Na tela Vendas, opção Nova Venda:
1. Selecione o vendedor e em seguida informe os dados do cliente.
2. No campo Produto, informe o novo produto escolhido pelo cliente.
3. Clique no botão Troca. Observe que a cor dele mudará para vermelho.
4. Informe o produto (de valor inferior) que será devolvido pelo cliente.
5. Observe, no campo Total, localizado no rodapé da tela, que o valor da venda aparecerá negativo, que corresponde ao valor que o cliente tem a receber.
6. Selecione uma forma de pagamento em Pagamento (F3).
7. Então serão apresentadas as formas de pagamento para devolução.
§ Caso a forma seja em dinheiro, deve ser feita uma retirada do caixa para reembolso ao cliente.
§ Caso a devolução seja por vale produto, a loja pode entregar um cartão ou um comprovante no valor do reembolso, que pode ser utilizado posteriormente em uma nova compra como valor de crédito.
8. Clique no botão Finalizar (F2).
9. Em versões anteriores à 7.5SPK7, ao clicar em Finalizar (F2), o Linx POS emite automaticamente a NF-e e a envia à SEFAZ, devendo os casos de rejeição ser ajustados para que as notas sejam reenviadas.
10. Posteriores, ao clicar em Finalizar (F2), o Linx POS se comporta da seguinte maneira: Nos casos em que o documento fiscal não seja localizado para ser vinculado à NF-e, será exibida uma mensagem na qual está sujeita à configuração do parâmetro ASSOCIA_TROCA_ORIGEM (Linx POS Manager, Configurações, Impressão, Associar automaticamente o item de troca no final da venda).
Mensagem exibida:
- Em outros casos permite emitir a NF-e no momento da troca, mesmo com a possibilidade de haver rejeição pela SEFAZ. Essa possibilidade está sujeita à configuração do parâmetro ASSOCIA_TROCA_ORIGEM (Linx POS Manager, Configurações, Impressão, Associar automaticamente o item de troca no final da venda).
Sendo assim, é exibido o seguinte alerta:
a) Ao clicar na opção Sim, a NF-e será enviada à SEFAZ, mesmo com possibilidade de rejeição.
b) Ao clicar na opção Não, o procedimento será finalizado e a nota não será emitida.
11. Clique em Sim.
12. Preencha os dados dos campos do assistente de nota fiscal de devolução de troca.
13. Ao finalizar, a nota será enviada à SEFAZ.
14. Lembrando que a NF-e pode ser rejeitada pela SEFAZ. Para consultá-la, acesse o Linx POS Manager, Gerencial, Notas Fiscais.