Page tree

Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.


Através desta rotina é possível configurar um layout para importar lançamentos contábeis de um arquivo texto, para isso, é necessário informar o nome do layout e a posição inicial e final dos campos obrigatórios. Os campos "empresa do lançamento", "centro de custo" e "complemento/observação" não são de preenchimento obrigatório e caso não informada a posição destes, o sistema automaticamente assumirá para o campo "empresa do lançamento" a empresa logada e no campo "centro de custo" o código do primeiro centro de custo cadastrado no sistema (Adm/Financeiro →  Contabilidade →  Cadastros Auxiliares →  Centros > Contabilidade > Cadastros Auxiliares > Centros de Custo).


Configuração do Layout para Importação contábil


Configuração do Arquivo


Após salvar o layout, é necessário criar um arquivo ".txt" que será importado para o sistema, que por sua vez realizará a contagem das colunas de acordo com o posicionamento definido para o layout. O arquivo deve ser construído respeitando exatamente o posicionamento descrito no cadastro de layout.

No exemplo abaixo consideraremos as informações de data (ano, mês e dia) e como elas devem ser posicionadas no arquivo, caso o layout esteja configurado conforme a abaixo: 


Informações de Data do Layout


Desta forma, no arquivo: 

  • A coluna 10 será a posição inicial para a contagem do ano;


Posição inicial para identificação do ano


  • A coluna 13 será a posição final correspondente ao ano; 


Posição final para identificação do ano


  • As colunas 14 e 15, corresponderão ao mês; 


Posição inicial para identificação do mês


  • As colunas 16 e 17, corresponderão ao dia;


Posição inicial para identificação do dia


Estes serão os dados considerados no arquivo para assumir tais informações, caso alguma delas não contenha casas decimais, será necessário preencher as colunas cabíveis com o dígito "0" (zero). O mesmo procedimento deve ser utilizado para as demais informações obrigatórias configuradas no layout. 

Para facilitar a verificação das posições e colunas para reconhecimento do sistema, no aplicativo do Bloco de Notas do Windows, clique em "Exibir" e marque a opção "Barra de Status". Importante! Esta opção somente estará disponível se em "Formatar" o item "Quebra automática de linha" estiver desmarcado


Tip
titleDica

A rotina "Layouts de Arquivo" está protegida pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível se o usuário em questão tiver permissão para acesso (Grupo Contabilidade, Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Contabilidade, Permissão: "EDI Contábil").


Anchor
Like
Like