Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 5 Próxima »


1 Conceito

O Linx Postos Autoatendimento foi desenvolvido para melhorar a experiência do consumidor da loja, fornecendo uma forma de pagamento padronizada e intuitiva, melhorando dessa forma, a experiência do consumidor durante sua estadia na loja. Além disso, o atendimento é agilizado, diminuindo as filas no caixa.

O Autoatendimento possibilita ainda que o consumidor adicione novos produtos (produtos de prateleira) à venda em curso (comanda) através da leitura de código de barras ou através da seleção em uma listagem de produtos.

1.1 Requisitos

Para o correto funcionamento do autoatendimento é necessário: 

  • Possuir os módulos de Autoatendimento, Comanda Eletrônica e Documento fiscal liberados na chave para o produto AutoSystem;
  • Possuir os módulos de Comanda Eletrônica e Documento Fiscal e TEF Direção liberados na chave para o produto Linx Postos Autoatendimento.
  • Renovar a licença Linx Postos AutoSystem na estação;
  • Possuir resolução de tela 768x1360, modo retrato;
  • Estar integrado com MID-e;
  • Estar integrado com D-TEF.

1.2 Requisitos de Hardware e Sistema Operacional

Abaixo serão listados os requisitos de hardware e sistema operacional para o correto funcionamento do Totem de Autoatendimento.

  • Sistema operacional Windows 10 ou superior.
  • Totem do fornecedor Schalter modelo Quick Service 32”
  • Impressoras não fiscais conforme a tabela 1;
  • Estações Totem que obedeçam ao requisito mínimo de Hardware conforme a tabela 2. 

Marca

Modelo

Integração/Comunicação

Bematech

MP 4200

DLL

Elgin

I9

Direta

VOX

Direta

Epson

TM T88V

Spool do Windows

TM T20

Spool do Windows

Sweda

IM433TS

Spool do Windows

SNBC

BK-C310

DLL

Daruma

DR700

DLL

DR800

DLL

Tabela 1




Configuração Mínima

Sistema Operacional

Microsoft Windows 8.1

Rede

Ethernet 10/100 Mbps ou Wireless

Processador

Intel i5 ou AMD FX-8320

Monitor / Resolução

Touchsreen com resolução igual ou superior a 1366 x 768

Memória RAM

8 GB

Disco

50 GB de espaço livre no disco rígido

Banco de Dados

PostgreSQL 9.4

Tabela 2


2 Integração Linx Postos AutoSystem

Para o correto funcionamento do Totem de autoatendimento com o Linx Postos AutoSystem, será preciso realizar alguns procedimentos que serão apresentados nos tópicos a seguir.

2.1 Configurações no Caixa

Em Configurações > Parâmetros > Caixas Ponto de Venda selecione a conta de ponto de venda para configuração. Na guia Autoatendimento marque a opção Habilitar PDV para Autoatendimento.


Ainda nessa mesma tela, em Tipo selecione a opção Autoatendimento, informe o operador responsável, o caminho onde estão armazenadas as imagens do Autoatendimento e na guia Opções será possível informar se o Autoatendimento permitirá o lançamento de produtos e se permitirá operação com mais de uma comanda por venda.


Na guia Configurações, informe o depósito dos produtos e em Estação LinxPOS informe a estação LINXPOS (hostname) onde o Totem está sendo executado.


Na guia Abertura/Fechamento informe a quantidade de turnos do dia ou o horário de fechamento do dia.


Ainda nas configurações de caixa, na guia Fiscal informe o modelo de Documento Fiscal utilizado.

Para cada Totem utilizado no estabelecimento, uma conta PDV deverá ser cadastrada no AutoSystem. As configurações da conta PDV devem ser individuais para cada Totem de Autoatendimento.


2.2 Permissão de Acesso

Para habilitar o acesso ao Totem de autoatendimento a um grupo de usuários acesse o menu Configurações > Usuários > Grupos de Usuários, no menu lateral esquerdo selecione o grupo de usuários que deseja conceder a permissão e na guia Configurações clique na opção Linx Postos Autoatendimento.


Ao abrir o menu Linx Postos Autoatendimento, será apresentada a opção Menu Administrativo Totem. Ao selecionar a alternativa Sim, será permitido que o grupo de usuários tenha acesso ao menu administrativo do totem. Realizadas as alterações, clique em Salvar.


3 Serviço

Para iniciar o uso do Totem de Autoatendimento, será necessário primeiramente habilitar o instalador para ativar a instalação. Para isso, é necessário iniciar o serviço a partir do módulo Gerencial (main.exe) em c:\autosystem\main.exe --linxpos_sync.

4 Instalação do Totem de Autoatendimento

Após iniciar o serviço, será necessário instalar o autoatendimento, para isso dê um duplo clique na funcionalidade para iniciar a instalação. É recomendável a criação de um atalho na área de trabalho. Para isso, selecione a opção conforme a imagem abaixo e clique em Próximo.




Após finalizada a instalação do aplicativo, basta clicar em Concluir para finalizar e iniciar o Totem de autoatendimento.



Após finalizar o processo de instalação do autoatendimento, será necessário solicitar a chave de licença.



Insira as seguintes informações:

  • CNPJ: informe o CNPJ do estabelecimento;
  • Senha: neste campo deverá ser inserida a senha disponibilizada para baixar a chave na máquina;
  • Nome da estação: insira o nome da estação no qual o autoatendimento foi instalado;
  • Serial da estação: neste campo constará a identificação da estação.

No primeiro acesso é preciso utilizar o usuário Linx com a senha diária.

4.1 Webservice de Sincronia

Após realizados os procedimentos acima descritos, faça o login no Totem para iniciar as configurações. O menu Configurações será apresentado nos tópicos a seguir. O Webservice da Sincronia faz parte do menu Configurações e permite configurar a sincronia do Totem de Autoatendimento com a retaguarda Linx Postos AutoSystem. Para isso, informe os seguintes dados:

  • Url ou IP de Acesso: informe o endereço da máquina Linx Postos AutoSystem onde roda o serviço c:\autosystem\main.exe --linxpos_sync
  • Porta: informe a porta de acesso (padrão 5471)


Após inseridas as informações, clique em Confirmar para realizar a sincronia.


4.2 Configurações

Após realizar os procedimentos descritos nos tópicos acima, será necessário realizar as configurações no Totem de autoatendimento. Para isso, menu apresentado, pressione o botão Configurações. Através dessa opção, será possível configurar o documento fiscal, o TEF, dados de pré-venda, servidor de e-mail, além de configurações do próprio totem.

4.2.1 Configurações do Totem de Autoatendimento

A opção Permitir adicionar produtos ao consumo possibilita adicionar produtos de prateleira ao consumo. Essa configuração será realizada diretamente no Linx Postos AutoSystem, não permitindo a edição no Totem de Autoatendimento. 


4.2.2 Configurações de Documento Fiscal

Nesta opção, o usuário deverá selecionar o documento fiscal habilitado que será emitido pelo sistema para o registro de cada venda (Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor, Cupom Fiscal Eletrônico - SAT CFE), indicar o endereço do servidor MIDe, o diretório XML - MIDe, o diretório DANFe  -MIDe, a marca da impressora utilizada, o modelo, a porta da impressora não fiscal, a velocidade da porta entre as opções disponíveis, e o Spooler do SO.

A impressora pode ser configurada por comunicação direta ou sistema operacional.

Para realizar a configuração de impressora via DLL, é necessário informar a porta da impressora não fiscal, a velocidade da porta e demais informações como marca e modelo. Para informação sobre qual porta a ser inserida nas configurações do Totem, verificar no Gerenciador de Dispositivos. As DLLs já vem com o instalador do Totem, não sendo necessário copiá-las para a pasta de instalação.

A impressora já deve estar configurada no Windows na opção via Spooler. O Totem de autoatendimento fará a identificação da impressora conectada à máquina e preencherá automaticamente o modelo. Para isso, basta selecionar a opção de Spooler de SO.


Também é possível selecionar as opções de Enviar comando de corte (guilhotina) a cada fechamento de venda. Ao selecionar essa opção, os comprovantes emitidos pela impressora serão cortados do tamanho do exato automaticamente.

É possível selecionar a opção de questionamento da impressão do comprovante ao cliente no final da venda, basta selecionar a optar pela seleção no botão Perguntar se deseja realizar a impressão do comprovante ao final da venda.


4.2.3 Configurações de TEF

É possível configurar as opções de TEF e SiTef contratados, basta clicar nas opções disponíveis, Caso o estabelecimento for participante da promoção Cielo-Premia é possível indicar da mesma forma, clicando no botão Estabelecimento participante da promoção Cielo-Premia.



Por hora, a opção de TEF disponível é o D-TEF.

4.2.4 Configurações de Banco de Dados Pré-Venda

Neste  espaço é possível realizar as configurações para a utilização de um banco de dados para a pré-venda, Indique o endereço, a porta o usuário a senha e o banco de dados da pré-venda. Para testar a comunicação com o banco, pressione o botão Testar comunicação.

Para a integração com o Linx Postos AutoSystem não é necessária a informação do banco de dados de pré-venda.

4.2.5 Configurações de servidor de e-mail

Através dessa opção, é possível configurar o servidor de e-mail para envio dos comprovantes de venda. Para que esse procedimento seja possível, indique o Endereço do servidor smtp, a porta, o usuário e senha. Inseridas as informações, clique em Salvar.

Após realizada a configuração acima, será apresentada ao cliente a tela abaixo em que o mesmo poderá optar em receber seus comprovantes via e-mail.



Será solicitado que o mesmo insira o endereço de e-mail para envio de comprovante.



Em instantes o cliente receberá no e-mail indicado a nota fiscal conforme exemplo abaixo:


4.2.6 Configurações de Catracas

Na opção Configurações de Catracas estará indicado o diretório vinculado à catraca, onde serão salvos os arquivos XML correspondentes a liberação e o bloqueio da comanda. Essa configuração deverá ser realizada diretamente no Linx Postos AutoSystem.


5 Operações Administrativas

O módulo Operações Administrativas permite administrar as operações de turno e efetuar as configurações de autoatendimento. Para acessar as operações administrativas, deve-se pressionar na tela inicial, o canto superior esquerdo por alguns segundos até que seja apresentada a tela de login.


Será apresentada a tela de login para que o usuário, com permissão de acesso, informe os dados para autenticação. Após informar os dados de usuário e senha, é possível acessar a tela de configurações do Autoatendimento.


Ao clicar no botão Visita Virtual o usuário será direcionado para a página de atendimento ao cliente Linx onde, em caso de necessidade, os técnicos poderão acessar a máquina e resolver as solicitações. Basta digitar o código PIN de cliente.


O Totem de Autoatendimento apresentará no cabeçalho as informações de Turno, data e hora (canto esquerdo) além da contagem do tempo de inatividade (canto direito) conforme imagem abaixo:

5.1 Operações

Ao acessar a opção Operações administrativas, serão apresentados os botões Operações, Vendas, Configurações, e Fechar Totem.

O botão Operações apresentará as opções:

  • Abrir Turno: permite realizar a abertura do turno. Na abertura do turno nenhum relatório será impresso.
  • Fechar Turno: permite realizar o fechamento do turno. Ao fechar o turno, será impresso um relatório com todas as vendas realizadas.
  • TEF Administrativo: permite realizar algumas operações, as quais serão descritas logo mais.
  • Comprovantes do estabelecimento: permite realizar a consulta e impressão dos comprovantes do estabelecimento. A impressão dos comprovantes do estabelecimento é opcional, e caso o estabelecimento optar por realizar a impressão, esta deve ser realizada antes do fechamento do turno atual. Após o fechamento do turno, os comprovantes do turno fechado não poderão ser impressos.

Caso seja necessário o cancelamento do procedimento, clique no botão Cancelar Operação.

O relatório impresso no fechamento do turno será conforme imagem abaixo.


5.1.1 TEF Administrativo

Ao acessar o TEF Administrativo será apresentado o botão ADM. Selecione essa opção para prosseguir.

Ao selecionar essa opção, será aberto o menu com as opções de tipo do comprovante a ser reimpresso.

  • Específico: lista as operadoras de cartão. Selecione a operadora responsável pela transação para impressão do comprovante;
  • Último comprovante: exibe a opção de reimprimir o último comprovante da transação. Para realizar a reimpressão de uma venda é necessário informar a data da venda e o número do NSU que consta na via do TEF emitida juntamente com o documento fiscal. Ao final será reemitido o comprovante da transação TEF.

5.2 Vendas

Nessa tela serão apresentadas ao usuário as últimas vendas efetuadas, para que seja possível efetuar o cancelamento e reimpressão do DANFE.


Esta tela apresenta as seguintes informações:

  • Número - Série: exibe o número e a série da NFC-e;
  • Valor: exibe o valor total da comanda;
  • Identificação de cliente: apresenta o nome do cliente. Esse dado é opcional e será informado no início da venda.
  • Situação: apresenta a situação da comanda.
  • Data e hora: exibe a data e a hora da abertura da comanda;

Através do ícone  será possível fazer a impressão da DANFE conforme imagens abaixo:



  • Cancelar Operação: permite cancelar a operação. Ao selecionar essa opção, o usuário será levado de volta à tela inicial do autoatendimento.
  • Cancelar Venda: para realizar o cancelamento de uma venda é necessário informar a data da venda e o número do NSU, que consta na via do TEF emitida juntamente com o documento fiscal. Será solicitado para inserir o cartão utilizado na transação, informando o tipo de operação (débito/crédito) e a senha para o cancelamento da operação TEF. 

Para realizar o cancelamento de uma venda, selecione a venda a ser cancelada e clique em Cancelar Venda.


O Totem de Autoatendimento informará que a venda possui uma transação TEF que necessitará ser cancelada. Selecione a opção Sim para prosseguir com a solicitação:





Em caso de selecionar a opção Digitado, a seguinte tela será apresentada:


Digite os dados do cartão utilizado e confirme.

Em caso de realizar a leitura do cartão na leitora Pin Pad, insira ou passe o cartão conforme mensagem abaixo:



Informe o valor da transação a ser cancelada (essas informações serão apresentadas na nota fiscal):



A data em que a transação foi realizada:


Informe também o número do documento a ser cancelado (essa informação constará no comprovante no comprovante da transação TEF):


As informações acima solicitadas poderão ser consultadas através do Comprovante de TEF emitido com o documento fiscal no final da venda. Abaixo será apresentado onde essas informações poderão ser encontradas no comprovante:


Ao final será emitido um comprovante de cancelamento.



6 Utilização do Autoatendimento

Após realizadas as configurações necessárias descritas nos tópicos anteriores, será possível utilizar as funções de autoatendimento. Para inciar o processo de pagamento de uma comanda, pressione o botão Toque para iniciar o pagamento na tela inicial.


Após pressionar a tela inicial do autoatendimento, o usuário será orientado a realizar a leitura da comanda (consumo) no leitor localizado no canto direito inferior do equipamento. 


Ao efetuar a leitura, o usuário será então direcionado ao fluxo de venda do sistema.



6.1 Inserindo produtos self service à comanda

O cliente pode adicionar produtos de prateleira ao consumo da comanda. Para isso, basta pressionar o botão  e efetuar a leitura do código de barras. 




Esta tela apresenta as seguintes informações:

  • Confira seu consumo: apresenta o número da comanda lida no QR Code;
  • Itens relacionados à sua comanda: apresenta a quantidade, a descrição do produto e o valor correspondente;
  • Valor total: apresenta o valor total do pedido.

Ao pressionar o botão +Adicionar Produtos, será solicitado ao cliente que posicione o código de barras do produto no leitor e a seguinte tela será apresentada:



Em seguida, será apresentada a tela em que será possível conferir o item, quantidade e valor. Conferidas as informações, basta pressionar o botão Concluir para adicionar o produto ao consumo.



Após, serão apresentados os produtos consumidos na loja juntamente com os produtos de prateleira que o cliente adicionou manualmente ao consumo.


Os itens constantes na comanda não poderão ser excluídos pelo consumidor. Necessário neste caso, que o mesmo se direcione ao caixa para efetuar o cancelamento. Os produtos adicionados através de leitura de código de barras (self service) poderão ser retirados da comanda apenas quando a operação for cancelada ou na tela de carrinho, conforme imagem a seguir.



6.1.2 Efetuar Pagamento

Para realizar o pagamento, o CPF poderá ser informado para a emissão do comprovante fiscal e para fins de pontuação em programas de fidelidade.




Informe o CPF e selecione a opção Confirmar.



Após, será apresentada a tela em que serão exibidas as opções de formas de pagamento disponíveis. O terminal de autoatendimento está habilitado para receber as seguintes formas de pagamento:

  • Crédito: possibilita pagamentos com cartão de crédito;
  • Débito: possibilita pagamentos com cartão de débito;
  • Voucher:  possibilita pagamentos com cartões-benefícios. 


As opções de pagamento Crédito e Débito seguirão processos semelhantes. Abaixo um exemplo de pagamento com cartão de crédito. 

Ao selecionar a opção de pagamento, será solicitado ao cliente que selecione a forma de leitura do cartão. Serão disponibilizadas duas opções:

  • Magnético/Chip: ao selecionar essa opção, o Pin Pad fará a solicitação para o cliente inserir ou passar o cartão no equipamento para realizar a leitura;
  • Digitado: ao selecionar essa opção, o cliente fará a digitação dos dados do cartão diretamente no Totem.

Nas duas opções, será apresentado no equipamento Pin Pad o valor a ser pago e solicitada a senha do cliente. Enquanto isso, a seguinte tela será apresentada no autoatendimento:



Após o pagamento ter sido concluído, o cliente terá duas opções de receber o comprovante da transação: através da impressão do comprovante pelo autoatendimento ou poderá optar por receber o comprovante através de e-mail.



Caso o cliente opte pela impressão do comprovante, será emitido no próprio Totem de Autoatendimento.



Há a possibilidade do envio do comprovante ocorrer para o e-mail que o cliente. Para isso, basta que no momento em que o pagamento tiver sido concluído, o cliente informe o e-mail para envio no próprio Totem de Autoatendimento e clique no botão Confirmar.



6.1.2.2 Efetuar Pagamento de mais comandas

O Totem de Autoatendimento permite que no momento do pagamento seja possível processar mais de uma comanda. Para isso, será necessário selecionar a opção Permitir a operação com mais de uma comanda por venda diretamente no sistema AutoSystem. O processo de seleção consta no item 2.1 desse manual.

Caso a opção esteja disponível, será apresentado o pop up com a mensagem conforme imagem abaixo.


Para efetuar o pagamento de mais de uma comanda, é preciso realizar a leitura dos códigos de barras diretamente no leitor do Totem. O Autoatendimento apresentará as comandas bipadas, os itens consumidos, os valores unitários e o valor total do consumo.

Realizadas as conferências, selecione o botão Efetuar Pagamento e o processo seguirá o descrito no item 6.1.2 desse manual.

Após finalizados os processos, a seguinte tela será apresentada:

  • Sem rótulos