Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 4 Próxima »



Como realizo o cadastro do regime tributário contábil?

A escolha do regime tributário e seu enquadramento definirão a incidência e base de cálculo dos impostos federais. Todos os anos é preciso renovar a opção junto ao Governo Federal, e com isso atualizar o cadastro no Postofácil Módulo Retaguarda. O cadastro do regime tributário no sistema, geralmente é realizado no final do ano para que no ano seguinte o estabelecimento consiga emitir normalmente NF-e e gerar os arquivos fiscais - Sped Fiscal e Contribuições.



Como Configurar?


Dica!


Os procedimentos descritos nesse documento, também estão disponíveis através do vídeo Cadastro de Regime Tributário Contábil (Clique aqui para acessar o vídeo em nosso canal no Youtube).


O Regime Tributário é cadastrado através do menu Cadastros  Tabelas Diversas  Regime Tributário Contábil da Empresa:





Para cadastrar o regime, basta indicar o ano e clicar no botão Abrir para que o campo Tipo de regime de Apuração de IR seja habilitado, permitindo ao usuário selecionar o tipo de regime em que o estabelecimento se enquadra e assim informar as alíquotas do PIS e COFINS nos campos% PIS e % COFINS:





O campo Código da Situação da Operação - Simples Nacional será habilitado para a escolha do código caso o tipo de regime selecionado seja Simples nacional ou Simples nacional - excesso de sublimite. As opções contidas no campo Determinação do Cálculo de PIS e COFINS são selecionadas de acordo com o regime escolhido.


As informações para o cadastro do Regime Tributário devem ser fornecidas pelo contador responsável pelo estabelecimento. Após definir os dados do regime, basta clicar no botão Gravar para finalizar o cadastro.

  • Sem rótulos