O programa Baixa de Títulos possibilita aos usuários a quitação dos títulos a receber dos clientes, oriundos de vendas crediário ou lançados manualmente na Retaguarda.
Títulos
Os títulos são gerados de duas formas: vendas crediário e manual, e na sequência são importados de forma automática para o terminal PDV Linx Farma Cloud para baixa dos mesmos.
Saiba como são gerados esses títulos através dos links abaixo:
Vendas crediário
Nesse artigo vamos abordar as configurações e passo a passo das vendas com forma de pagamento crediário.
Voltar ao início
Títulos manuais
A inclusão e edição de títulos visa permitir a manutenção de valores, juros, multas, acréscimos e também a inclusão de outras receitas que não sejam oriundas da venda de produtos. O lançamento destes títulos é realizado na Retaguarda, através do programa Contas a Receber (Financeiro > Contas a Receber).
Para lançar clique em , então será direcionado para a tela abaixo, onde poderá informar os dados do título: filial, número da duplicata, cliente, o valor total da nota, e os dados da parcela, em caso de mais de uma parcela clique em .
Figura 01 - Inclusão de títulos manuais
Após salvar as alterações o título será incluso na lista de títulos a receber e enviado para o PDV Linx Farma Cloud.
Voltar ao início
Baixa de títulos
A quitação dos títulos pode ser feita:
- Individual: quando é realizada a baixa de somente uma parcela do cliente.
- Agrupados: seleção de mais de um título do cliente durante a quitação.
E também, possibilita o lançamento de descontos ou pagamento parcial dos títulos.
Para visualizar os títulos no PDV Linx Farma Cloud, acesse Acesso Rápido > Baixa de Títulos.
Figura 02 - Acessando a baixa de títulos
Informe o nome do cliente e clique em . O período de vencimento não é obrigatório, no entanto a utilização desse recurso permite listar somente os títulos com vencimento entre as datas informadas agilizando o processo da baixa.
Figura 03 - Baixa de títulos
Ao clicar em as informações digitadas em cliente e período de vencimento serão apagadas.
Para mais informações de como são realizadas as baixas de títulos clique nos links abaixo:
Como realizar a baixa de apenas uma parcela?
Para realizar a quitação de apenas um título, marque a parcela desejada e em seguida verifique nos totalizadores que nos campos total selecionado, valor à baixar e valor receber estão apresentando a somatória do título marcado pelo usuário, clique em , ao finalizar o processo será impresso o comprovante de pagamento.
Figura 04 - Pagamento individual
Voltar ao início
Como realizar a baixa de múltiplas parcelas?
Para realizar a quitação de vários títulos, marque as parcelas desejadas e em seguida verifique nos totalizadores que nos campos total selecionado, valor à baixar e valor receber estão apresentando a somatória dos títulos marcados pelo usuário, clique em , ao finalizar o processo será impresso o comprovante de pagamento.
Figura 05 - Múltiplo pagamento
Voltar ao início
Como realizar a baixa parcial de títulos?
O sistema possibilita a baixa parcial de um ou mais títulos, ou seja, o cliente deseja pagar apenas parte do valor devido ficando um saldo residual a ser pago posteriormente.
Para realizar a quitação parcial, selecione o(s) título(s) desejado(s) e no campo valor à baixar informe o montante pago pelo cliente, perceba que no campo valor a receber será recalculado para valor informado pelo usuário.
Figura 06 - Baixa parcial de títulos
Após a finalização da transação, a coluna saldo será atualizada com o saldo devedor do cliente.
Voltar ao início
É possível dar descontos na baixa de títulos? Como é feito?
O sistema permite a baixa com desconto de um ou mais títulos, ou seja, quando a farmácia deseja proporcionar um desconto ao cliente na quitação das dívidas.
Para disponibilizar esse desconto, selecione o(s) título(s) desejado(s):
Figura 07 - Baixa com desconto
No campo Desconto informe se o mesmo será em valor ou percentual, conforme a opção selecionada será realizado o cálculo e apresentado no campo Valor a Receber.
Voltar ao início
É possível cobrar juros em parcelas que estão em atraso? Como é feita essa cobrança?
O sistema permite a baixa com juros de um ou mais títulos, ou seja, quando o cliente possuí títulos em atraso a farmácia poderá cobrar juros na quitação das dívidas.
O cálculo do juros é baseado na configuração do Crediário atual que o cliente está vinculado, desta forma o Crediário deve possuir o campo Juros por atraso a.m (%) preenchido, conforme imagem abaixo.
Figura 08 - Crediário com juros
Através desta informação, o LFC PDV calculará automaticamente os valores dos juros com base no percentual informado, e apresentará essa informação na coluna Juros da tela de Baixa de Títulos, e também acrescentará esse valor no Saldo Devedor.
Figura 09 - Baixa com juros
Ao selecionar os títulos a serem baixados, a somatória dos juros será apresentada no campo Juros, podendo o usuário alterar esse valor para cima ou para baixo dependendo da negociação a ser realizada com o seu cliente no momento da baixa dos títulos.
Quando são selecionados vários títulos o valor dos juros serão rateados entre as parcelas.
Voltar ao início
Contas a Receber
Através do programa Contas a Receber, localizado em Financeiro > Contas a Receber, o usuário pode acompanhar o recebimento dos títulos, através dos status:
- A receber: essa situação indica que o título está em aberto, pendente de recebimento.
- Recebido parcialmente: informa que a parcela teve baixa parcial.
- Recebido: esse status é vinculado ao título quando o mesmo for baixado total, com ou sem desconto.
Figura 10 - Relação de contas a receber
Configurações
O sistema permite que sejam realizadas configurações por usuário/filial para cada funcionalidade. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Controle de Acesso (Configurações) no Retaguarda selecione o perfil de usuário que deseja configurar:
- EXIBIR_ATALHOS_RAPIDOS_PDV: configurar o parâmetro igual a 1, disponibilizará o atalhos de acesso rápido às funcionalidades de Sangria, Suprimento, Recebimentos e Conferência Parcial no terminal de Caixa.