Page tree

Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.


O Plano de Contas do ERP foi desenhado dentro do padrão da contabilidade comercial, com suporte a múltiplos níveis e total flexibilidade para ajustes. Está dividido em  três grandes grupos:

  • 1-Ativo;
  • 2- Passivo (Contas Patrimoniais);
  • 3- Contas de Resultado.

A estrutura básica do plano com as principais contas vem previamente configurada na implantação do módulo, mas, será possível configurá-lo para que se adapte ao processo contábil da empresa.


Página inicial do plano de contas


Cabeçalho

No cabeçalho da página são apresentadas duas opções: Filtros e Imprimir.


Panel
titleColor#2C004B
titleFunções do cabeçalho


Expand
titleFiltros
  • Empresas: com esta opção é possível filtrar as contas relacionadas com as empresas marcadas;
  • Exibir somente as contas ativas: marcando esta opção serão exibidas apenas as contas ativas do plano de contas;
  • Exibir somente as contas com lançamentos: com este item será possível exibir somente as contas que contêm lançamentos contábeis.


Filtros do plano de contas


Por padrão, virá selecionada a empresa logada e os outros filtros estarão desmarcados. O usuário somente poderá selecionar as empresas nas quais possuir permissão, esta configuração é realizada em: Empresa > Segurança > Configurar usuário > Listar > Alteração dos dados cadastrais.


Expand
titleImprimir

Para a impressão é necessário informar a numeração da primeira página a ser gerada e as seguintes seguirão a sequência, ao confirmar, o usuário será redirecionado a outra página com o link para o arquivo gerado. Ao acessá-lo será exibido o arquivo para a impressão em formato PDF, o layout seguirá o padrão dos livros fiscais.


Impressão do plano de contas


Arquivo gerado para a impressão do plano de contas



Listagem do Plano de Contas

Na listagem das contas será possível realizar algumas ações de acordo com o tipo de conta, Sintética ou Analítica. Em contas sintéticas pode ser realizado o cadastro de novas contas, sintéticas ou analíticas, além de poder alterar a conta sintética, já nas contas analíticas é possível realizar a alteração e exclusão de contas.

As contas são ordenadas por índice e o código apresentado entre parênteses é um código identificador utilizado nas rotinas onde são exibidas essas contas. Além disso, algumas contas possuem etiquetas, contas configuradas como "Conta Fluxo Caixa" possuirão a etiqueta "Conta Fluxo" e contas inativas possuirão a etiqueta "Inativa", conforme observado abaixo.


Listagem do plano de contas

Configurando o Plano de Contas

Na listagem das contas será possível realizar algumas ações de acordo com o tipo de conta, Sintética ou Analítica

Contas Sintéticas

As contas sintéticas são contas agrupadoras, ou seja, são as contas cujo seu resultado é a soma das contas analíticas pertencentes a ela. As contas Sintéticas estão apresentadas em linhas cinzas e possuem as ações "Incluir" e "Alterar".

Panel
titleColor#2C004B
titleIncluir e Alterar Contas Sintéticas


Expand
titleIncluir Conta Sintética

Ao selecionar o ícone "" será apresentada a página de cadastro de plano de contas onde os campos a serem preenchidos são divididos em quatro abas, Dados Iniciais, Dados Financeiros, Saldo Inicial e Conciliação Bancária.

Dados Iniciais

Nesta aba devem ser preenchidos os seguintes campos:

  • Índice: este campo estará bloqueado para a edição e nele será apresentada a ordem numérica que a nova conta será apesentada;
  • Sintética: para contas sintéticas esta classificação deve estar como "Sim" e para contas analíticas esta classificação deve estar como "Não";
  • Nome Conta: deve ser descrito o nome da conta;
  • Conta Contábil: número da conta no sistema contábil da empresa.
  • Natureza da Conta:
    • 1 Contas do Ativo (01);
    • 2 Contas do Passivo (02);
    • 3 Patrimônio Líquido (03);
    • 4 Contas de Resultado (04);
    • 5 Contas de Compensação (05);
    • 6 Outras (06).

Dados Financeiros

Nesta aba devem ser preenchidos os seguintes campos:

  • Conta Fluxo Caixa: define se a conta caracteriza movimentos financeiros;
  • Conta Bancária: define se a conta é bancária ou não, esta opção só estará disponível caso no campo "Conta Fluxo Caixa" for marcada a opção "Sim";
  • Limite: representa o valor limite da conta corrente que geralmente os bancos disponibilizam. Ele somente é informativo e será exibido nos Relatórios de Conta Corrente e Previsão de Fluxo de Caixa para melhor controle do saldo, já que o mesmo poderá considerar o limite da conta.
  • No Relatório de Conta Corrente será mostrado o valor de limite da conta e também o saldo somado com este valor, conforme ilustração abaixo:


Listagem do relatório de conta corrente


No Relatório de Fluxo de Caixa, se alguma conta tiver limite, serão exibidas duas novas colunas: Limite e Saldo com limite, conforme ilustração abaixo:


Listagem do relatório de previsão de fluxo de caixa


  • Empresa: empresa que pertencerá a conta. Utilizando este campo será possível realizar a relação de contas com as respectivas empresas, mas a restrição de lançamentos de contas fluxos somente ocorrerá se for marcada a permissão de usuário em Contabilidade: "Não permitir conta fluxo de outras empresas". Como padrão o sistema considera as contas habilitadas para todas as empresas.
  • Config. Cobrança: relaciona uma configuração de cobrança eletrônica com a conta. Assim, quando for realizado o lançamento de uma fatura a receber ou a pagar com uma conta fluxo de caixa, automaticamente a fatura assumirá a configuração de cobrança eletrônica relacionada à conta, sendo que a configuração de cobrança também poderá ser modificada na rotina de alteração de faturas. Ao emitir o boleto bancário o sistema busca a conta fluxo relacionada com a fatura. Recurso exclusivo para contas fluxo de caixa.
  • Layout Cheque: relaciona um layout de cheque com a conta. Assim, quando for realizado o lançamento de uma fatura a pagar com uma conta fluxo de caixa, automaticamente a fatura assumirá o layout relacionado à conta. Ao imprimir o cheque (na última página da baixa) o sistema busca o layout da conta fluxo da fatura. Para determinar o layout de cheque é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico. Recurso exclusivo para contas fluxo de caixa.
  • Factory: indica que para esta conta será feito o cálculo automático do desconto de faturas. Mais informações sobre o desconto de faturas podem ser consultadas clicando aqui.
  • Tipo de Juros: define se o cálculo do juros será simples ou composto no desconto de faturas. Recurso exclusivo para Factory igual a "Sim".


Warning
titleSuporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx

Para definir o Layout de cheque é necessário acessar Empresas > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Impressão de Cheques > informar o banco e adicionar as informações do layout.


Saldo Inicial

Nesta aba deve ser informado o saldo inicial da conta, este valor equivale ao último saldo da conta configurada no momento em que se começa a utilizar o MicrovixERP, caso seja um saldo negativo, basta informar o sinal " - " na frente do número.

Conciliação Bancária

Nesta aba serão apresentadas as conciliações realizadas através do conciliador bancário e será exibida apenas para contas bancárias, ou seja, contas que possuem o campo "Conta Bancária" marcado como "Sim". Ao cadastrar uma nova conta, o sistema apresentará uma mensagem informado que esta aba só terá dados após realizar a primeira conciliação


Expand
titleAlterar

Ao selecionar o ícone " " será apresentada a página de cadastro de plano de contas onde todos os campos devem estar preenchidos e o usuário poderá altera-los, os campos são divididos em três abas, Dados Iniciais, Dados Financeiros e Saldo Inicial.

Dados Iniciais

Nesta aba devem ser preenchidos os seguintes campos:

  • Índice: este campo estará bloqueado para a edição e nele será apresentada a ordem numérica que a nova conta será apesentada;
  • Sintética: para contas sintéticas esta classificação deve estar como "Sim";
  • Nome Conta: deve ser descrito o nome da conta;
  • Conta Contábil: número da conta no sistema contábil da empresa.
  • Natureza da Conta:
    • 1 Contas do Ativo (01);
    • 2 Contas do Passivo (02);
    • 3 Patrimônio Líquido (03);
    • 4 Contas de Resultado (04);
    • 5 Contas de Compensação (05);
    • 6 Outras (06).

Dados Financeiros

Nesta aba devem ser preenchidos os seguintes campos:

  • Conta Fluxo Caixa: define se a conta caracteriza movimentos financeiros;
  • Conta Bancária: define se a conta é bancária ou não, esta opção só estará disponível caso no campo "Conta Fluxo Caixa" for marcada a opção "Sim";
  • Limite: representa o valor limite da conta corrente que geralmente os bancos disponibilizam. Ele somente é informativo e será exibido nos Relatórios de Conta Corrente e Previsão de Fluxo de Caixa para melhor controle do saldo, já que o mesmo poderá considerar o limite da conta.
  • No Relatório de Conta Corrente será mostrado o valor de limite da conta e também o saldo somado com este valor, conforme ilustração abaixo:


Listagem do relatório de conta corrente


No Relatório de Fluxo de Caixa, se alguma conta tiver limite, serão exibidas duas novas colunas: Limite e Saldo com limite, conforme ilustração abaixo:


Listagem do relatório de previsão de fluxo de caixa


  • Empresa: empresa que pertencerá a conta. Utilizando este campo será possível realizar a relação de contas com as respectivas empresas, mas a restrição de lançamentos de contas fluxos somente ocorrerá se for marcada a permissão de usuário em Contabilidade: "Não permitir conta fluxo de outras empresas". Como padrão o sistema considera as contas habilitadas para todas as empresas.
  • Config. Cobrança: relaciona uma configuração de cobrança eletrônica com a conta. Assim, quando for realizado o lançamento de uma fatura a receber ou a pagar com uma conta fluxo de caixa, automaticamente a fatura assumirá a configuração de cobrança eletrônica relacionada à conta, sendo que a configuração de cobrança também poderá ser modificada na rotina de alteração de faturas. Ao emitir o boleto bancário o sistema busca a conta fluxo relacionada com a fatura. Recurso exclusivo para contas fluxo de caixa.
  • Layout Cheque: relaciona um layout de cheque com a conta. Assim, quando for realizado o lançamento de uma fatura a pagar com uma conta fluxo de caixa, automaticamente a fatura assumirá o layout relacionado à conta. Ao imprimir o cheque (na última página da baixa) o sistema busca o layout da conta fluxo da fatura. Para determinar o layout de cheque é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico. Recurso exclusivo para contas fluxo de caixa.
  • Factory: indica que para esta conta será feito o cálculo automático do desconto de faturas. Mais informações sobre o desconto de faturas podem ser consultadas clicando aqui.
  • Tipo de Juros: define se o cálculo do juros será simples ou composto no desconto de faturas. Recurso exclusivo para Factory igual a "Sim".


Warning
titleSuporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx

Para definir o Layout de cheque é necessário acessar Empresas > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Impressão de Cheques > informar o banco e adicionar as informações do layout.

Saldo Inicial

Nesta aba deve ser informado o saldo inicial da conta este valor equivale ao último saldo da conta configurada no momento em que se começa a utilizar o MicrovixERP, caso seja um saldo negativo, basta informar o sinal " - " na frente do número.



Contas Analíticas

As contas analíticas são contas que tem movimentação direta, ou seja, o saldo deste tipo de conta é conseguido através dos lançamentos realizados, recebem diretamente o valor lançado. As contas Analíticas estão apresentadas em linhas brancas e possuem as ações "Alterar" e "Excluir"

Panel
titleColor#2C004B
titleAlterar e Excluir Contas Analíticas


Expand
titleAlterar

Ao selecionar o ícone " " será apresentada a página de cadastro de plano de contas onde todos os campos devem estar preenchidos e o usuário poderá altera-los, os campos são divididos em quatro abas, Dados Iniciais, Dados Financeiros, Saldo Inicial e conciliação Bancária.

Anchor
24012019/1
24012019/1

Dados Iniciais

Nesta aba devem ser preenchidos os seguintes campos:

  • Índice: este campo estará bloqueado para a edição e nele será apresentada a ordem numérica que a nova conta será apesentada;
  • Sintética: para contas sintéticas esta classificação deve estar como "Sim";
  • Ativa: define se a conta está ativa ou não, contas desativadas não serão exibidas caso nos filtros seja selecionada a opção "Exibir somente contas ativas". Também não será possível realizar lançamentos em contas desativadas;
  • Nome Conta: deve ser descrito o nome da conta;
  • Conta Contábil: número da conta no sistema contábil da empresa.
  • Natureza da Conta:
    • 1 Contas do Ativo (01);
    • 2 Contas do Passivo (02);
    • 3 Patrimônio Líquido (03);
    • 4 Contas de Resultado (04);
    • 5 Contas de Compensação (05);
    • 6 Outras (06).
  • Conta Equivalente no Plano de Contas Referencial e Subcontas Correlatas: possibilitará que seja realizada a inserção das informações separando-as por empresa.


Página de cadastro de conta equivalente no plano referencial e subcontas correlatas


Dados Financeiros

Nesta aba devem ser preenchidos os seguintes campos:

  • Conta Fluxo Caixa: define se a conta caracteriza movimentos financeiros;
  • Conta Bancária: define se a conta é bancária ou não, esta opção só estará disponível caso no campo "Conta Fluxo Caixa" for marcada a opção "Sim";
  • Limite: representa o valor limite da conta corrente que geralmente os bancos disponibilizam. Ele somente é informativo e será exibido nos Relatórios de Conta Corrente e Previsão de Fluxo de Caixa para melhor controle do saldo, já que o mesmo poderá considerar o limite da conta.

No Relatório de Conta Corrente será mostrado o valor de limite da conta e também o saldo somado com este valor, conforme ilustração abaixo:


Listagem do relatório de conta corrente


No Relatório de Fluxo de Caixa, se alguma conta tiver limite, serão exibidas duas novas colunas: Limite e Saldo com limite, conforme ilustração abaixo:


Listagem do relatório de previsão de fluxo de caixa



  • Faixa de Cheques: será possível informar um número inicial e um número final para cada faixa de numeração de cheques da conta fluxo. Quando esta conta fluxo for utilizada na rotina de baixa de faturas a pagar em lote, (opção "Incluir cheque"), os números desses cheques deverão estar dentro da numeração da faixa aqui cadastrada, caso contrário, não será possível baixar a fatura com esta conta fluxo (campo "Conta crédito" da baixa de faturas). Na baixa de faturas a pagar individual, se a conta crédito (fluxo) tiver faixa configurada, o número do cheque deverá estar dentro desta faixa para que a fatura possa ser baixada e o mesmo deve ser informado no campo "Nosso Número". Recurso exclusivo para a alteração de contas analíticas que são contas fluxo de caixa.


Cadastro de faixa de cheques

  • Empresa: empresa que pertencerá a conta. Utilizando este campo será possível realizar a relação de contas com as respectivas empresas, mas a restrição de lançamentos de contas fluxos somente ocorrerá se for marcada a permissão de usuário em Contabilidade: "Não permitir conta fluxo de outras empresas". Como padrão o sistema considera as contas habilitadas para todas as empresas.
  • Config. Cobrança: relaciona uma configuração de cobrança eletrônica com a conta. Assim, quando for realizado o lançamento de uma fatura a receber ou a pagar com uma conta fluxo de caixa, automaticamente a fatura assumirá a configuração de cobrança eletrônica relacionada à conta, sendo que a configuração de cobrança também poderá ser modificada na rotina de alteração de faturas. Ao emitir o boleto bancário o sistema busca a conta fluxo relacionada com a fatura. Recurso exclusivo para contas fluxo de caixa.
  • Layout Cheque: relaciona um layout de cheque com a conta. Assim, quando for realizado o lançamento de uma fatura a pagar com uma conta fluxo de caixa, automaticamente a fatura assumirá o layout relacionado à conta. Ao imprimir o cheque (na última página da baixa) o sistema busca o layout da conta fluxo da fatura. Para determinar o layout de cheque é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico. Recurso exclusivo para contas fluxo de caixa.
  • Factory: indica que para esta conta será feito o cálculo automático do desconto de faturas. Mais informações sobre o desconto de faturas podem ser consultadas clicando aqui.
  • Tipo de Juros: define se o cálculo do juros será simples ou composto no desconto de faturas. Recurso exclusivo para Factory igual a "Sim".


Warning
titleSuporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx

Para definir o Layout de cheque é necessário acessar Empresas > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Impressão de Cheques > informar o banco e adicionar as informações do layout.


Saldo Inicial

Nesta aba deve ser informado o saldo inicial da conta, este valor equivale ao último saldo da conta configurada no momento em que se começa a utilizar o MicrovixERP,caso seja um saldo negativo, basta informar o sinal " - " na frente do número.

Nesta aba deve ser informado o saldo inicial da conta , caso seja um saldo negativo, basta informar o sinal " - " na frente do número.

Conciliação Bancária

Nesta aba serão apresentadas as conciliações realizadas através do conciliador bancário e será exibida apenas para contas bancárias, ou seja, contas que possuem o campo "Conta Bancária" marcado como "Sim".

Serão apresentadas as seguintes informações:

  • Logo do banco;
  • Número da conta corrente;
  • Opção "Desvincular conta corrente da conta contábil" exibe a seguinte mensagem "Ao desvincular uma conta corrente da conta contábil, as importações de extrato bancário não serão mais vinculadas a esta conta contábil, sendo necessário realizar um novo vínculo."

Ao tentar realizar o desvínculo, o sistema irá questionar se é esta ação que o usuário realmente deseja realizar, se sim, o desvínculo será realizado.


Desvincular conta corrente da conta contábil


Mensagem de confirmação da operação


Caso os lançamentos do extrato bancário já tenham sido conciliados com os lançamentos do sistema, uma mensagem será apresentada informando que o desvinculo não pode ser realizado. Para realizar o desvinculo de contas conciliadas, será necessário acessar a conciliação, em Tesouraria > Conciliador Bancário > Acessar Conciliação, e realizar a desconciliação dos lançamentos. Mais informações sobre a desconciliação podem ser consultadas clicando aqui.


Não foi possível realizar o desvinculo


Expand
titleExcluir

Ao selecionar o ícone " " será possível excluir a conta analítica. Contas analíticas que possuem movimentações não poderão ser excluidas.


Excluir conta analítica


Não foi possível excluir conta analítica



Anchor
Like
Like