Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

Versão 1 Próxima »

Informativo 176 - Preparação/Segurança


6.1 Melhorias no SoftUpdate

6.1.1 – (SoftUpdate)

      A partir deste release, o sistema realizará o download automático das atualizações disponíveis para usuário. Esse processo será realizado uma vez ao dia em horário programado pelo próprio usuário e somente por um terminal.

      Se a filial estiver configurada como “Somente Consulta” ou marcado o parâmetro “Controlar Filial” em Parâmetros > Parâmetros > aba Controle de Filial, o download automático das atualizações do sistema não ocorrerá.

      Quando o sistema for realizar o download dos arquivos, será criado um arquivo denominado “MapaDownload.txt”, com as informações dos arquivos que foram baixados e os arquivos que foram ignorados durante o processo.

      Se acaso o usuário ainda não tenha instalado a atualização previamente baixada por algum motivo e houver novas atualizações, o sistema realizará a baixa de forma incremental junto com os arquivos baixados anteriormente, dentro da pasta do sistema “LinxFarma”, para evitar problemas com bloqueios de sistema operacional.

 

6.1.2 Gerenciador de Atualização

      Para isso foi criado um novo programa chamado “Gerenciador de Atualização” localizado no menu Ajuda > Gerenciador de Atualização.

 

 

      O primeiro passo é selecionar no campo “Filial” qual filial será realizado o gerenciamento da atualização. Após isso, abaixo será apresentado o grupo de opções “Atualização Disponível” com os seguintes campos:

  • Data Última Verificação: Exibirá a data e hora da última vez em que o sistema verificou se existe atualização disponível para o sistema;
  • Versão Atual: Informa aqui a versão atual do sistema;
  • Versões Disponíveis: Nesse campo será possível visualizar quais as versões estão disponíveis para atualização no sistema;
  • Quantidade de Arquivos: Exibirá a quantidade de arquivos baixados para atualização;
  • Quantidade de Scripts: Mostrará a quantidade de scripts que estão disponíveis para atualização no banco de dados do sistema;
  • Data Download: Exibirá a data e hora em que o download foi realizado.

      Após selecionar no campo “Versões Disponíveis” a versão que deseja atualizar o sistema, basta clicar no botão “Atualizar”, ou pressionar as teclas “ALT + Z”.

      A direta da tela será exibida o grupo de opção de “Configuração”, onde o usuário definirá como será realizado a atualização do sistema. Os campos disponíveis são:

  • Atualizar Scripts: Aqui será definido como será atualizado os scripts de banco de dados, podendo selecionar a opção “Manual” ou “Automático”;
  • Hora: Informe aqui o horário de execução dos scripts do banco de dados;
  • Atualizar Arquivos: Defina aqui como será atualizado os arquivos do sistema, podendo selecionar a opção “Manual” ou “Automático”;
  • Hora: Informe aqui o horário de executação da atualização dos arquivos do sistema;
  • Emitir aviso quando atualização disponível: Essa opção deve ser marcada caso o usuário queira que sistema emita um aviso de que existe atualizações disponíveis para serem executadas. Ao marcá-la, será exibida um outro campo a frente com as seguintes opções: “De hora em hora” e “Uma vez ao dia”. Se marcado “De hora em hora”, a cada uma hora após gravar as configurações nessa tela, o sistema emitirá um aviso informando sobre atualizações existentes. Agora se marcado a opção “Uma vez ao dia”, então o será exibido outro campo a frente chamado “hora” para que o próprio usuário informe o melhor horário do dia para que esse aviso seja exibido no computador.

Esse aviso será exibido no canto inferior direito da tela do computador próximo ao relógio com a seguinte mensagem: “Existe atualizações esperando para serem aplicadas. Clique aqui para verificar e atualizar”.

 

 

Quando o usuário clicar sobre essa mensagem, será aberto o “SoftUpdate” para que o mesmo de andamento na atualização que está pendente.

  • Terminais bloqueados para Download: Nesse espaço o usuário adicionará os terminais que NÃO terão permissão para realizar o download das atualizações disponíveis. Ao clicar no botão “Adicionar”, será exibido uma nova janela solicitando que informe o nome do terminal (computador) a ser bloqueado.

 

 

Após confirmar será exibido na grade o nome do(s) terminal(ais) que não serão atualizados. Caso seja necessário remover algum terminal cadastrado, basta clicar sobre o mesmo na lista e em seguida sobre o botão “Remover”. Em seguida será exibida a seguinte mensagem: “Confirma a exclusão do bloqueio do terminal “NOME DO TERMINAL”. Ao confirmar em SIM, o mesmo será removido da lista.

 

 

      Logo mais abaixo será exibida uma grade com o título “Histórico de Downloads Realizados” listando todos os arquivos que foram baixados para atualização no sistema. Essa grade conterá as seguintes colunas:

  • Situação: Nessa coluna será apresentado as seguintes palavras “Iniciado”, “Aguardando”, “Liberado” e “Instalado”, de acordo com a situação em que o mesmo se encontra;
  • Início: Exibirá a data e hora de início do download;
  • Término: Exibirá a data e hora de término do download;
  • Arquivos: Mostrará a quantidade de arquivos baixados;
  • Scripts: Mostrará a quantidade de scripts baixados;
  • Terminal: Exibirá o nome do terminal (máquina) responsável pelo download da atualização;
  • Tipo Download: Exibirá o tipo de download que foi configurado pelo usuário, podendo ser “Automático” ou “Manual”;
  • Releases: Aqui será exibido a lista de releases que compõe o download separados por vírgula. 

 

 

      Ao executar um duplo clique com o mouse sobre o registro ou selecioná-lo e pressionar a tecla ENTER, será aberta uma nova janela demonstrando os releases de forma mais clara.

      Após realizar as configurações desejadas nessa janela, basta clicar no botão “Gravar” ou pressionar as teclas “ALT + G” ou ainda a tecla de função “F4”.

Observação: Somente o usuário supervisor poderá gravar as configurações realizadas nesse programa, portanto, logo na sequência será exibida a tela solicitando código e senha do mesmo para dar continuidade no processo.

 

 

      Uma vez informado os dados corretamente, serão gravadas as configurações e exibida a seguinte mensagem de confirmação: “Configurações gravadas com sucesso”.

6.1.3 Execuções Automatizadas – SoftAutorun

      Dessa forma, o sistema verificará através do “SoftAutorun”, todas as configurações realizadas pelo usuário. Se configurado como “Automático”, o mesmo realizará o processo, um terminal por vez, sem a necessidade de interação com usuário. 

      Será verificado na pasta Downloads o arquivo “MapaDownload.txt” o histórico de download do sistema. 

      Se existe algum com a situação “Aguardando”, e listará no programa “Gerenciador de Atualização” para que seja realizado de forma manual.

      Se existir algum histórico com a situação igual a “Liberado”, então verificará a forma de execução dos scripts do banco de dados e arquivos do sistema “Automática” ou “Manual”, respeitando a configuração definida pelo usuário. Após os mesmos serem instalados, será sinalizado no “Gerenciador de Atualização” no Histórico de Download como “Instalados”.

6.1.4 Abertura do Sistema

      Outro ajuste que aconteceu foi quando na abertura do sistema, onde será verificado a partir deste release, as configurações realizadas no programa “Gerenciador de Atualização". Se o usuário que efetuou o login no sistema for do tipo perfil “Supervisor” e o mesmo ainda não executou a configuração, será exibida uma janela com a seguinte mensagem: “A partir desta versão, está disponível a atualização automática do sistema. Para usufruir deste novo recurso algumas configurações são necessárias. Deseja configurar agora?”. 

      Se o usuário clicar em “Sim”, então será aberto o programa “Gerenciador de Atualização” para que o mesmo realize a configuração desejada. Agora se o usuário clicar em “Não”, será fechada a janela e continuará com a abertura do sistema.

      Também exibirá uma opção (checkbox) permitindo que o usuário clique caso não queira que essa mensagem exiba novamente. Se o usuário deixar essa opção marcada e clicar na opção “Não”, será informado ao sistema que as configurações serão como manual, para que não exiba mais o aviso novamente.

6.2 Análise de Logs – Visualizador de LOG

      Visando aprimorar a experiência do usuário com o sistema, a partir deste release, forma realizados alguns ajustes no programa “Visualizador de LOG” conforme descrito abaixo:

      Para que o usuário consiga visualizar mais informações e utilizar menos a barra de rolagem, foi ampliado o tamanho da tela. Assim será mais prático o uso da ferramenta durante a análise.

      Foi incluída um novo campo chamado “Selecione as Filias Logadas” com formato de multi-seleção. Com a inclusão desse campo, permitirá que o processo de localização das informações seja muito mais rápido pois antes para se visualizar os dados, por exemplo, em uma rede com 10 lojas, era preciso ir fisicamente em cada uma e efetuar o login 10 vezes em cada, tornando o processo muito mais demorado.

 

 

      Com esse filtro de multi-seleção o usuário poderá selecionar filtrar por “uma, várias ou todas as filiais” da rede. Por padrão esse campo estará sempre com opção “Todas” marcada. É necessário que pelo menos uma filial esteja selecionada, caso contrário, ao clicar no botão “Procurar” para iniciar a pesquisa, será exibida a seguinte mensagem: “Selecione pelo menos uma filial logada.”.

 

 

      O campo “Selecione as Filiais Logadas” será visível quando o campo “Visualizar Log” estiver selecionado com as opções “Geral” ou “Por Colaborador”.

      Também foi padronizado a visualização das informações de log e inserido novos filtros nos campos, deixando assim mais prático sua utilização. Veja abaixo como era e como está a partir deste release a tela do programa.

      Quando o campo “Visualizar Log” estiver selecionado a opção “Geral”, exibirá os seguintes campos:

  • Intervalo de Data;
  • Intervalo de Horas;
  • Selecione as Filais Logadas;
  • Usuário;
  • Consulta por;
  • Nome do programa.

 

      Agora se o campo “Visualizar Log” estiver selecionado a opção “Por Colaborador”, exibirá os seguintes campos:

  • Intervalo de Data;
  • Intervalo de Horas;
  • Selecione as Filiais Logadas;
  • Colaborador: Perceba que foi adicionado o filtro avançado [+], que quando clicado exibirá uma nova janela possibilitando ampliar a pesquisa por colaborador;
  • Cliente: Perceba que foi adicionado o filtro avançado [+], que quando clicado exibirá as opções “Por dados cadastrais” e “Por seleção de clientes”, assim como no programa “Relatório de Clientes”, ampliando a pesquisa por cliente.

 

      Na área de visualização (grid) foi incluída duas colunas logo no início das informações exibidas. São elas “Filial Física” e “Filial Logada”. Também foi modificada a ordem das colunas para facilitar a análise dos dados exibidos ao usuário. Quando o campo “Visualizar Log” estiver selecionada a opção “Geral”, as colunas serão exibidas da seguinte forma:

 

 

      Agora quando o campo “Visualizar Log” estiver selecionada a opção “Por Colaborador”, as colunas serão exibidas da seguinte forma:

 

 

      Uma dúvida que o usuário tinha era se os logs são replicados ou não. Sendo assim, a partir deste release, foi inserido uma mensagem na cor vermelho no rodapé do programa esclarecendo essa dúvida. 

      Quando o campo “Visualizar Log” estiver selecionada a opção “Geral”, exibirá a seguinte mensagem: “Log disponível no período de xx/xx/xxxx até xx/xx/xxxx. Os log’s serão apagados a cada 180 dias. Os log’s não são replicados entre as lojas, as informações apresentadas neste se referem a filial física, exceto em caso de cópia de banco de dados.”.

 

 

      Quando o campo “Visualizar Log” estiver selecionada a opção “Por Colaborador”, exibirá a seguinte mensagem: “Log disponível no período de xx/xx/xxxx até xx/xx/xxxx. Os log’s não são replicados entre as lojas, as informações apresentadas neste se referem a filial física, exceto em caso de cópia de banco de dados.”.

 

 

      Também foi ajustado o filtro “Consulta Por” na opção “Nome do programa” para que quando realizado, no espaço abaixo sejam exibidos todos os programas cadastrados na base, sem limites de exibição (antes exibia apenas 50). E também será possível ordenar os programas exibidos em ordem crescente ou decrescente, bastando clicar sobre o título da coluna “Nome do Programa”. Assim ficar mais fácil para o usuário localizar o programa desejado na lista e realizar a análise necessária.

 

 

      Caso durante a aplicação do filtro entre data o usuário venha “esquecer” de selecionar as datas e deixar o campo em branco, por padrão o sistema vai utilizar a data atual do dia para realizar o filtro. Outro ponto relacionado as datas é que se a data inicial for maior do que a data final, será exibida a seguinte mensagem ao usuário: “Data final menor que inicial”. E se durante o processo não for encontrado dados no período de datas informada, será exibida a seguinte mensagem: “Conforme o filtro especificado o SoftPharma não encontrou dados para processar”.

6.3 Assistente de Acesso ao Sistema

      A partir deste release, foi criado um Assistente de Acesso ao Sistema que possibilitará que o próprio usuário possa corrigir possíveis erros que venham ocorrer no acesso ao sistema, sem a necessidade de entrar em contato com o suporte. Essa aplicação auxiliará o usuário em caso de problemas de acesso com o servidor, em um modelo passo a passo com passos simples e práticos de serem realizados.

      Quando o usuário tentar acessar o sistema, será verificado se existe comunicação com o servidor. Não conseguindo se comunicar com o servidor, será exibida a seguinte mensagem “Não foi possível localizar o servidor. Deseja executar o assistente de conexão? [Sim / Não]”.

      Ao clicar em “Sim”, abrirá a tela do “Assistente de Conexão”, onde será efetuado algumas perguntas para que o usuário responda conforme seu caso. A primeira é “Apenas este terminal está sem acesso ao sistema?”.

 

 

      Nesse momento vamos tratar quando o usuário clica no botão “Sim”, para a pergunta “Apenas este terminal está sem acesso ao sistema?”, ok?

      Quando clicado no botão “Sim”, será aberta uma nova janela solicitando que seja informado as seguintes opções:

  • Servidor: Digite aqui o número IP do Servidor da loja;
  • Banco: Informe aqui o nome do Banco de Dados do sistema. Nesse caso o nome será sempre “softpharma”;
  • Porta: Informe aqui o número da porta de conexão.

 

 

      Após preencher os campos e clicar no botão “Ok”, será verificado se os campos foram preenchidos corretamente. Caso não tenha sido informado algum dos campos, ou seja, estejam em branco (vazio), quando clicado no botão OK, será exibida uma mensagem informando que é necessário digitar os dados para continuar.

  • Para o Servidor: “Informe o endereço do Servidor”;
  • Para o Banco: “Informe o nome do Banco”;
  • Para a Porta: “Informe o número da Porta”.

      Uma vez estando todos os campos preenchidos corretamente, ao clicar no botão OK, será verificado a conexão com os dados informados. Uma vez em que os dados estiverem tudo ok e a conexão realizada corretamente, será exibida a seguinte mensagem “Correções efetuadas com sucesso. Para continuar, será necessário efetuar novo login.”.

 

 

      Agora se mesmo assim o sistema não conseguir realizar a conexão com o servidor, será exibida uma nova janela informando que não foi possível localizar o servidor com os dados informados.

 

 

  • Se os dados informados pelo usuário estiverem corretos, é recomendado entrar em contato com a equipe de suporte da Softpharma uma análise mais apurada da situação.
  • Em caso de ter sido digitado errado alguma das informações solicitadas anteriormente, clique no botão “Voltar” para corrigir os dados no campo e refazer o teste de conexão;
  • Em alguns casos, o sistema de segurança do Windows (UAC) acaba por bloquear algumas ações no sistema. Para que isso não aconteça, basta clicar no botão “Desativar UAC”. Ao realizar esse processo, pode ser que para a alteração ter o efeito esperado, seja necessário reiniciar o seu computador. Basta confirmar, reiniciar o computador e abrir o sistema novamente. Se mesmo após esse processo o sistema não iniciar corretamente, favor entrar em contato com o suporte da Softpharma.

      Agora vamos tratar quando o usuário clica no botão “Não”, para a pergunta “Apenas este terminal está sem acesso ao sistema?”, ok?

      Quando clicado no botão “Não”, será exibida outra janela com a pergunta “Este terminal é o servidor? [Sim / Não] ”.

 

 

  • Se clicado em “Sim”, será exibida outra janela solicitando que informe o “Número IP do Servidor, Nome do Banco, Número da Porta”. Atenção: Como foi informado que esse computador é o servidor, então já trará automaticamente o “Número IP” dessa máquina, o “Nome do Banco” e o “Número da Porta”, bastando apenas confirmar no botão “OK” para registrar as informações. Na sequência exibirá mensagem de confirmação. Agora clique em OK e abra novamente o sistema para efetuar o login.

 

 

  • Se clicando em “Não”, será aberta outra janela informando que provavelmente seu servidor está com problemas de rede ou com algum bloqueio. 

 

 

      Também será solicitado para que reinicie o servidor e após, confirmar as informações e, se necessário, efetuar os ajustes. Observe que logo abaixo é exibido o botão “Efetuar Ajustes”. Quando clicando, será exibida outra janela para que informe o “Número IP do Servidor, Nome do Banco, Número da Porta”. 

 

 

      Realize os ajustes necessários, confirme no botão OK e tente novamente. Se mesmo assim ainda persistir o erro na abertura do sistema, favor entrar em contato com o suporte da Softpharma.

      A título de registro, na pasta principal do sistema será criado um arquivo para registrar todas as ações executadas pelo usuário sempre que o “Assistente de Conexão” for executado, ou seja, para cada vez que o Assistente for executado. Ao acessar a pasta principal do sistema (...\Exportacao\Assistente de acesso\), serão visualizados os arquivos com nome no seguinte formato “debug_data_hora.txt”. No interior desse arquivo terá uma linha de texto com a “hora” e a “operação” realizado no Assistente de Conexão desde o momento em que foi iniciado até o momento em que foi finalizado. Veja o exemplo:

 

 

      Dessa forma é possível identificar as ações que foram realizadas durante a execução do Assistente de Conexão.





 

 

 

  • Sem rótulos