Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 3 Atual »



Como realizo o Gerenciamento de notas de entrada - Nota Fiscal de Bonificação?

A opção do Gerenciamento de notas de entrada possibilita realizar diversos processos operacionais em um único lugar, gerando agilidade e praticidade nos lançamentos diários, dentre eles a entrada de notas de bonificação. Lembrando que as informações são retiradas do arquivo XML das notas geradas pelo fornecedor, portanto para registrar a nota de entrada é necessário a realização prévia da Manifestação. A nota de bonificação faz referência a produtos que foram recebidos sem custo para o estabelecimento. 



Como fazer?


Dica!


Os procedimentos descritos nesse documento, também estão disponíveis através do vídeo Gerenciamento de Notas de Entrada - NF Bonificação (Clique aqui para acessar o vídeo em nosso canal no YouTube).


Para realizar a entrada da nota de bonificação, o acesso pode ser feito através do menu: Planilhas Diárias  Gerenciamento de Notas de Entrada.




Após definir os filtros de busca, clique em Abrir e localize a nota. Considerando que a nota já esteja manifestada, clique com o botão direito e escolha a opção Lançar Entrada ... :



Caso o fornecedor não esteja cadastrado, ao clicar na opção Lançar Entrada, o sistema irá solicitar que o usuário confirme o cadastro. Lembrando que esse cadastro é feito de forma automática, pois o sistema utiliza os dados do arquivo XML.

Em seguida o sistema irá solicitar que os dados do movimento sejam informados, devendo indicar a destinação da nota como NF Bonificação, seguido da data de movimento (data em que o produto chegou no estabelecimento e a qual será dada entrada no estoque), turno e centro de custo:




Observações:


O lançamento da entrada de notas com a destinação NF Bonificação gera registros na geração do arquivo Sped (Fiscal e Contribuições).


A Danfe da NF-e pode ser verificada através do botão DANFE. Ao confirmar a identificação do movimento, caso o produto naõ esteja mapeado, será necessário realizar o mapeamento, caso contrário a nota será lançada, permitindo que o usuário vincule a NF-e ao contas a pagar:



Se o usuário optar por vincular a nota, será aberta a tela de inclusão ao contas a pagar:




Observe na imagem acima, que a situação da conta automaticamente é indicada como Pago, pois se trata de uma nota de bonificação que não teve custo para o estabelecimento. Deve ser indicado uma despesa no campo Despesa nível 3 e uma conta em Conta corrente. Pelo fato da destinação da nota ser Bonificação, o valor da despesa é aplicado como desconto que por sua vez é uma receita em contra partida de seu lançamento, portanto o valor total a pagar será zero:



Após vincular a NF-e ao contas a pagar, o sistema retornará para a tela principal do gerenciador de notas:



Ao finalizar o lançamento, a situação de entrada e do contas a pagar são alterados, como pode ser observado na imagem acima. A receita lançada automaticamente ao vincular a nota ao contas a pagar, pode ser consultada através do relatório de receitas diversas:


  • Sem rótulos