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Essa integração está disponível a partir da versão 3.0.3.5 ou superiores.

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) estabelece diretrizes importantes e obrigatórias para a coleta, processamento e armazenamento de dados pessoais.

Pensando nisto o Linx Big Farma modificou e incluiu alguns processos para que o usuário possa inserir e controlar seu dados com muito mais segurança.

Configurações no Linx Big Farma

Configurações Filiais

Para vendas de empresas sem administradora de convênio Linx Conecta será preciso realizar algumas alterações para ter acesso ao portal LGPD, para isso vá ao menu Configurações > Filiais > Integrações na aba LGPD.


Figura 01 - Configurações Filiais


Insira os dados solicitados e clique em , ou através das teclas de atalho Ctrl + G.

Os dados serão fornecidos mediante a contratação do serviço.

Em seguida vá ao menu Configurações > Filiais > Vendas na aba LGPD.

O Campo "Ação quando não for possível obter o status do consentimento" será utilizado no momento da venda nas seguintes situações:

1 - Se a venda não for para uma empresa de administradora de convênios do Linx Conecta;

2 - Se não for possível obter o status do consentimento;

3 - Se a empresa estiver configurada com o valor "Bloquear" no campo "Ação quando identificado a ausência do aceite do termo de consentimento" (Figura 04).


Por padrão esse campo já estará preenchido com a ação "Notificar", porém pode ser alterado de acordo com a necessidade.


Figura 02 - Cadastro e Configurações de Filiais


  • Bloquear: Aparecerá uma mensagem de alerta informando que não foi possível obter o Status do termo, o sistema irá bloquear a venda;
  • Notificar: Aparecerá apenas uma mensagem informando que não foi possível obter o Status do termo, mas a venda poderá ser finalizada normalmente
  • Solicitar Senha Supervisor: O sistema irá solicitar senha a supervisor para liberar a venda;
  • Nenhuma ação: Não aparecerá nenhum alerta e a venda poderá ser finalizada normalmente;

Para vendas de empresas com administradora de convênio Linx Conecta, NÃO será preciso realizar a configuração do Linx Big Farma (Figura 01), pois o sistema utilizará as configurações do próprio Linx Conecta.

Caso o usuário não habilite a integração LGPD será exibido o alerta "Integração LGPD Desabilitada" nos cadastros de Empresas (Figura 05) e Clientes (Figura 10).

Após essa configuração será necessário realizar as verificações da aba LGPD dos cadastros de Empresas e Clientes.

Cadastro de Empresas

No cadastro de empresas serão identificadas 3 situações:

  • Caso a empresa esteja vinculada a uma administradora de convênio do Linx Conecta, será exibido o alerta "Cadastro vinculado a uma Administradora do Linx Conecta", neste caso só poderá ser realizado esta operação diretamente no portal do Linx Conecta.


Figura 03 - Empresas - Vinculada a uma Administradora Linx Conecta


  • Para empresas que não utilizam o Linx Conecta será possível escolher qual ação deverá ser utilizada na ausência do aceite do Termo de Consentimento;


Figura 04 - Empresas - LGPD


O Campo "Cód. Operação" tem como objetivo fornecer ao Sistema uma forma para configurar a operação que será utilizada na integração do Portal.

Junto com o CNPJ da drogaria esse campo será utilizado para realizar as buscas dos termos no portal e registrar as requisições.

O valor desse campo será fornecido de acordo com cada empresa e parametrização dos termos do portal.

Caso seja necessário trabalhar termos específicos por cada empresa deverá ser cadastrado um novo código de operação.
  • Caso a integração LGPD esteja desativada (Figura 01 acima) será exibido o alerta "Integração LGPD Desabilitada", sendo necessário ativar a integração para realizar a operação.


Figura 05 - Empresas Integração LGPD Desabilitada


Cadastro de Clientes

  • Caso o cliente esteja vinculado a uma administradora de convênio do Linx Conecta, será exibido o alerta "Cadastro vinculado a uma Administradora do Linx Conecta", neste caso só poderá ser realizado esta operação diretamente no portal do Linx Conecta.


Figura 06 - Cadastro Cliente Vinculado Linx Conecta


Pode-se verificar também o Status do termo da LGPD e também solicitar o mesmo através do menu Cadastros > Clientes, procure o usuário que deseja e vá na aba LGPD.

Ao clicar no botão aparecerá o status do termo do usuário, se foi aceito/recusado/pendente ou se o termo ainda não foi emitido.

A data de validade é a validade do termo (para o usuário aceitar ou recusar), sempre contando 7 dias após a data de emissão.

Figura 07 - Cadastro Clientes


Caso o termo ainda não tenha sido emitido basta clicar no botão .


Figura 08 - Solicitação do Termo de Consentimento LGPD


Clicando em abrirá a tela do portal LGPD.


Figura - Portal LGPD


Insira os dados e abrirá a tela para escolha do método de envio do termo.

Para saber mais sobre o Portal LGPD acesso o artigo Emitir e Responder Termo de Consentimento a partir da Figura 04.

Após realizar o procedimento, ao voltar no Linx Big Farma aparecerá a mensagem.


Figura 09 - Status Consentimento


Ao clicar em retornará qual é o status do termo. São eles:

  • Termo Aceito: Quando o usuário aceitou os termos da LGPD;
  • Termo Recusado: Quando o usuário não aceitou o termo LGPD;
  • Termo Pendente: Quando o usuário ainda não aceitou ou recusou o termo LGPD.


    • Caso a integração LGPD esteja desativada (Figura 01 acima) será exibido o alerta "Integração LGPD Desabilitada", sendo necessário ativar a integração para realizar a operação.


Figura 10 - Integração LGPD Desabilitada


  • Caso o cliente esteja configurado como pessoa Jurídica será exibido o alerta "Informações disponíveis apenas para cliente pessoa física", pois, atualmente a integração LGPD trata apenas de dados Pessoa Física.


Figura 11 - Cadastro Cliente - Pessoa Jurídica


Procedimento na Tela de Vendas

Na tela de vendas o processo continua o mesmo.

Insira a empresa á qual foi vinculado o termo LGPD.


Figura 12 - Tela de Vendas - Empresa Vinculada ao LGPD


Abrirá a tela para inserir o número de cartão (Cliente) para verificar o termo e tecle Enter (teclado) para o sistema iniciar a busca.


Figura 13 - Pesquisar Cliente


Nesta tela Pesquisar Cliente o usuário poderá Cadastrar o cartão fidelidade, consultar o status do termo ou Solicitá-lo.

Para isso, basta clicar em ou utilizar a tecla de atalho F5 para cadastrar o cartão desejado;

ou utilizar a tecla de atalho F6 para Consultar o Status do Termo LGPD, e

ou utilizar a tecla de atalho F7 para Solicitar o Termo LGPD.

Após clique em e aparecerá a tela com os Dados do Cliente, o Status da venda e o Status do consentimento.


Figura 14 - Dados do Cliente


Feito isso, preencherá o nome do cliente e a venda poderá ser realizada normalmente.

Ao inserir todos os produtos, tecle Esc e .

Abrirá a tela de programa de descontos com as informações do conveniado.

Nesta tela também é possível Consultar o Status e Solicitar Termos utilizando os mesmos botões ou teclas de atalho da Figura acima.


Figura 15 - Programa de Descontos


Caso esteja com os dados corretos clique em , aparecerá a tela com os dados do produto.


Figura 16 - Programa de Descontos - Produtos


Clique em e finalize a venda normalmente.


Para clientes que não utilizam o Linx Conecta a mudança na tela de vendas foi na tela de pesquisar o cliente, pois, foi adicionado a informação LGPD.

Aparecerá o Status do Termo e também os botões e tem as mesmas funcionalidades das outras telas, já o botão é para o usuário que queira pular para o envio do termo de consentimento no portal LGPD.


Figura 17 - Pesquisar Cliente - Termo LGPD

  • Sem rótulos