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ESCRITA FISCAL

Manutenção de Filiais

No aplicativo “Manutenção de Filiais” na aba “Filial” sub-aba “Fiscal” foi removido o item “Método de apropriação direta" do campo “Indicador de apropriação de crédito”, pois esta opção diz respeito a empresas do ramo industrial e atualmente em nossa carteira constam apenas clientes do ramo comercial.

Figura 01 – Manutenção de Filiais

Relatórios e Livros

Relatório de Conferência de Entrada ICMS/IPI

No relatório “148 – Relatório de Conferência de Entrada ICMS e IPI” (Fiscal > Relatórios de Conferências) foram realizadas algumas alterações para melhor visualização e analise das informações conforme segue:

  • ao extrair o relatório consolidado por Fornecedor/Cliente de uma nota de entrada cujo CFOP houver mais de um tipo de ICMS (ICMS 1; ICMS 2 ou ICMS 3) apresentará os valores de ICMS ordenados conforme o relatório de “Conferência de Entrada”;








Figura 02 – Relatório de Conferência - ICMS

  • atualmente ao imprimir um relatório consolidado por fornecedor/cliente nos dados do cliente está apresentando o código do convênio e do cliente do SoftPharma (SG2) agrupados dificultando a analise do relatório, para fins de facilitar a identificação foi alterado para que seja disponibilizada a informação no seguinte formato:
    • SG2: Conv: ‘Código de Convênio’ Clie: ‘Código Cliente’ SG3: ‘Código Interno SG3’.

  • a partir deste release as notas fiscais de terceiros que foram canceladas serão apresentadas com o valor contábil zerado independente do parâmetro selecionado;
  • ao exibir as notas inutilizadas o sistema apresenta “Forn:” (fornecedor) no campo de identificação do relatório, a partir de então quando as notas for referente a movimentação do tipo própria e/ou devolução, será apresentada “Cli:” (cliente).
  • há possibilidade de alterar a observação de uma nota para que fique com o número máximo de caracteres permitidos, e ao selecionar a opção “Listar movimento consolidado por Fornecedor/Cliente” observa-se que não está realizando a quebra de linha, para visualização completa da mensagem no relatório foi alterado para que quando a observação for extensa efetue a quebra de linha.
  • ao informar um período cuja data inicial é maior que a data final após teclar F5 ou Imprimir, o sistema apresenta uma mensagem “A data final informada deve ser igual ou posterior a data inicial” conforme apresentado na figura 03, além desta mensagem também será sinalizado com as bordas do campo “Período” em vermelho, de forma que fique fácil a percepção e posterior correção da informação.

Figura 03 – Relatório de Conferência

  • No relatório nos campos “A transportar” e “De transporte” são os totalizadores da página que indicam os valores totais de cada item que serão enviados para a próxima página, a partir deste release também serão totalizados os valores de Substituição Tributária (ST).
  • Na tela de “Relatórios de Conferência” foi alterado para que as informações, contidas nos campos CFOP e Código, sejam alinhadas a direita conforme padrão nas demais telas do SG3.
  • Ao marcar a opção “Listar resumo por Estado”, as informações são separadas por “Operações com substituição tributária” e “Operações sem substituição tributária” para melhor visualização dos totais de cada operação foi inclusa a informação de “Sub Totais”.
  • Atualmente ao listar a relação de fornecedores, a observação vinculada a nota está sendo apresentada antes do nome do Fornecedor/Cliente, a partir deste release foi reestruturada a apresentação do relatório garantindo assim maior agilidade na analise das informações, e estarão disponibilizada na seguinte ordem:


Figura 04 – Relatório de Conferência 

  • dados da movimentação,
  • fornecedor/cliente,
  • observação da nota,
  • e chave NF-e.

Livros Fiscais (Entrada e Saída) Oficial e Conferência

Neste release no relatório “148 – Relatório de Conferência de entrada ICMS e IPI” não apresentará o valor de IPI quando o valor contábil for igual a:

  • “Valor Isento/Não tributadas”;
  • “Valor Outros”;
  • ou a somatória de “Valor Isento/Não tributadas” e “Valor Outras”.

Para as demais situações o IPI continuará sendo integrado aos cálculos. Observamos também que quando a nota fiscal for de terceiros e esta estiver cancelada, não será apresentada no relatório.

Segue a relação de outros relatórios que também foram alterados:

  • 149 – Relatório de Conferência de saída ICMS/IPI;
  • 344 – Livro Oficial de Entrada;
  • 345 – Livro Oficial de Saída.

GIA(s)

GIA-PR

Na GIA-PR é possível inserir a descrição e valores referentes à transferência de ICMS de débito (55) ou crédito (65), se porventura for lançado algum valor errado há possibilidade de remover essa informação clicando sobre o “x” conforme figura abaixo.

Figura 05 – Relatório de Conferência – Descrição Transferência ICMS

GIA-MS

Na GIA-MS a partir deste release quando houver valores de IPI dos lançamentos de entrada e saída serão agregados no valor da coluna “Outros” da GIA.

GIA-SP

Atualmente quando o usuário gera a GIA-SP o sistema permite que ele processe e gere o arquivo com as informações fiscais somente da filial que está sendo processada no exato momento, ou seja, uma GIA para cada filial. Esse processo se torna lento quando a farmácia possui várias filiais, visando a agilidade no processo e também evitar que alguma filial fique sem a emissão do arquivo, neste release foi alterado para que o usuário possa gerar uma única GIA com as informações fiscais de todas as filiais ativas do estado de São Paulo.

Ao pressionar o botão “Emitir”, o sistema abrirá uma tela com a relação das filiais ativas, que possuam o produto “39 – Escrita Fiscal” habilitado e que sejam do Estado de São Paulo, após a seleção e confirmação gerará o arquivo com todas as informações fiscais com apenas um único registro CR01 (mestre) e os demais ordenados pela Inscrição Estadual (I.E.).

DAPI-MG

O DAPI-MG é um aplicativo utilizado mensalmente pelos clientes do Estado de Minas Gerais para entrega das movimentações fiscais ocorridas no período, para o perfeito funcionamento deste programa foram realizadas algumas alterações que poderão ser visualizadas a seguir.

Configurações

Nesta aba permite realizar as configurações necessárias para posteriormente gerar a DAPI-MG, e conforme informado acima, ocorreram algumas alterações para melhor desempenho desta funcionalidade, tais como:

  • Na guia “Filial” (DAPI-MG > Configurações) ao selecionar uma filial que não esteja configurada apresentará uma mensagem informativa “Registro não localizado, habilitado para inserir um novo registro”, e também no campo “Regime de Recolhimento*” traz previamente selecionado a opção “01 – Débito/Crédito” e marcada a opção “Regime especial de fiscalização”;

Figura 06 – DAPI - MG 

  • Ainda nesta guia foram desabilitados o botão “Novo” e os atalhos F2 e F3, uma vez que o sistema sempre traz uma filial.
  • Ao acessar a guia Filial traz no campo “Filial” o código da filial logada, desde que a mesma pertença a MG e tiver o módulo 10 habilitado, caso contrário apresentará a primeira filial da lista consultada.
  • Na guia “Geral” ao inserir um registro de saída e o CFOP inserido for divergente o sistema apresentará a mensagem: “O CFOP ‘XXXX’ é do tipo <saída/entrada> não podendo ser utilizado na configuração de <saída/entrada>”.

Figura 07 – DAPI - MG

Lançamentos DAPI-MG

Através desta guia poderá emitir a DAPI-MG com as movimentações fiscais do período selecionado pelo usuário, para garantir agilidade no processo de emissões foram efetuadas algumas alterações, tais como:

  • Quando lançar uma dedução no campo “98 – Deduções” da guia “Apuração” o valor do campo “99 – ICMS a recolher no período” da guia “Obrigações” será automaticamente atualizado, com essa funcionalidade não precisará que o usuário informe duas vezes o mesmo valor, evitando inconsistências entre o apurado e o DAPI-MG.
  • No campo “Período” traz automaticamente o período anterior ao período atual.

Figura 08 – DAPI - MG

  • Após consultar uma DAPI-MG e porventura as informações, contidas no campo “período”, for apagada ao clicar em “Gerar” ou “Processar” o sistema apresentará a mensagem “Há campo(s) de preenchimento obrigatório(s) que está (ão) vazio(s)” e destacará o campo em vermelho;
  • Alguns campos são de preenchimento obrigatório para facilitar sua visualização foi inserido um “*” ao lado da descrição do campo tais como, na aba DAPI-MG os campos são:
    • “Filial”;
    • “Período”;
    • e “Regime de recolhimento
  • E na aba FILIAL são os campos:
    • "Filial";
    • e “Regime de recolhimento"

SPED

SPED PIS/COFINS

Nomenclatura

Para atender a legislação vigente as descrições de títulos e cabeçalhos que contemplam a funcionalidade de SPED PIS/COFINS foram alteradas para EFD-Contribuições.

Lançamentos

No registro “F100 – Demais documentos e operações” foi removida a opção “4 – Energia Elétrica” do campo “Natureza da base de cálculo”, e a partir de então esta movimentação será efetuada no registro “C500 – Notas Fiscais de Energia Elétrica” conforme justificativa da Receita Federal.

Os movimentos anteriores não serão alterados, ou seja, apenas as novas notas lançadas que não será permitido lançar no registro F100, caso o usuário tentar lançar informações nesse registro o sistema apresentará a mensagem “Não permitida a utilização desta natureza de base de cálculo do crédito para novos registros F100 do EFD – Contribuições”.

Também no registro “F100 – Demais documentos e operações” foram removidos os CSTs 50 a 66 dos campos “CST do PIS/PASEP” e “CST do COFINS” e foram desabilitados os registros F120, F130 e F150, quando a filial selecionada pertencer ao enquadramento “Lucro Presumido”, pois em ambas as situações são apenas contempladas por empresas do “Lucro Real”.

Gerar Arquivos

Nesse release ao gerar o arquivo SPED PIS/COFINS com a opção “Possuem crédito de PIS e COFINS” selecionada no campo “Enviar movimentações de terceiros quando tipo de escrituração”, somente serão listadas as notas que possuírem os referidos créditos. Além disso nesse arquivo contêm notas fiscais de despesas tais como:

  • Energia elétrica (C500; C501 e C505);
  • Fretes (D100; D101 e D105);
  • Comunicação (D500; D501 e D505).

E para esses lançamentos o sistema fará as seguintes validações para posterior geração do arquivo:

Figura 09 – SPED PIS/COFINS

  • Se selecionar o item “Possuem crédito de PIS/COFINS” e a nota fiscal de despesas estiver lançada com PIS e/ou COFINS, onde um possui crédito e o outro não, o sistema gerará somente o registro que tiver o crédito (CST53), desconsiderando o movimento sem crédito (CST70);
  • Se selecionar o item “Todas as Movimentações” o sistema fará as mesmas validações que o item anterior, ou seja, lançará somente o registro que contemplar o crédito (CST53);
  • E se selecionar o item “Todas as movimentações” e as notas de despesas não possuírem crédito tanto de PIS quanto de COFINS, a nota em questão não será contemplada no arquivo.

Além disso, a partir de então ao selecionar uma filial e a mesma estiver enquadrada como Lucro Presumido, o sistema não gerará as notas fiscais de terceiros para os registros abaixo relacionados:

  • A100 – Serviços
  • C100 – Notas Fiscais
  • C500 – Energia Elétrica
  • D100 – Fretes
  • D500 – Comunicação

Atualmente na tela de geração do SPED-PIS COFINS traz como padrão no período de geração o mês e ano atual. Como a geração ocorre sempre no mês anterior ao atual, o usuário deve alterar esta informação. Sendo assim, foi alterado para que o sistema apresente a informação como padrão o período anterior. Por exemplo: quando mês/ano = 12/2012, trazer 11/2012.

Figura 10 – SPED PIS/COFINS

cadastro de Responsável

Se o cadastro do contador tiver bairro que não existe, ao gerar arquivo de PIS/COFINS apresenta a seguinte mensagem “É necessário selecionar ao menos um contador do tipo fiscal para uma das filiais a serem geradas no arquivo”, porém o usuário verifica no cadastro da filial que os responsáveis estão marcados corretamente.

Para fins de facilitar à correção do cadastro de responsável a mensagem informativa foi substituída por “O contador está cadastrado em um bairro que não existe ou inválido, acesse o cadastro de responsáveis para realizar as devidas correções”. Essa correção é efetuada através do programa “Manutenção de Filiais” na aba “Responsável”.

SPED EFD

Lançamentos

Para fins de garantir a maior agilidade no processo de emissão do arquivo SPED-EFD e também padronização das telas foram realizadas algumas melhorias nas telas do programa SPED-EFD conforme segue abaixo.

Na guia “Gerar EFD” na aba “ICMS” e na sub-aba “ICMS a Recolher” foi inserida uma coluna com o valor a recolher na tabela de registros, essa alteração também foi realizada na guia ICMS-ST.

Figura 11 – SPED EFD

Visando a melhor visualização das informações em todas as guias que contém a tabela de registros foram aplicadas as padronizações já existentes no SG3, tais como: valores alinhados a direita, tamanho dos campos, informar casas decimais mesmo quando os números forem inteiros, por exemplo: ao invés de 20 apresentará 20,00. E na tela “Consulta de códigos de ajuste” quando é inserido um código inválido para o campo foi padronizada a apresentação das mensagens “O código de ajuste informado é invalido, para este campo é necessário que o código de ajuste seja iniciado em <valor inicial>.” e “O código de ajuste informado é invalido, para este campo é necessário que o código de ajuste não seja iniciado em <valor inicial>.”.

Conforme o guia SPED EFD foi removida a obrigatoriedade do preenchimento do campo “Descrição Complementar” das abas “Ajuste/Benefício” e “Valores Declaratórios” da guia ICMS e também da aba “Ajuste/Benefício” da guia ICMS ST.

Assim como já ocorre no programa “Sintegra” o programa SPED-EFD foi alterado para que salve as configurações quando for inserido os dados para o Bloco H – Inventário, para que ao selecionar a opção “Mensal” no período do inventário de dados o sistema apresentar automaticamente as informações.

E para fins de agilizar o processo de gerar o arquivo EFD foi incluso em todas as guias do programa o atalho F5 que permitirá que seja executado a partir de qualquer campo ou aba realizando as validações necessárias.

Na aba Parâmetros Gerais foi removido campo que apresenta a descrições das contas e com isso os demais campos foram ajustados na tela. E na aba “Configurar EFD” foi removido o botão “Novo” e também o atalho F3, pois conforme alterações anteriores do sistema não é possível limpar as informações dos campos de filiais.

Nesse programa é possível consultar os EFDs, caso o usuário pesquise por algum EFD que ainda não foi gravado no banco de dados o sistema por sua vez apresentará a seguinte mensagem “Registro não localizado, habilitado para inserir um novo registro.”, e apresentará a mensagem “Consulta realizada com sucesso” para os períodos já salvos.

Na guia “Configurar EFD” foram removidos os botões “Novo” e “Gerar”, e quando o usuário selecionar o “Bloco H – Inventário” nos campos referente as configurações do inventário ao selecionar a opção “Mensal” do campo “Período do Inventário” o sistema habilitará a função F2 – Consulta, que permitirá o usuário selecionar quais tipos de produto deseja proceder o inventário.

Figura 12 – SPED EFD

Gerar Arquivo

Na aba“Gerar EFD” foram alterados as legendas do ICMS para “Registro E100 – ICMS” e ICMS-ST para “Registro E200 – ICMS-ST”, essas legendas aparecem quando passa o mouse sobre o campo ou guia (figura XX). E no campo “Indicador de Processo” da aba Gerar EFD > ICMS-ST> ICMS A Recolher foi inclusa a opção “Selecione” como primeiro item da lista padronizando conforme as demais telas. Ainda na guia Gerar EFD somente habilitará a guia “ICMS-ST” somente se o registro E200 estiver marcado na configuração dos registros a serem gerados.





















Figura 13 – SPED EFD

Gestão Orçamentária

Um dos pontos abordados pela contabilidade gerencial é a tomada de decisões baseada nas informações geradas pela escritura fiscal e tendo por objetivo principal projetar um orçamento para as contas de receitas e despesas das empresas, proporcionando assim ao gestor/administrador um confronto do o orçamento planejado com as movimentações que foram realizadas.

Observando a necessidade desse confronto foi desenvolvida a ferramenta “Gestão Orçamentária” que por sua vez permitirá ao usuário inserir os valores previstos e obter os valores realizados através de lançamentos gerencial/centro de resultados (apenas ativos). Esse aplicativo está dividido em Manutenção, Orçamento e Gráficos conforme poderá observar nos próximos tópicos.

Manutenção

Antes de inserir os valores de orçamento, o usuário deverá configurar os planos de contas e centros de resultado através dos programas “Plano de Contas” e “Cadastro de Centro de Resultado” ambos localizados na guia “Retaguarda”. E para os lançamentos e manutenções dos planejamentos orçamentários foram disponibilizados os seguintes campos:

  • Filial: nesse campo o usuário poderá selecionar em qual filial que será efetuado os lançamentos e manutenções das informações, porém somente aparecerão as filiais que possuam o módulo “Contabilidade Gerencial” liberado.
  • Ano: e nesse campo deverá selecionar em qual ano será realizada a previsão.

Após a seleção das informações anteriores o sistema apresentará uma tabela com as contas gerenciais ativas que será ordenada conforme o cadastro no Plano de Contas > Grupo Gerencial. Lembrando que as contas totalizadoras serão apresentadas em negrito. Ao lado das contas estão distribuídos em colunas os valores de Janeiro até Dezembro com os totais planejados por mês e a última coluna contém o valor anual (figura 14).

Figura 14 – Gestão Orçamentária

Para editar os valores dessa tabela deverá pressionar ENTER ou duplo clique do mouse no campo desejado que o sistema por sua vez abrirá o programa “Desdobramento Mensal”, onde o usuário poderá informar/manter os valores conforme a necessidade, nesse aplicativo traz as informações referente Filial, Ano, Código e Descrição da Contas e uma tabela para serem rateados os valores de Janeiro a Dezembro, Valor integral de orçamento para o ano selecionado.

Na tela de “Desdobramento Mensal” serão disponibilizadas as informações de variação conforme segue:

Figura 15 – Desdobramento Mensal

  • Valor integral por ano:nesse campo o valor orçado para o ano que posteriormente será desdobrado para os meses, observando que não é obrigatório informar todos os meses, desde que a soma dos meses seja igual ao valor total.
  • Planejamento mensal para o ano selecionado:nesses campos são informados os desdobramentos do valor orçado para o ano.
  • Variação 2011 (%):apresenta a variação em percentual de um ano para o outro, ou seja, Orçado Janeiro 2012 /Realizado Janeiro 2011.
  • Realizado 2011:os valores são importados através do SoftPharma.
  • Variação 2010 (%):apresenta a variação em percentual de um ano para o outro, ou seja, Orçado Janeiro 2012 /Realizado Janeiro 2010.
  • Realizado 2010:são importados através do SoftPharma.

Orçamento

Nessa tela é possível visualizar o confronto entre o orçado e o realizado, pode ser visualizado por uma filial ou todas no período e centro de resultados informados, para isso estão disponibilizados os seguintes campos:

  • Filial: esse campo é multi-seleção permitindo ao usuário selecionar uma, ou várias filiais.
  • Período: por padrão o sistema apresentará o mês e ano atual, porém permitirá ao usuário selecionar conforme a necessidade.
  • Centro de Resultado: nesse campo é possível o usuário selecionar um ou vários centros de resultado, porém esse campo não é obrigatório, para que o sistema apresente a gestão orçamentária de todos os centros de resultado deverá deixar o campo em branco.

Após seleção dos filtros necessários o sistema apresentará as informações na tabela abaixo através das seguintes colunas:

Figura 16 – Gestão Orçamentária

  • Conta: apresenta a descrição da conta gerencial, precedido das nomenclaturas R (receita) e D (despesa).
  • Orçamento do mês:nesse campo apresenta o valor do orçado (planejado) e é importado da tela manutenção.
  • Realizado do mês: apresenta a somatória dos lançamentos ativos obtidos pelo movimento gerencial lançado para a conta no mês de referência.
  • Indicador simbólico da variação do mês (*):nessa coluna mostra o comparativo entre o orçado e o realizado (REALIZADO/ORÇADO) para o mês através de símbolos conforme tabela abaixo:

  • Realizado sobre orçado do mês:nessa coluna apresenta o valor monetário do comparativo entre o orçado e realizado (REALIZADO – ORÇADO).
  • (%) Realizado do Mês:demonstra a variação percentual entre os valores realizado x orçado ((realizado/orçado)*100).
  • (%) Sobre o faturamento Bruto do Mês:demonstra a variação percentual entre o valor do faturamento bruto e o valor orçado do mês.
    • Faturamento Bruto:é a somatória de todas as contas da receita do movimento realizado.
  • Orçamento Acumulado do Ano:nesse campo apresenta o valor do orçado (planejado) para o ano e é importado da tela manutenção.
  • Realizado Acumulado do Ano:apresenta a somatória dos lançamentos ativos obtidos pelo movimento gerencial lançado para a conta no ano de referência.
  • Indicador simbólico da variação do ano (*):nessa coluna mostra o comparativo entre o orçado e o realizado (REALIZADO/ORÇADO) para o ano através de símbolos conforme tabela abaixo:

  • Realizado sobre orçado do ano:nessa coluna apresenta o valor monetário do comparativo entre o orçado e realizado (REALIZADO – ORÇADO).
  • (%) Realizado do Ano:demonstra a variação percentual entre os valores realizado x orçado ((realizado/orçado)*100).
  • (%) Sobre faturamento bruto do ano:demonstra a variação percentual ente o valor do faturamento bruto e o valor orçado do mês.

COMPLEMENTOS

Relatório

Assim como nos demais módulos do SG3 no módulo de Gestão Orçamentária também é possível imprimir os relatórios referente aos orçamentos, para realizar essa funcionalidade basta pressionar o botão “Relatórios” tanto na tela “Manutenção” quanto na tela “Orçamento”, e o sistema apresentará os relatórios abaixo conforme filtros selecionados.

a) Provisionamento de orçamento do ano: esse relatório está disponibilizado na tela “Manutenção Gestão Orçamentária”;

Figura 17 – Relatório Orçamento

b) Variações entre Realizado e Orçado: e esse relatório por sua vez está disponibilizado na aba “Orçado”.

Figura 18 – Relatório Variação

Exportar

Caso haja necessidade de exportar essas informações para o MS Excel o usuário poderá fazê-lo através do botão “Exportar” está presente na aba “Orçamento”.

Gráficos

Na tela “Orçamento” é possível gerar gráficos do Planejado x Realizado para fins de analise, baseado nisso foram disponibilizados três modelos de gráficos, que serão apresentados conforme os filtros selecionados pelo usuário nos campos “Ano”, “Filial” e “Centro de Resultado”:

     a) Orçado x Realizado:traz o comparativo das informações de “Orçado x Realizado” por mês.

Figura 19 – Gráfico – Orçado x Realizado


     b) Orçado/Realizado Confronto:esse por sua vez apresenta além da comparação do “Orçado e Realizado” do ano corrente como também o realizado de dois anos atrás.

Figura 20 – Gráfico – Confronto: Orçado x Realizado


     c) Receita/Despesa:nesse gráfico é possível visualizar a comparação de Receitas e Despesas (Orçado x Realizado) do respectivo ano.

Figura 21 – Gráfico – Receita/Despesa

  • Sem rótulos