Restrição de Vendas
A rotina de Restrição de Vendas permite que seja realizado configuração para bloqueio de venda de produtos por forma de pagamento, possibilitando maior controle do estabelecimento e do cliente sobre os itens comercializados no estabelecimento.
Para o funcionamento da rotina, é necessário realizar algumas configurações que abordaremos nos passos a seguir:
Grupo de Usuário
Primeiro passo é realizar configuração de permissão de usuário, para isto, acessar o menu Gerencial > Configurações > Usuários > Grupo de Usuários. Será apresentado a tela a seguir:
Para facilitar a pesquisa, utilize o campo 'Procurar por:' inserindo uma palavra chave. Se preferir, basta selecionar o caminho Cadastros e seguir a ordem alfabética das liberações até encontrar a permissão 'Regras de Restrição de Vendas'.
Esta permissão terá as opções:
- Incluir: permite incluir uma nova regra;
- Excluir: permite excluir uma regra;
- Alterar: permite realizar alterações em uma regra;
- Visualizar: permite visualizar uma regra;
Configuração Regras de Restrição Vendas
É possível realizar as configurações de Regras de Restrição de Vendas através da rotina Gerencial > Cadastros > Tabelas > Regras de Restrição de Vendas ou Gerencial > Cadastros > Clientes > Política Comercial > Restrições de Venda.
Acessando o cadastro de tabelas (Cadastros > Tabelas), o sistema demonstra as opções Nova Regra de Restrição de Venda e Gerenciar Regra de Restrição de Venda:
Selecionando a opção de uma Nova Regra de Restrição de Venda, será apresentada a tela a seguir:
Além de informar o Nome, onde o usuário deverá preencher como o nome desejado, é apresentado as abas Restrições e Condições. Em Restrições, o sistema disponibiliza informações referentes a quais produtos, grupos de produtos e subgrupos de produtos terão restrições configuradas.
Para inserir informações de restrições, basta selecionar uma das sub abas e clicar em adicionar para que a tela de lançamentos seja apresentada:
Poderá ser adicionado além de um produto, um grupo ou subgrupo de produtos, caso um tenha algum grupo adicionado e tente adicionar um subgrupo, o sistema emitirá um aviso sobre o grupo de produtos já estar vinculado a restrição:
Após realizar os lançamentos, é necessário informar as condições para que o sistema aplique no momento da venda no caixa. Selecionando a opção Condições é apresentado a tela a seguir:
Nela, é possível informar:
- Empresa: se nenhuma empresa for selecionada, o sistema aplicará a regra para todas. Caso uma ou mais sejam selecionadas, a regra validará apenas para elas;
- Grupo de Empresas: informar um ou mais grupos de empresas que farão parte das condições da regra;
- Cliente: se nenhum cliente for selecionado, o sistema aplicará a regra para todos, salvo os que tenham alguma regra especifica em seu cadastro. Se informado um ou mais cliente, as condições serão aplicadas apenas aos informados.
- Grupo de Clientes: informar um ou mais grupos de clientes que farão parte das condições da regra;
- Forma de Pagamento: informar uma ou mais formas de pagamento para que o sistema aplique a restrição de venda. Se utilizado uma forma de pagamento que não esteja informada, a restrição não será aplicada.
Caso seja selecionado a opção Gerenciar Regra de Restrições de Venda, será apresentado a tela a seguir:
Na tela de filtro de Regra de Restrição de Venda, o usuário poderá realizar a busca das informações filtrando por:
- Regra: informar o código da regra;
- Empresa: informar a empresa que deseja visualizar;
- Grupo empresa: informar o grupo empresa desejado;
- Produto: informar qual o produto deseja filtrar;
- Grupo produto: informar qual grupo produto filtrar;
- Subgrupo produto: informar qual subgrupo produto filtrar;
- Cliente: informar o cliente que deseja realizar a busca;
- Grupo cliente: informar qual grupo cliente filtrar;
- Formar pagamento: informar alguma forma de pagamento especifica para filtro.
Inserindo as informações, e clicando em confirmar, o sistema trará o resultado encontrado através dos filtros informados nesta tela.
Também é possível realizar as configurações de regras através da rotina de cadastro de clientes. Para isso, basta acessar Gerencial > Cadastros > Clientes > Política Comercial > Restrições de Vendas.
Dentro do cadastro de cliente será possível visualizar, adicionar, editar e excluir as restrições de venda.
Adiciona uma nova regra;
Edita uma regra selecionada;
Exclui uma regra selecionada.
Clicando em adicionar ou editando uma regra selecionada, será apresentado a mesma tela de operações vista em Cadastros > Tabelas, com o diferencial da Condição Cliente, esta condição já trará o cliente em questão vinculado a ela, bastando o usuário realizar as demais configurações referentes as restrições e condições da regra a ser criada/editada.
Funcionalidades
Realizado as configurações, é hora de validarmos as funções. Para isto, acessaremos a tela do caixa e iniciarmos uma venda informando a forma de pagamento, o cliente e tentaremos efetuar a venda de um produto que está com as restrições de vendas devidamente configuradas em seu cadastro.
Na sequência, será informado um produto com restrição e o sistema informará o usuário de que não será possível inserir o produto, possibilitando o usuário visualizar ou não a regra para ele cadastrada.
Com o cupom aberto, tentamos inserir um produto com restrição:
Retorno do sistema para orientação do usuário:
Se o usuário selecionar a opção Sim, o sistema apresenta a tela para que seja visualizado a regra e realizado a consulta de itens que compõem todas as regras deste cliente:
Ao termino, o sistema orienta novamente o usuário sobre a restrição aplicada e libera a tela para novos lançamentos e termino da venda: