O Linx Softpharma possui a integração com o Hub de Prescrição, o qual atualmente, em parceria com a Memed e Nexodata, consulta e disponibiliza as receitas prescritas eletronicamente aos pacientes.
Para utilizar a funcionalidade no Linx Softpharma, é necessário ter o produto 141- Receita Digital - 1.0 liberado para a filial. Para liberá-lo entre em contato com o nosso time comercial.
- Na tela de Pré-venda ou na tela de Venda (NFC-e, SAT, MF-e, ECF e NF-e) pressione Ctrl+O e selecione a opção Receita Digital ou pressione Ctrl+R para iniciar.
- Insira o Token da Receita e se necessário o Código de Acesso, em seguida pressione Pesquisar.
- Alguns parceiros, como a Mevo, solicitam o código de acesso. Caso não tenha recebido um código de acesso, preencha apenas o Token da Receita.
- Após comunicar com o Hub de Prescrição, caso a receita seja localizada e hajam medicamentos a serem dispensados, os dados serão mostrados em tela conforme a imagem abaixo:
- As informações apresentadas são:
- Data de Prescrição: data em que a receita foi prescrita.
- Prescrição Assinada: se a prescrição está assinada digitalmente pelo prescritor.
- Dados do Paciente: informações referentes ao paciente, ex: nome, documento, sexo.
- Dados do Prescritor: informações referentes ao prescritor (médico, dentista), ex: nome, conselho, número do conselho e UF do conselho.
- Informações dos medicamentos prescritos:
- Descrição: nome do medicamento.
- Qtde Restante: quantidade restante para dispensação.
- Qtde Dispensada: quantidade já dispensada em outras vendas.
- Uso Contínuo: se o medicamento vem sinalizado como uso contínuo.
- Dispensa Eletrônica: se o medicamento permite dispensa eletrônica. Caso o medicamento não permita dispensa eletrônica, o sistema não irá permitir que um produto seja vinculado para venda.
- Duas Vias: se o medicamento precisa de duas vias impressas da receita.
- Lista/Portaria 344: se o medicamento consta em alguma Lista da Portaria 344 de medicamentos.
- Posologia: indicação de dose adequada para consumo.
- Os medicamentos apresentação um status:
Com produto vinculado: quando o medicamento já foi vinculado à um produto do sistema para a emissão da venda.
Item não permite dispensa eletrônica: quando o medicamento foi retornado com a informação de Dispensa Eletrônica igual a NÃO, o sistema não permitirá realizar o vínculo de um produto do sistema para a venda.
Sem produto vinculado: permite que o medicamento seja vinculado à um produto do sistema para a venda. Ao vincular um medicamento da receita à um produto do sistema, o sistema irá realizar a dispensação eletrônica do medicamento ao finalizar a venda.
- Para vincular o medicamento à um produto no sistema, pressione Enter ou duplo clique no item.
- Em seguida informe o código de barras ou pressione F2 para consultar o cadastro do produto.
- Insira a quantidade a ser dispensada (vendida) e quando necessário, selecione o lote do medicamento.
- Após, grave as informações.
Importante!
- Alguns parceiros, como a Memed por exemplo, realizam a dispensa completa das quantidades do medicamento, portanto, caso seja realizada a venda de uma quantidade menor do que a solicitada pela receita, o cliente não conseguirá comprar posteriormente as quantidades restantes, visto que a dispensa será realizada integralmente. Quando isso ocorrer, o sistema exibirá um alerta conforme demonstrado abaixo:
- É possível desvincular um produto já vinculado, para isso pressione Enter ou duplo clique no item.
- Selecione o produto vinculado e pressione Delete.
- Após, grave as informações.
- Através da opção Verificador de Conformidade é possível direcionar-se ao portal do ITI - Instituto Nacional de Tecnologia da Informação para aferir se um arquivo assinado com certificado ICP-Brasil está em conformidade com a Resolução CG ICP-Brasil n° 182, de 18 de fevereiro de 2021 (DOC-ICP-15). O Verificador também afere a conformidade de assinaturas eletrônicas avançadas providas no âmbito da Plataforma gov.br, nos termos da Lei nº 14.063/2020, do Decreto nº 10.543/2020 e da Portaria Conjunta ITI/CC/PR SGD/SEDGG/ME nº 1/2021.
- Através da opção é possível consultar uma nova receita. Dessa forma é possível realizar dispensação de várias receitas na mesma venda.
- Após realizar o vínculo dos medicamentos a serem vendidos, clique em Prosseguir ou pressione F4 para retornar a tela de vendas.
- Os itens serão inseridos automaticamente na venda.
- É possível incluir outros itens na venda além dos itens dispensados pela receita.
- Caso seja necessário inserir informações de CR/Posologia, o sistema trará automaticamente as informações já coletadas através da receita, para que não haja a necessidade de preenchimento manual. Porém, se necessário, é possível editá-las.
- Ao finalizar a venda os medicamentos serão dispensados eletronicamente.
- Caso a venda seja cancelada ou seja feito um retorno de cliente para um medicamento que foi dispensado eletronicamente, o sistema irá desfazer a dispensa, para que o cliente possa realizar a compra novamente.
- É possível saber se uma venda foi realizada através de Receita Digital pelo sistema através do programa Consulta Rápida de Notas - EST160 (Relatórios > Faturamento > Consulta Rápida NF), através do campo Receita Digital apresentado no grid.
- Também é possível visualizar e realizar alguns processos através do Gerenciador de Receita Digital - IMP495.