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Na operação com Entrega Futura proveniente de pedido de orçamento realizado no Linx POS, a mercadoria permanece no poder da loja, é emitido um relatório gerencial e/ou comprovante não fiscal e uma Nota Fiscal de Simples Faturamento, para posterior entrega ao comprador conforme o prazo acordado, e não há incidência de ICMS, uma vez que não ocorreu circulação de mercadoria.

Entrega Futura de Pedidos no Linx POS

Incluindo orçamento com entrega futura

1. Para iniciar um orçamento, clique no ícone Orçamento do menu principal.

2. Selecione o vendedor, o produto e o cliente do orçamento.

3. No campo Produto, pode-se lançar o produto por código de barras utilizando leitor ótico ou digitação. Caso não utilize código de barras, ao digitar a referência do produto, o sistema apresenta as cores e os tamanhos.

É importante ressaltar que, o sistema não permitirá concluir o orçamento se o cliente não estiver identificado com o Nome e o CPF.

O cliente não precisa estar cadastrado no Linx POS.

4. Selecione a opção Sugestões de Pagamento(F3).

5. Selecione a forma de pagamento desejada e clique em Finalizar (F2).

6. Faça a impressão do DAV.

Emissão do DAV: A opção Orçamento permite a impressão do DAV (Documento Auxiliar de Venda), que apresenta as informações do orçamento, sem que haja a necessidade da concretização da venda.

Ao selecionar a opção Sim, não será possível fazer alteração no orçamento.

Ao selecionar a opção Não, será permitido fazer alteração desde que a venda não tenha sido efetivada.


  • Acompanhe um procedimento de inclusão de orçamento no vídeo a seguir:

Veja uma ilustração do Documento Auxiliar de Venda- DAV, impresso na finalização do orçamento com Entrega Futura:


Efetivando o orçamento na tela de vendas

1. No menu principal do Linx POS, acesse a opção Vendas.

Escolha o vendedor.

2. Pressione a opção Tickets e Orçamento (F4).

3. Na tela Consulta de Tickets, faça o filtro desejado. Sugestão: utilizar tickets pendentes e a data atual.

Clique em OK.

4. Prossiga com a efetivação do orçamento.

5. Agora efetue o Pagamento (F3).

6. Escolha o tipo do pagamento e pressione Finalizar (F2).

7. Na tela da Nota fiscal simples faturamento, informe os dados necessários e clique na opção em OK.

8. Aguarde a impressão da nota.

  • No vídeo a seguir, veja um exemplo de efetivação da venda do orçamento com entrega futura:

Na emissão de NF-e, utilize a natureza de operação "Venda para entrega futura", com o CFOP 5922/6922 (Simples Faturamento), para os pedidos de venda com Entrega Futura, atualizando o status da Entrega Futura para "Pendente de entrega".

A nota fiscal de "Venda para entrega futura" deverá ser emitida observando-se os seguintes requisitos de acordo com o Artigo 129 do RICMS/SP:

a) CFOP 5922 ou 6922 e CST X90;

b ) No campo Natureza da Operação: " Simples Faturamento - Venda para entrega futura";

c) Sem o destaque do ICMS;

d) No campo "Dados Adicionais" deverá conter a seguinte informação: "Nota Fiscal de Simples Faturamento", emitida nos termos do artigo 129 do "RICMS/SP.

Veja um exemplo do comprovante impresso na finalização da venda do orçamento com Entrega Futura:



Veja um exemplo do documento não fiscal impresso na efetivação da venda do orçamento com entrega futura:



Exemplo da Nota Fiscal de Venda Para Entrega Futura (Simples Faturamento) - (CFOP 5922), emitida ao finalizar a efetivação da venda do orçamento:


Importante

O Service Pack 3 do Linx POS 7.7.1 não contempla desconto/acréscimo no pagamento e/ou desconto/acréscimo no total das operações com entrega futura. O desconto/acréscimo só deve ser aplicado no item na operação, seja na tela de criação do Orçamento - DAV ou na tela de Efetivação da Venda.

(aviso) Observe como o Linx POS se comporta ao tentar aplicar desconto/acréscimo no total em operação de entrega futura:

(aviso) Observe como o Linx POS se comporta ao tentar aplicar desconto/acréscimo no pagamento em operação de entrega futura:


  • Veja no vídeo a seguir, um exemplo do procedimento de inclusão de orçamento com entrega futura aplicando desconto no item:



  • Veja no vídeo a seguir, um exemplo do procedimento da efetivação da venda de um orçamento com entrega futura com desconto no item:

Entrega Futura de Pedidos no Linx POS Manager

Após emissão da Nota Fiscal de Simples Faturamento, o pedido ficará disponível no Linx POS Manager na tela de Pedido de Entrega Futura, com status Pendente de Entrega, até que ocorra efetivamente a entrega da mercadoria e seja realizada a baixa do saldo do estoque e a emissão da Nota Fiscal de Remessa de Entrega Futura, onde ocorrerá a incidência de ICMS.

  • Veja no vídeo a seguir, o procedimento da efetivação da entrega do pedido com emissão da nota fiscal de remessa de entrega futura:


Na emissão de NF-e utilizando a natureza de operação "Remessa - entrega futura" com o CFOP 5116/6116 (Venda de produção de estabelecimento originada de encomenda para entrega futura) ou CFOP 5117/6117 (Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, originada de encomenda para entrega futura), para os pedidos de venda com Entrega Futura com status "Pendente de entrega", nesse momento deve-se realizar a movimentação do estoque físico baixando o estoque do produto, atualizando o status da Entrega Futura para "Venda concluída".

A nota fiscal de "Remessa - Entrega futura" deverá ser emitida observando-se os seguintes requisitos de acordo com o Artigo 129 do RICMS/SP:

a) o valor da operação ou, se tiver ocorrido reajuste contratual do preço da mercadoria, este preço, se lhe for superior;

b) o destaque do ICMS;

c) como natureza da operação, a expressão: "Remessa - Entrega Futura";

d) o número, a série e a data da emissão da nota fiscal relativa ao simples faturamento;

Exemplo de Nota Fiscal de Remessa de Entrega Futura - (CFOP 5116), emitida ao efetivar a entrega do pedido para o cliente:


Após a emissão de NF-e, utilizando a natureza de operação "Venda para Entrega Futura", com o "CFOP 5922/6922" (Simples Faturamento), o pedido de venda com Entrega Futura será atualizado o status para "Pendente de Entrega", este status permanece até finalizar o saldo a ser entregue.

    • O sistema permite selecionar o item do pedido (Ex: todos ou 1) que deseja concluir a remessa de entrega.


Após a emissão de NF-e, utilizando a natureza de operação "Remessa - Entrega Futura", com o "CFOP 5116/6116" (Venda de produção de estabelecimento originada de encomenda para entrega futura) e "CFOP 5117/6117" (Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros), para os pedidos de venda com Entrega Futura com status "Pendente de Entrega", nesse momento deverá realizar a movimentação do estoque físico baixando o estoque do produto, atualizando o status para "Pedido Entregue".

  • Caso ainda exista saldo, o status do pedido permanece "Pendente de Entrega"  até baixar todo saldo a ser entregue. 


(aviso) Para este procedimento, o sistema permite cancelar somente pedido com o status "Pendente de Entrega".

Após efetivar o cancelamento dos pedidos com de Entrega Futura com Status "Pendente de Entrega", o status é atualizado para “Pedido Cancelado”, sem realizar qualquer outra movimentação na parte Fiscal/Financeira/Estoque).

Importante

O processo de Devolução da “Remessa de Entrega Futura” precisa ocorrer de forma manual, pois não será gerado nenhum tipo de aviso de crédito no Linx POS e/ou no Linx ERP. Fica a critério do estabelecimento realizar este procedimento.

Após a emissão da nota fiscal de Venda para Entrega Futura, CFOP 5922/6922 e antes da emissão da nota de entrega CFOP 5116/6116, não deve ser emitido nenhum documento fiscal, somente para controle administrativo e anotação no livro Registro de Utilização de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrências. Entretanto, caso ainda não tenha expirado o prazo, a nota fiscal de venda poderá ser cancelada.

Procedimentos:

1. No menu principal do Linx POS, acesse o módulo Pedido de Entrega Futura.

2. Informe o período desejado.

3. No campo Status, selecione a opção Pendente de Entrega e clique em Pesquisar (F3).

4. Aguarde a exibição dos pedidos correspondentes à Pesquisa.

5. Habilite o pedido que deseja cancelar e em seguida selecione a opção Cancelar (F8).

É possível selecionar um ou todos itens do pedido que deseja cancelar.

6. Confirme o cancelamento total do pedido. Para isto, informe o motivo do cancelamento do mesmo. Então, continue.

7. Note que o ticket aparece cancelado em destaque na cor vermelho.

  • Veja no vídeo a seguir, o procedimento de cancelamento do pedido de entrega futura com status pendente de entrega:

Consultando Pedidos de Entrega Futura no Linx ERP

Para consultar os pedidos, acesse a tela 300077 - Consulta de Pedidos de Entrega Futura do Linx ERP.


  • Sem rótulos