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Essa nova funcionalidade está disponível a partir da versão 3.0.10.6 - 23/11/2022.

Cadastro - Dados gerais

Com o objetivo de dá condições do usuário Linx Big realizar mais uma estratégia comercial de marketing, será necessário disponibilizar o cadastro de kit promocional. O kit promocional tem como objetivo permitir a venda de produtos de forma conjugada com um desconto ofertado por esses itens estarem sendo vendidos juntos.


Na tela de cadastro do kit iremos manter muito dos atributos que já foram entregues em outras estratégias promocionais como tabloide e voucher, faremos apenas ajustes em função das características promocionais dos kits.


As tabelas envolvidas nesse cadastro devem ser agrupadas no comunicador e comunicadas de forma padrão entre filiais e servidor central.


A tela de cadastro geral do kit deveremos ter os seguintes atributos (ver sugestão de tela em anexo):


Código id: código de identificação e localização do kit para efeito de controle de banco de dados;

Barras do kit/combo(obrigatório): código identificador único gerado pelo Linx Big automaticamente que não deve ser repetido de nenhuma forma e não pode ter o risco de ser um código que tenha um EAN semelhante no cadastro do produto. Esse código tem como objetivo identificar um kit na inserção de itens na tela de vendas e por isso não pode ter nenhum conflito com numeração de códigos dos produtos. Temos a possibilidade de fazer o algoritmo e regras padrão de criação de EAN13 ou fazer um algoritmo próprio como feito por exemplo na impressão de barras para lotes de produtos.

EAN-13 – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

Descrição(obrigatório): descrição longa da estratégia promocional para melhor identificação para os usuários envolvidos. Esse campo será informado por exemplo na tela de estratégias promocionais;          **         

Período de vigência(obrigatório): campo destinado a definir a vigência que será validado dia e hora para aplicação da estratégia promocional;

Dias da semana: checkbox dos dias da semana onde o usuário poderá selecionar em quais dias da semana serão aplicados a promoção;

Filiais: grid onde será necessário informar pelo menos uma filial que irá participar. Na busca das filiais, permitir selecionar mais de uma filial;

Ativo: checkbox que definirá se o kit está ativo naquele momento. Padrão: desmarcado;

Permite alterar desconto durante a venda: checkbox que irá definir se o usuário comum terá poder para alterar o desconto daquele kit por alguma motivo na venda. Padrão: desmarcado;

Permite senha supervisor alterar desconto durante a venda: checkbox que irá definir se o usuário com senha supervisor poderá alterar o desconto durante a venda. Padrão desmarcado;

Venda apenas pelo código identificador do kit/combo: checkbox que irá definir se aquele kit só será ativado os descontos se for vendido apenas inserido o código na tela de vendas. Se marcado nesse caso, não será inserido os descontos automaticamente na venda caso os produtos atendam as condições do kit. Padrão desmarcado;

Permite venda de itens do kit de forma separado: checkbox que irá definir se será possível fechar uma cesta com itens que pertencem a algum kit sem completar o kit. Ou seja, os produtos daquele kit só poderão ser vendidos de forma conjunta na venda, nunca em vendas de forma separados. Padrão: marcado;

Permite cancelar item separado do kit/combo: checkbox que irá definir se será possível cancelar itens que foram vendidos como kit de forma separada no consultas e cancelamentos por exemplo.  Padrão: marcado;

Quantidade máxima de uso por cliente: input que informará se o kit terá alguma restrição de quantidade de uso do voucher por cliente. Se esse campo tiver com número >= 1 então será necessário vincular um cadastro de cliente na venda para identificar o cliente e validação de uso do kit por cliente. Padrão: 0;

Cadastro kit.png


Cadastro de produtos - Regras fixas

Com o objetivo de dá condições do usuário Linx Big realizar mais uma estratégia comercial de marketing, será necessário disponibilizar o cadastro de kit promocional. O kit promocional tem como objetivo permitir a venda de produtos de forma conjugada com um desconto ofertado por esses itens estarem sendo vendidos juntos.


Na aba de produtos teremos uma sub aba chamada “Regras fixas” que conterá um grid (ver sugestão de imagem em anexo) que possa ordenar, filtrar e editar informações de algumas colunas, pode ser utilizado como exemplo de grid o que está na funcionalidade de “Operacional>Lista de itens próximo ao vencimento”.


O grid conterá as seguintes informações:

Tipo: identificará se o registro é um produto ou um grupo de preço;

Código: código identificador do registro no sistema/banco de dados;

Barras: barras principal do cadastro do produto, se grupo de preço informar “Não se aplica”;

Descrição: descrição do cadastro do produto ou do grupo de preço;

Estoque: será o estoque do produto ou a soma dos estoques dos produtos que compõe aquele grupo de preço da filial lógica selecionada. Se estiver “Escritório>Escritório”, fazer a soma das informações de todas as filiais;

Quantidade: Campo editável. Definirá a quantidade do item que será vendido naquele kit;

Vlr Custo Médio: irá exibir o preço de custo médio unitário do produto na filial lógica selecionada. Se for um grupo de preço, pegar o preço médio de custo dos itens que compõe esse grupo de preço. Se estiver marcado como “Escritório>Escritório” pegar a média das informações de todas as lojas;

Preço de Venda: irá exibir o preço de venda unitário do cadastro principal do produto da filial lógica selecionada. Se for um grupo de preço, pegar o preço médio de venda dos produtos que compõe aquele grupo de preço, nesse caso, esperasse que todos os produtos estarão com o mesmo preço de venda para o mesmo grupo de preço, mas pode ocorrer por opção ou falha da gestão que produtos em um mesmo grupo de preços tenham preços de venda diferentes, por isso pegar a média.

Desc. diferenciado(%): Campo editável. Será um campo que será calculado ou editável, dependendo da vontade do usuário. Se ele informar um % nesse campo, o próximo campo “Preço de Venda Kit” será calculado e vice-versa.

Preço de venda kit: Campo editável. Será um campo que será calculado ou editável, dependendo da vontade do usuário conforme explicação anterior. Esse preço é o que de fato será aplicado no momento da venda do kit.

R$ Lucro: campo calculado da diferença entre o “preço de venda kit” e o “vlr de custo médio”;

%Margem contribuição: campo calculado conforme “R$ Lucro” divido pelo “Preço de venda kit”;

 __ 

Observação importante para preços: será deixado a opção quando “Escritorio>Escritorio” para que o usuário defina qual grupo de filiais será considerado para exibição dos preços e todos os cálculos de preços será considerado apenas aquele grupo de filiais. Se tiver com filial lógica selecionado, trará exibido o grupo de filial que aquela filial está cadastrada selecionado e não editável ao usuário.


Na parte inferior da tela terá um resumo das condições do comerciais do Kit onde serão apresentados os valores finais calculados conforme os preços e as quantidades do item no kit. Sendo:

  • DE: o somatório dos valores (PREÇO DE VENDA * QUANTIDADE);
  • POR: o somatório dos valores (PREÇO VENDA KIT * QUANTIDADE);
  • LUCRO: o somatório dos valores (PREÇO VENDA KIT * QUANTIDADE) menos  somatório de (VLR MÉDIO CUSTO * QUANTIDADE);
  • ** CONTR%: “LUCRO”/”POR”;

cadastro kit fixo.png



ajuste na aba tabloide do cadastro de produtos

Com o objetivo de dá condições do usuário Linx Big realizar mais uma estratégia comercial de marketing, será necessário disponibilizar o cadastro de kit promocional. O kit promocional tem como objetivo permitir a venda de produtos de forma conjugada com um desconto ofertado por esses itens estarem sendo vendidos juntos.


No cadastro de produto, temos uma aba chamada de tabloide que trás um resumo de todos os tabloides ativos e em período de vigência que aquele produto está participando, e partir dele é possível acessar o cadastro do tabloide selecionado.


Com a evolução das estratégias promocionais, com a adição de voucher e de kit promocional espera-se que essa aba passe a ser chamada de “Estratégias promocionais” e agora passe a exibir informações de tabloide, voucher e kits promocionais que estão ativos e em vigência naquele momento de consulta para que o usuário possa monitorar e rastrear possíveis conflitos de estratégias promocionais cadastradas para o mesmo produto.(ver sugestão de tela em anexo)


É importante está atento nesse caso as regras dinâmicas de participação, exemplo, produto que está participando como grupo de preço no caso do kit, ou como qualquer outra regra definida na criação do voucher por exemplo.


ajuste cadastro produto.png


ajuste na tela de seleção de produtos

Com o objetivo de dá condições do usuário Linx Big realizar mais uma estratégia comercial de marketing, será necessário disponibilizar o cadastro de kit promocional. O kit promocional tem como objetivo permitir a venda de produtos de forma conjugada com um desconto ofertado por esses itens estarem sendo vendidos juntos.


Na tela de cadastro de produtos que participarão do kit, tem um botão de “Adicionar produtos” que irá abrir uma tela de pesquisa e adição de produtos que já vem sendo reutilizado nas funcionalidades de tabloide e de voucher. Entretanto, é desejável que seja realizado algumas melhorias visuais conforme tela de sugestão em anexo.


adicao de produtos.png


ajuste no cadastro de tabela de descontos

Com o objetivo de dá condições do usuário Linx Big realizar mais uma estratégia comercial de marketing, será necessário disponibilizar o cadastro de kit promocional. O kit promocional tem como objetivo permitir a venda de produtos de forma conjugada com um desconto ofertado por esses itens estarem sendo vendidos juntos.


No cadastro de tabela de descontos, tanto na aba de regras por grupo como na aba de regras diferenciadas por produtos, será adicionado um campo para validação que irá definir se aquele grupo de produto ou produto aceita ou não a venda por kit quando utilizado essa tabela de desconto. (ver imagem em anexo)

DESEJÁVEL: fazer a mesma adição de campo de validação para tabloide e para voucher;

ajuste tabela de desconto.png



Comportamento na cesta e vendas de balcao

Com o objetivo de dá condições do usuário Linx Big realizar mais uma estratégia comercial de marketing, será necessário disponibilizar o cadastro de kit promocional. O kit promocional tem como objetivo permitir a venda de produtos de forma conjugada com um desconto ofertado por esses itens estarem sendo vendidos juntos.


Nessa história estarão descritos os comportamentos esperados na venda de balcão para os produtos que participam de kits promocionais.


Serão aproveitados telas e comportamentos já utilizados no voucher como alertas e tela resumo das estratégias promocionais aplicadas na venda. Nesse caso, é importante observar a mudança do nome do atalho e da tela de “Voucher” para “Estratégias promocionais” conforme sugestão de imagem em anexo.


Regra geral: produtos que estão sendo vendidos com preços de kits deverão ser identificados na cesta/venda que foram utilizados preços de kit e não poderão em hipótese alguma ter um preço de kit sendo aplicado sem todas as regras de aplicação de kit serem atendidas. Essa sinalização se o item foi aplicado um preço de kit e quais produtos da cesta correspondem ao mesmo kit devem ser persistidas a todo momento, durante o processo de orçamento (orcament) e finalização da venda (movment) porque será aplicado algumas regras de negócios em função dessa identificação.


Na inserção da venda espera-se os seguintes comportamentos, considerando os atributos definidos no cadastro do kit promocional:

  • Se o usuário no campo de inserção na venda digitar/bipar o código de barras do kit/combo gerado pelo Big, automaticamente o big irá inserir os produtos com os preços de kit definidos no cadastro do kit e as respectivas quantidades.
    • Validar período de vigência, dia da semana e filial participante e se está ativo;
  • Venda apenas pelo código identificador do kit/combo: checkbox que irá definir se aquele kit só será ativado os descontos se for vendido apenas inserido o código na tela de vendas. Se marcado nesse caso, não será inserido os descontos automaticamente na venda caso os produtos atendam as condições do kit, ou seja, por exemplo, dois produtos inseridos separadamente na venda não serão considerados kits automaticamente e não receberão o desconto do kit;
  • Permite venda de itens do kit de forma separado: checkbox que irá definir se será possível fechar uma cesta com itens que pertencem a algum kit sem completar o kit. Ou seja, os produtos daquele kit só poderão ser vendidos de forma conjunta na venda, nunca em vendas de forma separados. Nesse caso, se for tentado ser inserido um produto na venda que atende a regra de existência de um kit com esse parâmetro marcado, então será exibido a seguinte mensagem na venda: “Não é possível inserir esse item que pertence ao kit: xxxxxxxx. Venda permitida apenas como kit”;
  • Quantidade máxima de uso por cliente: input que informará se o kit terá alguma restrição de quantidade de uso do voucher por cliente. Se esse campo tiver com número >= 1 então será necessário vincular um cadastro de cliente na venda para identificar o cliente e validação de uso do kit por cliente.
    • Importante: é importante que seja realizado uma verificação no(s) orçamento(s) em abertos para garantir que o limite de uso por cliente seja atendido. Exemplo, se só pode ser utilizado 1 vez por cliente, não será possível nem adicionar dois kits em uma cesta, ou se o cliente tiver outra cesta aberta com esse kit;


Identificação automática de kit

Se o parâmetro “Venda apenas pelo código identificador do kit/combo” estiver como false AND o parâmetro “Permite venda de itens do kit de forma separado” estiver como true, então o usuário poderá inserir um item na cesta, receber sugestão conforme história específica dessa funcionalidade, e depois inserir os outros itens que faziam parte desse kit. Dessa forma, a cada inserção de item, o sistema tem que revalidar as estratégias promocionais na venda e verificar se os itens da cesta forma algum kit ativo e em período de vigência. Se atendeu todos os requisitos do kit e os dois parâmetros sinalizados aqui estiverem nas condições previstas, então o Linx Big deverá identificar os produtos como kit e ativar a estratégia promocional de kit aplicando os kits;


Alterações de desconto aplicado pelo kit;

Se após a inserção e identificação de produtos da cesta como kit, algum usuário tentar alterar o desconto previsto naquele item que foi originado do item então deverá ser realizado algumas verificações.


A primeira verificação que vai acontecer é verificar se o parâmetro “Venda apenas pelo código identificador do kit/combo” estiver como false AND o parâmetro “Permite venda de itens do kit de forma separado” estiver como true. Caso essa condição incial não seja atendida, então não será possível editar o desconto aplicado pelo kit na venda.

Se a condição inicial for atendida será verificado se o usuário tem permissão para alterar o desconto de um kit, dividimos essa opção em usuário normal e usuário supervisor, conforme os parâmetros abaixo. Qualquer alteração do desconto será descaracterizado que foi vendido como kit, passa a ser um desconto manual alterado pelo usuário e será verificado qual % de desconto o usuário possui para aquele registro que está sendo alterado, seja ela usuário comum ou desconto supervisor. No caso do desconto supervisor, ficar atento ao comportamento do desconto supervisor quando configurado para ser aplicado no “Valor líquido” da venda.

  • Permite alterar desconto durante a venda: checkbox que irá definir se o usuário comum terá poder para alterar o desconto daquele kit por alguma motivo na venda.
  • Permite senha supervisor alterar desconto durante a venda: checkbox que irá definir se o usuário com senha supervisor poderá alterar o desconto durante a venda.


Concorrência de preços entre as estratégias promocionais


Não haverá concorrência de preços entre as estratégias promocionais existentes no Linx Big, sendo:

  • Um produto que foi sinalizado como participante de um kit e que atendeu as condições do kit, será aplicado o valor final de venda cadastrado no kit, mesmo que tenha um tabloide com preço menor ativo no momento. Se ele foi caracterizado como kit, o preço dele será kit.
  • O voucher de desconto não poderá substituir um desconto aplicado em um item após ser caracterizado como kit.
  • Produtos marcado como kit não deverão ser enviados para pegar preços promocionais diferentes em PBM, PEC ou qualquer programa de desconto externo para não sobrescrever o preço do kit.


vendaIconeKit.png


Sugestão de promoção de voucher Linx Big na Venda

Com o objetivo de dá condições do usuário Linx Big realizar mais uma estratégia comercial de marketing, será necessário disponibilizar o cadastro de kit promocional. O kit promocional tem como objetivo permitir a venda de produtos de forma conjugada com um desconto ofertado por esses itens estarem sendo vendidos juntos.


Nessa história serão descritos os comportamentos esperados durante a venda para inserção de produtos na cesta de vendas. Será aproveitado muito da rotina e regras de negócios desenvolvida para inserção de voucher. A tela desenvolvida para exibir um resumo das promoções ativas e das sugestões será adaptada e sinalizado para ser utilizado tanto para kit como para voucher, agora chamados de “Estratégias promocionais”. (ver imagem em anexo)


Será aproveitado a aba com as sugestões de promoções que podem ser ativadas após a inserção de um produto na venda que não atendeu a todos os critérios para ativação do kit, conforme imagem reaproveitada da implementação do voucher abaixo. Além disso, sempre que algum item inserido na venda gerar alguma sugestão, fazer o alerta de que o item gerou sugestão de promoção conforme rotina já existente no voucher.


Nesse caso, ao ser feito a sql que irá buscar se o produto inserido na cesta pertence a alguma promoção de kit ativa e em período de vigência. Se não atenderam a algum requisito do kit será exibido na aba de sugestão dados resumidos mínimos dos critérios para ativar a promoção, será exibido:

  • A identificação do kit
  • A descrição do kit
  • Regra concatenada de produtos ou grupo de preços que participam da promoção do kit e suas respectivas quantidades para ativar o kit (verificar organização do espaço disponível para isso)
  • Regra se permite ou não a venda do kit sem ser identificado pelo barras do kit;


Se algum conjunto de itens atendeu todas as regras para ser identificado com kit, mas o kit tem o parâmetro “Venda apenas pelo código identificador do kit/combo”, então esses itens devem ir para aba promoções inativas e dado o alerta em vermelho para que o cliente observe que só pode ser vendido o item se for inserido os produtos pelo código identificador do kit/combo.

venda com estrategia promocional.png



Comportamento em vendas delivery digitadas

Com o objetivo de dá condições do usuário Linx Big realizar mais uma estratégia comercial de marketing, será necessário disponibilizar o cadastro de kit promocional. O kit promocional tem como objetivo permitir a venda de produtos de forma conjugada com um desconto ofertado por esses itens estarem sendo vendidos juntos.


As vendas que serão realizadas com o objetivo de entrega/delivery e que o usuário cria as cestas de forma digitada, o sistema deve se comportar em relação as regras e validações comerciais da mesma forma que as vendas de balcão.


É importante que seja validado e verificado a persistência dos dados desse modelo de venda pois o fechamento dessas cestas é realizado na tela de “Controle de entregas” do Linx Big. Sendo um fluxo alternativo ao fluxo normal realizado em cestas balcão.


Favor validar também o comportamento de reabertura de cesta, em especial quando a cesta entrega é enviada para ser entregue em outra filial, nesse caso, o sistema deverá entender que a regra negociada foi da filial de origem da entrega. Caso haja alteração na cesta seguir o mesmo comportamento já existente atualmente no Big de regras de desconto quando a cesta não foi originada no local de reabertura.


Para as vendas modelo entrega/delivery que são importadas através de integração existente no Linx Big, o sistema deverá respeitar as condições comerciais e preços que foram importados, não devendo alterá-los em hipótese alguma para não gerar inconsistência com as informações originais da integração.



Comportamento na consulta e cancelamentos

Com o objetivo de dá condições do usuário Linx Big realizar mais uma estratégia comercial de marketing, será necessário disponibilizar o cadastro de kit promocional. O kit promocional tem como objetivo permitir a venda de produtos de forma conjugada com um desconto ofertado por esses itens estarem sendo vendidos juntos.


Nessa história estarão descritos os comportamentos esperados nas rotinas de cancelamentos de vendas que tiveram a utilização de kit. Ao ser cancelado uma venda de forma parcial e tiver itens que foram vendidos identificados como kit, deverá ser validado se o item vendido foi como kit e se no cadastro do kit “Permite cancelar item separado do kit/combo”, caso contrário, os itens que foram vendidos como kit só poderão ser cancelados se for devolvido/cancelado o kit completo referente aquele item que deseja cancelar.

                Desejável: ao marcar um item que foi vendido como kit na tela de cancelamento, e o kit não permitir cancelar item de forma separada, então o big já marcar/desmarcar todos os produtos do kit;


Relatório de lucratividade das vendas com kits promocionais

Com o objetivo de dá condições do usuário Linx Big realizar mais uma estratégia comercial de marketing, será necessário disponibilizar o cadastro de kit promocional. O kit promocional tem como objetivo permitir a venda de produtos de forma conjugada com um desconto ofertado por esses itens estarem sendo vendidos juntos.


Nessa história serão descritos os dados que precisarão estar presentes em um novo relatório gerencial de lucratividade nos meus Relatórios.


O relatório será uma cópia praticamente do “Lucratividade de vendas por voucher” inclusive com os mesmos filtros e parâmetros. A única diferença é que ao invés de dá a possibilidade de filtrar voucher, vai ser filtrado kits promocionais.

  • Sem rótulos