No módulo de Vendas Delivery possibilitamos a farmácia efetuar vendas com tele entrega, bem como cadastrar novos clientes ou atualizar o cadastro de clientes já cadastrados, através do LFC PDV.
Vendas Delivery
Para efetuar Vendas Delivery acesse o terminal de pré-vendas e clique em , então abrirá a tela de Informações da entrega para informar os dados da entrega.
Figura 01 - Informações da Entrega
Após preencher as informações o usuário terá duas opções:
- Ao clicar em Atualizar cadastro será realizado o pré-cadastro do cliente no sistema de Gestão, que poderá ser utilizado em vendas futuras e também fidelizações.
- Se clicar em Salvar nesta entrega os dados serão utilizados apenas na venda em andamento.
Caso o usuário estiver selecionado um cliente já cadastrado na pré-venda, essa tela apresentará os dados do cliente e poderão ser alterados conforme a necessidade. No entanto, se escolher a opção de atualizar os dados, as informações serão atualizadas no cadastro do mesmo no sistema de Gestão, caso não tenha interesse em atualizar essas informações escolha a opção de Continuar, essa situação ocorrerá quando a entrega será realizada em algum endereço esporádico do cliente em questão ou quando não desejar atualizar as informações.
Na sequência informe os produtos desejados, bem como a forma de pagamento e finalize a pré-venda.
Outra forma de cadastrar/atualizar clientes no LFC PDV, é através do botão localizado na tela busca por consumidor.
Para mais informações sobre essa funcionalidade, clique aqui.
Controle de Delivery
A emissão da nota e também os demais controles da entrega das vendas delivery, são realizados através da funcionalidade de Controle de Delivery. localizada em Acesso rápido > Controle do Delivery.
Figura 02 - Controle de Delivery
Emissão de notas
Para finalizar a venda com itens delivery, acesse o terminal do Caixa e em Controle de Delivery poderá visualizar que as pré-vendas pendentes estão com a situação Aguardando emissão da nota.
Figura 02 - Emissão de notas
Na pré-venda desejada clique em , então os dados serão carregados em tela para então conclusão da venda, nesse momento o usuário poderá incluir/excluir itens da fita detalhe, alterar a forma de pagamento, após finalizar a venda será impresso o comprovante de Controle de Entrega e também atualizado o status do pedido para Aguardando Entrega.
No controle de entrega serão impressas as formas de pagamento utilizadas na venda, bem como também o valor do troco quando houver.
Figura 03 - Controle de entrega
Entrega
Ao entregar os itens para os entregadores, deverá selecionar as vendas desejadas e clicar em , dessa forma as mesmas serão sinalizadas como Saiu para entrega.
Figura 04 - Entrega para entregador
Caso ocorra algum problema durante a entrega, e precise retornar o status para Aguardando entrega clique em .
Baixa
Após o entregador sinalizar que os itens foram entregues ao cliente, para dar a baixa na Venda Delivery selecione a mesma clique em , dessa forma a venda ficará com o status será alterado para Entregue.
Figura 05 - Baixa
Reimpressão do comprovante
Caso seja necessário reimprimir somente os comprovantes das entregas, selecione as vendas desejadas e clique em .
Cancelando notas
Quando ocorrer o cancelamento do pedido e a nota já foi emitida, no terminal de caixa clique em localizado no registro da nota desejada.
Esse processo abrirá a tela para cancelar a nota fiscal junto a SEFAZ, no final do procedimento o status do pedido será atualizado para Cancelada.
Editando uma pré-venda
A edição de uma pré-venda delivery ocorre antes da emissão da nota fiscal, para isso acesse o terminal de Pré-Vendas na tela de Controle de Delivery selecione a pré-venda desejada e clique em , o sistema carregará os dados da mesma em tela para que sejam realizadas as alterações, e após finalizar a pré-venda editada voltará para o Controle de Delivery para emissão de nota fiscal.
Cancelando pré-vendas
Quando ocorrer o cancelamento do pedido e a nota não foi emitida, ou seja o status está como Aguardando emissão da nota, em Controle de Delivery selecione o pedido desejado e clique em , será solicitada a senha de autorização e a situação pedido será atualizada como Cancelada.