- Criado por Tiago Zarth, última alteração por Lidiane Malacarne em mai 21, 2019
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Terminais de Acesso
Através deste manual, o usuário poderá identificar, verificar e corrigir determinados problemas que ocorrem durante as tentativas de acesso ao terminal.
SEM ACESSO AO SISTEMA
Quando o problema ocorrer em apenas um terminal, verifique se a data do terminal está correta e também está no formato: dd/mm/aaaa (dia/mês/ano).
outro ponto que pode ocasionar problemas está relacionado as configurações do Windows, neste caso o usuário deverá verificar a tela de “Configurações de controle de conta de usuário (UAC), ao acessa-la deve ser verificado se a opção está “nunca notificar”.
Figura 01 - Configurações de controle de conta de usuário (UAC)
Para acessar as alterar configurações de Controle de conta de usuário de forma rápida pressione o botão do teclado para abrir a tela Executar, na sequência digite "control panel" e de enter, na tela do painel de controle busque pela opção Segurança e Manutenção em seguida na nova tela aberta clique na opção Alterar configurações de Controle de conta de usuário para abrir a tela de configuração.
Ao configurar na tela de Alterar configurações de Controle de conta de usuário (UAC) para “nunca verificar” as configurações terão efetividade apenas em terminais que o sistema operacional seja, Windows 7, 8 e 10.
Outra opção que o usuário poderá verificar é se o IP do servidor está correto. Como fazer isso? Acesse o vídeo abaixo para maiores informações.:
Quando o usuário realizar as etapas acima e não encontrar problemas. Deverá ser verificado se o IP do terminal que está problema está na mesma faixa do IP do servidor.
Exemplo 1: Servidor: 192.168.1.10 e Terminal com problema 192.168.2.11, neste caso os Terminais não estão na mesma rede do servidor. Oriente o cliente para que deixe todos os terminais, inclusive o servidor na mesma rede de internet.
Exemplo 2: Servidor: 192.168.1.10 e Terminal com problema 192.168.1.11, neste caso os terminais estão na mesma rede e problema não é este. Avance para o próximo teste
Se o IP estiver correto realize o teste de ping, e quando durante o teste houver falha, oriente o cliente entrar em contato com o seu técnico de máquinas.
Se os testes anteriores forem realizados com sucesso, marque o sistema como administrador clicando com o botão direito do mouse sobre o atalho do Linx Softpharma e marque a opção Executar como Administrador, se mesmo assim não der certo, avance para os próximos passos.
Desativar o Firewall do terminal(is) ou servidor que apresentam o problema. Se após desativá-los o sistema voltar a funcionar, oriente o cliente solicitar que o técnico de máquinas para criar a exceção no Firewall para que isso não volte a ocorrer.
Desativar temporariamente o antivírus (do servidor e depois do terminal com problemas), caso volte a funcionar após desativar o antivírus, oriente o cliente a solicitar que o técnico de máquinas realize a configuração do antivírus para não voltar a ocorrer este problema. Se não der certo esse teste, ative o antivírus novamente e avance para o próximo teste.
Execute o aplicativo Atualiza3.exe que está localizado na pasta de instalação do Linx Softpharma e reprocesse os arquivos deste terminal F12 + senha do colaborador. Certifique-se que o sistema esteja instalado na raiz do disco local onde esta instalado o sistema operacional da máquina “geralmente em C:\”, se não estiver execute a reinstalação deste terminal, seguindo as instruções do vídeo:
Ao realizar todos os procedimentos, e mesmo assim o problema persistir, encaminhe um chamado para N2.
Veja como realizar os testes clicando aqui.
OCORRE EM TODOS OS TERMINAIS
Questione o cliente se houve alguma queda de energia ou um deligamento inesperado do servidor; se sim, pode ser que no sistema operacional linux o banco ainda não está ativo, e no MS windows precisa confirmar se o servidor já está ligado.
Servidor MS Windows
O servidor acessa?
- Não: verifique se o serviço do MySQL está ativo em "Services.msc"
- Sim: verifique se o IP do servidor está correto, pois o servidor pode estar com IP dinâmico, neste caso será necessário ajustar todos os "sistema.ini" das máquinas com problema. Para fazer isso pegue conexão de uma maquina que acessa ou da maquina de servidor;
Se o servidor for Linux continue com as verificações a seguir:
- Verifique se o IP do servidor está correto, pois o servidor pode estar com IP dinâmico, neste caso será necessário ajustar todos os "sistema.ini" das máquinas com problema. (Como fazer isso? Pegue conexão de uma máquina que acessa ou do servidor);
- Realizar teste de ping com pacotes, em caso de falhas com o ping ou se exceder os 20ms orientar o cliente solicitar o técnico de máquinas para ajustar essa instabilidade da rede. Se não houver falhas avance para o teste de Telnet.
- Realizar teste de TELNET, se este teste não funcionar siga os próximos testes;
- Se durante os testes apenas o TELNET não funcionar, será necessário abrir um chamado para verificações técnicas, pois provavelmente o Banco de Dados não está ativo no servidor.
- Se nem PING e nem o TELNET funcionarem, oriente o cliente chamar o técnico de máquinas, pois o problema é físico na farmácia, não há o que fazermos pelo suporte.
Veja como realizar os testes clicando aqui.
Servidor Linux ou Windows
SERVIDOR LINUX
Quando o problema ocorrer em servidores com sistema operacional Linux, será necessário realizar os testes de ping, ping com pacotes e Telnet, e seguir as orientações abaixo:
- Realizar o teste de ping, se o ping obtiver resposta, realize o próximo teste.
- Realizar teste de ping com pacotes, em caso de falhas com o ping ou se exceder os 20ms orientar o cliente solicitar o técnico de máquinas para ajustar essa instabilidade da rede. Se não houver falhas avance para o teste de Telnet
- Realizar teste de Telnet, se este teste não funcionar siga os próximos testes;
- Apenas o Telnet não funcionou? Será necessário abrir um chamado para verificações técnicas, pois provavelmente o Banco de Dados não está ativo no servidor.
- Nem ping e nem o Telnet funcionaram? Oriente o cliente chamar o técnico de máquinas, pois o problema é físico na farmácia, não há o que fazermos pelo suporte.
Veja como realizar os testes clicando aqui.
SERVIDOR WINDOWS
Quando o problema ocorrer em servidores Windows, será necessário realizar apenas os testes de ping com pacotes e Telnet. E quando o ping com pacotes obtiver resposta siga para o teste de Telnet, porem em caso de falhas com os pacotes solicitar o acesso ao terminal do servidor e verificar se o IP do servidor é o mesmo que está no terminal que está apresentando a falha no acesso. Se for diferente, ajustar no "sistema.ini" do terminal com problemas, se o IP for igual (servidor x sistema.ini do terminal com problemas), avance para o teste de Telnet.
Se nem um dos procedimentos obtiver sucesso? Oriente o cliente chamar o técnico de máquinas, pois o problema é físico na farmácia, e não há como resolver o problema pelo suporte.
Veja como realizar os testes clicando aqui.
- Sem rótulos