Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 3 Atual »

O que é?

Ao revender mercadorias importadas, quando não submetidas a novo processo de industrialização, o estabelecimento revendedor deverá, ao emitir a NF-e, transcrever o número da FCI (Ficha de Conteúdo de Importação) contido no documento fiscal relativo à entrada do respectivo bem ou mercadoria em seu estabelecimento. 

Portanto, caso sua loja revenda produtos importados, será necessário algumas configurações para enviar a FCI corretamente no XML da NF-e.

Veja abaixo quais são os critérios para que isso ocorra.

Critérios de Funcionamento

O número do FCI (Ficha de Conteúdo de Importação) poderá ser inserido no sistema de duas formas:

  • De forma manual, através do cadastro do produto, em: Suprimentos > Estoque > Produtos (novo), no quadro "Tributação", campo "FCI - Número do controle da Ficha de Conteúdo de Importação"


Tela de cadastro do produto


  • De forma automática, através da entrada de compras, em: Suprimentos > Estoque > Entrada XML (NF-e). Para cada produto existente na nota, o Microvix irá realizar a leitura da tag <nFCI> e caso exista informação, irá gravá-la automaticamente no campo "FCI - Número do controle da Ficha de Conteúdo de Importação" do cadastro do produto. Portanto, a cada entrada de nota o valor existente no campo "FCI - Número do controle da Ficha de Conteúdo de Importação" do cadastro do produto será atualizado com o novo valor recebido no XML de Entrada.

Tendo a FCI gravada no produto, para que o sistema envie essa informação no XML da Nota Fiscal Eletrônica - NF-e é necessário habilitar o parâmetro "Número da FCI" na Config. Tributária da operação.

Para isso acesse: Suprimentos > Estoque > Cadastros Auxiliares > Gestor Tributário > VISUALIZAR OU ALTERAR CONFIGURAÇÕES.

Filtre pelas Naturezas de Operação que deverão enviar o FCI (e aplique demais filtro que julgar necessários) e clique em 'Prosseguir'.

Selecione as configurações que deseja ajustar e clique em "EDITAR".

Localize o grupo FCI - FICHA DE CONTEÚDO DE IMPORTAÇÃO e configure como Sim o parâmetro  Número da FCI (enviar também na tag <nfCI> do XML)

Tela de edição de Config. Tributária

Com isso, tanto na rotina Venda Fácil quanto no POS, ao gerar o XML a tag <nFCI> será gerada conforme consta no cadastro do produto.

Links Úteis

  • Sem rótulos