POS Connect Na parte superior dessa tela existem três campos mostrando as informações de:
Opções de PesquisaPor padrão pode ser pesquisado o registro da transação pelo numero da nota. Ao lado da barra de pesquisa também existe o botão que vai permitir fazer a pesquisa por Situação, Terminal POS vinculado, Data de Envio, Cliente e Filial.
O botão numero número de registros em tela. é para configurar o período de análise, e virá como padrão configurado para 7 dias, e tem como funcionalidade minimizar oLegendasNesse informativo de legendas aparecem as interações os atalhos para fazer marcações na grade, que são:
Também é exibida a legenda com os ícones da situação, sendo as situações deelas:
Grades de VisualizaçãoTransaçãoO gerenciador POS conta com duas grades, a primeira grade com o nome de Transação, vai ser criada com 14 que possui 16 colunas, que são elas:
DetalhesA segunda grade chamada de detalhes é uma grade reativa à informação selecionada na grade de transações, isso é, ao selecionar um registro de transação na primeira grade, a segunda grade exibe os detalhes envolvendo essa transação, tal grade possui 6 colunas que são elas:
Abaixo da grade de detalhes, existem os Abaixo da grade de detalhes, existem os botões:
As informações exibidas nessa tela não são necessariamente uma entrega e sim são registros de transações que vem através da API Pagar.me, isto é, vão aparecer registros de transações que passaram pelo POS, quando esse registro estiver atrelado a uma entrega essa questão ficará visivel visível para o usuário. Porém pode acontecer de serem realizadas transações avulsas, isso é, quando aparece um registro na tela de gerenciador que não está atrelado a nenhuma entrega.
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Para realizar a baixa dessa entrega foi incluída a opção Baixar / Cancelar ao Gerenciador POS Connect. Quando acionada, o sistema verifica:
"Marque os registros das transações cujo POS deseja baixar e/ou cancelar e na". Na sequência, o Linx Big verifica se entre os registros marcados há transações cuja Situação POS esteja definida como Pendente, ou igual a Recebido e que não estejam vinculadas a Entregas. Nota | Se não houver, o sistema notificar áonotificará o usuário com a mensagem a seguir e então abortar. "Esta operação apenas pode ser realizada para transações com Situação POS igual a Pendente, ou igual a Recebido e que não estejam vinculadas a uma Entrega". E, se dentre os registros marcados, houver transações com Situação POS diferente de Pendente e de Recebido, ou igual a Recebido e que estejam vinculadas a uma Entrega, o Linx Big vai desmarcar os registros que estão nesta condição e notificar o usuário com esta mensagem: "Foram selecionadas transações com Situação POS diferente de Pendente e de Recebido, ou que estão na Situação de Recebido mas estão vinculadas a uma Entrega. Elas não suportam a baixa ou cancelamento e, portanto, serão desmarcadas".
O botão realiza os 2 procedimentos, porém com suas particularidades, como segue:
Os dados referentes à desvinculação serão gravados e estarão disponíveis para visualização através do Gerenciador POS. → A Situação POS deve ser alterada para Cancelado e a Observação atualizada para LANÇAMENTO CANCELADO ATRAVÉS DO GERENCIADOR POS CONNECT - [DATA/HORA] [USUÁRIO].
Os dados referentes à baixa serão gravados e estarão disponíveis para visualização através do Gerenciador POS. → A Situação POS deve ser alterada para Baixado e a Observação atualizada para LANÇAMENTO BAIXADO ATRAVÉS GERENCIADOR POS CONNECT - [DATA/HORA] [USUÁRIO]. |
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Alguns dados de configuração fornecidos pela Stone podem ser encontrados no Dash da Pagar.me em: Desenvolvimento > Chaves. Figura 13 - Pagar.Me - Chaves Fluxo: Listagem de Pedidos (Controle de Entregas)
Fluxo: Pagamento Direto (PDV)Quando os dados para pagamento são enviados ao POS na tela de vendas, é criado um pedido como Pendente no Dash da Pagar.me em: Pagamentos > Pedidos.
Figura 14 - Pagar.Me - Pedidos Quando um pagamento é realizado no POS é registrado uma Cobrança no Dash da Pagar.me como Pago em: Pagamentos > Cobranças. Caso o pagamento seja estornado, será apresentado como Cancelado. Figura 15 - Pagar.Me - Cobranças Para o funcionamento correto do recebimento automático das informações dos Terminais POS no Linx Big Farma, é necessário que haja a configuração do Webhook no Dash da Pagar.me em: Configurações > Webhooks. A URL do Proxy para uso no Linx Big Farma deve ser https://dev-proxypagarme.azurewebsites.net/hook Figura 16 - Pagar.Me - Webhooks |