Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 3 Próxima »

CLIA1000 – Cadastro/Consulta de Clientes
Este programa serve para incluir um cliente, dar manutenção ou consultar clcliente.
Os seguintes dados são manipulados neste programa : cnpj/cpf, nome do cliente, limite de crédito, conceito (cadastrado no CADA0100), manda carta cobrança <S/N> e mensagem.
Os demais dados somente são visualizados: data do cadastramento, data da primeira e última fatura, valor da primeira e última fatura, data e valor da maior fatura, data e valor do maior acúmulo, número de dias do maior atraso do cliente, data e número de dias do último atraso do cliente e mensagem.

Estarão disponíveis os seguintes campos na tela:
CNPJ/CPF: Informe o CNPJ/CPF do cliente.
Nome do Cliente: Informe o nome do cliente.

  • Limite de Crédito: Informe o limite de crédito do cliente.
  • Saldo Devedor: Sistema informa o saldo devedor do cliente.

Saldo Disponível: Sistema informa o saldo disponível do cliente.

  • Conceito: Informe o conceito teclando <CTRL + E>.
  • Manda carta: Informe se quer mandar carta.
  • Condição Pagamento Padrão: Informe a condição de pagamento padrão teclando <CTRL + E>.
  • Data Cadastramento: Informe a data de cadastramento.
  • Data Vencimento Cadastro: Informe a data do vencimento do cadastro.

Data Primeira Fatura: Informe a data do vencimento da primeira fatura.
Valor Primeira Fatura: Informe o valor da primeira fatura.
Data da Última Fatura: Informe a data do vencimento da última fatura.
Valor Última Fatura: Informe o valor da última fatura.
Data Maior Fatura: Informe a data da maior fatura.
Valor Maior Fatura: Informe o valor da maior fatura.
Data Maior Acumulação: Informe a data da maior acumulação.
Valor Maior Acumulação: Informe o valor da maior acumulação
Maior Atraso: Número de dias em que o cliente ficou mais tempo com título vencido em aberto. Para compor este campo é analisado todo o histórico de títulos do cliente nas contas a receber.
Data Última Atualização: Informe a data da última atualização.
Data Último Atraso: Informe a data do último atraso.
Dias Último Atraso: Número de dias da última vez que o cliente ficou com título vencido em aberto. Para compor este campo é analisado todo o histórico de títulos do cliente nas contas a receber.
Banco/Agência/Dígito: Informe o banco, Agência e dígito.
Conta Corrente: Informe a conta corrente.
Mensagem: Informe a mensagem.
Cobra Boleto?: Verifica se o cliente pagará ou não a taxa referente ao valor do boleto bancário cobrado pelo Banco
Observação:
Data no atributo "DataVencto.Cadastro", pode ser considerada como "expiração" das informações cadastrais, ou seja, é preciso atualizá-la. Após esta data, o limite de crédito que o Cliente possuir fica inválido. Pode ser usada nos casos onde o crédito é liberado para o cliente, apenas para uma determinada venda.
Na instalação, como "default", todos os clientes estão com esta informação em branco.
Os programas BALC1000, BALC1002, ORCA2000, OFIC1000, OFIC3500 e VEIC0400 tratam esta data. Toda vez que for informado um cliente que possui cadastro "vencido", é exibida a mensagem "Cliente com cadastro vencido em mm/dd/yyyy". Contudo, estes programas permitem que se faça orçamento, que se abra a O.S. ou que se emita pedido de venda de veículos. Na emissão de NF por qualquer programa do sistema, não é permitido que um cliente com cadastro "vencido" seja responsável pelo pagamento de uma das parcelas da NF (a menos que a forma de pagamento seja indicada como Venda a Vista = "S" CADA0145).

  • O nome do agente que efetuou manutenção em dados do cadastro de clientes é exibido na tela do botão "Alterações Cadastro".
  • Não permite a exclusão do cliente, caso possua saldo devedor. Neste caso emite a mensagem "Cliente possui Saldo Devedor".
  • Além do limite de crédito e do saldo devedor, também exibe o saldo disponível.
  • Na aba de "Consulta", tem a opção "Extrato de Cliente".
  • Existe o atributo: "Dt Ult. Atualização".
  • Na opção "Consulta", o botão "Crédito Provisório", traz automaticamente o programa CLIA1040.
  • A opção "Alteração", não permite inserir valor no campo "Data Cadastramento".
  • Ao digitar um limite de crédito maior que o parametrizado no programa CLIA1050, o programa irá pedir a senha para liberação do limite de crédito. Esta senha deverá ser de um agente que possui autorização de registrar limite de crédito maior.
  • Inclusão do campo Banco/Agência/Dígito e Conta Corrente. Estes campos serão utilizados para identificação da conta corrente do cliente na geração de títulos com forma de pagamento Gera Título ou Cheque = "Débito Automático" CADA0145. É permitido informar apenas os bancos que tiverem o parâmetro Tipo Cobrança = "Débito Automático" CADA0235.
  • Foi incluído o botão [Contrato] que abre a janela para o cadastro do Contrato de Manutenção do cliente com a montadora.

A janela para cadastrar o contrato do cliente só poderá ser aberta depois que o usuário informar um CPF/CNPJ válido. A figura abaixo mostra a tela para informar os dados do contrato, que consistem no número do contrato, que irá ser impresso como observação na Nota Fiscal referente à O.S. dos serviços executados, uma descrição simples e a data de validade do contrato com a montadora. Esta data valida se o usuário está abrindo uma Ordem de Serviço para um cliente cujo contrato está vencido. O sistema irá apresentar uma mensagem de advertência, somente informativa, não impedindo a continuidade do processo.

  • Foi incluído o botão [Info. Espec.] que abre a janela para o cadastro de Informações Especiais do cliente.

A janela para cadastrar informações especiais sobre o cliente a serem gravadas na tabela clcliinf. Estas informações serão usadas na abertura de ordem de serviço e orçamentos.
Estas informações podem ser consultadas também na opção Info. Espec..
A permissão para acesso a este botão deve ser cadastrada via COPE0800.


No Sisdia Evolution
Opção Lista: É disponibilizada o documento Base de dados de pessoa jurídica. Para acessar o documento, (modelo abaixo), basta selecionar a opção, informar o CNJP do cliente.


  • Na opção consulta foi implementado um botão "Crédito Utilizado" que ao ser acionado mostra todas as ordens de serviços e orçamentos abertos para o cliente em questão.


Estarão disponíveis nesta tela os seguintes botões, permitindo a navegação:

  • Concluir: Confirma o processamento/ação.
  • Interromper: Interrompe o processo.
  • Documentação: Acesso à documentação do programa.
  • Contrato: abre a janela para o cadastro do Contrato de Manutenção do cliente com a montadora.
  • Sair: Finaliza as atividades.
  • Sem rótulos