A funcionalidade PMC/PF, localizada no menu Preço, é utilizada para realizar a importação de revistas de preços e as configurações para o agendamento de atualizações do preço de venda, preço de fábrica (PF) e o preço máximo ao consumidor (PMC).
Configuração
Para realizar a Configuração para importação da revista de preço, selecione a Origem arquivo e informe Usuário e Senha de acesso e clique em .
Em Origem do arquivo são disponibilizadas duas opções:
- ABC Farma: caso seja selecionada essa opção é necessário informar o usuário e senha.
- Guia da farmácia: caso essa opção seja selecionada é necessário informar o e-mail, usuário e senha.
Após clicar em os dados configurados são apresentados conforme a imagem a baixo:
Figura 02 - Configurações cadastradas
Para importar o arquivo clique em e aguarde o download e processamento da lista de preços.
AGENDAMENTO
Para realizar o agendamento da atualização de preços, acesse a aba Agendamento e informe a Origem do arquivo.
Figura 03 - Agendamento para atualização de preços
O próximo passo é selecionar o Grupo de preço.
Figura 04 - Grupo de preço
No campo grupo de preço serão listados todos os grupos cadastrados em Grupos de Preço localizado no menu Preço.
Após selecionar o grupo de preço, informe a Data de atualização e selecione a opção Atualizar produtos em oferta.
Figura 05 - Parâmetros de agendamento
Não será possível selecionar a data menor ou igual a data atual, pois a atualização é realizada durante a madrugada da data selecionada.
Caso esteja configurado para não Atualizar produtos em oferta, os produtos que estão vinculados em um tabloide com a situação vigente não sofrerão atualização de preços, caso a opção seja sim, serão atualizados todos os itens que estão sendo apresentados na tabela.
Nessa funcionalidade são disponibilizados alguns filtros para facilitar a atualização de preços, sendo eles:
- Genérico: serão listados todos os produtos que no cadastro consta a informação genérico.
- Ético: são apresentados os produtos que em seu cadastro estão como referência.
- Similar: listados os produtos que foram cadastrados como similar.
- Somente produtos cartelados: listados apenas produtos que em seu cadastro esteja marcada a opção cartelado.
- Desconsiderar produtos cartelados: não serão apresentados os produtos com a opção cartelado marcado em seu cadastro.
- Produtos com PMC: serão listados os produtos que em seu cadastro esteja marcada a opção PMC controlado.
Figura 06 - Filtros a serem considerados no agendamento
Após selecionar o filtro, caso necessário, serão listados os itens com suas respectivas informações:
Figura 07 - Lista dos itens apresentados em tela
O valor de Alíquota e a Filial que serão atualizados os itens são informados em Grupos de Preço, localizado no menu Preço.
Nessa tela é disponibilizada também a opção de divisão de PMC e PF, para acessar essa funcionalidade, selecione o produto e
clique em .Figura 08 - Divisão de PMC e PF por quantidade
Informe quantidade desejada e clique em .
Figura 09 - Novo PMC e novo PF após a divisão
Após realizar os ajustes clique em , para que as informações sejam apresentadas na tabela.
Figura 10 - Itens após ajustes
Para realizar a exclusão de um item selecione o produto desejado e clique em .
Após realizar a exclusão do item, o mesmo não poderá ser incluído novamente, apenas se realizar uma nova importação da lista de preços.
Para finalizar o agendamento clique em e a rotina de atualização de preços será executada na madrugada da data da atualização selecionada.
Serão atualizados: Preço de Venda, Preço de Fábrica (PF) e o Preço Máximo ao Consumidor (PMC).
Quando o campo Novo PMC estiver igual a R$ 0,00 será mantido o PMC atual do produto.
Configurações
O sistema permite que sejam realizadas configurações por usuário/filial para cada funcionalidade.
Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Controle de Acesso (Configurações) no Retaguarda selecione o perfil de usuário que deseja configurar:
- PRECO_PMC/PF: Ao marcar o parâmetro indica que o usuário terá acesso a atualização de preços das revistas eletrônicas, por exemplo Guia da Farmácia e ABC Farma.