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CLIA1000 - Cadastro/Consulta de Clientes

Sumário


VERSÃO ATUAL: 09.30





Assunto

Este programa é utilizado para inclusão de clientes, manutenção ou consultas na tabela clcliente. 

Consistências e Restrições do sistema 

  • Não é possível excluir um cliente que possua saldo devedor. Neste caso emite a mensagem "Cliente possui Saldo Devedor".. 
  • Ao digitar um limite de crédito maior que o parametrizado no programa CLIA1050, o programa irá pedir a senha para liberação do limite de crédito. Esta senha deverá ser de um agente que possui autorização de registrar limite de crédito maior.
  • Os campos Banco/Agência/Dígito e CC / Dígito são utilizados para identificação da conta corrente do cliente na geração de títulos com forma de pagamento Gera Título ou Cheque = "Débito AutomáticoCADA0145. É permitido informar apenas os bancos que tiverem o parâmetro Tipo Cobrança = "Débito AutomáticoCADA0235.

  • A permissão de acesso ao botão "Info. Espec" deve ser cadastrada via COPE0800.

Opções do programa 

Inclusão/ Alteração/ Exclusão

OPÇÕES

  • Concluir - finaliza a ação que está sendo realizada.
  • Documentação - acessa a documentação do programa.
  • Sair - retorna para tela anterior.
  • Contrato - abre a janela para o cadastro do Contrato de Manutenção do cliente com a montadora.

A janela para cadastrar o contrato do cliente só poderá ser aberta depois que o usuário informar um CPF/CNPJ válido.

A figura abaixo mostra a tela para informar os dados do contrato, que consistem em:

  • Número do contrato, que irá ser impresso como observação na Nota Fiscal referente à O.S. dos serviços executados,
  • Descrição,
  • Data de validade do contrato com a montadora. Esta data valida se o usuário está abrindo uma Ordem de Serviço para um cliente cujo contrato está vencido. O sistema irá apresentar uma mensagem de advertência, somente informativa, não impedindo a continuidade do processo.


CAMPOS

  • CNPJ/CPF: Informe o CNPJ/CPF do cliente.
  • Nome do Cliente: Informe o nome do cliente.
  • Limite de Crédito: Informe o limite de crédito do cliente.
  • Saldo Devedor: Sistema informa o saldo devedor do cliente.
  • Saldo Disponível: Sistema informa o saldo disponível do cliente.
  • Conceito: Informe o conceito teclando <CTRL + E> (cadastrado no CADA0100)
  • Manda carta: Informe se quer mandar carta.
  • Condição Pagamento Padrão: Informe a condição de pagamento padrão teclando <CTRL + E>.
  • Data Cadastramento: Informe a data de cadastramento. (somente visualização)
  • Data Vencto. Cadast.: Informe a data do vencimento do cadastro. Esta informação pode ser considerada como "expiração" das informações cadastrais, ou seja, é preciso atualizá-la. Após esta data, o limite de crédito que o Cliente possuir fica inválido, assim, pode ser usada nos casos onde o crédito é liberado para o cliente, apenas para uma determinada venda. 
    Na instalação, como "default", todos os clientes estão com esta informação em branco e os programas BALC1000BALC1002ORCA2000OFIC1000OFIC3500 e VEIC0400 tratam esta data. Toda vez que for informado um cliente que possui cadastro "vencido", é exibida a mensagem "Cliente com cadastro vencido em mm/dd/yyyy". Contudo, os programas listados permitem que se faça orçamento, abertura de O.S. ou que se emissão de pedido de venda de veículos. Na emissão de NF por qualquer programa do sistema, não é permitido que um cliente com cadastro "vencido" seja responsável pelo pagamento de uma das parcelas da NF (a menos que a forma de pagamento seja indicada como Venda a Vista = "SCADA0145).
  • Data Prim. Fatura: Informe a data do vencimento da primeira fatura. (somente visualização)
  • Valor Prim. Fatura: Informe o valor da primeira fatura. (somente visualização)
  • Data da Últ. Fatura: Informe a data do vencimento da última fatura. (somente visualização)
  • Valor Últ Fatura: Informe o valor da última fatura. (somente visualização)
  • Data Maior Fatura: Informe a data da maior fatura. (somente visualização)
  • Valor Maior Fatura: Informe o valor da maior fatura. (somente visualização)
  • Data Maior Acumul: Informe a data da maior acumulação. (somente visualização)
  • Valor Maior Acumul: Informe o valor da maior acumulação. (somente visualização)
  • Maior Atraso: Número de dias em que o cliente ficou mais tempo com título vencido em aberto. Para compor este campo é analisado todo o histórico de títulos do cliente nas contas a receber. (somente visualização)
  • Data Últ. Atualização: Informe a data da última atualização.
  • Data Últ. Atraso: Data do último atraso. (somente visualização)
  • Dias Últ. Atraso: Número de dias da última vez que o cliente ficou com título vencido em aberto. Para compor este campo é analisado todo o histórico de títulos do cliente nas contas a receber. (somente visualização)
  • Banco/Agência/Dígito: Informe o banco, Agência e dígito.
  • CC / Dígito: Informe a conta corrente.
  • Msg: Informe a mensagem.

Consulta

Alterações Cadastro

Extrato Clientes

Crédito Provisório

Crédito Utilizado

Esta opção apresenta todas as ordens de serviços e orçamentos abertos para o cliente em questão.


Contrato Manutenção

Lista

Através desta opção é disponibilizado o documento Base de dados de pessoa jurídica. Para acessá-lo basta selecionar a opção, informar o CNJP do cliente e concluir a operação.

 
 


Info. Espec

Esta opção abre a janela para o cadastro de Informações Especiais do cliente a serem gravadas na tabela clcliinf. Estas informações serão usadas na abertura de ordem de serviço e orçamentos. (A permissão de acesso ao botão deve ser cadastrada via COPE0800).

  • Sem rótulos