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  • Baixa manual / Ajuste de estoque.
  • Como ajustar o estoque manualmente?
  • Como corrigir diferenças de estoque?


Realizando Ajustes De Estoque

O módulo de Ajuste de Estoque é frequentemente utilizado, onde são realizados baixas manuais de itens do estoque, podendo também lançar as perdas de estoque (Quebra Conhecida), ou simplesmente realizar algum ajuste de entrada ou saída nos itens do estoque.

Para acessar, clique no menu no Degust One:

Navegue até o Menu Estoque, e depois acesse Ajuste de Estoque:

No Ajuste de Estoque, temos a tela de consulta dos ajustes:

Neste caso, vamos criar um novo lançamento, portanto clique em + Novo Cadastro.

  • Tipo de Operação Estoque: Podemos realizar um Ajuste de estoque ou alternar para Perda de estoque, onde será mostrado nos relatórios, todos os itens informados como desperdício, quebra ou perda de estoque.

Cadastro de Ajuste de Estoque

  • Escolha o Tipo da operação de estoque ajuste de estoque.
  • Selecione a data.
  • Departamento de estoque: Caso utilize mais de um departamento de estoque, basta selecionar de qual departamento será ajustado.
  • Modalidade: Informe se o ajusta será realizado de um produto de venda ou item de estoque. Exemplo: Se selecionado o produto de venda, os itens que compõe sua ficha técnica serão ajustados.
  • Operação: Entrada ou Saída.

Quando selecionado Operação de Entrada, temos duas opções: Bonificação ou Transferência, e quando selecionado Operação de Saída, temos as opções de Devolução ou Transferência.


Ao realizar um lançamento selecionando saída de devolução ou bonificação para um fornecedor, deve-se certificar que a loja que não gera arquivos fiscais como SPED ou Sintegra. Lojas que geram arquivos fiscais geralmente necessitam lançar notas fiscais de devolução e bonificação, por exemplo. Também pode ser


Informe uma justificativa e clique em Prosseguir para avançar.

Será apresentada a listagem dos itens, basta incluir a quantidade dos itens ou produtos para realizar o ajuste:

Após Salvar, as informações estarão disponíveis nos relatórios de estoque.

Cadastro de Perda de Estoque

  • Escolha o Tipo da operação de estoque Perda de estoque.
  • Selecione a data.
  • Departamento de estoque: Caso utilize mais de um departamento de estoque, basta selecionar de qual departamento será ajustado.
  • Modalidade: Informe se o ajusta será realizado de um produto de venda ou item de estoque. Exemplo: Se selecionado o produto de venda, os itens que compõe sua ficha técnica serão ajustados.
  • Digite a justificativa e clique em "Prosseguir".



Será apresentada a listagem dos itens, basta incluir a quantidade dos itens ou produtos para realizar o ajuste:

Se for lançado perda de item de estoque:

O sistema dará baixa no estoque somente referente ao item escolhido, exemplo: Queijo Provolone.

Se for lançado perda de produto de venda:

O sistema dará baixa no estoque em todos os itens que compõem o produto de venda, baseado em sua ficha técnica, exemplo: Pizza quatro queijos.


Ao lançar a "Pizza quatro queijos", o sistema dará baixa em todos os itens de sua composição e as respectivas quantidades utilizadas na produção.

A consulta da ficha técnica pode ser realizada em: Relatórios > Cadastro > Ficha técnica de produtos.

Os lançamentos salvos no módulo de “Perda de Estoque” podem ser visualizados em Relatórios → Estoque→ Perda de Estoque.



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