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Como identifico a situação de clientes e produtos no PDV?


Os estabelecimentos que realizam a venda de produtos a prazo para seus clientes estabelecem um período para que os mesmos realizem o pagamento de seus débitos. Alguns clientes acabam não efetuando o pagamento de suas contas e ficam com restrições para realizar compras a prazo.



Situação Cliente

No cadastro de cliente no Postofácil - Módulo Retaguarda (acesso através do menu Cadastros  Clientes), na aba Parâmetro existe o parâmetro SUSPENDER APÓS N DIAS ATRASO onde se for preenchido, caso o cliente ainda não tenha quitado seus débitos e ultrapasse o período estabelecido para realizar o pagamento dos mesmos, a situação do cliente será alterado para suspenso impossibilitando a venda a prazo para o cliente.


Caso o parâmetro anterior não esteja habilitado, é possível alterar a situação de crédito do cliente alterado o parâmetro SITUAÇÃO CRÉDITO para suspenso, protestado ou falência.


Quando o cliente estiver com alguma situação diferente de Autorizada, ao realizar a busca de clientes no PDV serão exibidos os nomes dos clientes com o fundo preenchido e ao selecionar um cliente com algum tipo de restrição a cor de fundo ficará laranja:






Ao selecionar um cliente que possua restrição e clicar no botão Detalhes (Ctrl+Enter), será exibido alguns dados do cliente e na aba Nota a Prazo será possível verificar a situação de crédito do cliente:





Situação Produto

No PDV é possível visualizar a situação do estoque ao pressionar o botão de busca (F2) na tela de seleção do produto:



A visualização da quantidade de produtos que há no estoque é muito útil, pois o operador do caixa pode comunicar à pessoa responsável do estabelecimento que a quantidade de estoque está muito baixa ou até mesmo zerada, prevenindo assim a falta de produtos para a venda no estabelecimento.

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