Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 7 Atual »

  • Database: Shutdown
  • Sistema não carrega
  • Sistema Degust Não abre


Database Shutdown 

Método 1 


Ao abrir o sistema é apresentada a seguinte mensagem de erro:


database \DegustWin\Dados\Degust.fdb shutdown.





Siga os passos a seguir:


 1. Abra o prompt de comando em modo Administrador;



2. Acesse o diretório: C:\Program Files (x86)\Firebird\Firebird_2_5\bin 


Para versão do Firebird 2.0 basta seguir o comando da imagem a seguir:



Para versão do Firebird 3.0 - Windows 32 Bits basta seguir este passo:

Comando: cd C:\Program Files\Firebird\Firebird_3_0



Para versão do Firebird 3.0 - Windows 64 Bits basta seguir este passo:

Comando: cd C:\Program Files (x86)\Firebird\Firebird_3_0


Observação: Em alguns casos a pasta do Firebird pode apresentar um diretório diferente, neste caso entre no diretório correspondente.



3. Digito o comando: gfix -online C:\degustwin\Dados\degust.fdb -user SYSDBA -pass masterkey



4. Abra o sistema e teste.




Método 2 

1. Efetue o download do arquivo _voltar_base_online clicando aqui.


2. Descompacte o arquivo na dentro da C:\DegustWin


3. Execute o arquivo _voltar_base_online.bat como administrador:

Método 3

Executar a correção de dados pelo IB Expert.

Instale e configure o IB Expert, se não sabe configurar clique aqui.


1 - Fazer o backup.

Caminho: Services - Backup Database.


Ao finalizar o IB Expert vai ficar como a imagem abaixo.


2 - Parar o Firebird para conseguir renomear renomear a base de dados (OBRIGATÓRIO).


3 - Renomear o arquivo Degust.FDB. 


4 - Ativar o Firebird.


5 - Restaurar a base de dados.

Caminho: Services - Restore Database.



Clicar no final da linha File Name, vai aparecer os 3 pontos para selecionar o arquivo Degust.GBK que foi criado na pasta C:\DegustWin\Dados.


Selecione o arquivo DEGUST.gbk e clique no botão "Start Restore".



Na próxima tela coloque a senha "masterkey" em minusculo. 


Na próxima tela vai aparecer a mensagem "Connection was lost to database", clique no botão "Close database".


Ao finalizar vai aparecer a mensagem "IBE: Restore completed", tente abrir o Degust novamente.




Está com alguma dúvida?

Consulte todos nossos guias na busca de nossa página principal clicando aqui.

  • Sem rótulos