Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

Versão 1 Próxima »



Como realizo o Gerenciamento de notas de entrada - Manifestação?

A opção do Gerenciamento de notas de entrada possibilita realizar diversos processos operacionais em único lugar, gerando agilidade e praticidade nos lançamentos diários, tais como:

Os cadastros de fornecedor, transportador e produtos são todos realizados de forma automática, assim como o lançamento de entrada de notas de combustíveis, produtos para revenda, materiais de consumo, ativo permanente, cesta básica, entre outros. Todas as informações são retiradas do arquivo XML das notas geradas pelo fornecedor, mas para efetuar todas essas operações é necessário a realização prévia da Manifestação de todas as notas, como veremos neste documento.



Como fazer?

Para realizar a manifestação, o acesso pode ser feito através do menu: Planilhas Diárias  Gerenciamento de notas de entrada.



Na parte superior da tela de Gerenciamento possuem os filtros para auxiliar a visualizar os tipos de notas desejadas.


Pesquisar: podem ser utilizados três opções de pesquisa.


  • Últimos 30 dias - notas geradas para o estabelecimento nos últimos 30 dias.
  • Período especifico – selecione o intervalo de data que deseja visualizar as notas.
  • Chave de acesso – procurar a nota específica informando o número da chave de acesso.


Situação da NF-e: a busca pode ser filtrada pela situação da Nota Fiscal (Autorizada, Cancelada e Denegada), a qual indica sua condição perante ao SEFAZ.

Situação da Manifestação: situação das notas referente a manifestação que deseja visualizar.

Situação de Entrada: esta opção possibilita filtrar notas que já foram manifestadas e lançadas, visualizando somente a destinação desejada.

Status da Última Consulta: indica a comunicação com o SEFAZ, verde comunicando, vermelho erro na comunicação.

Fornecedor: pode ser detalhada notas de um fornecedor especifico.


Após definir os filtros e clicar em abrir, o sistema retornará a busca, como mostra a imagem abaixo:



O layout desta tela pode ser alterado de acordo com a opção do usuário, conforme mostra a imagem abaixo:



É possível modificar a dimensão das colunas colocando o cursor na linha que divide a coluna e arrastando para o tamanho desejado, assim como as ordens das colunas também podem ser alteradas, clicando sobre a coluna e arrastando para a posição desejada. Nesta tela cada linha representa uma nota fiscal eletrônica com suas respectivas informações como o nome do fornecedor, data da emissão, número da NF, valor da nota, chave de acesso e também os status de cada nota da situação da NF-e, situação manifestação, situação entrada e situação contas pagar.


Para manifestar as notas, selecione a linha da NF-e desejada e clique com o botão direito do mouse, são exibidos os eventos a ser registrado, como mostra a imagem abaixo:



Os eventos da manifestação podem ser registrados como Ciência da Emissão que é conhecimento da nota fiscal emitida, Confirmação da Operação que é recebimento dos itens da nota fiscal, Desconhecimento da Operação que é a declaração de que operação da NF-e não foi solicitada e a Operação não Realizada que é informação que por algum motivo a operação não foi realizada. Para as notas que forem manifestadas como ciência da emissão e confirmação da operação o sistema realiza o download do XML, possibilitando posteriormente realizar a entrada da nota fiscal.


Após registrados os eventos, a coluna “situação da manifestação” é atualizada com símbolo e descrição da manifestação realizada, assim como mostra a imagem abaixo:



Para as notas manifestadas como ciência da emissão e confirmação da operação, clicando com o botão direito do mouse é possível Visualizar a DANFE Exportar XML.



Na opção Visualizar a DANFE, é exibido o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica com suas respectivas informações, facilitando sua identificação, assim como mostra o exemplo da DANFE abaixo:



A outra opção “Exportação XML”, possibilita exportar o arquivo para um diretório local ou enviar por e-mail, esta exportação pode ser realizada também na opção “Exportar XML” que fica no cabeçalho da tela principal:



As duas opções funcionam da mesma forma, na qual selecionadas abre uma tela para informar o tipo de exportação, assim como mostra a imagem abaixo:



Na opção Gerar arquivo no diretório local, permite gravar o arquivo em uma pasta no computador ou em alguma unidade removível, e na opção Enviar arquivo por e-mail que pode ser enviado para vários endereços de e-mail.

As alterações de dimensão e ordens das colunas são salvas automaticamente, portanto toda vez que entrar na tela inicial do gerenciamento de notas de entrada as definições permanecerá como configurada, caso deseje voltar para layout padrão do sistema, basta clicar com o botão direito do mouse em qualquer nota visualizada e selecionar a opção “Restaurar”layout da grid”.



Após as notas serem manifestadas, o próximo passo é dar uma destinação de entrada, na opção Lançar Entrada, mas este assunto abordaremos em um outro documento.


  • Sem rótulos