Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 5 Atual »

Atualizações EMSys v. 4.0


Conceitos NF-e v4.00

Para saber sobre os conceitos que envolvem a nota fiscal eletrônica versão 4.00, acesse o material NF-e v4.0 ou clique aqui.


Atualizações no EMSys

Para adequar nosso sistema com essa nova estrutura que a NF-e v.4.00 trás, o Linx Postos EMSys implementou novas rotinas para atender ao novo leiaute da NF-e, as quais podem ser encontradas a partir da versão 3.5.21.627 no Service Pack 22.

Importação NF-e via Arquivo XML

O EMSys já está preparado para utilizar a tela de Nota Fiscal de Entrada com a importação do arquivo XML na versão NF-e 4.0.

Importante

Importante

Para que a NF-e 4.0 siga seu fluxo corretamente, o sistema operacional da máquina precisa conter no mínimo o Windows na versão 7 ou superior com mínimo de atualização do Service Pack 1 acima, isso para não haver conflitos com protocolos de integração entre o EMSys e a SEFAZ.

Configurações da NF-e 4.0

Para que as notas fiscais sejam emitidas na versão 4.00, é preciso habilitar o leiaute desta nova versão, isto pode ser feito acessando o menu Sistema > Parâmetros Empresa > NF-e > Versão Layout NF-e. 

Cadastro de Item

Na tela de cadastro de item localizada no menu Estoque > Item > Item, foi adicionado no final da aba Complemento a opção Escala não Relevante, onde marcando esta opção será necessário informar o CNPJ e o nome do fabricante daquele determinado item.


No cadastro de Item na guia Faturamento > Tributações foi implementado o campo ICMS Efetivo, onde a SEFAZ não colocou esse quesito como obrigatório, portanto, fica a critério da UF trazer essa nova informação na NF-e 4.0, a mesma valerá apenas com o ICMS 060 ou em conjunto com ICMS 500 (ICMS cobrado anteriormente por ST ou por antecipação). Esse novo campo tem por objetivo permitir que as receitas estaduais e federais tenham um controle maior sobre as informações referentes aos tributos.


FCP no Cadastro do NCM

No cadastro do NCM localizado no menu Fiscal > NCM (Nomenclatura Comum Mercosul) deverá ser informado na aba FCP (Fundo de Combate a Pobreza) o estado, a data de início e sua respectiva alíquota. Para cada NCM tem-se como boa prática incluir o FCP para o estado tanto do emitente como do destinatário.

 


Otimizador de Alíquota FCP

Otimizador de alíquota FCP localizado no menu Fiscal > Otimizador de Alíquota FCP tem como objetivo facilitar o preenchimento das alíquotas do FCP para cada tipo de NCM e estado. 

No Código NCM pode-se colocar o início da numeração correspondente ao NCM e indicando a respectiva alíquota de FCP correspondente a cada estado, fazendo isto, o otimizador irá atualizar todos os códigos NCM iniciados com a numeração indicada no otimizador e suas respectivas alíquotas.



Validação do GTIN (Código de Barras)

Serão validados os códigos de barras enviado no documento eletrônico de acordo com o Cadastro Centralizado de GTIN (CCG) mantido pela GS1 que controla o Cadastro Nacional de Produtos (CNP). Caso não seja informado um código de barras, ou este seja inválido, os campos referentes ao código de barras do arquivo xml serão apresentados como SEM GTIN, porém é de extrema importância que esta informação seja preenchida corretamente.

Entrada de NF-e Manual

Do mesmo modo que a Nota Fiscal de Entrada é importada por arquivo XML, o EMSys está preparado para o lançamento da Nota Fiscal de Entrada manualmente na NF-e 4.0.

A partir da versão 3.5.21.627, a função de lançamento manual/importação NF-e da Nota Fiscal de Entrada agora recebe duas novas opções no campo Mod.Frete:

  • Transporte Próprio Emitente
  • Transporte Próprio Destinatário.

Importante

Os lançamentos de Notas Fiscais de Entrada ocorrerão normalmente, porém, para conter os novos campos mencionados acima que a NF-e 4.0 trás, é preciso estar na versão 3.5.21.627 ou posterior e no Service Pack 22.

A não atualização para a versão mínima recomendada acima, receberá normalmente a entrada na NF-e, porém não contemplará os novos campos que a NF-e 4.0 trás consigo.

  • Transporte Próprio Emitente
  • Transporte Próprio Destinatário

Possibilitando que seja informado manualmente o tipo de transporte ou que mantenham as informações constantes no arquivo XML..



Dica

Para conferir os vídeos #DicaLinx  sobre esse assunto, clique aqui.


  • Sem rótulos