Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

Versão 1 Próxima »

Esse recurso possibilita o cadastro e alteração individual ou em lote das configurações tributárias que serão vinculadas aos produtos e operações. Para utilizar é necessário que a permissão Gestor Tributário disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo Estoque esteja marcada.

Acessando a Rotina

Acesse o menu e clique em  Suprimentos > Estoque > Cadastros Auxiliares > Gestor Tributário, na tela principal você poderá:

  • Incluir Configurações: nessa rotina, é possível criar as regras dos impostos para Tributação Estadual e Tributação Federal, para diversos estados ao mesmo tempo;
  • Visualizar ou alterar configurações: essa rotina permite a alteração ou visualização em massa das configurações tributárias já cadastradas.

Dica

Ao clicar sobre o ícone do Guia Rápido, você terá acesso a documentação da rotina e demais informações do sistema.

Sobre o Gestor Tributário

Acessando a rotina de Incluir Configurações, serão exibidos os campos necessários para criar a configuração tributária.

  • Sistema de Tributação da Empresa;
  • Tipo de Atividade;
  • Configuração para serviço;
  • NCMs: quando o campo "Configuração para serviço" estiver marcado, então não poderá inserir um NCM;
  • CESTs: quando o campo "Configuração para serviço" estiver marcado, então não poderá inserir um CEST;
  • Operação Com;
  • Natureza de Operação;
  • CFOP;

  • CSTs.


Nota

  • Caso a empresa utilize integração, não será possível selecionar mais de um CEST para o cadastro da configuração tributária;


Preenchimento Opcional

  • Observação Padrão: são listadas todas as observações cadastradas em Faturamento > Cadastros Auxiliares > Observações.

Nota

Caso o Sistema de Tributação da Empresa seja Simples Nacional, o campo para preenchimento do CSTs terá mais uma opção para seleção, sendo o CSOSN.

Após preencher as informações, clique em Prosseguir. Será apresentado o resumo da configuração, tabela de Tributação Estadual e campo para editar ou incluir novas regras por estado.

Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx

Para que a empresa trabalhe com o recurso de integração de configuração tributária, é necessário que o parâmetro Exibir informações de integração na configuração tributária disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Fiscal esteja marcado.

A inclusão ou edição das regras por UF, podem ser parametrizadas para vários estados em apenas uma configuração.

Por exemplo: A empresa esta situada em Santa Catarina e realiza a venda de mercadoria para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso e possui os mesmos valores de cálculo de impostos para esses estados. Assim, ao configurar, basta selecionar os estados e preencher os campos necessários para incluir a regra.

É possível configurar os impostos de ICMS, ICMS Desonerado, ICMS ST, ICMS Efetivo e DIFAL.

Dica

  • Ao lado do campo UF da Operação é possível clicar no sinal de mais e incluir uma nova linha, possibilitando a inclusão de diversas UF da empresa (Origem) e UF da operação (Destino);
  • O campo Alíquota Interestadual de ICMS das UF’s envolvidas(%) é preenchido automaticamente, com base no valor inserido no ICMS - Alíquota(%);
  • O percentual informado no campo Alíquota Interna da UF de Destino(%), precisa ser maior que o informado no campo Alíquota Interestadual de ICMS das UF’s envolvidas(%);
  • O campo Utilizar base de cálculo dupla possui o ícone de informação, que disponibiliza a fórmula que será aplicada.

Após preencher as informações, clique em Incluir. Caso tenha dúvida ao inserir as informações, verifique com a sua contabilidade.

A página será direcionada automaticamente para a tela de visualização, onde terá a tabela que contém em suas linhas a UF da Empresa e nas colunas a UF de Operação, podendo conferir o imposto cadastrado de estado para estado.

Através do campo Visualizar é possível verificar as informações pré-cadastradas para cada campo individualmente. Por padrão será apresentada a alíquota de ICMS, mas é possível trocar e visualizar os demais, como Margem do ICMS ST, ICMS Desonerado, alíquota do ICMS ST, alíquota do FCP etc.:

Nota

Caso já possua cadastrado um detalhamento para os parâmetros informados, ao gravar os dados da nova inclusão, o sistema destacará o campo da linha e coluna condizente com a configuração.

Após analisar e cadastrar todas as informações, clique em finalizar.

Para que seja apresentado o campo de Tributação Federal é necessário que já tenha realizado a inclusão de uma regra relativa a Tributação Estadual. Assim, poderá determinar as regras para o IPI, Pis e Cofins, conforme o sistema de tributação selecionado.

Após preencher os campos é possível clicar em finalizar e já concluir o cadastro da regra, ou voltar para a aba de tributação estadual para uma conferência final antes de clicar em finalizar.

Para que seja apresentado o campo de Tributação Serviço, na tela de incluir nova configuração tributária, o campo "Configurar para serviços" deve estar marcada.




Após preencher os campos é possível clicar em finalizar e já concluir o cadastro da regra.

Ao acessar a opção de Visualizar ou Alterar Configurações, são exibidos os filtros para pesquisa da configuração tributária.

  • Busca através do produto, natureza e cliente/fornecedor: essa opção de busca é utilizada para localizar as configurações vinculadas ao cliente/fornecedor, natureza de operação e código do produto (pode ser inserido mais de um produto por pesquisa).
  • Classificação Fiscal: serão exibidos filtros obrigatórios e opcionais para buscar as configurações tributárias, os campos variam de acordo com cada imposto selecionado. Essa tipo de busca é utilizado para pesquisar as configurações que possuem um determinado imposto vinculado.

Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx

Para que a empresa trabalhe com o recurso de integração de configuração tributária, é necessário que o parâmetro Exibir informações de integração na configuração tributária disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Fiscal esteja marcado.

Para realizar a busca da configuração tributária vinculada ao produto, natureza e cliente/fornecedor é necessário preencher todos os filtros, depois clique em prosseguir. É possível informar mais de um produto por pesquisa.

Conforme os filtros aplicados, serão listadas todas as configurações tributárias. Para alterar selecione a configuração e clique em editar.


As configurações da listagem serão agrupadas pelo ID de cada Config. Tributária, exibindo todos os detalhamentos de cada ID.

Na listagem de "Vincular/Alterar Configurações Tributárias", será exibido quando há um NCM ou CEST vinculado ao ID da configuração tributária.



Para vincular mais NCM ou CEST ao ID, clique sobre o ícone .


Após selecionar os NCMs e CESTs que deseja vincular ao ID, basta confirmar para salvar.

Após finalizar as alterações, o sistema informará uma mensagem. 

Através do botão Ver Log de Alteração, será permitido verificar as informações de antes e depois da alteração. 

Dica

Os logs referente a criação de regras estaduais, trarão os detalhamentos e ID de cada configuração, juntamente com as opções selecionadas e os valores preenchidos.

Caso queira verificar o log completo, contendo a hora, data e qual usuário alterou as informações, acesse Empresa > Segurança > Pesquisar Logs.

  • Sem rótulos