Através da funcionalidade de Grupos de Preço, localizada em Preço > Grupos de Preço, é possível cadastrar novo Grupo de Preço, configurar Margem de Lucro desejável para cada Grupo e efetuar manutenções nos cadastros existentes.
Criar Novo Grupo de Preço
O Grupo de Preço define quais filiais vão receber as mesmas configurações e valores para formação do Preço de Venda.
Figura 01: Grupos de preços
Exemplo:
Mais de uma loja em Estados diferentes, ou que por estratégia será aplicada uma configuração de preço diferente entre as Filiais.
Deve-se criar um grupo "Grupo A" aplicado Filial 1, Filial2 e outro grupo "Grupo B" aplicado Filial 3 e, Filial 4.
Para cadastrar um novo Grupo no sistema clique em e informe o Nome do Grupo de Preço e a selecione as Filiais que pertencem a esse grupo.
Figura 02: Criando grupo de preços
Listagem, Editar e Manutenção
Após a criação do grupo é possível editar o mesmo, bem como definir a margem de lucro desejável e variações de custo.
Figura 03: Manutenção dos grupos
Definir Margem de Lucro Desejável
Para definir a margem de lucro clique em , onde será possível:
- Permite definir % de Margem de Lucro Desejável por Categoria* de produto, para cada Grupo de Preços existente.
- Para que a partir dessa margem o sistema calcule o índice markup, utilizado para formar o preço de venda.
Porque a margem de lucro só é permitido configurar até 99,99% ?
Porque esse % Margem será utilizado para cálculo do índice Markup o qual o conceito é até 99,99%.
O % Margem não será aplicado direto ao preço de custo do produto, será feito um cálculo para que o Preço de venda sugerido obtenha de fato real o % Margem esperado.
Figura 04: Definindo margem de lucro
Definir Margem de Lucro Desejável
Para definir as variações mínimas de custo clique em , onde será possível:
- Permite definir % Variação Mínima de custo desejável por Categoria* de produto, para cada Grupo de Preços existente.
- Para que a partir da entrada de mercadoria seja validado pelo sistema se houve uma variação no custo atual em relação a entrada de mercadoria.
- e se essa variação em % é relevante, para não precisar remarcar Preço de venda a cada entrada, quando o fluxo de entrada do produto é diário, por exemplo.
Figura 05: Definindo variáveis
A categoria é um atributo do cadastro do produto, utilizado como forma de classificar o produto e será utilizada para definir configurações comuns. Em caso de dúvidas, de como cadastrar uma categoria, clique aqui.
Figura 06: Categoria