Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

Versão 1 Próxima »

Com o intuito de disponibilizar as ferramentas necessárias para o bom desempenho de sua farmácia, a Linx traz inovações e melhorias para o Linx Farma Softpharma que foram aplicadas no release 188.0, e através deste informativo vamos abordar sobre Alterações no Módulo de PBM (Integração Webservice Orizon e Envio de Receita - Funcional Card), Customização Contábil,  Informação de Troco para vendas de Tele-entrega, Nota Fiscal de Energia Elétrica, informação de Fundo de Combate à Pobreza na impressão no documento Fiscal do Estado do Rio de Janeiro, e Programa Nota Premiada do Estado do Mato Grosso do Sul.

ORIZON - INTEGRAÇÃO WEBSERVICE AUTORIZADOR PBM

Atualmente a venda através do PBM PrevSaúde/Orizon, é realizada pelo programa Autorize Farma que é disponibilizado pelo ambiente do PBM, neste caso é necessário que o vendedor acesse o site da Orizon, gerar um número de autorização no site da Orizon e posteriormente inserir o número da autorização no Softpharma para concluir a venda, porém esta integração em breve será descontinuada e a partir desta atualização será possivel realizar a comunicação com o PBM Orizon via webservice.

Na funcionalidade Configuração de Integrações, localizado no menu Parâmetros > Configuração > Configuração de Integrações, selecionar no campo Selecione a integração a configurar a opção PBM Orizon, foi inserido a opção WebService no filtro Forma de Comunicação com o PBM. Ao selecionar esta opção, serão exibidos os seguintes campos:

  • URL de comunicação
  • Token (X-API KEY)
  • Login, mesmo utilizado p
  • Senha


    Figura 01 - Configuração WebService

Dados para Homologação

Realizar Venda Teste

Preencher as informações da tela de Configuração de Integrações com os seguintes dados:

Dados beneficiário

  • Plano: PrevSaúde VIP
  • Matricula 9999

Posologia:

  • Código CR: 999999
  • CR: CRM
  • UFCR: SP

Informações para Ambiente de Produção

  • O login e senha será o mesmo utilizado no acesso do portal Autorizador PBM da Orizon.
  • Para obter a informação sobre a URL de comunicação e Token, deverá entrar em contato com a Orizon através dos telefones (11) 4932-5185 e (11) 4932-5179, falar com Anderson o Fábio.

Após selecionar as teclas Ctrl+O, e selecionar a opção Orizon, será exibido uma nova tela, conforme imagem:


Figura 02 - Iniciar venda PBM Orizon

Nesta tela no filtro do campo "Planos" serão listados todos os planos que estão disponiveis para a farmácia, de acordo com a configuração realizada, após selecionar o plano e clicar no botão será exibido a imagem do modelo da carteirinha do cliente, indicando onde encontrar o número que deve ser preenchido no campo "Matricula".

Algumas informações importantes sobre o plano pode ser exibido no campo "informações sobre o plano de saúde".

A data de nascimento do cliente, é um campo obrigatório para preenchimento, caso o vendedor tenha iniciado a venda com informações do comprador, e posteriormente tenha iniciado a venda PBM Orizon, se o mesmo tiver cadastrado no sistema, a data de nascimento será carregada com a data de nascimento cadastrada no sistema.

Alguns planos permitem o desconto em folha de pagamento do cliente, o vendedor deverá selecionar a opção "Sim" ou "Não"

A Orizon fica responsável por enviar um manual para as farmácias, com a relação de planos que possui desconto em folha.

Após clicar no botão a venda deve seguir normalmente:


Figura 03 - Venda

Clique em


Figura 04 - Retorno de Autorização

Ao Prosseguir o sistema retornará para a tela de faturamento constando os itens que foram autorizados pelo PBM e a venda será processada de forma de maneira habitual.

A devolução de itens na venda deve ser feito na funcionalidade "Retorno de Cliente", acessando o Menu Lançamento>Faturamento> Retorno de Cliente. Deve ser informado o tipo de Nota da venda, número da nota, selecionar o produto a ser devolvido e a quantidade.


Figura 05 - Devolução de Itens


FUNCIONAL CARD - ENVIO DE RECEITA

A integração que possuimos atualmente não permite o envio de arquivos para a Funcional Card, e alguns convênios obrigam que seja enviado o arquivo de receita em concomitância com a venda para que a venda possa ser concluida. A partir desta atualização então foi implementado esta funcionalidade. Para ter acesso a este recurso é necessário que siga as instruções abaixo:

Na funcionalidade Configuração de Integrações, localizado no menu Parâmetros > Configuração > Configuração de Integrações, após selecionar no campo a opção PBM Funcional Card no campo Selecione a integração a configurar, será exibido a seguinte tela para preenchimento dos campos em destaque:


Figura 06 - Configuração

Informações para Ambiente de Produção

  • Para obter a informação sobre a URL de endereço WEb service, Login e senha deverá entrar em contato a Funcional Card.
  • Deverá ser solicitado o novo layout do arquivo pestab.dat a Funcional Card.

Após selecionar as teclas Ctrl+O, selecionar a opção Funcional Card, e inserir o número do cartão do beneficiário, será exibido a tela abaixo, com a identificação do cliente e informações sobre o convênio.

Figura 07 - Identificação do beneficiário e Instruções do Convênio.

A venda ocorrerá de forma habitual.



Figura 08 - Venda

Após processar venda, o sistema identificará a obrigatoriedade do envio da receita e caso seja necessário, a tela de posologia sera exibida para que o vendedor insira as informações da receita.


Figura 09 - Preenchimento da Receita.

Será exibida a tela de Retorno da Funcional com o status da transação, se aprovada ou negada, juntamente com a informação quanto a obrigatoriedade do envio da receita.


Figura 10 - Retorno Funcional Card

Ao clicar no botão será exibida a tela para anexar a imagem da Receita médica


Figura 11 - Tela de upload
Ao selecionar o arquivo no formato jpg/peg, a imagem será carregada ao lado e clicar no botão , a imagem será enviada a Funcional Card e ao ser validada será exibida mensagem ao usuário, e a venda será finalizada normalmente.


Figura 12 - Mensagem informativa.


Informação de "Troco para" em vendas Tele Entrega

Atualmente a informação troco para era sempre exibida na tela Informações Sobre Tele Entrega, e na tela de Mapa Resumo, quando venda em dinheiro e sem tele entrega, porém a venda pode comunicar-se com integrações de terceiros e o valor da venda pode ser alterado.

Com essa alteração será possível informar um valor de troco na tela Informações Sobre Tele Entrega e após comunicação com integrações como Reshop, Linx Conecta, Marka Fidelidade, entre outros, ajustar o valor do troco na tela de Desdobramento.

A informação Troco para será exibido em todas as transações que tiver a condição de pagamento Dinheiro.


Figura 13 - Informação de Troco

Customização Contábil - Padrão Softpharma 2

A partir desta atualização foi disponibilizado um novo layout de exportação contábil com o nome padrão Softpharma 2, para os clientes que utilizam o exportador de lotes contábil. Nesse novo layout será possível exportar os lotes em extenção csv. com a inclusão do campo CNPJ no .txt que é exportado para a contabilidade.


Figura 14 - Layout Padrão 2

Clique aqui para saber mais sobre Configuração Contábil

Nota Fiscal de Energia Elétrica - NF3e

A partir desta versão o sistema irá atender o novo modelo de Nota Fiscal de Energia Elétrica, ou modelo NF3e, para isso foi inserido um novo campo "Chave", que será exibido após selecionar o modelo de NF "66 - NF3e - Nota Fiscal de Energia Elétrica". Para realizar este tipo de lançamento de despesas acesse o menu Lançamentos>Contas a pagar>Lançamento de Despesas, na operação selecione Energia Elétrica/ Gás Canalizado/ Água Canalizada.


Figura 15 - Nota Fiscal de Energia Elétrica

RJ - Fundo de Combate a Pobreza no DANFE

Para atender a legislação, imposta pelo Fisco do Estado do Rio de Janeiro de número 8.405/2019, de que o documento fiscal deve demonstrar o percentual e o valor dos produtos que foram recolhidos alíquotas destinado ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza e as Desigualdades Sociais, bem como informar no documento fiscal caso exista na transação produtos que não estejam obrigados ao recolhimento. Desta forma foi acrescentado as informações de FCEP no DANFE dos documentos fiscais, conforme imagens abaixo:



Figura 16 - Todos os itens possui valor de FCP   Figura 17 - Alguns dos itens possui valor de FCP

Não é necessário realizar a configuração para que o texto seja exibido nas notas com essas informações. O processo será realizado automaticamente.


MS - Programa Nota Fiscal Premiada

O Estado de Mato Grosso do Sul deverá implementar o programa da Nota MS Premiada a partir de 01/01/2020, que visa a fomentar a cidadania fiscal, estimulando o consumidor final a exigir do estabelecimento varejista a emissão de documento fiscal (no caso, Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica – NFC-e ou Nota Fiscal Eletrônica – NF-e) durante a aquisição de mercadorias, na expectativa de receber prêmios, desta forma a partir desta atualização o Softpharma adequou as notas fiscais do estado MS para exibir as dezenas que o participante concorrerá ao sorteio.


Figura 18 - Modelo de Nota fiscal com as dezenas


  • Sem rótulos