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Fidelizar é um objetivo incessante e um desafio para as empresas.
Com ofertas mais diversas, tentadoras e inovadoras, a cada dia surgem novos concorrentes com produtos mais alinhados às necessidades e desejos dos  consumidores, o que torna a fidelização mais difícil.
A busca pela fidelização deve ser encarada pelas lojas como algo que deve ser conquistado e mantido todos os dias, em todos os momentos em que o consumidor estiver em contato com seus produtos, serviços ou colaboradores.
Ter um programa de fidelidade para os clientes vale a pena desde que determinados fatores sejam observados, como os atributos do produto, a imagem da empresa e o relacionamento com o cliente.
Com esse intuito a Linx Farma BIG oferece este módulo que é uma ferramenta de fidelização onde a loja pode oferecer premiações à seus clientes.


Configuração Linx Farma BIG

Entre no menu Configurações > Filiais > Fidelidade, e preencha as informações constantes nessa aba para o perfeito funcionamento do programa de fidelidade.



Figura 01 - Configurações Filiais aba Fidelidade


No destaque   é necessário configurar os campos:

  • A cada R$: Este campo corresponde ao valor que será utilizado para gerar pontos, por exemplo, A cada R$10,00 o cliente ganhará X pontos.
  • Gerar ___ Pontos: No campo defina a quantidade de pontos que serão gerados a cada valor de compra definido no campo acima, por exemplo, A cada R$10,00 o cliente ganhará 1 (um) ponto.
  • Início: Defina o período de início do programa de fidelidade.
  • Final: Defina a data final do programa de fidelidade.


No destaque   configure:

  • Pontos ao cadastrar cliente: Se for um cadastro novo o cliente ganhará de inicio X pontos por se tornar um cliente.
  • Pontos Primeira Venda: Para a primeira venda do cliente é possível conceder X pontos para incentivá-lo a comprar e participar do programa.
  • Utiliza Fidelidade Marka: Este campo somente é utilizado se houver um cadastro prévio com o programa Fidelidade Marka.
  • Validade dos Pontos: Defina a quantidade de dias que esses pontos conquistados pelo cliente estarão disponíveis para utilização.


 Nota


Não confunda Validade dos Pontos com o Início e Final do programa de Fidelização.

A validade dos pontos é somente computado para os pontos conquistados, e devem ser utilizados dentro do período indicado no campo com o mesmo nome.

O Início e Final é o período que a loja utilizará para um determinado programa de fidelização.


No destaque   configure:

  • Avisar Cliente sobre Prêmio com ___ pontos para ganhar o prêmio: Defina a quantidade de pontos que faltam para conquistar um prêmio, incentivando o cliente a comprar algum outro produto para completar a quantidade de pontos.
  • Imprime Recibo para Troca de Prêmios: Defina se será emitido um recibo para as trocas por prêmios pelos clientes.

 
Terminado as configurações da aba Fidelidade, vá até o cadastro de clientes no menu Cadastros > Clientes, ou no botão   na barra de menu rápido, e no cadastro da empresa no menu Cadastros > Empresa, ou no botão   na barra de menu rápido, na aba outros dados e selecione a opção "Participa do Cartão Fidelidade".



Figura 02 - Cadastro de Cliente e Empresa aba Outros Dados

 

    Nota

Quando habilitado a opção "Participa do Cartão Fidelidade" no cadastro da empresa, esta opção fica válida para todos os clientes vinculados à empresa, portanto, mesmo que no cliente não esteja habilitado a opção, ela permanece válida.

Para especificar determinados clientes de uma empresa, habilite a opção somente no cadastro do cliente e deixe o cadastro da empresa com a opção desmarcada.


Em seguida é necessário cadastrar os prêmios a serem distribuidos caso o cliente atinja os pontos requeridos.

Para isso vá até o menu Cadastros > Prêmios Fidelidade, e será aberto a tela abaixo:



Figura 03 - Cadastro de Prêmios Fidelidade


Digite a Descrição e a quantidade de pontos que serão necessários serem alcançados pelo cliente para efetuar a troca, e se necessário vincule esse prêmio a um produto do cadastro, e  clique no botão   e em seguida defina o estoque desse prêmio, por exemplo: 50 (quantidade) Ingressos Para Cinema (Prêmio).

Para incluir o estoque, escolha a Filial e a quantidade no campo Estoque e  clique no botão .


    Importante

Se o prêmio for vinculado a um produto na tela de configuração (cadastro de premios), o produto movimentará o estoque, sendo necessário entao emitir uma nota informando a saída desses produtos (brindes).


Tela de Vendas

Na tela de vendas efetue a venda normalmente e na finalização da mesma o sistema exibirá uma tela de alerta.



Figura 04 - Tela de Prêmios do Cartão Fidelidade

 

Troca dos Pontos por Prêmios

Existem duas formas de efetuar a troca dos pontos por prêmios.

 

Primeira Forma

A primeira delas é por dentro do Linx Farma BIG através do menu Operacional > Troca de Pontos por Prêmios, que exibirá a tela abaixo:



Figura 05 - Troca de Pontos por Prêmios


Defina o cliente e  clique no botão   ou na tecla de atalho F3, e será exibido os dados dos pontos do cliente selecionado, em seguida  clique no botão   ou na tecla F6 para escolher qual dos prêmios cadastrados serão baixados, coloque a quantidade ( ) e marque o(s) prêmio(s) com os padrões de marcação do Linx Farma BIG ( ), e em seguida  clique no botão   ( ) ou na tecla F3.

 

Segunda Forma

A segunda maneira é pela tela de vendas. Coloque o usuário, empresa, cliente e digite Ctrl + P e será exibida a tela conforme a Figura 05 acima. Proceda da mesma forma para a troca dos Pontos por Prêmios.

 

Cadastro Cliente

Para acompanhar os pontos e as trocas desses pontos por prêmios, vá até o cadastro do cliente no menu Cadastros > Clientes ou no botão   na barra de menu rápido, selecione o cliente e vá até a aba "Pontos Fidelidade".



Figura 06 - Cadastro de Cliente


Nesta aba é possível acompanhar os pontos, seus vencimentos e números de lançamento referente a venda, e também é possível incluir ou excluir pontos manualmente conforme destaque na figura.

  • Sem rótulos